Medvedka: fotos, descrição, como lutar

Pin
Send
Share
Send

Medvedka é uma praga perigosa que não apenas parece intimidadora, mas também pode destruir a maioria das hortaliças. Aos primeiros sinais do aparecimento de um inseto no jardim, é necessário começar a combatê-lo de forma abrangente, o que garante um bom resultado e a preservação da cultura.

Urso: descrição

É um inseto ortóptero de 5 cm de comprimento, são encontrados indivíduos grandes de 6 cm ou mais. O corpo está coberto de pelos pequenos. O cefalotórax é 3 vezes menor que o abdômen macio, grosso e em forma de fuso, no final do qual existem cercos - apêndices finos. A carapaça na parte superior do corpo é dura, como a dos crustáceos, e ajuda a compactar o solo ao cavar túneis e proteger parcialmente a cabeça. Há bigodes, dois olhos complexos dispostos nas laterais, um aparelho oral com mandíbulas poderosas e quatro tentáculos nas bordas. A cor da parte superior da camada quitinosa é escura e marrom; o abdômen tem um tom amarelo mais claro.

Os membros anteriores com garras curtas projetadas para cavar túneis no chão são muito diferentes dos demais. As patas traseiras para saltar raramente são usadas, no entanto, o urso pode atingir uma grande altura de 3-5 metros.

Para voar, há um par de asas com membranas e veias que, quando dobradas, parecem arnês finos e geralmente excedem o comprimento do corpo. No topo estão dois fãs curtos de couro que não estão envolvidos no aumento do ar. É graças ao atrito desses elitros que o inseto emite sons que podem ser ouvidos a uma distância de até 0,5 km. Assim, os machos convidam as fêmeas para acasalar. A larva do urso não voa.

Devido ao fato de que os adultos se movem rapidamente na superfície do solo e no subsolo, voam, nadam e pulam alto o suficiente, são considerados as espécies mais antigas de insetos da Terra. Devido às suas habilidades, características estruturais do corpo e nutrição, a praga tem vários nomes: repolho, urso, câncer da terra ou críquete. Expectativa de vida de 3-5 anos.

Razões para a aparência

Medvedka prefere se instalar em áreas bem cuidadas, com solo solto e nutritivo. Em solos duros e magros, um inseto também é encontrado, mas com muito menos frequência. Muitas vezes, os próprios jardineiros provocam a manifestação de uma praga, usando esterco para fertilizar os canteiros, nos quais são encontradas larvas e adultos.

Dano do urso

Medvedka freqüentemente afeta vegetais, especialmente as partes subterrâneas de mudas; ela não se alimenta de ervas daninhas e grama, preferindo plantas cultivadas. Frequentemente afetados:

  • Tomates
  • rabanete;
  • beterraba;
  • batatas
  • pepinos
  • raízes de arbusto
  • flores
  • salsa;
  • cenouras;
  • repolho;
  • berinjela;
  • pimenta;
  • melões;
  • rabanete.

A peculiaridade do urso é que na maioria das vezes ele passa no subsolo, cavando movimentos no chão, construindo ninhos para botar ovos. Prefere um substrato úmido e solto, em tais condições, está localizado não muito longe da superfície do solo: 5 a 10 cm; se houver pouca umidade, pode cavar a uma profundidade de 0,5 m ou mais.

O inverno de repolho também ocorre no solo, muito longe da superfície por cerca de 2 m. Com a chegada do clima quente, inicia-se uma reprodução rápida e maciça. A aparência do urso no jardim é indicada por áreas com vegetação cortada, as fêmeas o removem para melhor aquecer a alvenaria no chão. Os ovos amadurecem em 10 a 14 dias e, a princípio, as larvas se alimentam da saliva da mãe e, após 7-8 dias, aumentam de tamanho e começam a morder caules, tubérculos ou parte da raiz das plantas junto com os adultos. Os filhotes são muito glutões e também causam grandes danos à colheita. Só um inseto pode destruir de 14 a 15 arbustos por noite.

A melhor época para lidar com a praga é primavera ou outono.

Em regiões quentes, o urso não se importa de comer chá, frutas cítricas e amendoim. No jardim, maçãs, peras, cerejas, damascos ou pessegueiros podem ser afetados. No território da floresta são jovens carvalhos, pinheiros, abetos. As larvas da mandíbula são pouco desenvolvidas, portanto se alimentam de pequenos insetos, sementes e raízes jovens das plantas.

Métodos eficazes para combater o urso

Lutar com o urso na área é bastante difícil, mas necessário, porque se você não começar a destruir pragas em tempo hábil, poderá perder a maior parte da colheita nos canteiros. Muitos métodos terão que ser aplicados durante o verão e, às vezes, de 2 a 3 anos seguidos. Hoje, existem muitos métodos eficazes: desde armadilhas e captura de pragas manualmente até o uso de produtos químicos.

Métodos mecânicos

Eles são considerados muito simples, basta cavar bem um local em locais onde os filhotes de urso estão concentrados no chão. Os indivíduos descobertos e a postura de ovos estão sujeitos à destruição.

É bom realizar o afrouxamento do solo no outono após a colheita ou no início da primavera. A qualidade da lavra é muito importante, quanto mais completo for o procedimento, menor será o número de ursos na próxima temporada. Um grande número de ninhos destruídos e passagens subterrâneas fará com que o inseto procure um novo habitat em outras áreas.

Um método eficaz é aquele em que são derramadas 8 a 10 gotas de óleo de girassol nas passagens verticais detectadas, o que impedirá o urso de respirar no subsolo. Após a adição de água, se o solo estiver seco, pode ser necessário um balde inteiro de líquido, essas ações levarão a praga a se afogar ou rastejar até a superfície, onde será fácil capturar.

Você pode cavar o solo a uma profundidade de 25 a 30 cm de estacas de álamo ou amieiro, com 2 a 4 cm de espessura e sempre com uma camada de casca. A distância entre os postes deve ser de 1-2 m. Durante a temporada, eles precisarão ser substituídos por novos 2-3 vezes.

Configurando armadilhas

Um método eficaz para o controle de pragas é colocar armadilhas no local, muitas delas podem ser feitas com suas próprias mãos a partir de ferramentas improvisadas em casa. Abaixo estão algumas idéias simples:

  • Recipientes de plástico com estrume parcialmente apodrecido, a uma profundidade de 0,5 m. Para destruir a praga é fácil, basta desenterrar o verbasco durante a primeira geada, insetos, larvas e postura de ovos. Na primavera, essas armadilhas são melhor controladas após 20 a 25 dias, descartando os insetos que caíram nela.
  • Frascos de vidro cavaram no chão nos locais onde os movimentos do urso foram detectados. Ela, sem perceber a armadilha, cairá nela. Você também pode encher pela metade o recipiente com água, um ambiente úmido se tornará uma isca adicional.
  • Um recipiente transparente, revestido internamente com mel a ¼ de altura, recuado no substrato e coberto com uma folha de ferro ou madeira compensada com uma camada de palha por cima.
  • Uma garrafa de 0,5 ml com cerveja (100 g) foi derramada, cavada em ângulo, em um buraco feito em solo úmido. O pescoço, é melhor amarrá-lo com uma camada de gaze, não deve olhar para fora do chão. O recesso é coberto com metal ou ladrilho. A armadilha pode ser substituída ou movida para outro local após 7 a 10 dias.
  • Papelão grosso colocado sobre as camas antes de plantar legumes e flores. Sob os lençóis, ao longo do tempo, aparecem passagens nas quais, depois de mostrar um truque, você pode pegar parasitas. A principal condição é agir silenciosamente e rapidamente. Além disso, para criar áreas quentes, é adequado tecido, filme ruberoide ou preto que atraia bem os raios do sol.
  • Grandes beterrabas ou cenouras enterradas completamente no chão para atrair adultos. Grânulos de isca, por exemplo, Medvedox, devem ser colocados nas proximidades.

Outra opção é o extermínio de misturas de insetos nas quais são adicionadas substâncias tóxicas. Ferva cevada, trigo sarraceno ou aveia, adicione 1 colher de sopa. eu óleo de girassol, misture e despeje a ampola do medicamento Regent ou B-58. Adicione meia colher de chá de mingau no chão e coloque-o perto de cada entrada das tocas subterrâneas do inseto. É melhor usar uma mistura venenosa na primavera quando aparecerem mudas de hortaliças.

Em vez de grãos, você pode pegar pedaços de pão velho tratados com um inseticida.

Dispositivos de susto ultrassônicos

O método moderno de repelir os ataques do urso é o uso de dispositivos ultrassônicos:

  • Chistão III;
  • Tornado 0ZV.01;
  • Topázio

O princípio de sua ação é a geração de ondas especiais que causam insetos no sentido de perigo e pânico. Este método também ajuda a expulsar toupeiras, musaranhos e cobras do local e é completamente inofensivo para animais de estimação e humanos. Existem modelos que funcionam com baterias solares ou alcalinas, um dispositivo é suficiente para 4-6 acres de terra. No entanto, os jardineiros observam a baixa eficiência desse método e o alto custo dos utensílios.

Métodos populares de luta

Em vez de produtos químicos, muitos jardineiros preferem usar remédios populares para combater o urso, devido à disponibilidade, facilidade de fabricação em casa.

As dicas mais comuns são:

  • Casca de ovo. Moa e adicione 1-2 colheres de sopa de óleo de girassol com um cheiro, espalhe em sulcos e orifícios durante o plantio e a semeadura. Essa mistura também será um bom fertilizante.
  • Tar. Adicione 2-3 colheres de sopa. eu em serragem de água fervida e misture. Depois de espalhar a uma profundidade de 2-3 cm da superfície do substrato.
  • Amônia. 1 colher de sopa. eu 10 litros, regar as culturas plantadas a partir de um regador, tentando não entrar nas placas das folhas. Depois que a solução é absorvida, você precisa criar uma camada de cobertura morta por cima. Para proteção a longo prazo, é necessário realizar outra irrigação 1-2 com um intervalo de 10 a 12 dias. Você pode usar esse método ao cultivar vegetais em uma estufa.
  • Querosene. Adicione algumas gotas à areia e misture, espalhe a mistura resultante nas entradas dos túneis de repolho. Para a mesma finalidade, pode usar-se naftaleno.
  • Sabão Despeje em buracos e destrua a praga depois que ela aparecer na superfície do solo. Você pode usar apenas 50 g de sabão em pó por balde de água; é melhor não fazer uma grande concentração, pois isso pode danificar as plantas no local. No entanto, jardineiros experientes são aconselhados a usar uma solução de alcatrão ou uso doméstico.
  • Petróleo bruto. Instile 0,5 colher de chá em buracos no chão. e adicione água, de preferência de uma mangueira.
  • Iodo. Dilua e trate o substrato, 20-40 gotas por 10 litros.
  • Casca de cebola. Faça tintura e regue os movimentos pretendidos.
  • Alho. Coloque uma cunha esmagada em cada poço ao plantar.
  • Excremento de frango. Diluir 200 gr por 10 le deitar entre as linhas. O nitrogênio contido na mistura impedirá bastante a sobrevivência do substrato no substrato para o câncer da terra.
  • Barreira feita de recipientes de plástico. Corte as garrafas em anéis e coloque-as no chão ao redor das mudas.
  • Cabeças de peixe. Enterrado nas bordas do jardim, o forte cheiro de produto em decomposição assustará os adultos.
  • Malmequeres, crisântemos e calêndula. Plante ao longo da borda do jardim. Espalhe galhos de coníferas ou polvilhe uma cama de agulhas com cheiro forte.
  • Meias de nylon. Eles devem ser enrolados em torno do sistema radicular, esse método é conveniente porque, à medida que as mudas jovens crescem, o tecido se estica facilmente.
  • Dispositivos intimidadores a partir de meios improvisados. Cavar um pino de metal, um fio grosso de 30 a 40 cm de comprimento.Em seguida, nas hastes, você precisa prender latas de alumínio de cabeça para baixo ou tampas nos atacadores conectados em uma guirlanda. Graças ao vento, são criados ruídos e ruídos que, espalhados no subsolo, assustam as pragas.
  • Mulching camada de palha clara.

Produtos biológicos

Se não houver desejo de usar produtos químicos, tente produtos biológicos que não envenenam o solo e as plantas:

  • Boverin. Infecta uma praga com uma doença fúngica. Seguro para humanos, animais e pássaros.
  • Cama biológica. A droga também é inofensiva, contém ingredientes naturais com fortes odores.
  • Nemabakt. Como parte dos esporos do fungo que causa a morte da praga. Não use em temperaturas acima de +25 ° C, guarde na geladeira.

Na luta contra uma praga, um urso também pode ajudar inimigos naturais:

  • Vespas de Larra;
  • corvos e estorninhos alimentam os filhotes com esses insetos;
  • formigas se alimentam de ovos de repolho;
  • ouriços, toupeiras e lagartos comem larvas e indivíduos adultos.

Produtos químicos

Caso outros métodos de combate à praga tenham sido tentados e os remédios populares não tenham um efeito positivo por uma ou duas estações, você deve recorrer a preparações químicas que ajudarão a se livrar do urso na área.

Título

Recursos de uso

AktaraAdequado para tratamento de sementes antes do plantio.
Anti urso (grânulos)Neutraliza todos os estágios do câncer de terra. Não é adequado para rabanetes e vegetais verdes.
Wofatox (Metafox)Protege mudas e raízes de plantas jovens.
Urso pardoIsca de pelotas. Após o uso, hidrate o solo.
Trovão
CreolinControle de pragas em um mês.
MedvedoxÉ melhor colocar no solo de 5 a 6 cm, de forma natural.
MedvetsidO urso morre após 4 horas. Bom para morangos silvestres, batatas e culturas de flores.
Regente (besouro desligado)Não requer tratamentos repetidos.
RembekTem uma ação longa.
Picar RofatoxÉ aplicado 3 vezes por temporada.
FronteiraO efeito ocorre dentro de 3-4 horas.
Phenaxin PlusDecompõe-se rapidamente, sem acumular-se no solo.
ExtraFlorContém ésteres de alho e óleo de abeto. Não tóxico

Alguns jardineiros sugerem o uso de drogas que destroem o besouro da batata do Colorado contra o urso, no entanto, essas drogas são caras e ineficazes.

Você também deve tentar espalhar orifícios no solo com 5 gramas de carbite de cálcio. Após o aparecimento de uma reação com a formação de acetileno, que é prejudicial para o urso, a rega é obrigatória.

Outra regra importante: todo o trabalho no local, regado com produtos químicos, pode ser realizado somente após 7-8 dias.

Sr. Summer residente aconselha: prevenção da aparência de um urso

Devido à rápida reprodução, vitalidade do inseto e características estruturais de seu corpo, é bastante difícil combater o urso. Para evitar o aparecimento de repolho, as seguintes medidas preventivas devem ser executadas:

  • Não use esterco fresco como fertilizante.
  • Colocar raízes de mudas ao plantar em campo aberto em copos feitos de garrafas plásticas com fundo cortado.
  • Formar uma camada de cobertura morta nas camas. Agulhas são boas.
  • Adicione excrementos de frango aos montes de compostagem, para impedir que as larvas do urso se multipliquem e apareçam.
  • Plante sementes de calêndula em torno do perímetro dos canteiros ou apenas enterre folhas ou flores no solo. Você também pode usar crisântemos com um cheiro específico que não gosta de câncer de terra.
  • Arando o chão antes do início da geada, o ar frio é prejudicial à postura dos ovos do inseto.

Medvedka é uma praga séria que cria muitos problemas e destrói a colheita; no entanto, conhecendo as características do repolho, seu estilo de vida e familiarizando-se com a variedade de maneiras de lidar com a praga, você pode escolher a mais conveniente e eficaz.

Pin
Send
Share
Send