Muskari (Víbora Armênia) é uma flor da família Asparagus (anteriormente lírio). Eles chamam de cebola de cobra, jacinto de uva. Ocorre perto de arbustos, nas planícies, nas bordas da floresta, nas encostas das montanhas. Área de distribuição: Cáucaso, Crimeia, Europa, Ásia Ocidental, Mediterrâneo. É cultivada como uma flor decorativa, cultivada em gramados, colinas alpinas, fronteiras. Relacione a planta com efemérides, que têm uma estação de crescimento curta.
Descrição Muscari
É uma flor perene com perianto cilíndrico, oblongo ou em forma de barril. Floresce em abril - maio - 20 dias. Flores com seis pétalas fundidas coletadas em um pincel, localizado em um caule alto, azul, branco, azul, azul, azul, centáurea. Eles têm um aroma agradável e delicado. Raiz, folhas pontudas com venação paralela formam rosetas de até 17 cm Lâmpadas ovais com escamas externas leves, 20 mm de diâmetro, 15-25 cm de comprimento.
Tipos, variedades de muscari
O mais comum de 60 espécies:
Armênio (Colchis) - caracterizado por pétalas perfumadas de duas cores em uma inflorescência esférica. Acima, são azuis escuros com uma borda branca; abaixo, são mais leves. As folhas são lineares, estreitas, florescem no final de maio por 20 dias. Cresce no Cáucaso, encontrado na Turquia. Grau despretensioso e resistente ao inverno.
Suas variedades:
- Terry Blue Spike - uma inflorescência de centáurea na forma de um ramo tem até 180 flores. Floresce 2 semanas depois do resto, não dá frutos. Eles apreciam sua vista por três semanas, cultivados em jardins, fazem arranjos de flores.
- Pérola de Natal - flores roxas escuras com um aroma almiscarado.
- Criação de Fantasia - diferente na mudança de cores de verde para azul.
- Vênus é uma nova variedade, traduzida como Vênus, tem flores brancas com um tom roxo.
- Em forma de trovão - pequenas flores azul-celeste, azul-violeta e brancas. Tem duas variedades: Álbum - semelhante a pérolas, Corneum - como uma nuvem rosa. Cresce na Europa Central e do Sul.
- Folha larga - as folhas são semelhantes a uma tulipa mais larga que as demais. As inflorescências são cilíndricas, azul escuro. Vários pedúnculos aparecem em uma lâmpada. Pode ser encontrada na Ásia Menor.
- Pálido - flores azuis com pouca luz, semelhantes a um sino. Cresce nos prados caucasianos. Dele veio a popular Rosa Branca (rosa).
- Com crista - caracterizada por flores violetas brilhantes coletadas em um topete, altura da planta de até 70 cm. A espécie mais famosa é Pluzum, cresce na Europa e no norte da África.
- Tubérgeno (Osh) - folhas em forma de foice, flores azuis, serrilhadas nas bordas de até 18 cm, botões brancos no topo. Pode ser encontrada no Irã.
- Frutos grandes - flores azuis, amarelas e marrons são maiores que as outras variedades. Pátria - Grécia, Turquia Ocidental.
- Neglectum (não detectado) - pétalas roxas com uma borda branca na base e azul celeste na parte superior.
- Belozevny - uma inflorescência de cor ultramarina (inclui quarenta peças de flores), as pétalas são afiadas com cravo branco. Vindo da região do Mar Negro, no Irã.
Muscari plantando em campo aberto
Consiste em escolher um local, preparar o solo e aplicar fertilizantes. A planta prefere áreas ensolaradas, mas cresce à sombra, não é coberta pelo inverno. A flor não é exigente com o solo, precisa de solo leve ou médio, levemente ácido e flores muito atraentes crescem nele.
Plantada no período de outono (setembro a outubro), a planta se enraíza antes da floração. Antes de plantar, inspecione cada lâmpada, remova as apodrecidas e danificadas. Eles são tratados com Fitosporina (ou uma solução de 2% de malatião, depois manganês). Eles são colocados a uma profundidade de até 8 cm de largura, 3 cm de tamanho pequeno, entre 5 e 10 cm de distância entre eles.Primeiramente, eles escavam a terra, regam-na abundantemente, despejam areia nos furos.
Se não foi possível plantar uma flor no outono, faça-a na primavera. Quando a neve derrete, as lâmpadas compradas são separadas e plantadas de maneira semelhante. Florescerá no próximo ano.
Características do cuidado com muscari em campo aberto
As cebolas Viper precisam de solo úmido; se não houver precipitação, água pela manhã. Não é plantado em uma área aberta onde a luz solar direta, neste caso, é obscurecida pelos vizinhos mais altos. Adubar com húmus na primavera (1 kg requer 5 kg), mesmo quando brotam, brotos são formados. Quando cultivadas em um gramado, elas não cortam até que as folhas da flor estejam secas.
Floração e transplante
No início da primavera, durante a floração, eles constantemente afrouxam e arrancam ervas daninhas do solo. Sua duração é de 3-4 semanas. Um transplante é necessário uma vez em 3-5 anos ou se as flores perderem a aparência.
Após a floração
Quando o jacinto do rato desaparece, os pedúnculos são removidos e misturas líquidas contendo potássio e fósforo são alimentadas sob a raiz. No outono, quase sem rega. No inverno, eles usam turfa como cobertura morta.
Preparação para o inverno, armazenamento de bulbos de Muscari
No inverno, as lâmpadas geralmente não são desenterradas, elas só produzem húmus, os cachos são cortados, as folhas não são arrancadas.
Se os bulbos precisarem ser desenterrados, somente após as folhas secarem e armazenarem sob certas condições:
- Secas.
- Enterrado em turfa ou areia.
- Inspecione e limpe regularmente os podres.
- Armazenar a +17 ° C e umidade 70%.
Reprodução Muscari
O muscari é propagado por bulbos (cerca de 30 peças são formadas em crianças) - elas são cuidadosamente separadas da mãe e do solo e plantadas da maneira usual. A floração começa no segundo ano.
Sementes (isso é feito pelos criadores) - elas coletam sementes na parte inferior dos brotos, semeiam no outono, os bulbos são formados na primavera. As flores serão passadas 3 anos. Algumas variedades são estéreis e não podem ser propagadas dessa maneira.
Doenças e Pragas de Muscari
Muscari às vezes infectam mosaicos virais:
- Cebola - folhas estreitas, o crescimento diminui.
- Pepino - listras verdes pálidas e manchas nas folhas, elas são deformadas.
Se um mosaico é encontrado, os jacintos afetados são desenterrados e imediatamente destruídos.
Pragas raramente atacam uma flor:
- Ácaro da aranha - produtos químicos são usados: Vermitek, Akorin.
- O portador do mosaico é um pulgão, com sua aparência, as flores são imediatamente pulverizadas com uma solução com sabão.
- Ferrugem - manchas marrons nas folhas dos dois lados, borrifadas com drogas: Ditan, Bayleton.
Os ratos podem danificar a flor, combatê-los com repelentes.
Muscari em casa
Muscari é frequentemente cultivado dentro de casa. As lâmpadas são preparadas:
- Três meses os armazenam a +5 ° C.
- Em seguida, a +9 ° C por mais de 30 dias.
- Plantado em um recipiente com drenagem (solo de areia, turfa, composto) por 2 cm.
- Duas semanas contêm a +5 ° C.
- Então eles colocam a luz, onde + 10 ° C.
- Três dias depois, aumente para +15 ° C.
Altas temperaturas diminuem o período de floração. Regado com água moderadamente macia, floresce após 14 dias.
A iluminação adora uma umidade alta e brilhante, colocada nos peitoris das janelas leste e oeste.
Muscari em paisagismo
A flor é amplamente utilizada pelos paisagistas, eles formam escorregadores alpinos, canteiros de flores brilhantes com cores diferentes, bordas, canteiros de flores, pavios, são colocados ao longo dos caminhos, sob arbustos decorativos, árvores. Eles colocam vasos de flores nos terraços e varandas.
Propriedades curativas
As pétalas de Muscari têm propriedades úteis - elas contêm ésteres, flavonóides, ácidos orgânicos e ácido ascórbico.
A planta é usada como cicatrizante, agente bactericida e afrodisíaco. A medicina tradicional nos países asiáticos utiliza óleo essencial para tratar bronquite, massagem, aromaterapia, resfriados e insônia.
A indústria de perfumaria também não desconsiderou essa flor perfumada, suas notas criam o aroma do perfume e são usadas em cosmetologia.
Em casa, eles colocam buquês de jacintos de rato, não apenas pela beleza: a planta repele moscas, mosquitos, mosquitos. É impossível usar dentro, a planta é venenosa.