Características de cuidados para o gatinho em casa

Pin
Send
Share
Send

Ktenanta (ctenanthe, Ctenanthe) - uma planta de casa de um grupo de folhas decorativas, pertence à família dos Maranthovs.

É muitas vezes confundido com Calathea devido à falta de classificação dessas espécies.

  • Descrição
  • Tipos
    • Kentman de Berl-Marx
    • Kentant Lubbers
    • Kenten Oppenheim
    • Ktenanta comprimido
  • Condições
    • Temperatura
    • Humidade do ar
    • Iluminação
    • Solo
  • Reprodução
    • Dividindo o mato
    • Estacas
  • Cuidado
    • Rega
    • Fertilizante
    • Transplante
  • Doenças e pragas
  • Possíveis dificuldades

Descrição

Em estado selvagem, ctenanthe encontrada em clima tropical úmido da América do Sul (Colômbia, Brasil, Venezuela), introduzido para o nosso continente no final do século XIX.

folhas ctenanthe são ovais, apontou, ou retangular, com listras, pequenos brotos estão localizados em uma crista ou um ventilador, a partir do qual o nome de flor e aconteceu.

Voce sabe Ctenos é traduzido do grego como "pente".
Folhagem ctenanthe em duas cores: branco brilhante fundo verde ou verde claro e é bem parecia manchado padrão na forma de bandas assimétricas de verde claro, cinza amarelo, luz ou branco. A superfície da folha é aveludada. No verso, as folhas têm uma cor vermelha escura. Com a aproximação da noite, as folhas dos kenantes sobem ao topo, fechando, pela manhã descem novamente.

Na altura da sala kentanta pode chegar a 90 cm e na natureza - até 2,5 m.

Kentanta raramente mima o dono com flores, a forma das flores se assemelha a uma orelha de trigo grande de violeta pálido, branco ou amarelo. Nos amantes de plantas de interior no preço de plantas de folhagem de beleza.

Tipos

Em casa, eles cultivam os ctenóforos de Berl-Marx, Lubbers, Oppenheim e comprimidos, embora a ciência conheça cerca de 15 espécies de kentant.

Kentman de Berl-Marx

Vista, de, Ctenanthe, burle-marxii descoberto no Brasil Roberto Burle-Marx. De todas as espécies da família, esta planta é a mais curta, não atinge mais de 40 cm de altura. A folhagem verde-clara, cinza, com manchas da cor de garrafa na forma de tiras, tem a forma de um retângulo com bordas arredondadas aproximadamente 6 por 10 cm no tamanho e no lado inverso - uma cereja.

A vista é muito bem estabelecida no jardim, espalhando-se na forma de um tapete.

Existem várias variedades do chimpanzé Berl-Marx: pinhole, amagris e espécies anãs. Eles diferem na sombra das folhas.

Chimpanzé do tipo Obscura folhagem tem uma borda larga de cor malaquita. Gatinho Berl-Marx Amagris (Amagris) caracterizada por folhas de cor verde pálido com um padrão de um tom mais escuro na forma de finas estrias de veias. Kennant Burl-Marx Amagris foi criado artificialmente na Bélgica. Folhas do anão ctenwort alcançar uma altura não superior a 20 cm, tem um belo padrão de listras de cor grama em um fundo claro.

Kentant Lubbers

Folhas de Ctenanthe lubbersiana forma longa, apontada para cima. A cor das folhas é verde-esmeralda, com grandes manchas oblongas e caoticamente dispersas de cor amarela pálida. No lado errado da folhagem é verde. Caules de plantas de cor vinho. Uma característica desta espécie é o crescimento de folhas no tronco. Kentants de variedades como Golden Mosaic, Variegata, Brazilian Snow e Tropical Dragon estão à venda. Para o primeiro é caracterizado por manchas verdes claras de forma irregular em um fundo escuro. "Variegata" é caracterizado por manchas de cor amarela pálida. Os pontos nas folhas do gatinho "neve brasileira" e "Dragão Tropical" são leitosos, mas o primeiro deles tem manchas grandes, quase metade das folhas. Nas folhas do "Tropical Dragon" manchas na forma de bandas largas. A altura das Kubent Lubbers atinge de 80 cm a 1 m.

Kenten Oppenheim

Ctenanthe oppenheimiana - um dos mais altos. Na natureza selvagem do kenant Oppenheim cresce até 2 m, em casa - até 1 m.

Voce sabe O primo de Oppenheim é chamado de "bambu gigante".
Suas folhas são fortes, com grandes manchas verdes brilhantes, carmesim no verso. Arredondada, uma folhagem longa (até 40 cm) é apontada para cima.

Distribuído na Europa, a variedade é "Tricolor" (Tricolor), nas folhas há manchas e bandas de cor rosa pálido.

Ktenanta comprimido

Folhas de um ctenata comprimido (Ctenanthe Compressa) representam retângulos com bordas arredondadas de cor de pistache com tiras discretas de sombra clara na forma de veias. A ciência é conhecida bruscamente ctenato ou citose ctativa (Ctenanthe setosa) com estacas eriçadas.

Muito parecido com o gatinho, não só kalatei, mas também araruta, stromant, essas plantas domésticas ficam bem no peitoril da janela.

Condições

Ktentanta vem dos trópicos, especialmente o cuidado e o cultivo proporcionam a criação de um clima tropical quente e úmido. Cuidados para o gatinho em casa inclui o monitoramento da temperatura, umidade do ar e do solo, o grau de iluminação.

Kentant Oppenheim é considerada a espécie mais duradoura do kenant.

Temperatura

Para o crescimento normal e bonita aparência ctenanthe requer ar bem-aquecida no verão - não inferior a 20 ° C (noite ligeiramente menos aceitável) no inverno - não inferior a 12 ° C. Não fazer isso pode causar danos ao sistema radicular da planta.

Não deixar uma janela aberta ctenanthe como rascunhos pode destruir uma flor. Um salto nas diferenças de temperatura também é inaceitável para o crescimento saudável das plantas. Para reduzir a probabilidade de sua morte, é desejável assegurar uma temperatura alta estável.

Você não deve reorganizar ctenanthe de lugar para lugar, ele pode responder a sua beleza destrutivo.

Humidade do ar

Na sala, onde cresce ctenanthe, a humidade deve ser mantida a não inferior a 55%, e melhor - 70%.

Importante! Durante a operação do nível de humidade de aquecimento central pode cair para 25%, o que destruir a planta. O primeiro sinal de umidade insuficiente é a torção das folhas em uma flor.
Folhas para manter a umidade devem ser pulverizadas de um pulverizador especial. A instalação na sala de um umidificador especial pode ter um efeito benéfico.

Iluminação

Em condições naturais ctenanthe cresce à sombra de árvores tropicais que cobrem-lo da luz solar direta. Portanto, um excesso de luz solar intensa pode causar folhas de queimadura.

Se a janela do quarto onde há ctenanthe, virada a sul, é bem colocar uma flor não é no peitoril da janela, e em um carrinho ou mesa perto da janela, para os raios dispersos do sol iluminava a pequena planta, porque a falta de luz resultará em uma perda de brilho das folhas e crescimento deficiente. Mas o melhor de todas as espécies de flora sente nas salas em que as janelas estão localizados em outras áreas. Ctenanthe tolera iluminação artificial, o que é importante no inverno.

Importante! Quanto mais escura a folhas ctenanthe, mais ela é tolerantes à sombra.

Solo

Ctenanthe precisam de solo especial, não acidificação, sem cal. No contexto de um ctenanthe casa e cuidado flor inclui a compra de um substrato especial para Marantaceae. Como um substituto, você pode usar o solo para azaléias.

É também possível a produção de mistura especial sozinho, misturar 2 partes de folha, uma parte de turfa, uma parte de areia e adicionando uma pequena quantidade de carvão.Uma condição importante é garantir não apenas nutritivo, mas também terra solta que pode reter a umidade, por isso é necessário verificar a composição, cerrando o punho. Se o solo está solto, você pode adormecer em uma panela.

Reprodução

Propagação ctenanthe ao transplantar por estacas ou por divisão do mato.

Dividindo o mato

A essência deste método é delicadamente, tomando cuidado para não danificar as raízes durante o transplante adulto share flor da mola, atingiu a idade de três anos, em vários pedaços e plantadas em potes diferentes. Vasos com plantas muitas vezes precisam de água e cobrir com sacos de polietileno, não amarrando-o até ctenanthe começam a não dar novas folhas (cerca de um mês).

Estacas

Compartilhando ctenanthe - esta folha junto com a haste na qual está ligado à haste. Propagação por estacas também pode ser realizado no outono. Para fazer isso, corte o talo mergulhado em um copo de água por algumas semanas até que as raízes. Além disso, você pode cobrir o copo com um saco plástico. Quando há raízes, caules são transplantadas para um pote.

Propagação por estacas permite-lhe obter uma grande quantidade de variedade de plantas em um período relativamente curto de tempo,Aprenda as regras de propagação Calamondin, rosas, petúnias, terry, groselhas, azul abeto vermelho, streptokarpusy, frangipani, Brugmansia, dieffenbachia, louro, clematis, crisântemo, arborvitae, uvas, ameixas - você pode decorar sua casa e jardim muitas plantas bonitas e úteis.

Cuidado

Cuidar de uma flor como um gatinho, você precisa regar, adubar e transplantar.

Rega

Umidade dos trópicos provoca ctenanthe alta demanda na água, mas deve evitar a criação de poças na panela, caso contrário as raízes podem apodrecer. Para evitar uma tal situação pode ser cascalho, musgo e pano de absorção de humidade, colocado sobre uma palete com uma flor.

A rega é realizada sob as folhas, impedindo a formação de grandes gotas de água sobre as folhas, que é por isso que pode mudar a cor.

A água para irrigação e pulverização deve ser pré-aquecida e aquecida à temperatura ambiente. Você também pode usar a água da chuva.

O intervalo ideal para regar a planta é de 2-3 dias, mas a secura do solo no vaso deve ser controlada.

Fertilizante

Cuidar do solo proporciona o afrouxamento e o enfeite obrigatório. Para fazer fertilizante deve ser pelo menos 1 vez em meio mês, utilizando fertilizantes líquidos especiais, destinados a folhas decorativas. No inverno, esse intervalo pode ser aumentado. Não overfeed a planta, você não pode permitir um alto teor de cálcio e nitrogênio no substrato, isso pode levar à sua morte.

Transplante

Recomenda-se transplantar cada gatinho durante a primavera, especialmente se tiver crescido consideravelmente. Não escolha uma panela de grande diâmetro para uma planta de tamanho médio, isso pode levar a uma parada em seu crescimento.

É melhor levar o pote de argila bissulfurada queimada com furos na parte inferior para remover o excesso de umidade.

Não se esqueça de fornecer drenagem na panela para drenar o excesso de água. Para este propósito, uma noz ou casca de ovo, pequenas pedras lisas, cascalho, casca de madeira, espuma, etc., são colocadas no fundo da panela.

Importante! Após o transplante da planta por 1 mês, é necessário evitar a fertilização do solo.

Doenças e pragas

Com cuidado inadequado, o cetente pode ficar exposto a doenças ou ser vítima de pragas. As seguintes doenças são comuns:

  1. A podridão da raiz é uma doença causada pela rega excessiva. As raízes da planta escurecem e começam a apodrecer. Eliminar este problema pela circuncisão de raízes doentes, pulverizando com líquido Bordeaux, enxofre coloidal, cuproxato.Às vezes ajuda uma solução de permanganato de potássio ou sulfato de cobre.
  2. Oídio - folhas doentes são em pó com farinha. O tratamento consiste na pulverização de soluções à base de sabão e soda benomil, teofanato-metila e raramente econômico.
  3. Um fungo preto (preto) - neste caso, a planta parece estar coberta de fuligem. Você pode neutralizar tal fungo lavando as áreas doentes com sabão e tratando-as com inseticidas.
  4. Ferrugem - esta doença é caracterizada pela presença de espinhas cor enferrujada com uma erupção cutânea no verso. Desta doença pode ajudar fungicidas ou mistura Bordeaux.
  5. A mancha da folha é um local úmido com limites claros que resultam da exposição direta à luz solar ou da pulverização excessiva.
Microorganismos perigosos que causam danos ao gatinho são:

  1. Ácaro da aranha - teias de aranha com folhas e caules. Virando a folha, você verá um ponto marrom. Destrua isso vai ajudar o álcool, que precisa limpar as áreas infectadas.
  2. Blindagem - insetos redondos de cor marrom pálido, que devem ser removidos tratando-se antes desta terebintina, óleo de motor ou querosene. A planta deve ser lavada.
  3. Mosca branca - borboletas brancas muito pequenas, comendo uma planta. Você pode se livrar deles com um fumigador, fita adesiva, cebola ou água com alho.
  4. Amoreira em pó é um inseto de forma oval, coberto com um revestimento branco. Você pode se livrar dele limpando com uma solução de sabão ou álcool, ou usando produtos químicos especiais.
  5. Os pulgões são pequenos insetos que vêm em cores diferentes, vivendo na parte de trás das folhas. Você pode lutar contra eles como uma covinha.
O controle de pragas deve ocorrer em várias etapas para destruir indivíduos e larvas adultas.

Possíveis dificuldades

Você pode enfrentar esses problemas ao cultivar um gatinho:

  1. As folhas secam e enrolam. Talvez o quarto seja muito seco, você precisa borrifar a flor.
  2. Manchas nas folhas. Razão - luz solar direta ou água. Remova a flor da janela ou cubra o vidro com uma cortina. Quando regar o cantante, evite salpicos de água nas folhas.
  3. Folhas podres - é devido a rascunhos. Não coloque a planta no peitoril da janela.
  4. Crescimento de flor torto é devido à falta de luz.Tente reorganizar o citante em outra sala mais iluminada.
Fornecendo ctenanthe condições normais, é fácil de substituir, você pode obter uma bela evergreen.

Assista ao vídeo: El gato siamés

Pin
Send
Share
Send