Regras para o plantio de lilases no país

Pin
Send
Share
Send

Muitos residentes de verão, vendo a imagem colorida florescendo lilases, gostaria de ter no local alguns arbustos desta planta atraente.

Informações sobre os tipos de lilás existir, como e onde ela cresce, quando e de que maneira é plantado o cuidado que ela precisa, é apresentada abaixo.

  • Descrição e variedades
  • Condições para o crescimento
    • Iluminação e lugar
    • Solo para o mato
  • Plantando lilases
    • Seleção de mudas
    • Tempo
    • Preparação do poço
    • Esquema e tecnologia
  • Cuidado adequado
    • Rega
    • Adubação adicional
    • Aparar
  • Possíveis doenças e pragas

Descrição e variedades

Muitas vezes os jardineiros amadores se fazem a pergunta: um lilás é uma árvore ou um arbusto. Há uma resposta definitiva para isso - o lilás é arbusto de folha caduca com muitos troncos, que cresce de 2 a 8 metros de altura com uma espessura de tronco de até 20 cm, então muitos a consideram uma árvore.

Lilás é coberto com folhas no início da primavera, e eles permanecem verdes até o final do outono. Na aparência, as folhas de diferentes variedades têm uma forma oval alongada, ovalada e cordada com um topo aguçado de cor verde claro ou escuro.

Leia sobre as propriedades úteis e prejudiciais do lilás.
Durante a floração, formam-se panículas cônicas, cujo comprimento pode ser para chegar a 20 cm. A cor da inflorescência pode ser branca, azul, roxa, roxa, roxa e ter tons rosa. As flores são pequenos cálices de quatro pétalas da forma de sino, com uma corola, dois estames e um apartamento, divididos em quatro partes por uma curva.

Conta sobre 30 variedades de lilás, que crescem em terrenos privados, em jardins, parques e apenas na rua.

O mais adequado para crescer no país é sylvestris lilás, que foi cultivada desde 1583 e hoje é representada por quatro variedades principais com a seguinte descrição:

  • "Moscou vermelha" - tem brotos de cor violeta-púrpura e flores fragrantes de uma tonalidade roxa escura, com cerca de 2 centímetros de tamanho;
  • "Violetta" - plantada desde 1916 como uma variedade com botões de tonalidade roxo-escuro e flores roxas claras duplas ou semi-duplas, com até 3 cm de tamanho;
  • "Primrose" - Lilás, que tem flores amarelas claras e botões amarelo-esverdeados;
  • "Belicente" - cresce em forma de arbustos retos e altos, com folhas ovais levemente onduladas e inflorescências fortemente cheirosas de cor rosa coral, com cerca de 30 cm de tamanho.
Se você quiser que as flores cortadas sejam armazenadas por mais tempo, descubra como manter o corte lilás.
Se você deseja crescer algo incomum em sua casa de verão deve considerar as seguintes opções espécie lilás:

  • Amur - arbusto multicore, que é facilmente confundido com uma árvore, como na natureza cresce a uma altura de 20 m, e na cultura de até 10 metros. Folhas, cor, na fase de floração na primavera pintado na cor verde-roxo, e no verão, quando maduro - verde escuro acima e verde claro por baixo. No outono ficar roxo ou amarelo-laranja. Flores de cheiro de mel, de cor branca ou creme, são recolhidos em grande tamanho panícula até 25 cm;
  • húngaro -. Arbusto que cresce até 7 metros, que tem folhas verde-escuras com brilhante bordas ciliados de cerca de 12 cm flores menores, com um aroma quase imperceptível coletadas em camadas divisão panícula. Vista jardim representado por duas formas: vermelho (cor vermelho-violeta) e pálidos (flores roxas pálidas);
  • persa - um híbrido de lilás afegão e melkonadrezannoy. Ela cresce até 3 metros de altura e tem folhas densas e finas de um comprimento de 7,5 cm e uma cor verde. flores perfumadas são cor lilás pálido são coletados em panículas largos.Na cultura, a espécie é representada por três formas: dissecada, branca, vermelha;
  • Chinês - um híbrido de lilás comum e persa, que foi criado em 1777 na França. Ela cresce até 5 metros de altura. Possui folhas de 10 centímetros e flores de 2 centímetros de aroma agradável, que são coletadas em panículas de até 10 cm de diâmetro. As formas mais famosas são: dupla (cor roxa de flores), roxo pálido, roxo escuro;
  • jacinto - o resultado de cruzar os lilases comuns e de folhas largas, que foi conduzido por Victor Lemoine em 1899. As folhas da planta são de cor verde escuro, em forma de coração ou ovóide em forma de topo pontiagudo. No início do outono, eles ficam marrons com uma coloração roxa. As flores são comuns, mas são agrupadas em pequenas inflorescências. Apresentado pelas seguintes formas: "Esther Staley", "Churchill", "Puple Glory".
Voce sabe Há um sinal - se você encontrar uma flor com cinco pétalas em um pincel lilás e comê-la, ou colocá-la entre as páginas do livro, você pode seguramente fazer um desejo que necessariamente se tornará realidade.

Condições para o crescimento

Ao escolher um site para plantar lilases em seu site os seguintes parâmetros devem ser considerados:

  • intensidade e duração da luz natural;
  • tipo e composição do solo;
  • umidade;
  • o tamanho do local selecionado para o crescimento, desenvolvimento e nutrição da planta.
No clima moderado da zona média, o lilás tolera tanto o verão quente quanto o inverno gelado.

Iluminação e lugar

Lilás é uma planta despretensiosa, e condições especiais não é necessário. O local mais adequado para o seu desembarque será um local localizado em uma planície ou uma pequena encosta com a luz do sol durante todo o dia. Arbustos plantados na sombra não serão exuberantes, seu desenvolvimento lento e a floração é muito fraca ou ausente.

Além dos lilases, também estão incluídos na família da oliveira: cinza, jasmim e ambulância.

Solo para o mato

Para lilás todo em forma solos de jardim cultivados. Onde árvores frutíferas crescem, arbustos de baga, plantas ornamentais, lilases vão se sentir bem.

Não se encaixa nela Pesado não estrutural e solo com alta acidez. O solo ácido é neutralizado por cal, farinha de dolomite ou cinzas, mas este remédio terá que ser aplicado anualmente.

Áreas inundadas, inundadas ou de planície oportuna não são adequadas para lilases. Em tais paisagens, é necessário criar uma colina separada para cada arbusto, e não um poço tradicional, como em um plantio normal.

O problema é solo argiloso. Mas o plantio é possível desde o afrouxamento do assento com areia, turfa neutralizada, húmus de folha ou outros aditivos orgânicos. Mas, como a argila passa mal pela umidade, deve-se garantir que a água da chuva não se acumule em tal seção na fossa preparada para o crescimento do lilás. Áreas com alta umidade são prejudiciais a esta planta.

Importante! Se a água subterrânea se aproximar da superfície do solo a um nível inferior a 1,5 m, então essas condições não são adequadas para o crescimento normal de qualquer tipo de lilás.

Plantando lilases

Ao plantar lilases em terreno aberto e cuidar mais dele, é importante considerar não apenas as intenções de design para decorar seu local, mas também as necessidades reais da planta em si.

Para um crescimento normal e desenvolvimento do mato, é necessário espaço livre na forma de um círculo com um diâmetro de pelo menos 4 metros.Mas desde que na área suburbana, por via de regra, não há muito espaço, é permissível distância mínima:

  • quando plantadas em grupos - 2-2,5 m entre os troncos;
  • em um único pouso - 1,5-2 m;
  • na forma de um hedge - 1 metro.
Pequenas mudas fazem sentido para crescer em uma área separada com uma distância entre eles de 30-50 cm.E depois, depois de atingir uma altura de 1 m, você deve mudar para o local originalmente planejado.

Seleção de mudas

Você pode comprar mudas de lilás em duas variedades - são nativas e enxertadas.

Para jardineiros iniciantes, a primeira opção é mais apropriada. Mais muitas vezes apresenta-se na forma de camadas ou prole de raiz do lilac nativo, às vezes - como estacas enraizadas.

Plântulas varietais enxertadas são obtidas de lilases de ordinário, húngaro ou privet. Os melhores são considerados os primeiros, porque sem problemas crescem e florescem por dezenas de anos. Outros podem dar uma rejeição inesperada da variedade enxertada em poucos anos.

Tempo

O momento mais adequado para pouso lilás é um segmento a partir da segunda quinzena de agosto até o final de setembro. Durante este período, a planta começa a se preparar para a transição para a dormência de inverno, mas para o enraizamento bem sucedido, ainda há bastante dias quentes antes do início do inverno.

Ao plantar lilases no final do outono, um mês antes das primeiras geadas, deve-se tomar cuidado proteção de plantas. Para fazer isso, imediatamente após o plantio, o círculo de irrigação deve ser coberto com isolamento solto, como folhas secas, serragem, turfa seca. A espessura da camada deve ser impressionante - 20 cm ou mais.

O plantio de primavera deve começar o mais cedo possível e ter certeza antes do aparecimento de brotos deciduos nos galhos. Neste caso, os poços para desembarque devem ser preparados no outono. Os especialistas não recomendam o plantio de lilases na primavera, pois o enraizamento bem-sucedido exigirá muito mais esforço do que o plantio no outono.

Importante! No primeiro verão, o lilás recém-plantado requer atenção especial. Isto aplica-se a rega, pulverização e protecção atempadas contra os efeitos nocivos do vento e do sol.

Preparação do poço

Os poços para plantio de mudas são preparados antes do plantio para 2,5-3 semanas. Para uma planta de dois a quatro anos de idade, um aprofundamento no solo com um diâmetro de 45-50 cm e uma profundidade de 40-45 cm é suficiente.

A cova é preenchida com solo comum, que é suplementado com húmus, esterco repartido ou turfa seca.Para um poço, serão necessários 20 kg de fertilizantes orgânicos. Para solos arenosos, é necessário fazer farinha de dolomita, uma vez que contém magnésio, que geralmente está ausente nos arenitos. A redução da acidez do solo é obtida pela adição de 2-2,5 kg de tufo calcário.

Juntamente com aditivos orgânicos, os seguintes fertilizantes minerais são introduzidos:

  • superfosfato granulado - 0,7-0,9 kg;
  • Sulfato de potássio 150 g;
  • farinha de fósforo ou osso - 0,3 kg;
  • cinzas de madeira - 700-900 g.

Fertilizantes são misturados com o solo principal, de modo que a maioria deles está nas camadas inferiores do poço preenchido.

Esquema e tecnologia

Antes de começar a aterrissar, você deve inspecionar as raízes e se elas estão danificadas - gentilmente os apare. Todo o sistema radicular deve ser tratado com uma máquina de trituração - misturada com argila e esterco - antes do plantio.

Antes de colocar a planta no poço, uma colina cônica é criada no seu centro, atingindo uma altura quase ao nível geral da superfície. Quando as mudas são colocadas sobre ele, as raízes são espalhadas uniformemente em todas as direções ao redor do círculo a partir da base.

Com o afundamento natural de solo fresco, o arbusto se aprofunda no solo, então o colar de raiz após o plantio deve ir 4-6 cm fora do solo.

Tendo adormecido um chão até o nível necessário, é necessário compactá-lo, exatamente tendo pisado pés de bordas a um tronco. Então um círculo é formado da terra na forma de um rolo de massa com uma altura de 15 a 20 cm com a formação de um buraco que segurará água no curso de precipitação e molhando.

Veja os vários modos de reprodução do lilás.
Depois que a planta é plantada no buraco, é despejada nela de 1,5 a 2 baldes de água. Quando a água é absorvida, o buraco é preenchido com terra comum e coberto por uma camada de turfa de cinco centímetros de espessura.

Cuidado adequado

O lilás comum exige não só o plantio correto, mas também cuidados adicionais, direcionados para o desenvolvimento dinâmico da planta. As principais ações são a irrigação oportuna, alimentação regular e poda.

Rega

A primeira metade da rega de verão deve ser abundante (até 30 litros por metro quadrado). Isto é especialmente verdadeiro no clima quente e árido. No futuro, até a queda, a rega é necessária apenas no caso de uma seca estável. Rega excessiva neste momento leva ao aparecimento de novos brotos, que podem congelar no inverno.

O primeiro ano de rega é realizado apenas na área do poço de desembarque.Com um aumento no tamanho do mato, a zona de irrigação é expandida.

Normas de irrigação são determinadas pela localização dos arbustos. Por exemplo, um arbusto localizado em um local ensolarado e bem fundido requer mais água, porque sob tais condições ocorre uma intensa evaporação.

Na primavera e no verão, a coroa é lavada com um spray de água sob a pressão da mangueira para remover das folhas de poeira acumulada e sujeira nos níveis mais baixos.

Adubação adicional

Para reabastecer a fertilidade do solo, em que os arbustos crescem, a fertilização anual é realizada.

O primeiro curativo superior é feito no início da primavera, quando os primeiros brotos aparecem. Inclui fertilizantes minerais, cujo número é indicado para um arbusto:

  • Nitrato de amónio (20-30 g);
  • superfosfato (30 g);
  • cloreto de potássio (15-20 g).
A profundidade de aplicação de fertilizantes minerais no solo por 10-15 cm é alcançada regando com água comum, em que slurry ou mullein é adicionado.

A segunda alimentação será necessária no meio do verão na forma de fertilizantes minerais dissolvidos em 10 litros de água:

  • Nitrato de amónio (10-15 g);
  • superfosfato (40-50 g);
  • cloreto de potássio (25-30 g).

Aparar

Se você não aparar, a altura do lilás pode ser bem grande: de 2 a 4 metros. Na dacha tais arbustos vai ocupar muito espaço, por isso você deve remover os brotos jovens a cada ano, cortar os brotos que crescem abaixo os principais ramos da coroa, ramos fracos e secos - a coroa assim formado. A altura da planta é ajustada em poucos anos, o corte da primavera antes ramos broto de quebra, visando o crescimento de verticalmente. Lilás normalmente tolera tal poda, constantemente liberando novos brotos.

Voce sabe Na Inglaterra, há uma tradição interessante: se o matchmaking para uma noiva menina recebe do seu buquê de lilás, isso significa que ele foi recusado.

Possíveis doenças e pragas

Os principais problemas do lilás trazem traça lilás e necrose bacteriana.

folha castanho manchada com mais dessecação sob a forma de tubos laminados que diz lilases atingido minar consumido. No ano seguinte, os arbustos doentes quase não florescem. Essa ameaça vem com a chegada do verão, quando as borboletas voam para fora para colocar seus ovos na parte inferior das folhas. Uma semana depois, há lagartas. No meio do verão eles caem no chão e começam a pupar nas camadas superiores do solo.

Uma escavação profunda, de até 20 centímetros de profundidade na primavera e no outono, ajuda com este problema, com a necessária rotação de camadas profundas da terra. Se a lesão das folhas for insignificante, elas devem ser removidas e queimadas.

A necrose bacteriana aparece no início de agosto. Neste caso, as folhas tornam-se cinzentas e os rebentos tornam-se acastanhados. Esta doença pode ser transmitida por rega, de insectos, juntamente com plântulas, com ferimentos. Patógeno no período de entressafra é no paciente dispara e seca as folhas caídas.

Para derrotar esta doença só será possível em caso da remoção oportuna das folhas afetadas, a poda de brotos doentes com a sua queima subsequente. Arbustos que são afetados por mais de 40%, deve ser arrancado e queimado.

Assista ao vídeo: Como cuidar de uma bromélia

Pin
Send
Share
Send