Sobre ervas medicinais com um nome ameaçador "erva de São João" com certeza todos ouviram. Mas o que é particularmente útil para esta planta, quem pode e quem não deve usá-la e como exatamente você deve usar matérias-primas para obter o resultado máximo? Perguntas que ainda não são conhecidas de todos. Vamos entender!
- Descrição
- Composição vegetal
- Propriedades úteis de erva de São João
- Aplicação
- Na medicina moderna
- Nas pessoas
- Em cosmetologia
- Efeitos colaterais e contra-indicações
Descrição
A erva de São João, ou perfurada (holey) é uma grama ereta perene com hastes finas e nuas. Normalmente, a altura da planta é de cerca de 30 cm, mas sob condições favoráveis pode chegar a 80 cm.As raízes são finas, mas eles têm um monte de ramos laterais. As folhas têm a forma de uma elipse ou um ovo e são cobertas com numerosas manchas claras e escuras que parecem buracos. As flores são pequenas, amarelas brilhantes, são a principal fonte de propriedades medicinais. A planta é amplamente distribuída em todo o mundo, principalmente no hemisfério norte, e é melhor se sentir em terrenos secos bem iluminados - em um prado ou clareira.
O nome latino da erva de São João é Hypericum. Nas pessoas também é conhecido como grama vermelha manchada de sangue, sangue da lebre e também a erva de João Batista (na versão inglesa - St. John's).
Composição vegetal
A composição química da erva de São João afeta a quantidade de substâncias ativas.As folhas e inflorescências desta erva contêm:
- taninos (Não menos do que 10%), que são um excelente meio para a cicatrização de feridas, prevenção da infecção e reduzir a inflamação;
- compostos de flavona (Glicosídeo hiperósido, rutina, quercitrina, quercetina, miricetina isoquercitrina, leucoanthocyanins) reforçar as paredes dos vasos e prevenção da esclerose múltipla (especialmente de rotina);
- antocianinasEle está a ter um grande número de propriedades úteis, em particular, anti-oxidante, cholagogue, laxante, antivirais, sedativos, adstringente;
- derivados de antraceno (Hypericin, hyperforin, pseudohypericin, protopsevdogiperitsin, giperin, frangulaemodinantranol), alguns dos quais têm a capacidade de acalmar o sistema nervoso e alivia os sintomas de depressão;
- phytoncides - substâncias naturais com acção antibacteriana activa;
- carotenóides, São antioxidantes potentes, imunomoduladores e cardioprotector, e tendo a capacidade de ser convertido em vitamina A, necessário para uma boa condição de pele, visão, um funcionamento correcto da gónadas, endócrino e respiratória e sistemas circulatórios, etc.;
- tocoferol (Vitamina E), o que melhora a respiração dos tecidos, possuindo um efeito anti-oxidante, a estabilização dos sistemas endócrino e gónadas que ajuda a absorção de alimentos ricos em proteínas e de ácidos gordos;
- ácido nicotínico (Vitamina PP), fortalece o sistema nervoso e os efeitos benéficos sobre o sistema cardiovascular;
- colina (Vitamina B4), melhora os processos metabólicos e óleo de fígado de saída;
- ácido ascórbico (Vitamina C);
- sesquiterpenes - fragrâncias, também exercem uma acção anti-helmíntico;
- álcool cetílico, Que é um espessante natural e é amplamente utilizado em cosmetologia.
Propriedades úteis de erva de São João
Inúmeras propriedades úteis de erva de São João, devido à sua composição, a humanidade faz uso extensivo desde os tempos antigos.
Decocções e infusões preparados a partir de "travitsy vermelho", nossos antepassados usadas para tratar feridas e queimaduras, reumatismo e hemorróidas, tuberculose e osteocondrose, doenças do sexo feminino e dores de cabeça, respiratórias e resfriados, anormalidades do fígado, rim, e perturbações do tracto gastrointestinal sistema geniturinário, incluindo cistite e incontinência urinária, problemas cardíacos, distúrbios nervosos e até oncologia.
Está deprimida, a pessoa deixa de aproveitar a vida, ele não acredita no futuro e não esperar nada de bom dele. Em busca da salvação alguém engole um punhado de antidepressivos, alguém está procurando alívio em álcool e drogas, e alguém simplesmente se instala contas com sua vida.
Aplicação
A erva de São João é usada na apicultura, indústria leve, culinária e outras áreas, mas o mais interessante para uma pessoa é certamente a capacidade de tratar com esta grama "noventa e nove doenças".
Na medicina moderna
A medicina moderna usa o Hypericum tanto em sua forma natural (topos secos com inflorescências) quanto em formas mais modernas (infusões de álcool, extratos, comprimidos). Apontar tais fundos nas condições da doença em três áreas principais:
- Processos inflamatórios na pele e na cavidade oral, em particular, abcessos, flegmão, sinusite, estomatite, amigdalite, faringite, lesões nas gengivas, bem como queimaduras e feridas purulentas;
- Patologias do trato gastrointestinal, bem como ductos biliaresincluindo colecistite, diarreia, inchaço, hepatite, discinesia do trato biliar, contratilidade prejudicada da vesícula biliar, etc .;
- Distúrbios do sistema nervoso incluindo depressão, insônia, um constante sentimento de ansiedade.
Como antidepressivos naturais, os psiquiatras freqüentemente prescrevem drogas "Gelarium Hypericum", "Deprivit", bem como cápsulas de produção russa sob o promissor nome de "Negrustin". O extrato da erva de São João contém em tais formas medicinais eleva o humor e remove o paciente de um estado de melancolia, depressão, irritabilidade e ansiedade. No entanto, ele não causa efeitos colaterais, não reduz a taxa de reação, então essas drogas, diferentemente da grande maioria dos antidepressivos sintéticos, são dispensadas em farmácias sem receita médica.
Nas pessoas
Na medicina popular, a grama de João Batista é usada ainda mais. Para além das indicações acima referidas, herbanários tratada caldos, infusões e tinturas Hypericum arritmia, gastrite, azia, artrite, reumatismo, e muitas outras doenças.
Krovavets pode ser utilizado na forma pura ou sob a forma de chás de ervas, no último caso,devido seleção competente de componentes, você pode conseguir aumentar o efeito terapêutico na direção desejada. Por exemplo, um complexo de "orégão + hortelã + Hypericum" proporciona um efeito tosse excelente, Hypericum em combinação com milefólio - agente conhecido para o tratamento de doenças hepáticas e colecistite, e a mistura foi travitsy vermelho com camomila, brotos de bétula, folhas de morango e IMMORTELLE geralmente chamado de "magic cinco", tão ampla gama de propriedades úteis que possui.
Em cosmetologia
Como já mencionado, grama João Batista tem um efeito benéfico sobre a pele, tonifica e rejuvenesce-lo.Sabemos também as propriedades esfoliantes e anti-seborreicas da planta, e o efeito adstringente que possui é excelente para combater a gordura excessiva da pele e do cabelo.
Esta é a base para inúmeras receitas de máscaras e loções, que podem ser facilmente preparadas em casa.
Por exemplo, para o tratamento de acne, acne, inflamação da pele e pequenos traumas, removendo o brilho adiposo e tonificando a pele usando uma decocção de grama vermelha. Como um cuidado para máscaras de pele oleosa da grama de erva de São João é adequado (grama seca deve ser picada, despejada com água, aquecida, não fervendo, e aplicada no rosto em uma camada uniforme por 20 minutos).
Caldo de erva de São João com camomila (em partes iguais) - um excelente meio de lavagem: a pele ficará macia e suave, como um bebê.
Se uma decocção de erva de São João é despejada em moldes e congelada, esses cubos podem ser usados para limpar a pele do rosto pela manhã para estreitar os poros. Tais procedimentos são mostrados para pessoas com pele oleosa propensa a acne. Eles também usam uma loção de cura - uma decocção de erva de São João misturada com vodka (uma colher de sopa de um copo de caldo). Os proprietários da pele seca também vêm na erva vermelha à mão, mas dele vale a pena não preparar uma loção e nata.A decocção ou infusão da mistura de ervas com manteiga, batedeira, adicione algumas gotas de suco de limão - ferramenta nutritivo e excelente para a pele está feito!
Como uma cura para a caspa travitsy vermelho extrato de óleo de-mel adequado: Seco Cru picado, misturado com girassol ou outro óleo vegetal, ficar em um lugar escuro, sob uma tampa apertada duas semanas, estirpe, adicione um pouco de mel, leite azedo e algumas gotas de suco de limão. O produto é esfregado suavemente no couro cabeludo, depois de um quarto de hora é lavado. Após este procedimento, você precisa de uma boa lavagem cabeça com xampu, caso contrário, a pele vai ser oleosa.
Rachaduras nos calcanhares - é muito doloroso. Se você encontrar esse problema, tente a pairar pernas no banho com uma decocção de erva fresca de São João: 2 colheres de sopa de erva seca em cada litro de água.Primeiro, cinco minutos, cozinhe uma solução concentrada com uma pequena quantidade de água e, em seguida, dilua até a concentração desejada. A temperatura da água deve ser tão quente quanto possível, mantenha os pés nela até que a água esfrie até a temperatura ambiente.
Efeitos colaterais e contra-indicações
Acima, mencionamos repetidamente que a erva de São João, com todas as suas propriedades úteis, praticamente não tem contra-indicações, devido às quais goza de tamanha popularidade entre médicos certificados e curandeiros folclóricos. De facto, isto não é bem verdade: qualquer planta que contenha substâncias quimicamente activas na sua composição deve ser utilizada com precaução e, idealmente, após consulta com o médico de família.
Isso é especialmente verdadeiro se a fábrica tiver um nome que represente uma ameaça. É hora, a propósito, de entender por que uma planta medicinal tão notável foi chamada de "erva de São João".
Se falamos de contra-indicações para o uso de medicamentos à base de erva de São João, que incluem:
- gravidez e lactação (As substâncias contidas ervas podem causar hemorragias, e, por conseguinte, aborto espontâneo, para além disso, há o perigo do impacto negativo sobre os componentes da planta do feto);
- patologia crônica do rim e do fígado (Hipericina presente na planta, deve rapidamente excretado do corpo, complicações perigosas pode ocorrer de outra forma);
- tumores dependentes de estrogênioem particular, mioma uterino, cancro da mama, etc .;
- formas graves de depressão.
- bebidas alcoólicas;
- outros antidepressivos;
- preparações contra epilepsia;
- quaisquer medicamentos que contêm aminoácidos, reserpina, teofilina, varfarina, heparina, fmacos do grupo triptanovoy (por meio de enxaqueca).