Tomate Pinóquio: descrição, plantio e cuidado da variedade

Pin
Send
Share
Send

Pinóquio é um dos mais populares no meio da temporada. Devido à sua alta decoratividade e despretensiosidade às condições de cultivo, tornou-se difundida em todas as regiões do país. Outro nome é cereja.

Descrição da Variedade de Pinóquio

O arbusto é compacto e de tamanho pequeno: apenas cerca de 30 cm, e cresce apenas durante a estação de crescimento, que não dura mais de 90 a 100 dias, após o que para de se desenvolver. O tronco é grosso, carnudo e forte, capaz de suportar galhos e frutos sem apoios adicionais. As folhas são ásperas, estreitas, com bordas serrilhadas. O lado externo da placa é mais escuro, o lado inferior é de cor verde claro. A planta é resistente a doenças e infecções. No 60º dia após o plantio, pequenas flores aparecem. Sua principal característica é a dupla sexualidade, devido à qual o tomate não precisa de insetos polinizadores e pode ser cultivado confortavelmente tanto em campo aberto quanto em ambiente interno ou em estufa. O sistema radicular é pouco desenvolvido, portanto, em uma pobre mistura de solo, o mato geralmente se vira sob seu próprio peso.

Caracterização dos frutos

Forma arredondada e levemente achatada. Pequeno em diâmetro, peso máximo - 20 a 25 g. A casca tem uma tonalidade vermelha brilhante, é protegida contra rachaduras e tolera transporte a curto prazo. A polpa madura possui um sabor agridoce característico e um aroma rico, muito suculento, aquoso, fibroso. As frutas são formadas e amadurecem com rapidez suficiente, enquanto são frequentemente usadas para decapagem e consumidas frescas. O rendimento médio do mato não é superior a 1,5 kg. Você pode aumentar o desempenho por unidade de área se fizer um pouso compacto. Durante a frutificação, a planta é particularmente decorativa.

Vantagens e desvantagens

A variedade Pinóquio tem muitas características positivas:

  1. Devido ao alto nível de adaptação, despretensiosidade às condições externas e à composição do substrato, o tomate é capaz de crescer ativamente em casa, enquanto a época do ano não tem muita importância. É o suficiente para garantir cuidados adequados, iluminação adicional usando phytolamps, temperatura ambiente e o arbusto vegetará ativamente, formando frutos doces.
  2. Uma quantidade mínima de trabalho está sendo realizada. Basicamente, ele não precisa de uma liga, principalmente em casa, já que o tomate tem uma haste e galhos bastante fortes. Além disso, Pinóquio não precisa de formação adicional, devido à sua compacidade e tamanho miniatura, a planta é superdeterminada, ou seja, desenvolve-se apenas em determinados tamanhos, após o que para de crescer. O arbusto sempre parece limpo e arrumado. A costura de um tomate também não é necessária.
  3. Possui alta decoratividade, que se manifesta de maneira especialmente brilhante durante os períodos de floração e frutificação. Nenhuma das variedades universais pode se gabar de tais características externas.
  4. É altamente resistente a danos e doenças fúngicas, graças aos dados naturais, o mato praticamente não é infectado pelos vizinhos. Em caso de infecção, o arbusto se recupera rapidamente.
  5. Tem um curto período de maturação. Alguns especialistas atribuem isso ao amadurecimento precoce, mas no Registro Estadual, Pinóquio é listado como uma variedade de maturação intermediária.

O tomate cereja tem uma desvantagem que diz respeito aos meandros da partida: você não pode deixar cair líquido nas folhas.

Ou seja, é necessário excluir a pulverização e realizar com cuidado a rega. A água se acumula nas lâminas das folhas, causando deterioração e, como resultado, a morte do mato.

Tecnologia Agrícola para Cultivo de Pinóquio em Tomate

Tomates desta variedade são bastante despretensiosos, no entanto, como qualquer outra planta, eles precisam de cuidados adequados. Inicialmente, é necessário determinar o momento do plantio das sementes. Dependem da data da colheita exigida pelo jardineiro.

Os tomates são necessários até o final de dezembro, a semeadura deve ser realizada até outubro. Ao plantar no início de janeiro, os frutos amadurecem até março. A falta de luz, que se manifesta no período outono-inverno, afeta negativamente a condição do mato. Para evitar isso, você precisa usar luminescência adicional, os phytolamps são mais adequados.

No verão, é melhor levar o tomate para o ar fresco em recipientes espaçosos com cerca de 10 a 15 cm de altura. Se ocorrerem geadas inesperadas ou chuvas prolongadas, os tomates precisarão ser levados para a sala, mais perto da luz (no peitoril da janela).

Você pode usar uma mistura universal de solo para tomates, é fácil fazer você mesmo. Para fazer isso, misture húmus, turfa, areia, cinzas ou aparas de madeira, lascas de carvão e o solo comum do jardim.

Dos fertilizantes minerais, a variedade Pinóquio, como todos os tomates, prefere potássio e nitrogênio. Não se recomenda que os orgânicos sejam abusados; em doses limitadas, a uréia e o húmus podem ser usados.

A rega deve ser realizada regularmente, mas não com freqüência. Basta que o solo não seque e a água não se estagne.

O tomate não tolera baixas temperaturas, ar seco e exposição a raios diretos; portanto, no verão, em clima especialmente ensolarado, o arbusto deve estar sombreado.

Plantando sementes

Para realizar com sucesso o plantio do material sem reduzir as taxas de germinação e sem prejudicar a planta, uma certa ordem de trabalho deve ser seguida:

  1. É necessário preparar uma mistura de solo que contenha turfa e uma panela para o cultivo de tomates, com orifícios especiais para a drenagem, revestindo o fundo com cascas de argila expandida, nozes ou cebola.
  2. Recomenda-se o uso de cassetes de plástico ou turfa como recipiente; os utensílios de mesa descartáveis ​​são adequados. Deve ser completamente descontaminado com uma solução fungicida.
  3. Então você precisa realizar uma desinfecção completa do solo, calcinando-o no forno e tratando-o com uma solução de permanganato de potássio. Após os procedimentos, o substrato deve ficar em repouso por pelo menos 3 semanas, para que a infusão tenha tempo de agir e fique completamente seca.
  4. As sementes são colocadas no solo com no máximo 1 cm de profundidade e cuidadosamente regadas. O topo pode ser polvilhado com uma pequena camada de areia.
  5. O tomate deve fornecer condições de efeito estufa: cubra com filme de celofane, coloque em um local bem iluminado e quente, ventile e umedeça o solo de tempos em tempos.
  6. Quando vários tiros aparecem, o abrigo pode ser removido. E após a formação de 2-4 folhas saudáveis, é necessário começar a colher e alimentar.

Cultivo e cuidado ao ar livre

No site, as condições são um pouco diferentes das condições dos quartos, portanto, os recursos de atendimento têm suas próprias sutilezas:

  1. Plantar tomates em campo aberto é possível apenas com o início do clima quente constante. É necessário garantir que a temperatura do solo seja de pelo menos + 15 ° C; caso contrário, as plantas não serão capazes de absorver adequadamente os nutrientes e morrer.
  2. Recomenda-se que a rega sob a raiz seja realizada quase todos os dias, exceto no período com chuvas prolongadas. O tomate precisa organizar um dreno para que o líquido não fique estagnado.
  3. Cobertura 1 vez em 2 semanas: a primeira vez que os fertilizantes devem conter superfosfato e sulfato de potássio. A uréia pode ser usada a partir de produtos orgânicos. Quando o arbusto floresce ou dá frutos - com soluções minerais, que incluem potássio, nitrogênio e fósforo. Excelente adubo complexo para a variedade Pinóquio - Azofoska.
  4. Um procedimento importante é a remoção regular de ervas daninhas. Pode ser combinado com o afrouxamento do solo.

Características de cuidados na varanda

Como o tomate é cultivado em um recipiente fechado, o solo deve ser muito nutritivo. Isso pode ser conseguido adicionando turfa, areia, serragem, um pouco de agulhas de pinheiro e húmus ao substrato. Além disso, é necessária drenagem. A capacidade em volume não deve ser inferior a 5 litros; caso contrário, as raízes do tomate serão apertadas e a sarça não poderá se desenvolver normalmente. Um aspecto importante é a alimentação.

O procedimento deve ser realizado pelo menos 1 vez em 10 dias, usando fertilizantes minerais complexos para tomates. Especialmente boas são as soluções líquidas preparadas de acordo com as instruções. Não se esqueça de afrouxar o solo, o que fornece acesso direto de oxigênio ao sistema radicular. Também pode haver problemas com a iluminação, deve ser difusa, mas abundante. Em tempo nublado, isso pode ser conseguido usando phytolamps, e em dias ensolarados, os arbustos devem ser sombreados com jornal ou tecido.

Pinóquio de tomate no peitoril da janela

Para que os tomates se sintam confortáveis ​​em condições de ambiente, basta fornecer um certo regime de temperatura. Durante o dia - entre + 22 ... +24 ° C, à noite - cerca de +18 ° C. Tais condições são o mais próximo possível do natural, portanto, o tomate crescerá e se desenvolverá ativamente. Você também deve alimentar regularmente o mato com fertilizantes minerais. Durante a floração - contendo nitrogênio, durante a frutificação - potassa ou fósforo. Em produtos orgânicos, recomenda-se pastilhas de turfa e uma solução de cinza de madeira, aplicada 2-3 vezes ao mês.

Doenças e Pragas

De acordo com estudos de especialistas e observações de jardineiros, a variedade Pinóquio é resistente a quase todos os tipos de doenças que afetam o tomate. Isto é especialmente verdade para a praga tardia: casos de infecção quando cultivados em campo aberto a baixas temperaturas são excluídos. Os insetos-praga também raramente se instalam nos arbustos, no entanto, existem casos de lesmas. Você pode combatê-los com a ajuda de uma cobertura completa do solo.

Dachnik aconselha: como aumentar o rendimento da variedade de tomate Pinóquio

Para obter mais frutos a partir de 1 arbusto, basta organizar o regime de alimentação correto:

  1. Ao desenvolver folhas e brotos, o tomate precisa de nitrogênio, portanto, soluções minerais devem ser usadas.
  2. Assim que as frutas começarem a se formar, você deve ir ao molho de potassa contendo elementos vestigiais.
  3. Durante a frutificação, você precisa fazer curativos complexos a cada 10 dias.

Pin
Send
Share
Send