Na primavera, não apenas as plantas acordam, mas também seus habitantes, os parasitas não são exceção. O gorgulho, também chamado de elefante, é reconhecido como uma praga séria, porque consome quase todas as variedades de plantas.
Broca Descrição
Os gorgulhos variam em aparência, estágios de desenvolvimento. Suas larvas são grossas, vermes leves e com carapaça quitinosa na cabeça, geralmente em forma de C, cujo corpo é coberto de pelos pequenos.
Durante o desenvolvimento, eles ficam no subsolo e comem o sistema radicular das plantas, apenas alguns de seus representantes vivem na superfície e se alimentam de brotos no solo. As larvas evoluem para pupas de cor clara, nas quais já é possível distinguir pernas, asas, probóscide. Então eles se transformam em adultos.
Os seguintes grupos de gorgulhos são distinguidos:
- o tamanho do nariz (probóscide curta e longa);
- por cor (amarelo, marrom, preto, vermelho, com um padrão na concha ou sem ela);
- de acordo com o tamanho do corpo (de 1 mm a 3 cm);
- forma do corpo (em forma de barra, em forma de diamante, em forma de pêra, esférica).
Gorgulho espécies
Existem mais de 5000 representantes desse tipo. A tabela mostra o mais comum em jardins.
Ver | Descrição do produto | Plantas afetadas |
Framboesa morango
| Crescimento 3 mm. Com cabelos grisalhos com ranhuras nas asas. Larvas brancas. Aparece com o crescimento do primeiro verde. | Morangos, framboesas, amoras, morangos. |
Arroz
| Cresce para 3 mm. O mais perigoso, porque tolera facilmente a seca e come espécies secas de plantas com prazer. | Cereais. |
Beterraba
| O comprimento é de 15 mm. O abdômen é cinza, as costas são marrons, o corpo é preto, coberto de pelos pequenos. Estabelece larvas brancas que se alimentam de raízes de plantas. Devido à sua capacidade de enterrar-se no solo até 60 cm de profundidade, tolera facilmente geadas severas. | Beterraba, cenoura, repolho, pepino, legumes. |
Cinza sul
| Até 8 mm. Tem um corpo escuro. Tem a capacidade de viajar longas distâncias. Picky, não vai recusar a maconha. | Girassol, milho, culturas de inverno. |
Fruta
| O valor não é superior a 6 mm. Começa a se tornar ativo durante o período de formação dos rins, se regenera com inflorescências, brotos. Coloca ovos nas frutas, fazendo pequenos recuos. | Árvores de fruto: pêssego, pêra, cereja, maçã, cereja, marmelo. |
Celeiro
| Até 4 mm. Castanho escuro. Afeta não apenas os grãos, mas também os produtos feitos a partir dele. Uma postura pode ter 300 ovos. | Cereais (trigo, aveia, milho, centeio, cevada, etc.) |
Pinheiro:
|
|
|
Como se livrar dos gorgulhos em campo aberto
Na oposição dos gorgulhos, todos os métodos são bons - do biológico ao químico.
Se uma praga for detectada, ela deve começar a agir imediatamente.
Duas soluções podem ajudar a se livrar dele nos morangos.
- O primeiro é feito da seguinte forma: 1 colher de chá de iodo é dissolvida em 10 litros de água.
- A segunda opção é dissolver 3 comprimidos Intra-Vira em um balde de água.
A pulverização é realizada 5-6 dias antes da floração, depois no meio do verão.
Nas cerejeiras, a casca esfoliada deve ser arrancada, enquanto as áreas tratadas devem ser tratadas com cal. Inspecione as pragas e é melhor colocar material branco embaixo de uma árvore e sacudi-lo, se mais de 10 indivíduos forem detectados, prossiga para o processamento. Remova sistematicamente as folhas e frutas caídas.
Na ameixa, enfrente o besouro de forma idêntica, como em uma cereja. Preparações eficazes: Bazudin, Fufanon, Actellik contendo piretrinas e compostos orgânicos de fósforo.
Quando um elefante é encontrado nas framboesas, as mesmas soluções são usadas nos morangos. O mais eficaz será o Alatar.
Para que as nozes permaneçam intactas, elas devem ser pulverizadas com Fufanon ou Actellik. Também é de grande importância escavar a terra perto de um tronco de árvore a uma profundidade de 20 a 25 cm e limpar essa área de folhas caídas e frutos desnecessários.
O pinheiro e o abeto salvarão de parasitas medicamentos como Karbofos, Actellik, Metaphos. Atrair seus inimigos naturais (pegas, estorninhos, pica-paus, gralhas, corvos, gaivotas, besouros terrestres, gansos) será uma excelente solução para o problema.
Como se livrar dos gorgulhos na casa
No apartamento, um bug pode aparecer devido à aquisição de cereais infectados. Tal bug é chamado de celeiro. Você pode ser salvo dele seguindo uma série de etapas simples:
- Mantenha os cereais em recipientes apertados e bem fechados. Em recipientes com macarrão e cereais, o alho descascado deve ser colocado com farinha - um par de pedaços de noz-moscada, com ervilhas e feijões - pimenta.
- Aqueça as compras no forno a uma temperatura de 60 graus por 6 horas.
- Não guarde produtos.
- Limpe as prateleiras para armazenamento com água e sabão e depois com água e vinagre. Coloque flores de lavanda, cravo, folhas de louro nas áreas tratadas.
- Envie cereais comprados, massas, farinha para o freezer por um curto período de tempo, ou melhor, por 2 dias.
- Veja os produtos adquiridos (chá, macarrão, café, cacau, cereais).
Remédios populares para besouro de gorgulho
Existem vários meios eficazes, cuja preparação não será difícil:
- 150 g de camomila são infundidos em um balde de água por um dia e, em seguida, 50 g de sabão são colocados lá.
- 400 g de absinto triturado e seco são vertidos com 10 l de água e deixados por 24 horas. Após o tempo, 40 g de sabão são adicionados à solução e tudo ferve por meia hora.
- As cascas de alho e cebola, galhos de coníferas são colocadas em uma tigela preparada e cheia de água; essa mistura é deixada por várias semanas. Em seguida, a mistura é limpa (filtração) e misturada com água na proporção de 1:10.
A área afetada é tratada a cada 5 dias.
Métodos biológicos de combate ao besouro-elefante
Todos os besouros correm o risco de serem comidos por habitantes naturais, como pássaros, formigas e vespas. Sua aparência contribuirá para a eliminação de gorgulhos.
Os nematóides em pó vendidos em uma loja especializada podem ser usados contra eles. Aplique de acordo com as instruções. Plantas infectadas irrigadas após o pôr do sol.
O uso de produtos químicos na luta contra o gorgulho
Este método é mais eficaz que outros, uma vez que a luta contra o parasita levará menos tempo. Para ajudá-lo a resistir às drogas:
- Kinmiks (tome 1 mg de água por 1 balde de água);
- Detis (por 1 balde de água - 2 mg da droga);
- Fufanon, Spark M, Kemifos, Karbafos-500 (para 1 litro de água - 1 mg);
- Fitoverm (por 1 litro de água - 2 mg);
- Karatê (para 10 litros de água - 1 ml).
Para calar as larvas das espécies foliares, Bazudin, Diazinon deve ser usado. Para Karachar e Sensei, recorrer a rochas floridas.
Eles devem ser alternados para que a praga não se torne viciante.
A primeira pulverização é realizada 5 dias antes da floração, a seguinte após 9 a 11 dias. Recomenda-se que este procedimento seja realizado algumas vezes durante o período de desenvolvimento da colheita.
Dachnik aconselha: medidas preventivas
Para evitar sua ocorrência, várias ações preventivas podem ser executadas, como segue:
- Limpe oportunamente o local de folhagem e galhos desnecessários.
- Cultive a terra perto de árvores sistematicamente.
- Plante plantas repelentes perto de culturas, como o absinto.
- Usando limão, trate as árvores.
- Promover o surgimento de pássaros - amantes de besouros, com a ajuda de gaiolas, pendurando-os nas árvores.
- Periodicamente tratado com equipamento especial inofensivo, por exemplo, Fitoverm.
- Crescer longe de culturas selvagens.
- Na primavera, quando os botões aparecerem, os elefantes devem ser descartados, e os cintos de caça serão grandes ajudantes.
- Sementeira alternativa.
Um efeito abrangente e oportuno no gorgulho levará ao resultado desejado: o besouro será derrotado.