O podofilo é uma planta popular devido às suas propriedades medicinais e decorativas, por exemplo, o spot de podofila é freqüentemente usado em jardins sombreados.
Mas como é comum na América do Norte, Sudeste Asiático e Himalaia, é necessário distinguir espécies para cultivo em outras áreas, bem como saber como plantar e cuidar adequadamente delas.
- Descrição botânica
- Variedades
- Delaway
- Tireóide
- Emoda
- Fluxo múltiplo
- Onde plantar o podofilo?
- Plantio e reprodução
- Sementes
- Os segmentos de rizomas
- Cuidado da planta
- Recursos do aplicativo
Descrição botânica
Podophyll (o nailman) - Uma planta da família Barberry vem da América do Norte. Inclui mais de 10 espécies. O podofilo de plantas médio tem 2-3 folhas de tiróide, dependendo do tipo de sua cor, pode variar de verde a roxo, vermelho, cerca de 30-40 cm de tamanho. Um longo rizoma de até 12 cm, um caule alto e nu. Uma ou duas flores com um diâmetro de cerca de 6-7 cm, a cor pode ser branca, rosa ou vermelha. Mais tarde, a flor se transforma em uma fruta, da qual ele recebeu outro nome - a maçã de maio. Ele tem uma forma oval oblonga, um diâmetro de 6 cm e um comprimento de até 15 cm, a cor no início é rosa pálido, depois escarlate, em algumas espécies tem uma cor amarelo brilhante.
Variedades
Existem muitas variedades podofilla para decidir o que você precisa, como cuidar é necessário conhecer as características de cada um deles.
Delaway
Homeland Podophyllum delaveya - China Ocidental. Esta espécie distingue-se pela sua coloração especial: manchas roxas nas folhas verdes e rosa rico ou flores roxas.
Número de flores - cerca de 5 peças têm pétalas de suspensão longitudinais.
A folha 5 tem lóbulos, cada um dos quais se divide por 3. A altura média das plantas de 60 cm. Período de floração cai em junho-julho.
Tireóide
Podophyllum tireóide originária da América do Norte. Uma característica da planta é um grande rizoma longo, que está estabelecendo-se a uma profundidade de 30 cm, a cada ano aumenta no comprimento de 10-15 cm. Folhas com três seções têm uma cor verde-escuro, a placa é colocada horizontalmente. Flor 5 cm de diâmetro localizado sob o lençol na perna especial, tem uma cor branca. Fruit - vermelho, 4-5 cm de comprimento.Floração ocorre em junho, as frutas são formadas em agosto.
Emoda
Uma espécie de emo podophyll do Himalaia. No talo alongado longo há duas folhas, têm uma cor verde-viva e uma superfície brilhante, dividem-se em fatias cortadas nas bordas. A flor da planta é uma: branca ou rosa pálido.
Rizoma curto, seu plantio parece um arbusto. A floração começa em maio, e em agosto frutas laranja ou vermelhas são formadas.
Fluxo múltiplo
Podophyllum multiflora tem o maior comprimento - cerca de 70 cm A folhagem é dividida em 5 lóbulos, tem uma superfície brilhante e uma cor verde escura. Uma única flor roxa ou vermelha aparece na planta. Floração ocorre em junho-julho. Frutas em forma semelhante a uma ameixa rubi aparecem em agosto.
Onde plantar o podofilo?
Um bom solo para o podofilo será moderadamente úmido, com um nível médio de acidez. É muito importante que não haja estagnação da água, caso contrário a planta começará a apodrecer. Mas em uma terra muito seca, a folhagem será lenta e não suculenta.Se a terra não for frutífera, ela deve ser adubada com composto (despeje 2 a 3 baldes por 1 m2).
O desembarque deve ser feito em locais com sombra. No sol, suas folhas desaparecem rapidamente e caem. Por esse motivo, o podofilo é freqüentemente usado em pomares sombrios.
Podophyll pode ser plantada ao lado de outras plantas, por exemplo, samambaias, hospedeiros. Ele se dá bem com eles, porque ele é despretensioso em seus cuidados.
Plantio e reprodução
Como a planta é bastante exótica, sua reprodução deve ser tratada com atenção especial. É necessário determinar como propagar o podofilo, como fazê-lo corretamente.
Sementes
Para a reprodução, é melhor usar sementes recém-colhidas para semear no início do outono. Os brotos podem ser no ano seguinte ou na primavera. Se as sementes não são frescas, então elas precisam de tratamento especial. Para fazer isso, use uma solução fraca de permanganato de potássio ou heteroauxina. Se o desembarque está previsto na primavera por 2-3 meses deve ser gasto estratificação das sementes em areia húmida a baixas temperaturas.
Sementes de plantas são recomendadas a uma distância de pelo menos 10 cm uma da outra na terra preparada com antecedência (adubar, cavar). Depois de derramar e encher o chão com 2-4 cm.Em condições favoráveis, haverá auto-semeadura, as mudas não são caprichosos no cuidado.
Os segmentos de rizomas
Para a reprodução por este método, é necessário levar um pedaço de rizoma com um botão de renovação e enterrá-lo em uma cova de 5 cm de profundidade.É necessário plantar a uma distância de pelo menos 25 cm.O plantio é realizado no final de agosto. No segundo ano, esse método deve dar frutos.
Cuidado da planta
Podophyll é uma planta de fácil manutenção, graças a isso é bastante popular. Os elementos necessários são rega oportuna, moderada, preferencialmente pelo solo. Elementos importantes são a colheita de ervas daninhas, porque você não pode usar ferramentas, porque elas podem danificar um grande rizoma da planta.
Para um melhor crescimento, é necessário fertilizar 3 vezes por ano: na primavera antes da floração, no verão para encher a fruta, no outono - após a colheita das folhas. Adubo pode ser tintura de verbasco junto com turfa seca.
Sem transplante, pode crescer por cerca de 7 anos, mas se é necessário fazê-lo com cuidado, para não danificar o rizoma. É importante observar a distância, cada planta precisa de mais de 50 cm de terra.
Recursos do aplicativo
Além de suas propriedades decorativas, o podofilo também possui propriedades medicinais. Tintura e decocção das raízes são usadas em casos de perda auditiva, e também como agente laxativo e colerético. O medicamento à base de podofila é utilizado em oncologia - para a divisão das células tumorais.
Na vida cotidiana, o fruto do podophyllum da tiróide é usado, ele pode ser feito de geléia, também pode ser usado fresco.
Podophyll é uma planta exótica única que pode servir não só como um belo ornamento do jardim, mas também como uma ajuda no combate a várias doenças.