Iniciantes floristas, apenas começando a formar suas coleções, começam a olhar atentamente para a "variedade" de seus colegas mais experientes. Normalmente, a escolha recai sobre plantas simples em cuidados que "perdoam" os iniciantes em alguns erros. Uma dessas espécies é considerada a etíope paulófila, que é uma das flores domésticas mais comuns. Vamos ver como crescer um homem tão bonito no peitoril da janela.
- Descrição
- Condições de crescimento
- Temperatura
- Humidade do ar
- Iluminação
- Solo
- Reprodução
- Cuidado
- Rega
- Adubação adicional
- Aparar
- Transplante
- Doenças e pragas
Descrição
Esta flor tem muitos nomes - nas pessoas ela é freqüentemente chamada de banana, palma ou cacto. Não é de admirar, no fim de tudo "беложилка" veio-nos de Madagascar solar. Se você olhar mais de perto para a planta, fica claro por que o spurge tem todos esses "apelidos".
O talo com uma base muito densa e carnuda é na maior parte fino, mas quando se aproxima do ápice começa a engrossar, mostra costelas escamosas pronunciadas (o que dá semelhança com o cacto). Ocasionalmente, uma ligeira ramificação é observada no vértice.
Muitas vezes esta linha é confundida com milkweed penteado. Eles realmente são um pouco semelhante, mas "belozhilok" imediatamente aparentes veias oval. Outra característica distintiva - pequenas flores de cor branca que aparecem diretamente nas axilas das folhas (ao passo que os "cumes" estão localizados em pedúnculos curtos). O próprio período de floração começa com o início da primavera e pode durar até meados de agosto.
Depois que a floração começa a frutificação - uma caixa oblonga, quebrando-se, "atira" em sementes. O alcance de seu "vôo" é suficiente para chegar ao próximo pote com outra planta. Em altura, tal esporão cresce para 1,2-1,5 m (há espécimes de dois metros). As figuras valem a pena, mas há uma nuance que deve ser lembrada antes mesmo de comprar sementes ou uma flor inteira: essa espécie tem raízes fracas, e muitas vezes elas têm que ser "seduzidas" em um vaso profundo, mudando periodicamente o recipiente para um maior.
Condições de crescimento
A germinação bem sucedida de sementes requer certas condições. Euphorbia, a este respeito, não apresenta quaisquer excessos, mas ainda vale a pena lembrar sobre alguns aspectos do conteúdo dos "jovens". Vamos listar os principais.
Temperatura
Calorosos "whippies" precisam de acesso constante ao calor.
A temperatura ideal é + 20 ... +23 ° C. Para o "limite" superior são tomadas +25 ° C, com exposição prolongada a condições excessivamente quentes, os aquênios "sufocam", e nos adultos as folhas começam a secar. Para os meses de inverno, ajuste e +18 ° C. flor Hardy sobreviver sem efeitos especiais e de curto prazo +15 ° C, mas números menores em um termômetro para isso é perigoso (e abusado "endurecimento" também não vale a pena).
Humidade do ar
Representantes desta variedade toleram perfeitamente "quarto" umidade e vizinhança com baterias ou aquecedores - em natureza, o spurgeon também não se estraga pela abundância de ar fresco. Mas para colocar a panela perto da fonte de calor ainda não vale a pena: para que possa secar o solo.
Na primavera, como o aquecimento, é possível organizar ventilação. Capacidade com uma flor trazer para a loggia ou varanda para um par de horas. Tal procedimento simples é bom para o crescimento, "dispersar" o suco em torno da haste.
Iluminação
Nenhum "capricho" e parte do regime de luz.
Os requisitos são extremamente simples:
- É necessário fornecer uma abundância de luz (minimizando o risco de raios solares que deixam queimaduras nas folhas);
- É indesejável estar constantemente à sombra.A penumbra, por sua vez, não é um obstáculo;
- idealmente, se a iluminação for ajustada "por estação". Assim, no verão, o vaso pode ser levado para o jardim, coberto do sol ou simplesmente colocando a planta sob uma árvore. De outubro a março, eles tentam acender a lâmpada por algumas horas - o spurge em repouso vai agradecer na primavera com um crescimento violento e uma rica cor das folhas.
Solo
Com a preparação do substrato vai lidar com qualquer. Uma variedade despretensiosa é perfeitamente aceita tanto em solos preparados para suculentas quanto em misturas universais vendidas em lojas.
Misturas caseiras são geralmente feitas em tais proporções:
- a maneira mais fácil é "misturar" o solo comprado com areia na proporção de 2: 1;
- mais macio é considerado o solo, "coletado" a partir de areia de rio puro, terra folha e turfa, tomadas em partes iguais.Para a massa já obtida, várias pitadas de carvão fino são adicionadas (somente madeira é adequada).
Reprodução
O método mais comum é a propagação de sementes.
Todo o procedimento é assim:
- Os aquênios coletados no outono são armazenados em local quente e escuro, com boa ventilação.
- No início de março, você pode começar a se preparar.O material de semente é ligeiramente esfregado, desse modo ligeiramente "moendo" uma casca muito grossa (pode simplesmente beliscar a fruta).
- O material é colocado no solo solto, com 4-5 mm de profundidade. Para fazer isso, você pode usar qualquer objeto fino que pressione as sementes no solo. Muitas vezes eles são simplesmente colocados em um vaso, uniformemente polvilhado com uma camada de terra ou areia da mesma espessura.
- Depois disso, os recipientes são cobertos com um filme por 12-14 dias, transferidos para um canto frio, não esquecendo, conforme necessário, molhar o pulverizador (mas não com um regador).
- Em seguida, segue o "movimento" para o peitoril da janela. Na terceira semana após o plantio, os brotos se quebram, o que pode ser levemente arejado.
- Quando eles finalmente são fortalecidos, uma escolha é feita, e toda a matriz é levada ao longo de potes separados.
As sementes que chegam lá são mudas, que com o tempo são simplesmente transplantadas para outros lugares.
Cuidar deles é idêntico ao método clássico de semeadura, com a única diferença de que terá que fornecer um modo mais suave de luz e temperatura.
As estacas produzem bons resultados:
- No início do verão, os brotos laterais estão crescendo ativamente. Eles terão que ser cortados.
- Tomando uma faca afiada ou tesoura, separe o mais forte deles. Quanto mais próximo do tronco, melhor. É desejável que a incisão seja uma, as "passagens" extras da aresta de corte são traumáticas para a planta e para o próprio "enteado".
- Tais processos são colocados em um pote com água morna. Aproximadamente um dia deles drenará o suco leitoso.
- Então eles são removidos e processados "feridos" com carvão vegetal moído.
- Após este procedimento, o talo é deixado no mesmo frasco por vários dias (sempre troque a água). Se eles têm um pouco podvyali, nada de terrível - esta é uma reação natural.
- No final deste período, é necessário um transplante para o substrato a partir de areia e solo de turfa. Tudo isso é feito a temperaturas de +20 ... +24 ° C.No primeiro mês a planta tenta não atrapalhar.
Cuidado
Como você pode ver, o whitehead spurge distingue-se por uma invejável persistência e despretensão que facilita o cuidado de uma flor que cresce em condições domésticas comuns. Estas manipulações são bem conhecidas de todos os que têm flores no peitoril da janela, embora também existam características puramente específicas.
Rega
No verão, o iogurte que cresce em local bem iluminado é umedecido pela pulverização de 2 (raramente 3) vezes por semana. Para tais fins, a água à temperatura ambiente é tomada (também é permitido um líquido mais quente).
Regar neste momento deve ser frequente, mas não abundante: como todas as suculentas do sul, o spurge é extremamente sensível ao alagamento. Vale a pena um par de vezes "ir longe demais" com a quantidade de água, e você já está em risco de iniciar o processo de apodrecer uma raiz já fraca. Por outro lado, para trazer o solo na panela para a condição da pedra rachada também é impossível - inspecionar regularmente a planta e o recipiente.
Durante o período de descanso, a rega é minimizada.Com o início do tempo frio, a flor será suficiente e uma vez por mês.
Adubação adicional
O melhor fertilizante será uma mistura comprada destinada a cactos.
A "alimentação" sazonal de plantas adultas é realizada a partir de março. As "doses" de março são ligeiramente menores que as básicas, mas são introduzidas com mais frequência - 2 ou até 3 vezes por mês.
Aparar
O dono da flor cresce muito rapidamente, e já no 2 º ano após a semeadura, suas taxas começam a causar medos - se a raiz suportará os verdes potentes.
Em tais casos, recorra à poda mais simples das pontas com uma faca afiada (a tesoura convencional pode não funcionar). É melhor fazer um corte único com mais desinfecção deste local com carvão em pó.
Os melhores tops do futuro podem ser postos em ação, enraizando-se em uma nova capacidade. Mas antes disso, levará pelo menos meio dia para mantê-los em água morna, deixando os sucos descerem.
Não se esqueça da poda anual.Após o spurge ottsvel e hibernado, os brotos devem ser encurtados em 13-15 cm.
Transplante
Essas "transferências" são muito simples, embora sejam um pouco traumáticas para essas plantas. Portanto, "jovem" é permitido transplantar não mais de 1 vez por ano, enquanto que para plantas mais maduras um intervalo de 3 anos é recomendado.
A tecnologia é bem conhecida por todos os produtores - preparação do solo, colocando em um novo recipiente com aspersão e cuidados subseqüentes no primeiro par de meses. Neste momento, é melhor não tocar no spurge sem necessidade especial: ele só está se acostumando com a nova situação, e até mesmo se mudar para outro lugar pode ser fatal.
Doenças e pragas
Infelizmente, não sem eles. Galochas ao sair imediatamente afetam o estado da flor.
Por exemplo, um resfriamento ou irrigação muito abundante oculta o risco de doenças,A primazia entre as quais permanece para vários tipos de podridão. Na maioria das vezes, tais vapores serão queimados:
- Podridão cinzenta, que começa com a aparência nas hastes de uma placa cinza-oliva. Os processos doentes são removidos imediatamente por picada das incisões com cinza de madeira ou giz. Se tal "cirurgia" não ajudou, o curso é 0,2% "Fundazol". Alternativamente, uma solução de sabão-cobre (2% de sabão comercial misturado com 0,2% de sulfato de cobre).
- Phytophthora, afetando as raízes e retardando o crescimento. O tratamento de raízes mortas não produz nenhum resultado, mas os sobreviventes podem ser salvos por fungicidas do tipo Ordana (5g / 10 litros de água); "Oxihoma" (10 g para a mesma quantidade) e um forte "Vitarosa" (apenas 2 ml / 10 l).
- Spotting como resultado de overmoistening. Após a colheita das partes afetadas, toda a parte da superfície da serralha é pulverizada com soluções: "Vectra" (3 ml / 10 l), sulfato de cobre (tomado já 100 g para o mesmo balde). Ajuda e "Alirin-B" na forma de comprimidos - 2 peças para 1 litro de água.
- Ácaros-aranha que se lembram de manchas amarelas em folhas desbotadas. Uma vez que você perceba tal ataque, lave a planta sob um banho quente. Tratamento necessário "Fitovermom" ou "Vertimecom". Tratamentos repetidos são realizados após 10 dias (3 abordagens no total).
- Oídio, sugestivo de revestimento branco. Depois de mudar o álcool primário enxugando a camada superior do solo, e pulverizado com toda massa verde "Akhtar" ou composição semelhante "Agravertin" "Intavirom" ou "Karate". O resultado dará um tratamento de 4 vezes com interrupções por 7-10 dias.
- Escudo, que não tolera os mesmos medicamentos. Normalmente retira-se com "Aktara" em uma dose de 4 g / 5 l solução.Ao mesmo tempo, o solo é derramado por uma composição mais fraca - apenas 1 g / 10 litros de água. Intervalos e frequência são idênticos a "worm".