Ripsalis é uma planta perene suculenta incrível. É difícil imaginar um representante mais incomum da família Cactus. O cacto não cresce no deserto, mas nas florestas tropicais do Brasil. Seus incontáveis brotos finos caem em uma cascata verde ou formam um chapéu arredondado. Em casa, a ripsalis é ótima e rapidamente cria massa verde. Em apenas alguns anos, com os devidos cuidados, você poderá obter uma planta grande e muito bonita.
Descrição botânica
Ripsalis é uma planta epifítica perene com um pequeno rizoma superficial. Para proteger as raízes das fortes chuvas e do solo inundado, um cacto se instala nas árvores.
Os rebentos da planta consistem em pequenos lóbulos alongados. Eles podem ter uma forma cilíndrica, achatada ou nervurada. Os lobos são cobertos com uma casca verde brilhante e suave. Algumas espécies têm areolas pronunciadas com uma soneca esbranquiçada e macia. Os segmentos são dispostos em espirais, de modo que cada broto forma um ramo bastante grande e denso. Seu comprimento é de 70 a 100 cm, a largura da haste é de apenas 3-4 mm. Plantas jovens lembram arbustos verdes incomuns, mas gradualmente os cílios descem. Na junção dos segmentos, as raízes aéreas são formadas.
Nas areolas ou no topo dos brotos, formam-se flores sedentárias solitárias. Eles têm a forma de um sino com várias fileiras de pétalas estreitas e um monte de estames longos. As flores Ripsalis são pintadas em branco, amarelo ou rosa. O período de floração cai em outubro-janeiro, quando a estação quente começa no hemisfério sul.
Se as flores são polinizadas, os frutos redondos em miniatura amadurecem em seu lugar. Em forma, eles se assemelham a groselhas e são cobertos com uma pilha pequena e levemente pegajosa.
Tipos de Ripsalis
No gênero de ripsalis, existem cerca de 60 espécies. Muitos deles podem crescer exclusivamente in vivo, e alguns foram adaptados à cultura.
Ripsalis Barchela. A planta consiste em brotos cilíndricos estreitos, com um diâmetro de 2 mm e um comprimento de cerca de 6 cm, cujas hastes são cobertas por uma pele verde escura e brilhante com pequenas arestas esbranquiçadas.
Ripsalis é cabeludo. A planta possui lóbulos muito finos e alongados. Eles se ramificam pesadamente e se torcem um pouco, parecendo uma mecha de cabelo verde claro. Brotos flexíveis estão pendurados na panela e são densamente cobertos com flores brancas no final do outono.
Ripsalis é irregular. Os brotos de cacto são cilíndricos ou em forma de garrafa. A princípio, eles são direcionados verticalmente, mas com o tempo eles murcham sob seu próprio peso. O segmento de diâmetro é de 2-3 mm e o comprimento - 5 cm. O comprimento do chicote atinge 1 m.
Ripsalis cassata (vazio). A planta consiste em finas hastes cilíndricas de cor verde claro. O flagelo pode atingir 3 m de comprimento e a proporção é de 10 a 50 cm, e pequenas flores esbranquiçadas se formam nas extremidades dos brotos.
Ripsalis pilocarp. A espécie possui brotos verdes escuros mais poderosos. Muitos aréolos na superfície dos lobos contêm longos cabelos amarelados. Esta ripsalis floresce várias vezes ao ano. As flores amareladas são compostas de pétalas e estames longos, por isso parecem macias.
Ripsalis é elíptico. As hastes de 1-2 m de comprimento consistem em segmentos planos e largos cobertos com areolas ligeiramente pubescentes. As flores são formadas ao longo da borda lateral do lobo e têm uma cor amarela clara.
Ripsalis prismático. A flor consiste em várias hastes cilíndricas verticais de até 15 cm de comprimento e, no ápice, brotos torcidos com 3-5 rostos que se assemelham a um prisma. Durante o período de floração, é coberto com flores brancas.
Métodos de criação
A propagação de Ripsalis é realizada pelo método de semear sementes ou enraizar estacas. As sementes perdem rapidamente sua capacidade de germinação e precisam ser semeadas imediatamente após a colheita, após serem pré-tratadas com uma solução de manganês. As culturas são produzidas em recipientes rasos com uma mistura de turfa e vermiculita. Polvilhe com o solo que não precisa. O solo é regado e coberto com um filme, é necessária ventilação diária. A uma temperatura de + 23 ... + 25 ° C, surgem brigas amigáveis até o final da segunda semana. Mudas precisam de calor e uma sala iluminada. É melhor transplantá-los vários em um vaso.
Para propagar a ripsal com estacas, basta desaparafusar a área com 2-3 lóbulos. A parte aérea é seca por várias horas e depois plantada em areia úmida e turfa. O enraizamento leva de uma a duas semanas, após o qual novos segmentos logo começam a aparecer.
Regras para transplantes
Como é fácil danificar raízes finas e brotos emaranhados durante um transplante de ripsal, eles são realizados apenas se necessário. Use recipientes pequenos e largos em forma de plantadores de chão ou suspensos. O solo para a ripsal deve conter uma grande quantidade de nutrientes e ter uma reação neutra ou levemente ácida. Misturas com a seguinte composição são adequadas:
- areia;
- húmus decíduo;
- terra de relva;
- turfa.
O fundo da panela é forrado com pequenos seixos ou cacos. O transplante é realizado pelo método de transbordo de um antigo coma de terra. Dentro de uma semana após a manipulação, a rega é limitada.
Recursos de Cuidados
Cuidar de ripsal em casa não exige muito esforço. É importante escolher o local certo para a planta e, às vezes, prestar atenção nela.
Iluminação Ripsalis preferem luz difusa brilhante. Eles podem suportar uma pequena penumbra, mas sofrem com a luz solar direta. Para o verão, recomenda-se levar a flor para a varanda ou varanda sombreada.
Temperatura A temperatura ideal para a planta é de + 18 ... + 22 ° C. Em dias quentes, você precisa ventilar a tigela ou colocar um cacto na rua. Os fluxos de ar contribuirão para o resfriamento natural. A fábrica não tem medo de correntes de ar, mas fortes rajadas de vento podem danificar brotos frágeis. No inverno, é necessário transferir ripsalis para uma sala fria com uma temperatura de + 10 ... + 12 ° C.
Umidade. Não há necessidade de manter constantemente a alta umidade perto da ripsal. Adapta-se facilmente às condições domésticas. Periodicamente, é útil banhá-lo sob um banho quente. Se a panela estiver perto de um radiador, recomenda-se pulverizar a flor.
Rega. Ripsalis deve ser regada regularmente e abundantemente, mas entre irrigações o solo deve secar um terço. Durante a dormência, a rega é reduzida. A água é usada à temperatura ambiente, bem posicionada.
Adubo. Durante o período de vegetação ativa, duas vezes por mês, recomenda-se a aplicação de fertilizantes para cactos no solo. Basta usar metade da dose indicada na embalagem. É necessário garantir que o fertilizante contenha uma quantidade mínima de sais de nitrogênio, caso contrário o risco de cárie radicular aumenta.
Doenças e pragas. Ripsalis pode sofrer de podridão radicular com estagnação regular de água em vaso. O subarrefecimento pode levar à morte de parte dos segmentos. As pragas de cactos mais comuns são insetos de escala e carrapatos vermelhos achatados. Um bom efeito na luta contra os parasitas mostra uma solução de sabão. Eles são tratados com brotos, mas certifique-se de que o líquido não entre no solo. Você também pode usar um inseticida ("Karbofos", "Aktara").