Muitos subestimam a gravidade desta doença - avitaminose C em galinhas

Pin
Send
Share
Send

Causas de doença de frango são bastante. As doenças podem surgir tanto por causa de um fator adverso individual quanto por causa de um conjunto de causas.

Muitas vezes, a saúde das aves está se deteriorando drasticamente devido à falta de vitaminas e, infelizmente, os avicultores inexperientes não levam esse problema a sério.

Entretanto, as vitaminas têm um efeito significativo sobre o metabolismo e estado geral da ave. A falta de vitaminas provoca uma violação dos processos de dissimilação e assimilação, o que, em última análise, pode levar a conseqüências desastrosas.

As mais comuns entre as galinhas são avitaminose A, D, B1, B2 e também avitaminose C, que serão discutidas.

O que é avitaminose C em galinhas?

Avitaminose nas pessoas comuns é chamada de falta de um determinado grupo de vitaminas. Correspondendo a avitaminosis C sofrem de galinhas, no corpo do qual não há vitamina C, ou é extremamente pequeno.

É importante notar que a avitaminose C ocorre não apenas em galinhas, mas também em outras aves domésticas, por exemplo, patos e perus. Além disso, a doença é comum entre papagaios e canários.

Pássaros domesticados sentam-se no fundo da gaiola, raramente cantam e, se cantam, são fracos, quase não voam e não estão preparados para se comunicar..

Seu peso diminui notavelmente, e as pálpebras com o bico adquirem uma cor pálida.Todos estes e outros sintomas são a causa de uma visita urgente ao ornitólogo.

Grau de perigo

Avitaminose C é uma doença com um grande passado. Mesmo no século XVII, os marinheiros aprenderam sobre essa doença, que por um longo tempo estava no mar.

Sinais desta doença eram particularmente evidentes no tempo de guerra em humanos, animais e pássaros. O tempo de fome não permitiu receber uma dieta rica em vitamina C, que levou ao esgotamento de animais, aves e a ocorrência de escorbuto em humanos.

Atualmente, alimentos e fecundidade são observados nas prateleiras das lojas, no entanto, a avitaminose C não recua, e muitas vezes uma causa de mal-estar e má saúde dos organismos vivos.

Avitaminose C na fase inicial não representa uma séria ameaça para as galinhas, basta preencher a falta de vitaminas. Mas se você não prestar atenção à condição do pássaro no tempo, isso provocará o desenvolvimento de novas doenças e até a morte.

Os avicultores devem estar cientes de que a avitaminose C pode levar a uma diminuição na produtividade, bem como o abate forçado de animais jovens, o que levará a danos econômicos significativos.

A disseminação da avitaminose C é especialmente observada entre os animais jovens, nas galinhas poedeiras durante a oviposição, nos machos durante a atividade sexual. A doença é intensamente disseminada quando normas higiênicas de conteúdo são violadas, com apinhamento de pássaros, umidade, falta de iluminação.

Patógenos da doença

A avitaminose C no frango não pertence ao grupo de doenças contagiosas, portanto, se um dos indivíduos ficar doente, isso não significa que a doença se espalhará para o resto das aves.

Contudo, se entre as galinhas estiver doente, então é necessário estabelecer o quanto antes o que é o agente causador da doença, e tomar todas as medidas para eliminá-la.

O principal agente causador da doença pode ser alimento para pássaros, em que não há quantidade suficiente de vitamina C. Portanto, os criadores de aves devem monitorar cuidadosamente a qualidade da ração e diversificar a dieta dos frangos.

Não é permitido alimentar as galinhas continuamente com grãos, forragem combinada sem farinha de erva, alimento para cevada cozida que não contém ácido ascórbico.

O desenvolvimento de avitaminose C em aves domésticas é por vezes assimilação pobre deste grupo de vitaminas. Em doenças do trato gastrointestinal e fígado, a absorção de vitamina C e sua absorção é prejudicada.

Além disso, os patógenos secundários da doença incluem distúrbios metabólicos, a presença de doenças infecciosas e outras, a desordem da regulação endócrina nervosa. Monitorar cuidadosamente a condição do pássaro é especialmente recomendado no inverno e início da primavera.

Curso e sintomas

O curso e os sintomas da doença dependem de sua forma e gravidade. Quando a forma inicial é observada, a opressão da ave, fraqueza.

O quadro clínico com uma deficiência oculta de vitamina C é expresso na forma de letargia, atraso no crescimento e ganho de peso, às vezes você pode observar uma marcha dolorosa.

O ácido ascórbico desempenha um papel importante na defesa imunobiológica do corpo. Com a falta de vitamina C, as galinhas muitas vezes adoecem com outras doenças, incluindo doenças infecciosas.

Durante a doença, a aparência do pássaro muda. Seu bico fica pálido, as pálpebras também adquirem um tom esbranquiçado. As penas ficam embotadas e caem fortemente.

O simples estágio da avitaminose C é acompanhado pelo aparecimento de extensos hematomas. Se você erguer as penas das aves, poderá ver pontos sangrentos na pele, que então se transformam em dermatite ulcerativa.Quando a forma da doença é iniciada, os pés das aves incham, a área oral é afetada, o apetite é perturbado e o indivíduo rapidamente perde peso.

Pequenas galinhas inglesas não têm um potencial pequeno na briga de galos. Mas se eles têm avitaminose B6, então não pode haver vitória. Sobre como lidar com esta doença leia aqui.

Tudo sobre sexo isolamento de poliestireno no artigo no seguinte endereço: //selo.guru/stroitelstvo/uteplenie/kak-uteplit-pol-v-derevyannom-dome.html.

Diagnóstico

O diagnóstico de avitaminose C em galinhas consiste em vários estágios. A análise do conteúdo de pássaros, as condições da sua alimentação executa-se. O pássaro, que está mostrando sinais da doença, passando por manipulação clínica - uma análise de sangue no teor de vitamina C.

Tratamento

Com o tratamento oportuno, especialmente na fase inicial da doença, o prognóstico é sempre favorável. Se a doença não for tratada, a ave inevitavelmente morrerá. Portanto, é importante iniciar o tratamento imediatamente após a confirmação do diagnóstico.

Para o tratamento de avitaminosis C em galinhas nomear Uma dieta especial, que inclui alimentação, rica em vitamina ausente no corpo. Na dieta incluem pedaços de repolho, cenoura, folhas de dente de leão, capim fresco, urtigas, batatas cozidas, polpa de laranja, tomate.

Um bom efeito dá ácido ascórbico no pó, que é dado para a ave para dentro junto com a comida ou água. Quando absolutamente necessário, o veterinário prescreve ascorbato de ferro em ampolas para administração intravenosa.

Prevenção

Para evitar a avitaminose C em frangos, você deve monitorar cuidadosamente sua dieta. No verão, é obrigatório dar às aves grama fresca, folhas, plantas. Os alimentos também devem incluir legumes e frutas frescas.

Além disso, muitos fabricantes conhecidos produzem um complexo especial de vitaminas e aditivos minerais para frangos, que são necessários para o corpo das aves, especialmente no inverno.

Além da alimentação de pleno direito, Criador de aves deve garantir condições favoráveis ​​para a manutenção de frangos. A área deve ser limpa e espaçosa, a fim de evitar o acúmulo maciço de pássaros e permitir que eles se movam livremente.

Pin
Send
Share
Send