Se você escolher a rainha entre as orquídeas - o trono de direita leva Cattleya. E, como uma verdadeira rainha, a flor é caprichosa, requer muita atenção, esforço e paciência para sua "pessoa". Apenas tendo recebido a dose máxima de cuidado e cuidado, a orquídea irá agradar ao seu dono com uma cor maravilhosa e perfume de espuma.
- Descrição botânica
- Espécies e variedades de Cattleya
- Condições de crescimento
- Localização:
- Temperatura e umidade do ar.
- Substrato e capacidade
- Como cuidar de uma flor
- Molhar e polvilhar
- Fertilizante
- Transplante
- Características de reprodução
- Pragas de uma planta
Descrição botânica
O pai da orquídea Cattleya é William Cattley, um jardineiro e florista inglês. Foi ele quem trouxe esse "milagre" floral do Brasil, cultivando-o em sua estufa.
Na florística moderna existem cerca de 40 espécies híbridas desta planta herbácea. De outros representantes da família das Orquídeas, esta variedade é caracterizada por uma forma peculiar do lábio.
O labelo no desenho floral é a pétala rebelde da orquídea, que contrasta acentuadamente com a cor das outras pétalas.
O período de floração é de cerca de um mês, no inverno e no outono as orquídeas do resto de floração.
Espécies e variedades de Cattleya
Na natureza, existem cerca de 65 espécies de Cattleya, mais de 40 variedades híbridas foram criadas no processo de seleção:
- Atrás do habitat, as flores são divididas em: epífitas, que crescem em troncos ou galhos de árvores, diferem na resistência à umidade; lithophytes - os habitantes de desfiladeiros de rocha e falhas, amantes de nadar na luz solar direta.
- Para cor: eles conhecem todas as cores conhecidas.
- Para "crescimento": de alguns centímetros a um metro e acima.
- Para o tamanho da flor: de um par de milímetros a 25 cm.
- Para o número de flores: talos de flores individuais ou inflorescências.
- Para o número de folhas: univalente ou duas folhas.
As variedades mais populares desta família são:
- Orquídea de Cattleya - Um favorito da exposição de fotos de orquídeas. Usado por floristas em várias composições. Difere em flores de dimensões impressionáveis, o diâmetro de tal ornamento é 10 mm. O lábio é pintado em roxo, e as outras pétalas são rosa ou marrom-púrpura, às vezes dão uma tonalidade enferrujada.
- Tipo de Bowring - quase um gigante. O comprimento da orquídea é de 70 cm na natureza, e em casa - apenas 35 cm em suas pétalas de lábio framboesa exibe uma mancha amarela. As pétalas são lilás-púrpura.
- Triana - subjugador branco e rosa de corações de floricultores. A pétala labial distingue-se por uma cor marcadamente carmesim ou violeta.
- Forbeza é uma polegada de gado, 10-20 cm de altura.Pedunhos atraem a atenção com um tom de oliva elegante com um lábio branco ou rosa pálido.
- Pétalas onduladas de tons rosa, roxo ou violeta, uma mancha amarela brilhante na pétala labial roxa são características uma orquídea esponjosa.
- Flores exuberantes, brancas ou cor-de-rosa, pertencem à princesa das orquídeas do grau Gigante.
Condições de crescimento
Orquídea não é apenas uma rainha da beleza, mas também uma rainha dos caprichos. Cuidar de Cattleya em casa requer responsabilidade e cor, rigorosa observância da irrigação, iluminação, fertilizante, temperatura, clarificação.
O capricho da orquídea se manifesta principalmente em sua recusa em florescer. A ausência de inflorescências exuberantes em uma planta jovem e saudável é extremamente angustiante para os amantes de flores. A razão para este comportamento pode ser a idade jovem do seu aluno e a falta de força para a floração.
Portanto, experientes jardins de flores são aconselhados a comprar uma orquídea em flor com a presença de 4 tuberidium. Se você não conseguiu um desabrochar, cuide do que você tem, certamente lhe dará férias de floração. A principal coisa a observar as seguintes regras.
Localização:
Cattleya prefere o lado sul da casa da casa, ela não tem medo da luz solar direta por várias horas por dia.São os raios do sol que contribuem para o desenvolvimento dos pseudobulbos.
No superaquecimento, a planta lhe dirá folhas verdes pálidas com um tom amarelado. Neste caso, você deve movê-lo para um lugar mais sombrio. E, pelo contrário, sobre a falta de luz, você dirá as folhas verde-escuras e brilhantes da orquídea.
Sob iluminação normal, a flor vai brilhar com folhas brilhantes de rica cor verde.
O inverno é o período de dormência de Cattleya. Neste momento eles precisam especialmente de luz. Jardins de flores são recomendados para iluminá-los com lâmpadas fluorescentes.
Temperatura e umidade do ar.
Cattleya sente-se bem nas condições de temperatura ambiente. No verão, você deve garantir que não sobreaqueça. Se as folhas estão quentes ao toque, você precisa lavá-las com água à temperatura ambiente, aumentar o teor de umidade da flor. Isto pode ser conseguido colocando um palete com água perto dele.
O regime de temperatura ideal para a flor é de 16 a 20 ° C. Para a floração completa, a diferença nas diferenças de temperatura diurna e noturna deve ser de 5 ° C.
Em dias quentes, a orquídea deve ser colocada de vez em quando em uma bandeja, cheia de água ou polvilhada.
Quanto à rega, a flor não está com muita sede. A norma é 1-1,5 semanas.Deve ser lembrado que antes de você uma planta incomum, a rega tradicional não é para ele. A orquídea precisa ser "regada" colocando seu sistema radicular em um recipiente de água.
Substrato e capacidade
O funcionamento completo de Cattleya é impossível sem a seleção cuidadosa de um substrato especial. Você notou que, nas floriculturas, a orquídea não cresce no solo comum.
Requer um tipo diferente de solo. Como substrato para Cattleya, é utilizada uma casca misturada com musgo-esfagno.
Se você deseja transplantar sua pequena flor você mesmo, você precisa tomar a casca da fração média e superficial, mergulhe-a na água, por cerca de dois dias.
Então a casca encharcada de umidade deve ser lavada com água limpa, misturada com musgo e espuma. O substrato para o plantio de orquídeas está pronto. Esse solo se tornará um guarda de umidade para a flor e também terá uma ótima permeabilidade ao ar.
Em relação à capacidade, a "rainha" não é seletiva. A maioria dos produtores prefere plantar Cattleya em panelas de barro ou plástico transparente.
Como cuidar de uma flor
Cuidados para a orquídea inclui rega, adubação e transplante.A observância racional e correta dessas normas agrotécnicas será recompensada com hastes de flores exuberantes.
Molhar e polvilhar
Na primavera e no outono, a orquídea é recomendada para regar uma vez por semana ou mais. Essa periodicidade é violada no verão e no inverno.
No verão, a planta precisa de mais água, precisa ser regada uma vez em 2-3 dias, porque sob a influência da luz solar direta, o substrato no recipiente seca muito rapidamente. No inverno, pelo contrário, é necessário reduzir o número de irrigação.
A melhor água para Cattleya é permanente ou água da chuva. A palavra "rega" para esta flor não é muito apropriada, uma vez que é mais provável que seja alimentada colocando-a numa palete com água durante 5-10 minutos. A água deve estar quente.
Na estação quente, as folhas da planta e o ar ao redor dela devem ser adicionalmente umedecidos por pulverização.
Fertilizante
Para que Cattleya cresça ativamente, ela precisa de ajuda, isto é, para se alimentar. Como fertilizante use fertilizantes minerais. Estude cuidadosamente a instrução "vitamina": para a sua rainha, a dosagem deve ser mínima.
Quando o período de crescimento e formação de tuberidium começou, orquídeas são alimentadas com substâncias com a composição máxima de nitrogênio.Quando esse período termina, a flor precisa de fósforo e potássio.
Top-dressing deve ser adicionado a cada 2-3 regas. Com o advento do pedúnculo, o fertilizante é interrompido.
Transplante
Apesar do fato de que a orquídea não gosta muito de transplante e não os tolera bem, é preciso recorrer a essa medida em casa. O fato é que o substrato é oxidado, o que pode afetar adversamente sua flor real.
Para implementar o transplante, você precisa preparar um novo contêiner com um substrato. Além disso, você precisa saber exatamente se vai separar a planta.
Tenha em mente que após o transplante seu animal será renovado por um longo tempo e retornará a uma atividade vital de pleno direito.
Características de reprodução
Cattleya multiplica pelo método de divisão no período de aparecimento e crescimento ativo de novas raízes. A flor deve ser gentilmente retirada do recipiente e colocada em um banho rebelde (um recipiente com água) por várias horas. Quando o rizoma está suficientemente encharcado, ele é separado. Floristas recomendam deixar 3 a 5 pseudobulbos em fatias.
Pragas de uma planta
Seu animal de estimação, como não parece triste, pode ser atacado por uma variedade de pragas, entre as quais:
- Pulgões - Um pequeno inseto, de cor verde ou preta que danifica folhas, brotos, inflorescências, destrói o sistema xadrez de orquídeas, é o agente causador de infecções virais e fúngicas. Destrua os pulgões banhando-os com água comum ou com sabão.
- Como resultado de superaquecimento, uma flor pode atacar bainhas - insetos que arranjam nas folhas uma morada rebelde na forma de montículos e outeirinhos, se alimentam de sucos de plantas, embotam seu crescimento e desenvolvimento. Esses habitantes podem ser expulsos no processo de aumentar a umidade ao redor da flor e também removê-los com a ajuda de uma escova de dentes comum.
- Ácaros aranha - Outra praga que tem medo de umidade. Se você notar uma fina teia de aranha sob a inflorescência, banhe imediatamente seu animal de estimação em água com sabão e regularmente borrife. A luta contra o carrapato não vai fazer sem o uso de inseticidas ("Fitoverm", "Neuron").
- Nematóides - destruidores de vermes que atingiram absolutamente todas as partes de Cattleya. A partir destes parasitas é difícil curar. O processo de tratamento consiste em usar a solução "Decaris" na dosagem indicada nas instruções. A flor deve ser evacuada e colocada em uma sala com um regime de temperatura elevado.