Características e propriedades úteis dos tubérculos de ciclâmen. Dicas para plantio e cuidado

Pin
Send
Share
Send

A raiz do ciclâmen é um tubérculo ou um corm. Mesmo no antigo Egito há referências a ele. Mesmo assim, as pessoas notaram não apenas a beleza externa da flor, mas também a importância do tubérculo em sua reprodução e utilidade na medicina.

Então, o que é tão bom e quais são as características de seu cultivo e uso - descubra mais tarde. E também dicas para o plantio de um ciclâmen após um período de descanso.

Descrição da aparência

O tamanho habitual de cormos é 4 - 5 cm, mas espécimes até 15 cm em diâmetro encontram-se. A forma é redonda e achatada. Na raiz inteira localizam-se os rins, dos quais depois as folhas e pedicels se desenvolvem. Tubérculos saudáveis ​​são pesados, com um bom turgor.

Dependendo do tipo e tipo de ciclâmen, pode haver alterações variáveis ​​no tubérculo. Por exemplo, a raiz do ciclâmen europeu é mais alongada e tuberosa, e em sua variedade, chamada "gelo verde", os cormos formam tubérculos-filhos adicionais.

Fotos

Você verá uma foto de um tubérculo de ciclâmen:




Propriedades úteis

A raiz da planta tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que permite o seu uso no tratamento de sinusite e outras doenças inflamatórias dos seios sinusoidais.

Incluída no suco do tubérculo, a ciclamina, quando ingerida no trato gastrointestinal, durante o contato com a mucosa, é convertida em ciclamiretina, que destrói a flora bacteriana patogênica no trato gastrointestinal.

Na medicina popular, os cormos são usados ​​como anestésico local para várias doenças do sistema músculo-esquelético, como reumatismo, gota, inflamação do tecido ósseo e articulações.

Importante! Quando a auto-preparação de drogas da planta, você precisa se lembrar sobre a sua virulência. É desejável executar todas as manipulações em luvas de borracha, e depois deles completamente lavar as mãos com o sabão.

Extremamente Não recomende o uso de suco puro devido ao risco de queimaduras das membranas mucosas. Além disso, seus produtos são proibidos para uso por mulheres grávidas e lactantes e crianças menores de 10 anos de idade.

Há casos de estabilização do background hormonal em homens e mulheres. O ciclo menstrual é estabilizado, a potência é aumentada.

Do lado do sistema cardiovascular, ao tomar preparações de ciclâmen, a freqüência cardíaca normaliza.

Usado no tratamento de doenças do sistema nervoso central, como aumento da excitabilidade de qualquer origem, neurastenia, distúrbios do sono.

Aterragem

O cíclame, como qualquer planta de interior, tem suas próprias peculiaridades de tempo de plantio e preparação para isso.

Preparação de

Plantar e transplantar as plantas cors são necessárias durante o período de descanso, o tempo ideal em maio-junho. Se você comprou uma planta com flores, você precisa esperar até o final do período de floração. No caso de plantar um tubérculo separado, considera-se que está em repouso.

Solo e pote

Se o solo pronto é usado, então eles compram um especializado para estas plantas ou um solo para o senpolium. Também independentemente faça um solo de partes iguais de um relvado, terra de folha, humo e areia. Deve ser um solo solto com uma acidez de 5,5 a 6,5.

Outra variante da mistura do solo - misturada em partes iguais:

  • turfa;
  • folha de terra;
  • areia;
  • agroperlito.

Antes do plantio, o solo é aquecido em um armário quente ou tratado com uma solução de permanganato de potássio.

Para a nota. O tamanho do pote depende da idade e tamanho do tubérculo plantado. Recomenda-se pré-experimentá-lo na panela, a distância entre ele e as paredes deve ser de cerca de 3 cm.

Se a distância é muito maior, outros problemas com a floração são possíveis.O pote não deve ser muito alto, o solo não deve ser absorvido pelo excesso de umidade. É necessário ter um orifício de drenagem com pelo menos 1,5 cm de diâmetro.

Antes de plantar, você precisa determinar de que lado dos rebentos estão os botões das folhas. Eles se parecem com pequenas espinhas salientes, concentradas juntas - isso é chamado de zona de crescimento e o ciclâmen é o único.

Se isto é difícil de fazer, então o tubérculo é impedido de molhar o musgo e os botões devem germinar. Existem opções para aterrissar lateralmente, sem definir as partes superior e inferior.

Instrução passo-a-passo

  1. No fundo da panela, a drenagem é derramada (argila, cascalho, tijolo quebrado).
  2. Adormeça a maior parte do solo preparado para o plantio e levemente reduzi-lo. Aperte o solo não pode ser devido a uma diminuição da permeabilidade ao ar.
  3. O tubérculo é colocado em uma panela e o solo é derramado até que ele feche em dois terços. Se um crescimento acelerado das folhas é necessário, a raiz é completamente coberta (a camada superior do solo deve ser fina).

    Os produtores de flores preferem deixar um terço da raiz livre do solo. Isso reduz o risco de ferir a zona de crescimento e fornece acesso ao ar e luz ao tubérculo.

    Com a penetração excessiva, aumenta o risco de cárie e diminui o número de pedúnculos com botões.Quando o solo não está suficientemente coberto, o tubérculo fica lignificado, desenvolve-se mal e dá menos gemas.

  4. Após o plantio da água não é realizado, será necessário após o surgimento de brotos.

Mais cuidado

Imediatamente após o plantio, a panela com a planta é exposta a um local bem iluminado e fresco. Para melhorar o desenvolvimento da raiz, ela é coberta por esfagno. A rega começa imediatamente após o aparecimento da primeira folha. Deve ser feito com cuidado, a água não deve cair na raiz e folhas.

Também é possível regar a palete. A água é despejada em uma bandeja e espera por cerca de uma hora, até que o solo esteja saturado. Depois disso, o excesso de água é drenado da panela. Na primeira rega, você pode adicionar fondozol, a uma taxa de 2 gramas por litro.

De fertilizantes usam fertilizantes minerais completos, que incluem nitrogênio, fósforo e potássio. Ou, na primeira alimentação, o potássio e o nitrogênio são adicionados em meio grama a meio litro de água e, durante o período de formação dos botões, eles são substituídos por 3 gramas de fósforo.

Após 1 - 1,5 anos, a planta com o tubérculo deve ser transplantada durante o período de descanso.

O ciclâmen é uma ótima maneira de cultivá-lo em casa, e uma boa opção para a transferência de material de plantio para outros produtores, mas também um estoque de material para medicamentos de fabricação própria usado na medicina popular.

Assim, os cultivadores de flores, que cultivam cíclames, obtêm não apenas uma bela, mas útil planta medicinal em seu próprio peitoril da janela.

Pin
Send
Share
Send