Corydalis - prímula: características e regras de atendimento

Pin
Send
Share
Send

Corydalis é uma planta perene que pertence à família Makov. Ele é distribuído principalmente nas latitudes do norte. O nome teórico (do grego. Contras - capacete) recebido devido à forma da flor. Mas o nome oficial Corydalis é dado pelo nome de jula com crista, pois a forma ainda lembrava a crista de um pássaro.

A espécie possui mais de 200 variedades. Uma enorme diversidade é observada na China, Himalaia, Tibete, Sibéria e Alta Ásia. Os jardineiros preferem isso por causa da resistência ao gelo, decoratividade, cuidados simples e um buquê de propriedades úteis.

As principais características do Corydalis

Corydalis chineses são anuais e perenes. Eles têm um sistema raiz ativo e maciço. A altura dos brotos varia de 0,20 a 0,45 m.

Na base do caule existem até 4 folhas verdes em forma de samambaia com uma camada prateada de placa. Eles podem ser triangulares ou redondos com seu pecíolo.

A formação de inflorescências em forma de cilindro no topo das hastes é observada na segunda metade da primavera. Eles têm 5-35 flores oblongas de várias tonalidades: vermelho, roxo, branco como a neve, lilás e dourado. O comprimento total da corola da planta é de 1 a 3 cm, as sépalas agudas são folhas apicais pequenas e grandes. O néctar está localizado entre o crescimento prolongado, que é extraído por insetos com nariz comprido.

A fruta é uma caixa alongada com pequenas sementes pretas brilhantes. Eles têm um crescimento que as formigas gostam. Como resultado, eles podem colher sementes a uma longa distância.

Em um design decorativo, as flores são cultivadas com açafrões, jacintos, snowdrops e tulipas.

Tipos e variedades de Corydalis

Há um grande número de variedades que abrangem várias partes do mundo.

VerDescrição do produtoFolhasFlores
Amarelo (lutea)Resistência do inverno.

Propagação por sementeira.

Rega necessária.

Despretenção.

Verdes.

Três vezes complexo.

Pontudo.

Oval.

Amarelo brilhante.

Racemose.

Haller (solida)

(apertado)

Origem do sul.

Tronco 7-21 cm.

O tamanho da colheita de raiz é 9-14 mm.

Pode florescer.

Duas e três vezes complexo.

Cor azulada pálida.

Inflorescências densas.

Branca de neve.

Violet.

Escarlate.

Rosa.

Roxo.

Marshall (marschalliana)Europa Oriental.

Perene.

Brotos 10-25 cm.

Ternário.

Esmeralda.

Amarelo pálido.

Crescimento - 20 mm.

Okhotsk
(ochotensis)
China, Japão e Coréia.

Altura 50-60 m.

Fraqueza na raiz.

Propagação por auto-semeadura.

Floração abundante - maio, setembro.

Locais de floração - florestas, rios, montanhas.

Em forma de coração.

Duplo ou triplo pinnately dissecado.

Esférico

Amarelo.

Tamanho - 1,5 cm.

Intermediário (intermediário)Floração - abril - maio.

Brotos eretos.

Altura - 10-75 cm.

Tubular.

Cor cinza pálida.

Moldura roxa.

Caixa alongada.

Semente escura.

Caucasiano
(caucasica)
Início da primavera.

A altura é de até 15 cm.

O tamanho dos tubérculos é de 2 mm.

Maio de florescência - junho.

Oval.

Verde brilhante.

Rosa lilás.

O tamanho é 2-3 cm.

Duvidoso (ambigua)Perene.

A altura das hastes é 10-25 cm.

Pontudo.

Camada cinza cinza.

Azul bebê.
Shangina (schanginii)Desertos do Cazaquistão.

A altura das hastes é de 30 cm.

O diâmetro do tubérculo é de 3 cm.

Matiz azul.Comprimento - até 5 cm.

Cor violeta pálida.

Caxemira (cashemeriana)O Himalaia.

O auge do final da primavera.

Propagação por tubérculos ou sementes filhas

Aparência secundária.A altura do caule é de 15 cm.

Inflorescência - até 5 cm.

Bunge (bungeana)Esférico de dois anos.

Altura - 50 cm.

Haste fina até 10 cm.

A cor é o começo do verão.

A cor é azul

Cirro duas vezes dissecado.

Esmagado em metades estreitas.

Separado por 1,5 cm.

Cor roxa rosada.

As pipetas de sementes são planas, ovais, de 2,5 cm.

Ussuriysk (ussuriensis)Coreia do Sul

Haste alongada cerca de 25 cm.

O diâmetro do tubérculo não é inferior a 2 cm.

O auge do final da primavera.

Florestas decíduas de cedro do vale.

Forma oval ou diamante.Azul

Roxo rosado.

Características do cultivo de Corydalis

A flor começa a brotar no início da primavera, antes que a neve derreta. A floração ocorre quando o solo se aquece para +3 ... +5 ° C. Tempo de floração - cerca de 30 dias. O início do verão é o amadurecimento das sementes, após o que uma parte acima do solo morre gradualmente.

Há espécies florescendo no verão - duvidosas, Caxemira, Ussuri. Amarelo agrada durante todo o período quente.

Plantio, transplante e métodos de reprodução de Corydalis

Para reprodução aplicar:

  • sementes;
  • raízes de tubérculos;
  • método de divisão.

Semente

O método de semente é usado após a coleta. As filmagens podem ser observadas no 6-7º dia. Deve-se tomar cuidado para evitar a secagem.

Tubérculo

Após a frutificação, as flores ficam amarelas e secas, e as raízes permanecem no solo a uma profundidade considerável. Este período é o mais adequado para transplante. O plantio é realizado na fase da calma, mas também durante o período de floração ativa. Faça isso com cuidado, o menor dano ao tubérculo leva a doenças e morte da planta.

Nesse caso, uma quebra da parte do solo não afetará a saúde da flor. Ao dividir os tubérculos, as seguintes espécies se reproduzem: Caxemira e Bush. Eles são plantados no solo de junho a final de setembro. As grandes estão enterradas de 8 a 14 cm de profundidade e as pequenas têm de 5 a 8 cm de profundidade.

Divisão Bush

Na primavera, eles recorrem ao método de divisão. Deve-se ter em mente que cada metade deve ter um rim e um rizoma. Arbustos separados são movidos para um novo prado junto com o solo. As mudas escavadas devem ter um grande pedaço de solo. A distância entre eles é de 10 a 15 cm.

Corydalis cuidar no jardim

Cultivar chinês Corydalis segue algumas recomendações. Você precisa realizar rega regular, remoção de ervas daninhas, cobertura, soltar o solo e proteger contra pragas.

  • Corydalis chinês prefere solo fértil, solto (portanto, se necessário, é misturado com cascalho), leve, argiloso ou argiloso.
  • Por sua natureza, não é extravagante e se enraíza perfeitamente em espaços ensolarados ou em áreas sombreadas. Jardineiros experientes selecionam um local para plantar com luz difusa sem estagnação de umidade.
  • É aconselhável cuidar do ralo da água, pois a flor apodrecerá. Ela tem chuvas naturais suficientes e derrete água.
  • As hastes são cortadas após a secagem completa.
  • Não requer abrigo para o inverno.

Destilação

Vale a pena notar que durante a destilação apenas uma variedade é usada - crista densa. Você precisa pegar tubérculos grandes e colocar em uma panela. É necessário armazenar em um quarto escuro a uma temperatura de + 5 ... +10 ° C. Verifique regularmente o recipiente, evite secar e observe o regime de temperatura. Plantas regadas a folhas amarelas. Em seguida, colocado em uma bolsa preta e armazenado na geladeira até março.

Doenças e pragas

A crista tufada, embora seja resistente, pode atacar parasitas e infecções.

  • Os focos do vírus são determinados pela presença de manchas e crescimentos nas folhas, o que pode apertar as bordas. Tendo notado esses sintomas, você deve remover imediatamente o Corydalis, para não infectar o canteiro.
  • A derrota do fungo se manifesta na forma de manchas vermelhas e escuras. As folhas são cortadas e queimadas com tratamento preventivo adicional das plantas. Pulverize efetivamente o canteiro com uma solução fungicida.

  • Roedores também são perigosos. Para destruí-los, iscas de veneno são preparadas e tocas são derramadas. Os tubérculos são tratados com cinzas e secos.
  • Cascas de ovos ou limão ajudarão a remover lesmas.

Propriedades úteis de Corydalis

Os fãs de medicina caseira usam remédios populares, e Corydalis é um deles. Pouco se sabe que os tubérculos de flores têm propriedades curativas eficazes. Decocções, tinturas e pomadas têm efeitos anti-inflamatórios, calmantes, anti-sépticos e hipnóticos. Eles são usados ​​para doenças do trato gastrointestinal, sistemas reprodutivos e nervosos, artrite e artrose, patologias hepáticas e insônia. Além disso, o caldo é útil no tratamento de doenças dermatológicas e dentárias, feridas e queimaduras.

Após a frutificação, os tubérculos são cortados, secos e armazenados em um recipiente de vidro. O resto da flor contém substâncias nocivas!

  • Com reumatismo e diarrose é uma receita eficaz: 5 g de tubérculos despeje 100 ml de água fervente e insista 40 minutos. Então eles bebem 3 vezes ao dia. O curso de admissão é de 7 dias.
  • Se o sono for perturbado, tome 1 colher de chá de pó antes de dormir.

A planta não é recomendada para pacientes com obesidade, diabetes e distúrbios intestinais.

Assim, a crista torna-se uma planta ornamental popular e é valorizada pela resistência ao gelo, floração precoce, cheiro agradável, facilidade de cuidados e floração linda a cada primavera.

Em nossa região, existem três espécies: amarela, densa e Marshall. É perfeito para o design de praças naturais, parques e cantos da floresta. É frequentemente usado em projetos de várias paisagens ou em vielas de jardins. Esta beleza, ao mesmo tempo, agrada aos olhos e fortalece a saúde com suas propriedades curativas.

Pin
Send
Share
Send