Colery é uma flor interior popular, para o qual o cuidado não é difícil, mas ao mesmo tempo a planta é uma das mais belas de todas as outras criaturas decorativas.
Leia mais quais são as regras para o cultivo desta planta, a saber: que tipo de solo, temperatura, características de irrigação, o que fertilizar? Como cuidar durante o período de invernada. Como propagar uma flor, e também aprender sobre doenças e pragas que precisam ser temidas.
Peculiaridades do crescimento
Chão
Kolery prefere solo macio, leve e necessariamente nutritivo. Você pode comprar em uma loja especializada substrato para gesnerievyh, em particular para senpolia, ou você pode prepará-lo sozinho. Para isso, os seguintes componentes devem ser misturados em proporções iguais: húmus, areia grossa, terra e solos foliares.
Iluminação e localização
A cola é a planta que ama a luz, mas você deve evitar a luz solar direta em suas flores e folhas, porque eles são muito suaves e podem queimar, então para garantir a iluminação correta, você precisa arrumar a planta onde a luz está espalhada.Para este propósito, as janelas ocidentais ou orientais da casa são perfeitas. E colocando-o no peitoril da janela norte, você só pode alcançar seu crescimento, mas não o florescimento. Em caso de iluminação insuficiente, a planta simplesmente não irá florescer, suas folhas ficarão alongadas e pálidas.
Se a colônia é cultivada nas latitudes mais ao sul, onde o sol de verão é ainda mais agressivo, vale a pena dar uma olhada mais de perto em sua localização. Também é muito importante não colocar o colário perto dos dispositivos de aquecimento, porque há uma baixa umidade.
Temperatura
A temperatura ideal para o cultivo de cola é moderada - 20-25 graus, também tolera alta (até 30 graus).
Mas às vezes a altas temperaturas, pode haver problemas na forma de aumento da aridez do solo, resultando em rega abundante que a planta não gosta muito. No inverno, a temperatura deve ser reduzida para 15-17 graus, mas não menos, mas esta é uma planta tropical.
Também é importante ventilar adequadamente a sala: a planta não tolera rascunhos, mais uma vez porque suas flores e folhas são muito macias.
Em nenhum caso você pode deixar a cor em altas temperaturas em uma sala fechada e abafada. Deve-se ter cuidado para garantir que haja um pequeno fluxo de ar fresco e luz difusa.
Rega
O colar requer rega moderada na primavera e no verão. É necessário fazer isso com uma água morna e sedimentada por vários dias, assim que a camada superior da terra estiver seca, por irrigação mais baixa, porque a entrada de água nas folhas e flores da planta os afeta negativamente.
Rega ocorre aproximadamente uma vez a cada 7 diast. A cor é muito suscetível à umidade no solo, o que pode causar várias doenças fúngicas. No outono, a quantidade de água durante a rega diminui ligeiramente e, finalmente, quando a planta tem um período de descanso, a rega deve ser ainda menor e menos frequente.
Humidade
Umidade, este é um desses fatores, que deve ser dada especial atenção ao crescimento de cola. Se a temperatura na sala onde a planta está localizada, então é necessário aumentar a umidade. Portanto, a 20-25 graus a umidade deve ser de pelo menos 30%, este é o valor mínimo no qual um bom crescimento será assegurado.
Adubação adicional
O curativo superior deve ser feito de abril a outubro, especialmente na primavera, quando a planta começa a crescer intensamente. Para colorir, fertilizantes orgânicos e minerais para plantas da família Gesneriana são adequados. Fertilizar a planta é recomendado 1 vez por semana.
Num período em que a planta está em repouso, em nenhum caso é necessário realizar adubações adicionais.
Invernada
No inverno, a colônia tem um período de descanso, durante o qual a planta está ganhando nova força. Em korya, a parte aérea murcha, após o que os brotos mortos devem ser removidos. Durante este período, a flor deve estar em um local bem iluminado e adequadamente a uma temperatura de 15 a 17 graus.
Mas também acontece que o inverno quase não se manifesta: novos brotos podem aparecer mais cedo do que os antigos vão morrer ou não farão nada. Se os brotos antigos não secarem, não toque neles, apenas remova o longo e muito grande.
Durante este período, você pode cuidar de iluminação suficiente: Lâmpada situado no topo da planta, mas não mais perto do que 50 cm, também devem ser regadas Kohler, mas não muito frequentemente .. Basta garantir que solo quando seca.
Formação de brotos
período de floração Korelia começa em julho e termina em novembro. E para forçar a planta a flor, ele não pode fazer nada, você precisa criar as seguintes condições:
- Coloque a flor em um lugar bem iluminado.
- Evite secar demais o solo, ou seja, rega oportuna e correta.
- O pote não deve ser muito pequeno nem muito grande.
- Livrar-se de brotos grandes e longos.
- Fornecendo solo nutriente.
Poda e moldando a coroa
Formação de uma coroa necessário para a aparência estética da planta. Para conseguir isso, você precisa se livrar de brotos demasiado crescido e caules que secaram e começar a secar.
Isso poda permite que novos botões aparecem com mais freqüência e em grandes quantidades. Se você está construindo uma coroa, a planta é transformada em Ampelio porque seus tiros começam a mentir.
Transplante
Kohler - uma planta que precisa de um transplante, realizado todos os anos, porque em todas as condições em que a planta será o mais confortável possível, será crescimento forte e rápido. Replantar o vaso de flores é melhor para a mesma profundidade que a anterior, mas um pouco mais amplo.
O substrato da terra é necessariamente preparado de novo. Realizar transplante de Kohler precisa apenas quando suas raízes são totalmente opletut sala de barro, e se isso acontecer, não há problemas durante o procedimento não surgir: simplesmente atravessar a sala de barro no vaso novo, que já preparou o terreno.
Para uma planta adulta, o substrato é preparado da seguinte forma:
- 2 pedaços de terra limpa;
- 1 folha de parte;
- 0,5 parte da areia.
Ainda é possível assim:
- 1 parte de areia e húmus;
- 3 partes de terra do gramado;
- 2 pedaços de folha.
Também ter em conta que a planta não gosta do excesso de umidade no solo, de modo que os componentes podem adicionar carvão. No fundo você precisa fazer e furos de drenagem para drenar a água.
Reprodução
Estacas
Com essa multiplicação, é necessário cortar a parte superior da parte aérea e colocá-la na areia ou em uma mistura de areia e madeira dura (na proporção de 1: 1). O solo, antes de ser coberto com vidro, é moderadamente umedecido. Em seguida, você precisa garantir que, a partir de uma superabundância de aparas de umidade, não comece a apodrecer sob o vidro.
O processo de formação das raízes pode ser acelerado tratando-os com estimulantes especiais e aquecido a partir do fundo do recipiente com cortes. Todas estas etapas ocorrem dentro de duas semanas, após as quais o germe de cola pode ser transplantado em um vaso separado como uma planta independente.
A partir do vídeo, você aprenderá a multiplicar o Colerius com cortes:
Sementes
A reprodução por sementes deve ser feita a partir do meio do inverno até o final.
- Sementes são expandidos em bacias e são selados com terra, em seguida, encheu-se com água e coberta com vidro.
- Bacias com eles para manter o quarto a uma temperatura de 20-24 graus e uma aeração diariamente até até ver brotos.
- Em seguida, as plantas foram colocadas em um vaso a uma distância um do outro em um solo pré-preparado de areia e folha de terra (2: 1), mas quando eles crescem e se tornar maior, que necessitam de ser transplantadas para vasos individuais (7 cm de diâmetro).
Preparação do substrato para transplante em vasos individuais: 2 partes de terra decídua, 0,5 grama, 1 parte de areia e terra de turfa.
Ao dividir rizomas
- O rizoma deve ser dividido em três partes com uma faca afiada, e cada pedaço separado deve ser plantado em um vaso individual, onde o solo já foi preparado com antecedência.
- O rizoma aprofunda 2-3 cm no solo, após o qual é moderadamente regado com água parada à temperatura ambiente.
Este método de reprodução da flor é um dos mais simples.
Pragas e doenças
Koleriya - planta muito despretensiosa, exigindo as condições que podem ser facilmente protegidas, se houver cuidado. Mas, ao mesmo tempo, é uma planta muito delicada e, se tratada de maneira inadequada, sua aparência pode se tornar menos atrativa.
- Se a cor por um longo tempo não florescer, então você precisa prestar atenção à iluminação e alimentação.
- Se os caules e as folhas ficarem lentos, você precisa cortar os brotos e mudar o substrato.
- Se houver amarelecimento das folhas, significa ar muito úmido e excesso de fertilizantes no solo.
- No caso de as folhas e brotos começarem a cair, você precisa fertilizar o substrato.
- Folhas amarelas nas manchas são queimaduras, e isso significa que você deve evitar a luz direta do sol.
- Manchas brancas nas folhas aparecem apenas no caso em que eles recebem umidade, por isso, em nenhum caso, não pode ser pulverizado.
- Se as folhas estiverem enroladas, você precisará aumentar a umidade e observar o regime de temperatura.
- No caso de palidez e alongamento, você precisa aumentar a quantidade de luz. Isso acontece quando a flor é colocada no peitoril da janela norte da casa.
- Manchas escuras nas folhas aparecem como resultado da rega com água fria e não sedimentada.
Descrição e fotos de diferentes variedades
Não há diferenças óbvias no cuidado deste ou daquele tipo de cor, porque basicamente não é uma planta caprichosa. E os tipos mais populares de jardineiros são as seguintes variedades.
Flores fofas
Uma espécie bastante comum, caracterizada por folhas aveludadas com listras no meio e abaixo - franja. Ao crescer, a variedade de flores macias pode atingir 5 cm.
A diferença de outras variedades já é perceptível a partir da aparência do botão: é vermelho vivo ou laranja, e quando aberto, mostra suas curvas pontiagudas.
Agradável
Flores são muito pequenas em tamanho, mas eles têm tons rosa agradáveis. Na curva há um padrão de salpicado.
Bogotskaya
A altura máxima desta variedade é ligeiramente superior a 0,5 metros. As folhas são grandes, de forma oval e de cor escura; fora as flores são vermelhas ou laranja e dentro - quase amarelo. Manchas carmesim nas curvas são uma característica desta variedade.
Floração tubária
Em altura, esta planta pode atingir apenas 40 cm, o que permite que seja atribuída a espécimes de tamanho médio. As flores diferem porque são mais alongadas e não possuem curvas expressas de forma distinta. As flores vermelhas brilhantes combinam perfeitamente com as folhas verdes aveludadas.
Conclusão
Colery é uma bela decoração de sua casa, além de ser A planta limpa perfeitamente o ar de várias impurezas nocivas e poeira, absolutamente inofensivo para crianças, pessoas que sofrem de alergias e animais de estimação. Se a colônia receber o devido cuidado, incluindo o cumprimento de todas as regras, ela sempre lhe agradará com sua aparência estética e atraente.