O limoeiro no peitoril da janela é uma verdadeira decoração da casa. Além da bela folhagem brilhante de cor verde escuro e uma coroa aberta, agradável aos olhos, ela se orgulha de dar frutos bem em casa.
Os limões internos recém-colhidos são muito mais saborosos e saudáveis do que os limões das lojas, portanto, essa planta tem um duplo benefício - estético e prático.
Variedades de limão que crescem em casa
No entanto, nem todos os tipos de limões são destinados ao cultivo em casa. Para que a árvore crie raízes, floresça e dê frutos, uma das variedades especialmente criadas deve ser escolhida:
- Mayer, Meyer ou anão chinês - as espécies mais comuns e despretensiosas. É caracterizada por um pequeno crescimento (até 1 m), uma folhagem densa e bonita e frutos pequenos, mas doces e suculentos, de forma redonda.
- Novogruzinsky e Kursky são variedades altas (até 2 m). Eles exigem atenção e cuidados mais cuidadosos. Frutifique com mais frequência. As frutas são grandes e aromáticas.
- Pavlovsky é uma planta espessa e despretensiosa de crescimento médio (cerca de 1,5 m) com vários troncos.
- Maykopsky é uma variedade de tamanho médio (1,5 m) com frutas alongadas de casca fina.
- Eureka é uma espécie de rápido crescimento. Dá frutas com casca espessa e sabor muito amargo.
- Gênova é uma variedade de alto rendimento anão. Difere na polpa suave e nas raspas perfumadas sem amargura.
Condições ideais para um bom crescimento de limão em ambiente interno
Um local ideal para árvores cítricas amantes da luz é o parapeito das janelas das janelas sudoeste e sudeste. Em qualquer outro lugar, é desejável compensar a falta de luz solar com os fitolamps. Os limões crescem bem em varandas envidraçadas e galerias, sujeitos ao regime de temperatura e à ausência de correntes de ar.
Cuidados com o limão em casa
Em geral, o limão não é uma planta muito caprichosa. Pode ser cultivada em uma faixa de temperatura bastante ampla. No entanto, para alcançar a floração e a frutificação, é necessário observar as regras de tratamento de maneira um pouco mais rigorosa.
Iluminação
Como muitas plantas, o limão prefere a luz solar brilhante, porém difusa. Se a panela estiver no peitoril da janela, nos dias de verão, ela deve ser sombreada ou limpa no interior para evitar queimaduras solares.
No inverno, você pode compensar a falta de iluminação com lâmpadas ultravioletas.
A planta não gosta quando a luz muda de direção, especialmente durante a floração, e pode reagir soltando flores e brotos. Portanto, não é recomendável girar o pote com frequência ou reorganizá-lo em outro local.
Modo de temperatura
O limão interno não é muito exigente com a temperatura na sala - o principal é que não excede os + 15 ... +27 ° C. No inverno, a planta pode ser mantida dentro de casa mais fria, mas não inferior a +5 ° C. Em tais condições, a árvore cai em animação suspensa sem deixar cair a folhagem.
O principal requisito é a ausência de saltos acentuados de temperatura. O limão não os tolera e pode perder todas as folhas.
Não recomendado:
- ventile radicalmente a sala com uma janela aberta, expondo a planta sob uma corrente de ar;
- transfira a panela de uma sala quente para uma fria ou vice-versa;
- com o primeiro outono frio, imediatamente traz o calor da rua;
- para comprar uma planta em uma loja no inverno - ela deve ser transportada no frio.
Calor excessivo não é bom para a árvore na primavera, quando ela vai florescer. Durante esse período, a temperatura ideal do ar é de +14 ... +18 ° C; caso contrário, pode não ocorrer floração ou brotos que já foram configurados correm o risco de cair.
Humidade do ar
As árvores cítricas são higrófilas. Para o crescimento total, eles exigem uma umidade do ar de pelo menos 60%. Para isso, um umidificador de ambiente, uma fonte decorativa ou apenas argila expandida cheia de água na panela de uma panela ajudará. Nesse caso, você deve garantir que a água não fique estagnada e não cause apodrecimento das raízes.
Rega
Os cítricos precisam de rega abundante e oportuna durante o período de crescimento ativo - na primavera e no verão. No outono e inverno, a frequência é reduzida pela observação do estado do solo.
Se a planta estiver em hibernação no inverno, regue apenas ocasionalmente com uma pequena quantidade de água para impedir que o solo seque completamente. Para fazer isso, use água limpa ou filtrada um pouco mais quente que a temperatura ambiente. O frio pode causar podridão das raízes. A planta se beneficiará do derretimento ou da água da chuva.
Top vestir
Eles começam a alimentar a planta em março, depois de sair da hibernação e com o início da fase de crescimento ativo. Para fazer isso, alterne fertilizantes orgânicos e minerais, adicionando-os à água para irrigação cerca de uma vez a cada duas semanas. Em novembro, a alimentação é interrompida - no inverno, a planta não precisa dela.
Recursos de transplante
Nos primeiros anos de vida, um jovem limão é transplantado a cada ano. Plantas adultas apenas uma vez a cada três a quatro anos, sujeitas à substituição anual da camada superior da terra.
A melhor época é o início da primavera, antes da floração ou outono.
Ao escolher um vaso, deve-se lembrar que a capacidade não deve ser muito grande - se houver muito espaço livre, a planta direciona suas forças para o crescimento de raízes e não para a floração. Além disso, o risco de deterioração em banheiras espaçosas é maior.
O transplante é realizado pelo método de transbordo - as raízes são cuidadosamente removidas juntamente com o pedaço de terra sem danificá-lo e colocadas em uma nova panela com uma camada de drenagem (por exemplo, argila expandida) no fundo. O tronco não está enterrado - o nível do solo deve permanecer o mesmo. Preencha espaço livre com substrato fresco.
Terra mistura
O solo para o cultivo de limão é leve, neutro ou levemente ácido. A mistura de terra para citros corresponde a essas características.
Se desejar, você pode misturá-lo: pegue duas partes da terra, uma para cada húmus e folhas e outra para areia e turfa.
Formação de coroas
Para que os galhos das árvores cresçam uniformemente em todas as direções, recomenda-se que o vaso seja girado cerca de 30 graus a cada poucos dias. Isso não pode ser feito se os botões aparecerem na planta - uma mudança na direção da luz pode levar ao seu declínio.
A formação da coroa começa quando o limão tem um ano de idade. Para fazer isso, corte o topo da árvore com tesouras afiadas, deixando um caule de 20 cm de altura e, depois, brotações laterais. Eles também são cortados após mais um ano, para que se ramifiquem mais fortemente.
A poda não apenas melhora a aparência da planta, mas também contribui para uma boa frutificação. Mas os cultivadores de plantas não recomendam deixar a árvore florescer até a formação da copa estar completa.
Nas plantas de frutificação de adultos, é desejável remover a parte da qual a fruta é colhida - ela não se ramifica mais.
Floração e polinização
O processo de floração consome muita energia da planta. Para ajudá-lo a começar a dar frutos com sucesso, é necessário, neste momento, cuidar cuidadosamente dele.
Uma das condições é uma diminuição no número de flores em uma árvore. Quanto mais jovem, menos fruto pode crescer. Portanto, durante a primeira floração, você não pode permitir que mais de quatro ovários - o restante deve ser removido. A cada floração subsequente, o número de frutos pode ser aumentado em dois.
Polinização é o processo necessário para o fruto endurecer. In vivo, ocorre com a ajuda de insetos. Em casa, você pode fazer isso facilmente com um pincel comum, transferindo suavemente o pólen de flor em flor.
Regras para o cultivo de frutas de limão
O desenvolvimento e amadurecimento dos frutos de um limoeiro leva de 7 a 9 meses. Durante esse período, várias regras devem ser observadas:
- evitar temperaturas extremas;
- não vire e não mova o vaso novamente;
- Não corte caules e folhas.
A folhagem da árvore desempenha um papel muito importante no amadurecimento dos limões. É ela quem lhes fornece dióxido de carbono e nutrientes. Acredita-se que, neste momento, pelo menos dez folhetos devem crescer para cada fruta na planta.
Limões maduros arrancam um mês e meio a dois meses após a formação. Se você não colher a tempo, a pele ficará grossa e áspera e a carne ficará seca.
Propagação de limão interior
Limões internos são propagados por sementes e estacas. Ambos os métodos são bem-sucedidos, mas a semeadura consome mais tempo.
Independentemente de qual variedade você deseja cultivar, você pode usar as sementes de limões comuns. O maior deve ser escolhido. Então você pode seguir as instruções:
- Imediatamente após a extração, mergulhe os ossos por várias horas em uma solução estimulante do crescimento.
- Prepare pequenos recipientes com orifícios no fundo e uma camada de drenagem.
- Encha os recipientes com terra - o mesmo que para as plantas adultas.
- Plante uma semente em cada vaso, aprofundando-as em 2 cm.
- Cubra com filme plástico ou corte garrafas plásticas e coloque em um local quente (pelo menos +18 ° C).
- Ventile e pulverize de tempos em tempos. Água somente com sinais de secagem do solo.
Lembre-se de que nem todas as mudas brotam. A germinação pode levar de duas a quatro semanas após o plantio. Quando quatro folhas se formam nos brotos, você pode transplantá-las para uma panela.
Quando se propagam a partir de sementes, as plantas perdem todos os caracteres varietais e não dão frutos. Para que eles se transformem em árvores frutíferas, é necessário vacinar contra o limão frutífero.
Uma maneira mais simples é propagar uma árvore adulta por estacas. Eles podem ser retirados de cultivadores de flores que cultivam limão em casa ou recebidos por correio, encomendados na loja online.
Uma haste adequada tem 8-12 cm de comprimento e tem pelo menos três gemas. A fatia deve ser oblíqua, em um ângulo de 45 graus. A folha inferior precisa ser cortada e a metade restante cortada.
O desembarque é feito passo a passo:
- Prepare uma panela do tamanho desejado com orifícios de drenagem, mas coloque uma camada de argila-argila no fundo e encha-a com terra.
- Um corte do cabo é tratado com um estimulador de crescimento.
- Coloque as mudas no solo da composição padrão de citros verticalmente, aprofundando o caule em 1-1,5 cm.
- Coloque em um local quente e pulverizado regularmente. A rega é feita somente quando o solo seca.
O enraizamento das estacas geralmente termina em um mês ou meio.
Pragas e doenças do limão interior
O menos das árvores cítricas é sua suscetibilidade a um grande número de doenças, algumas das quais são inúteis para combater.
A doença | Sinais | Tratamento |
Mosaico de folha | Onda de folhas, manchas leves, nanismo. | Isolar de outras plantas, fornecer cuidados adequados e vestir-se. Em caso de infecção grave, destrua a planta. |
Câncer de citros | Deformação e manchas escuras nas folhas e frutos, parada do crescimento. | Destrua a planta. A doença não é tratada. |
Tristeza | Causa sem folhas, manchas marrons no tronco e galhos. | |
Melseko | Secagem, começando nas extremidades das folhas e se espalhando pelos galhos. Queda de folhas. Vermelhidão no corte de galhos. | |
Gomoz | Manchas escuras oblongas no tronco e nos galhos, frequentemente cobertas por rachaduras, das quais se destaca uma substância resinosa amarela. | Remova as áreas afetadas, trate com preparação fungicida. Repita o tratamento até as manchas desaparecerem completamente. |
Antracnose | Branqueamento e queda de folhas. Manchas avermelhadas na fruta. | Remova todas as partes afetadas, trate a planta com mistura de Fitosporin ou Bordeaux. |
Sarna | Manchas amarelas nas folhas, subseqüentemente incham e adquirem uma cor rosada. Manchas laranja nas frutas. | |
Podridão da raiz | Queda de folhas, cheiro de podridão, escurecimento e amolecimento das raízes. | Faça um transplante não planejado. Para limpar o sistema radicular da terra, corte as raízes danificadas e trate-as com carvão ativado triturado. Substitua completamente o solo. |
Às vezes, a causa da falta de saúde da planta está no ataque de pragas.
Pragas | Sinais | Tratamento |
Escudo | Tubérculos marrons nas folhas e caules, revestimento pegajoso, murcha. | Para processar a planta com água e sabão, lave no chuveiro. Repita em alguns dias. |
Pulgões | Deformação das folhas, placa pegajosa, aglomerados de insetos visíveis a olho nu. | Corte as folhas afetadas. Se as hastes estiverem infectadas, trate-as com infusão de alho. Em casos avançados, trate com inseticidas. |
Pulgão-raiz | Atrofiar, murchar e amarelar a folhagem. | Retire as raízes da panela, trate com infusão de alho ou uma preparação inseticida, transplante em um novo solo. |
Ácaro aranha | Teia fina e pegajosa em brotos jovens. | A cada cinco dias, pulverize a planta com uma solução de ácido bórico. |
Para prevenir a infecção do limoeiro por parasitas e doenças, é necessário observar o regime de temperatura, manter a umidade da sala no nível exigido, fertilizar sistematicamente o solo e evitar a irrigação excessiva ou escassa.