Syngonium - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades

Pin
Send
Share
Send

Syngonium é uma planta ampelosa pertencente à família Aroid. A planta é perene, crescendo naturalmente na América do Sul e Central, no Brasil. É usado ativamente na floricultura de interior devido a boas características decorativas e despretensiosidade nos cuidados. Os rebentos de syngonium crescem rapidamente, ao longo de um ano os galhos se estendem até 30 cm, dando 6-7 novas folhas.

Uma planta adulta cresce para 1 metro. As folhas inferior e superior da trepadeira são diferentes. Segmentos adultos têm uma forma em forma de orelha, os mais jovens são ovais mais alongados. Dependendo da espécie, a planta pode ter uma cor diferente das folhas e um padrão decorativo único com veias brancas ou escuras.

33 espécies desta planta são conhecidas e descritas. O syngonium não pertence à floração decorativa, mas em casos raros, pode formar inflorescências na forma de espigas, que não têm muita atratividade.

Os rebentos de syngonium crescem rapidamente, ao longo de um ano os ramos se estendem até 30 cm
Em casos raros, pode formar inflorescências na forma de espigas que não são particularmente atraentes.
A planta é cultivada com pouca dificuldade.
Planta perene.

Propriedades úteis de syngonium

O Syngonium tem um efeito positivo na atmosfera da sala. Acredita-se que esta planta contribua para o “espírito dos tempos” e ajude a distrair-se de tudo o que é antigo, direcionando os olhos para o futuro. Plantar essa planta em casa é recomendado para aqueles que costumam olhar para trás e não querem aceitar a realidade moderna.

O Syngonium é capaz de fornecer energia poderosa, aliviar estados depressivos e passividade, afeta positivamente o humor e o desempenho. É útil colocar uma trepadeira no quarto se os pesadelos o atormentarem.

Cuidando de syngonium em casa. Brevemente

Para crescer com sucesso o syngonium em casa, você deve seguir algumas regras. Na natureza, a liana cresce nos países do sul, por isso é bastante termofílica e não tolera correntes de ar.

TemperaturaA temperatura ideal é de + 15 graus no inverno e não inferior a +18 - no verão. Em uma sala muito fria, a planta fica mais lenta, as folhas ficam opacas.
Humidade do arUmidade: não inferior a 60%. Uma vez a cada 2-3 semanas, as folhas de syngonium precisam ser pulverizadas. Não é recomendável instalar uma panela com uma planta perto de radiadores.
Iluminação SyngoniumPrefere uma sombra, não tolera luz solar direta.
RegaAbundante, mas raro, na estação quente, o syngonium é regado não mais que 2-3 vezes por semana, no inverno - 1 vez por semana.
SoloLiana precisa de um substrato leve e friável que passe bem o oxigênio e evapore a umidade.
Fertilizantes e fertilizantesDurante o período de vegetação ativa, um fertilizante mineral complexo é introduzido para plantas de interior.
TransplantePlantas jovens são transplantadas todos os anos, adultos - não mais que uma vez a cada 2-3 anos.
ReproduçãoEstacas, sementes.
Recursos crescentesEm casa, a liana pode se tornar uma decoração luxuosa do interior, mas é importante escolher um lugar para colocá-la. Na maioria das vezes, é suspenso em uma panela ou montado em suportes. Pode ser cultivada em varandas ou jardins, em locais onde a luz direta do sol não cai.

Cuidando de syngonium em casa. Em detalhe

Os cuidados com Syngonium em casa não exigem muito complicada. Se você mantiver a temperatura necessária, observe as condições de irrigação e evite pragas, a planta ficará encantada com brotos luxuriantes com folhas bonitas.

Syngonium de florescência

Em condições internas, o syngonium não floresce. Mas se você quiser que a planta floresça, você pode plantá-la no jardim durante o verão. As flores aparecem apenas em uma planta adulta. Pequenos, rosa suave ou branco, eles se formam nos brotos em forma de orelhas.

Após a floração, a liana "descansa" por vários anos e novas flores aparecem somente após 3-4 anos depois que os anteriores caíram.

Modo de temperatura

O Syngonium em casa é exigente com a temperatura. Se a sala estiver muito fria, a planta diminui seu crescimento e suas folhas começam a cair. Uma queda de temperatura superior a -15 graus não deve ser permitida.

Pulverização

Para criar condições próximas aos trópicos úmidos da videira, ela deve ser pulverizada regularmente do frasco de spray com água em temperatura ambiente. A pulverização em verões quentes e durante a estação de aquecimento é especialmente importante.

Afeta favoravelmente o crescimento de dispositivos especiais de syngonium que hidratam o ar. Também é possível organizar o "banho" na planta 1-2 vezes por mês. Para fazer isso, um vaso de flores é instalado em uma bacia ou panela com água e deixado por 1-1,5 horas.

Iluminação

O syngonium doméstico não tolera luz solar direta; portanto, é melhor escolher um local sombreado para ela. Posicionamento ideal nos peitoris das janelas dos lados sudoeste e norte. Folhas verdes sólidas de syngonium empalidecem ao sol e perdem sua aparência decorativa.

As espécies de plantas com folhas variadas são menos exigentes na iluminação e podem facilmente tolerar a luz solar intensa.

Em uma sala muito escura, as folhas do syngonium tornam-se pequenas, perdem o brilho e, assim que a luz do dia se torna mais curta, recomenda-se colocar a liana mais próxima da janela.

Rega

Para o syngonium, o umedecimento ativo do solo é importante, mas a estagnação da água no poço não deve ser permitida. Isso pode levar à deterioração das raízes e à morte da videira. É necessário regar a planta com água sedimentada à temperatura ambiente. Não use água muito fria derramada do suprimento de água.

Os cultivadores de flores experientes recomendam, uma vez por mês, regar as folhas e o solo do chuveiro instalando uma panela com syngonium no banho. A evidência de que o solo está bem umedecido é a água na panela. Deve ser derramado imediatamente.

Pote de Syngonium

A flor de syngonium em casa pode se sentir igualmente bem, tanto em uma panela redonda quanto em um recipiente de qualquer formato. O tamanho da embarcação é importante. Não deve ser muito grande, mas necessariamente alto o suficiente.

Você não deve usar vasos para o cultivo de syngonium sem orifícios para drenar a água. Substitua a panela quando as raízes encherem completamente o tanque.

É melhor usar vasos de argila.

Solo para syngonium

O liana syngonium prefere composições leves e soltas do solo. Você pode usar o substrato acabado, comprado em uma loja e destinado a plantas de interior. É desejável que o pH esteja na faixa de 4 a 7.

Você também pode preparar o solo perfeito para a planta. Para fazer isso, você precisa de areia, turfa, grama e terra nas proporções de 1: 1: 1: 3. Como o enriquecimento do solo usando farinha de ossos.

Fertilizantes e fertilizantes

Se a planta não possui minerais, ela não parece exuberante, as folhas ficam maçantes e podem aparecer manchas marrons. No período de vegetação ativa, que no syngonium dura desde o início da primavera até os primeiros resfriados do inverno, o fertilizante é necessário 2-3 vezes por mês.

É aconselhável usar composições minerais complexas, que deve ser cálcio. No inverno, o syngonium não precisa ser alimentado.

Transplante de Syngonium

Definitivamente, é necessário um transplante nas videiras do quarto. Isso permite não apenas substituir o solo empobrecido por um solo mais rico, mas também verificar se o sistema radicular não está cheio no vaso. Uma planta jovem é transplantada todos os anos na primavera ou no verão. O syngonium adulto não pode ser perturbado por 2-3 anos.

Antes do transplante, as raízes da planta são cuidadosamente examinadas; se aparecerem sinais de podridão, as raízes danificadas são cortadas com uma tesoura afiada. Após o transplante, o cipó é abundantemente regado e a próxima rega é realizada quando o solo seca de 2 a 3 cm.

Poda

Ao cortar galhos e brotos de syngonium, você não apenas forma uma linda coroa da planta, mas também estimula a aparência e o crescimento de novas folhas. A poda é realizada com uma tesoura afiada ou uma podadora de jardim em um folheto de 6-8. Os brotos antigos que retardam o crescimento de novos também devem ser removidos.

Durante a poda, você deve seguir as regras de segurança e usar luvas, pois o suco de syngonium pode causar irritação e queimaduras na pele.

Período de descanso

O Syngonium é igualmente bonito em qualquer época do ano, mas no inverno começa um período de descanso. Consiste em desacelerar e, às vezes, parar completamente o crescimento das videiras, mas as folhas do syngonium não descartam. Durante o período de dormência, a alimentação deve ser interrompida e o número de irrigações reduzido, reduzindo-as para 1 vez por semana.

Melhoramento de Syngonium

O Syngonium pode ser propagado com facilidade e rapidez. Os métodos mais simples são estacas e propagação de sementes. Você pode usar o método de divisão do rizoma, mas as raízes da planta são tão finas e emaranhadas que certamente serão danificadas durante a separação.

Propagação de syngonium por estacas

  • Para a propagação por estacas, as estacas apicais são retiradas do angônio, com 13 a 15 cm de comprimento, com 2-3 folhas em cada caule.
  • As estacas são facilmente enraizadas na água e no substrato. Você pode usar areia molhada ou esfagno.
  • A haste é coberta com um filme para criar um "efeito estufa" e deixada em um local quente, regando periodicamente o solo.
  • A planta terá raízes em 3-4 semanas.
  • Em seguida, pode ser transplantado para uma panela ou deixar "ganhar força".

Syngonium crescente das sementes

Para a propagação pelas sementes de syngonium, apenas material de plantio fresco é usado, uma vez que as sementes desta planta não podem ser armazenadas por um longo tempo e não germinam quando plantadas. Você pode plantar sementes imediatamente em uma panela na qual uma liana irá crescer. As sementes são dispostas em solo úmido, levemente polvilhadas com areia ou esfagno e cobertas com um filme.

Doenças e Pragas

Com cuidados inadequados ou condições inadequadas de cultivo, o syngonium pode sofrer uma série de doenças que estragam sua aparência decorativa e pode até levar à morte da planta. Na maioria das vezes, os cultivadores de flores enfrentam os seguintes problemas:

  • Folhas de Syngonium ficam amarelas - falta de minerais, solo muito escasso ou excesso de luz.
  • Manchas marrons aparecem nas folhas de syngonium - Ar interior muito seco. A planta é restaurada pulverizando e regulando regularmente o nível de umidade na sala.
  • Hastes apodrecidas - A causa pode ser a rega frequente e a secagem insuficiente do substrato. A rega deve ser revisada.
  • As hastes são esticadas - pouca iluminação e brotos são atraídos para a luz. O mesmo problema pode ocorrer quando a planta fica cheia no vaso e suas raízes preenchem completamente o pedaço de terra.
  • Gotas nas pontas das folhas de syngonium - Dessa forma, o cipó combate o excesso de umidade no solo e no ar.

As espécies variadas de syngonium são especialmente sensíveis ao nível de iluminação. Se for insuficiente, as folhas ficam desbotadas, pálidas e perdem o brilho.

Liana pode ser atacada por insetos nocivos, escamas, moscas brancas, ácaros, cochonilhas. Se forem encontradas pragas, a planta deve ser tratada com um inseticida e, em casos avançados, removida da panela, lavar as raízes com uma solução fraca de manganês e substituir o solo.

Tipos de lar de syngonium com fotos e nomes

Pinnato de Syngonium (Syngonium podophyllum)

Uma planta pode ter folhas verde-claras e variegadas em forma de coração. Os segmentos fundidos de cada folha criam um lóbulo grande de 7 a 13 cm de comprimento, não formando inflorescências.

Syngonium Albolineatum

Vista híbrida com uma coloração pronunciada das veias. Veias brancas adornam as folhas e contrastam fortemente com o fundo.

Borboleta branca de Syngonium

Uma planta espetacular com uma cor rara, quase completamente branca de folhetos. Requer boa iluminação.

Syngonium Intra Red

As folhas jovens deste híbrido são de cor rosada. À medida que cresce, é adicionado pigmento verde, mas o padrão rosa permanece.

Ponto de Lança de Syngonium

Espécie popular, frequentemente usada como cultura hidropônica. A peculiaridade das folhas está em listras brancas contrastantes que correm paralelas a cada veia. As folhas são varridas, mais estreitas que outras espécies.

Syngonium auricular (Syngonium auritum)

As folhas desta espécie têm uma forma de flecha com duas "orelhas". Os folhetos de uma planta adulta têm de 3 a 5 segmentos e manchas mais pronunciadas nos angônios variegados. Raminhos de trepadeiras são longos; ao longo de um ano eles podem crescer até um metro.

Agora lendo:

  • Howea - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Kaladium - atendimento domiciliar, foto
  • Asplenium - atendimento domiciliar, foto
  • Dieffenbachia em casa, cuidados e reprodução, foto

Pin
Send
Share
Send