Pelleta (Pellaea) é uma samambaia perene, um representante da família Sinopteridaceae. A pátria do pellet, dependendo do tipo de planta, são os trópicos e subtrópicos da Índia e da China, as regiões montanhosas secas da América do Sul, África do Sul e até a Nova Zelândia.
A planta é uma roseta de folhas curvas. Eles também são chamados de Miami. Dependendo do tipo de samambaia, as folhas podem ser pinadas, arredondadas ou mais alongadas.
Novas folhas da samambaia pélvica crescem anualmente, substituindo as velhas que estão morrendo. A taxa de crescimento é média. Em ambientes internos, cresce entre 25 e 40 cm de altura e, como todas as samambaias, a planta não floresce.
Taxa média de crescimento. As folhas crescem na primavera e no verão. | |
O pellet de samambaia não floresce. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
Planta perene. |
Propriedades úteis do sedimento
As samambaias limpam bem o ar da sala, absorvem poeira, formaldeído e outras substâncias nocivas de móveis, pisos, paredes, etc. Acredita-se que, se você colocar a planta ao lado de um computador, micro-ondas ou TV, reduzirá a intensidade da radiação eletromagnética.
Importante! O sedimento não é tóxico, mas algumas pessoas podem desenvolver alergia a esporos de samambaia.
Pellaea: atendimento domiciliar. Brevemente
Temperatura | Moderado. Verão 20-25 sobreC. Inverno 13-15 sobreC. |
Humidade do ar | Prefere o ar seco e não o úmido. |
Iluminação | Luz difusa brilhante. É necessário se proteger da luz solar direta. |
Rega | Moderado. Entre molhar a camada superior da terra deve secar. No inverno, a rega é limitada. |
Solo | Uma opção adequada é um solo especial para samambaias, que permite que o ar e a água passem pelo poço. |
Fertilizantes e fertilizantes | Durante o período de crescimento do sedimento em casa, ele precisa de alimentação regular a cada 20 a 30 dias. A dose é reduzida em 2 vezes em comparação com o fabricante recomendado. |
Transplante | Mudas jovens são transplantadas anualmente, plantas adultas - quando as raízes preenchem completamente o espaço da panela. |
Reprodução | Dividindo um arbusto ou rizoma durante um transplante. Um método mais trabalhoso de criação é a propagação de esporos. |
Recursos crescentes | O rizoma cresce, precisa ser dividido regularmente. Folhas de plantas velhas são removidas. A poeira coletada na superfície é removida com uma escova. |
Pellaea: atendimento domiciliar. Em detalhe
Acredita-se que o cultivo de pelotas em casa seja bastante simples. Esta é uma das samambaias mais despretensiosas. É necessário manter a umidade ideal e monitorar as condições do solo.
Pelota de florescência
Pelota caseira é uma samambaia. Tais plantas se reproduzem vegetativamente ou por esporos e não florescem.
Modo de temperatura
O pellet não tolera calor. A temperatura máxima no verão não deve exceder 20-23 sobreC (mais frio à noite). Enquanto está quente lá fora, a planta pode ser levada ao ar livre (para uma varanda ou jardim), à sombra do sol.
No inverno, verifique se a temperatura ambiente não cai abaixo de 10 sobreC. As condições mais adequadas para esta temporada são 13-15 sobreC.
Pellet de pulverização de samambaia
Em casa, a samambaia prefere o ar seco. Isso difere de outros representantes de samambaias. Responde bem à pulverização periódica com água macia. É especialmente importante monitorar a umidade do ar no inverno quando as baterias de aquecimento central estiverem funcionando. Em condições de inverno acima de 18 sobreC, assim como no calor do verão, a planta é pulverizada diariamente.
Uma maneira de manter a umidade é agrupando. Várias plantas são plantadas em um grupo ao lado do outro. Em torno de tal composição, o ar tem uma umidade mais alta do que em torno de uma planta independente. Ao agrupar, você precisa ter cuidado e monitorar as folhas frágeis da samambaia. A planta precisa de um lugar.
Iluminação
Pellaea não tolera sombreamento forte ou luz solar intensa. Na sombra, cresce lentamente, suas folhas escurecem. Sob luz forte, as folhas macias se enrolam e ficam amarelas. A samambaia se sente confortável com luz difusa em uma janela ocidental, norte ou oriental. Da luz solar direta, a planta deve ser sombreada com um tecido ou papel translúcido.
Molhar o pellet de samambaia
Entre as regas, esse intervalo de tempo é mantido para que a camada superior da terra seque. No verão, 2-3 vezes por semana. O excesso de umidade de um coma de terra, especialmente no inverno, ameaça apodrecer as raízes. No inverno, regava não mais de uma vez por semana.
Em vez da rega tradicional, é utilizado o método de imersão: a panela com a planta é imersa em um recipiente de água até o nível do solo e deixada por alguns minutos. Depois retire e deixe escorrer o excesso de água.
Interessante! O sedimento pode ser regado com água dura.
Pellet pot
Devido à natureza estrutural do sistema radicular, as samambaias são melhor cultivadas em vasos baixos e largos. É possível colocar uma planta de maneiras diferentes. Por exemplo, instale-o em uma cesta suspensa. O pellet não gosta de vasos grandes demais e está crescendo lentamente.
Conselhos! Para que as raízes não se deteriorem, deve haver um orifício de drenagem no fundo da panela.
Solo para pellet de samambaia
Neutro ou ligeiramente alcalino. Solo pronto para samambaias de uma loja especializada é adequado. A principal condição - a terra deve estar solta, é bom passar ar e água para as raízes.
O solo adequado pode ser preparado de forma independente. Para fazer isso, você precisa pegar turfa e terra da folha em proporções iguais e adicionar carvão como fermento. O musgo de esfagno adicionado ao solo retém a umidade e gradualmente o dá às raízes. Para obter uma reação alcalina, é adicionado ao solo calcário triturado ou dolomita.
Se você derramar água na torneira com água da torneira, que apresenta uma reação levemente alcalina, não é necessária calagem adicional do solo.
Fertilizantes e fertilizantes
Uma etapa obrigatória no cuidado de um sedimento em casa é a alimentação regular. Durante o período de vegetação ativa, isto é, da primavera ao outono, a planta é fertilizada com preparações líquidas complexas para samambaias ou folhagem decorativa. Frequência de cobertura - uma vez a cada 3-4 semanas.
Para o crescimento total, um pellet é suficiente para metade da dose recomendada pelo fabricante do medicamento. Fern responde bem ao molho orgânico. Por exemplo, verbasco. No inverno, a planta não é alimentada.
Transplante de pellets
Plantas jovens são transplantadas todos os anos. Um novo contêiner é selecionado para que fique 1,5-2 cm mais largo que o anterior. As samambaias não gostam de transplantes frequentes. Portanto, é realizado da maneira mais gentil - transbordo com a preservação do antigo coma de terra.
No fundo de uma panela nova, a drenagem é necessariamente derramada. Em seguida, a planta é estabelecida e os espaços entre as raízes e as paredes da panela são preenchidos com terra. Após o procedimento, a samambaia é regada e colocada na sombra por 5-7 dias para adaptação.
Ao transplantar, você precisa garantir que a parte superior do caule permaneça acima do nível do solo.
Poda
Folhas velhas secas são removidas regularmente.
Período de descanso
Não há período de descanso pronunciado. A planta é decorativa durante todo o ano. De outubro a fevereiro, reduza a rega, não alimente e regule a umidade do ar por pulverização.
Grânulos crescentes de esporos
A reprodução por esporos na parte inferior da folha é um processo bastante trabalhoso:
- Os esporos secos coletados são distribuídos em uma fina camada na superfície do solo previamente preparado.
- O recipiente é coberto com vidro ou filme e colocado em um local com sombra. A temperatura é mantida em um nível de 20 a 22 sobreC.
- Após o aparecimento de crescimentos verdes, o solo é regado periodicamente em abundância. Você pode mergulhar a panela em água por um tempo, para que a água penetre pelos orifícios de drenagem da panela e cubra os brotos.
- As mudas que aparecem após a fertilização são cultivadas e plantadas em vasos separados.
Reprodução de pelotas por divisão
Durante o transplante de primavera, várias partes são separadas de um grande rizoma adulto com uma faca afiada. Pequenas plantas são plantadas em vasos separados na mesma profundidade em que cresceram. O recipiente é coberto com um filme. Ótima adaptação da temperatura às novas condições 21-23 sobreC. Além disso, um pellet pode ser propagado dividindo o mato de acordo com um algoritmo semelhante.
Doenças e Pragas
Os principais problemas e dificuldades encontrados na criação de pelotas e suas causas:
- As folhas do pellet ficam amarelas - encharcamento do solo. É necessário reduzir a rega.
- Pelley murcha - Solo muito úmido a baixa temperatura. Um pedaço de terra não tem tempo para secar entre as regas.
- As extremidades das folhas do pellet ficam amarelas e secas - o ar está muito seco. Você precisa pulverizar a planta ou movê-la para uma sala mais úmida. Por exemplo, na cozinha. As folhas podem enrugar e cair devido à secagem excessiva do solo ou a uma temperatura ambiente muito alta.
- As folhas do pellet ficam amarelas, empalidecem, as bordas se enrolam - iluminação muito brilhante. É necessário sair do sol direto ou reorganizar em outra janela. A luz brilhante pode provocar queimaduras nas folhas e, em seguida, manchas amarelas aparecem nelas, que posteriormente ficam marrons.
- As folhas do pellet escurecem, a planta se estende - iluminação insuficiente.
Das pragas, o chumbo é afetado por um ácaro, cochonilha, bainha e pulgões.
Tipos de pellets caseiros com fotos e nomes
Pelaea rotundifolia (Pellaea rotundifolia)
Uma pequena samambaia com folhas curvas de até 30 cm de comprimento e folhas brilhantes dispostas em pares ao longo do caule. Folhetos jovens são arredondados. À medida que crescem, tornam-se ovais. O rizoma está rastejando.
Pellaea green (Pellaea viridis)
Mais semelhante a outras samambaias. Folhas verdes claras com uma forma estreita e lanceolada. Com a idade, as folhas escurecem. As varas são pretas. O comprimento das folhas atinge 50 cm, a largura do caminho é de até 20 cm e o rizoma é rastejante.
Agora lendo:
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Dizigoteka - plantio, cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Stefanotis - atendimento domiciliar, foto. É possível ficar em casa
- Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Dieffenbachia em casa, cuidados e reprodução, foto