Tideya - cultivo e cuidados em casa, espécies e variedades fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Tideya (Tydaea) - planta perene compacta da família Gesneriev, cujo habitat natural são as florestas tropicais da América do Sul (o berço da teidea é o Brasil). Na natureza, a planta existe em duas formas: gramada e semi-arbustiva, e atinge uma altura de cerca de meio metro. No conteúdo da sala, os arbustos da teidea geralmente têm uma altura não superior a 30 cm.

O sistema radicular da planta é tuberoso, os brotos são eretos ou caídos, cobertos com grandes folhas ovóides "sentadas" em pecíolos longos. As chapas são pintadas de verde suculento e levemente felpudo. Thidea floresce com pequenas flores em forma de sino, cujas corolas são pintadas de roxo ou rosa.

Certifique-se de prestar atenção a plantas maravilhosas como Achimenes e Smitianta.

Baixa taxa de crescimento.
Floresce do final da primavera ao início do outono.
A planta é fácil de cultivar. Adequado para iniciantes.
Planta perene.

Maré Fatos

Thidea é frequentemente confundido com gloxinia e koleriya. De fato, são três plantas completamente independentes que diferem umas das outras na forma e na cor das flores. Apenas a teidea tem flores em forma de sino de cor violeta ou rosa. Não existem tais tonalidades no arsenal de cores, e a gloxinia possui flores em forma de xícara.

Tidea: Sinais e Superstições

Acredita-se que a teidea tenha uma energia extraordinariamente forte: é creditada com um “presente” para aumentar o bem-estar material do proprietário e trazer mudanças para melhor. A planta pode ser colocada em quartos de crianças - ajuda a acalmar as crianças e a lidar com seus caprichos.

Tidea: atendimento domiciliar. Brevemente

Modo de temperaturaNa estação quente, cerca de + 23 ° C, no inverno - + 15- + 18 ° C.
Humidade do arModerado ou ligeiramente elevado.
IluminaçãoModerado, distraído. Com folhas excessivas fica amarelo, e com teidea insuficiente em casa não floresce.
RegaAbundante durante o período de crescimento ativo (2-3 vezes por semana), muito escassa durante o descanso (1 vez por semana ou menos).
Solo para teideaSubstrato leve e ligeiramente ácido da produção industrial ou uma mistura de solo do solo foliar, húmus, turfa e areia na proporção de 2: 1: 1: 1.
Fertilizantes e fertilizantesDurante o período de crescimento ativo, 1 vez por mês com uma solução fraca de fertilizante líquido para flores.
TransplantesÀ medida que os tubérculos crescem.
ReproduçãoSementes, estacas, divisão de tubérculos.
Recursos crescentesNa estação fria, a planta precisa de um período adormecido, a teidea pode crescer no inverno, mas neste caso seus brotos são muito prolongados, as folhas são menores e os brotos não são formados.

Cuidar de teidea em casa. Em detalhe

Teidea de florescência

A planta da teidea em casa floresce do final da primavera ao início do outono. Nesse momento, flores de sino azul-violeta ou rosa caem de tamanho médio.

Modo de temperatura

A teidea termofílica durante o crescimento ativo é mais confortável a uma temperatura do ar de + 22- + 25 ° C.

A planta prefere passar um período inativo em local fresco - a + 15 ° C.

Pulverização

Para garantir a umidade ideal, a planta pode ser pulverizada periodicamente suavemente na estação quente, mas é importante garantir que a umidade não entre na folhagem e nas flores, caso contrário, manchas marrons feias aparecerão nelas. A umidade pode ser aumentada de maneira mais suave - colocando um vaso de flores em um palete com argila expandida úmida.

Iluminação

Tideya em casa não precisa de luz intensa intensa. É melhor colocá-lo no parapeito da janela leste ou oeste, onde a iluminação é moderada e difusa. Da luz solar direta, a planta deve ser sombreada para que não apareçam manchas escuras de queimaduras em sua folhagem.

Molhar a teidea

Durante o crescimento ativo, a teidea é regada abundantemente a cada 3-4 dias, permitindo que a camada superior do solo seque um pouco entre as regas. No outono e inverno, o substrato é umedecido com moderação e moderação, para que os tubérculos não apodreçam devido ao excesso de umidade.

A água para irrigação deve ser quente e macia.

Pote

Para uma teidea, quase qualquer panela se encaixa na qual seus tubérculos se encaixam sem hesitação.

O recipiente para a planta também deve ter um orifício de drenagem para remover o excesso de umidade.

Solo

O substrato para a teidea é selecionado permeável ao ar e à umidade, levemente acidificado. A mistura do solo pode ser preparada em casa a partir do solo em folha, húmus, turfa e areia grossa (perlita), obtidos em uma proporção de 2: 1: 1: 1.

Fertilizantes e fertilizantes

Os cuidados com a teidéia em casa devem incluir a alimentação regular da planta com uma solução fraca de fertilizante líquido para flores. O Tidea é alimentado 1 vez por mês apenas durante o período de crescimento ativo.

Transplantes

Tidea está crescendo muito lentamente portanto, muitas vezes não é necessário transplantá-lo: o procedimento é realizado uma vez a cada 2-3 anos na primavera. O transplante de maré é realizado pelo método de transbordo.

Poda

Uma planta pode ser aparada periodicamente para manter uma aparência elegante, mas esse procedimento não é necessário. Para que a teidea não perca seu efeito decorativo, as flores, folhas e brotos murchas devem ser removidos em tempo hábil.

Período de descanso

No meio do outono, uma teidea caseira começa a secar folhas e brotos - este é um sinal de transição para um estado adormecido. A parte do solo da planta é completamente removida e os tubérculos são deixados em uma panela, que é transferida para um local escuro e fresco.

Periodicamente, o substrato é levemente umedecido. Em março, os tubérculos são transplantados para o solo fresco ou apenas levam a panela para a luz, e a planta começa a crescer novamente.

Teidea crescente a partir de sementes

As sementes de Thidea são semeadas no final do inverno em um substrato leve, sem aspersão ou aprofundamento. Sob um copo ou filme a uma temperatura de + 22- + 24 ° C, as mudas aparecem após cerca de uma semana. Após o desdobramento das mudas, 2-3 pares de folhas reais são plantadas em vasos individuais.

Propagação de teidea por estacas

O material de plantio é cortado das partes apicais dos brotos, as fatias são mergulhadas em um estimulante de raiz e colocadas as mudas na água ou em um substrato úmido. O enraizamento geralmente leva de uma a duas semanas, após as quais as plantas jovens são transplantadas para vasos permanentes cheios de solo nutriente.

Reprodução de teidea por divisão de tubérculos

Tubérculos adultos grandes podem ser divididos em partes durante o transplante de primavera. São cortados em pedaços com cerca de 4 cm de comprimento, os locais das fatias são tratados com carvão moído. Delenki plantou em uma mistura de turfa e areia, mergulhando-os 2 cm no solo. Quando novas hastes aparecem nos brotos do sono, as plantas podem ser transplantadas para vasos com substrato nutritivo.

Doenças e Pragas

Doenças e problemas com a aparência de uma teia resultam de cuidados inadequados. A deterioração da planta pode ser devido aos seguintes motivos:

  • Manchas marrons nas folhas de teidea aparecer se a planta foi regada com água fria à noite. Recomenda-se umedecer o solo da panela de manhã e para regar - use apenas água morna e sedimentada.
  • Tidea se estende quando ela não tem luz suficiente - a planta precisa ser movida para onde está mais ensolarado. No inverno, se a flor não descansa, é necessária iluminação adicional com fontes de luz artificiais.
  • Folhas de Thidea ficam amarelas com aplicação excessiva de fertilizante. A nutrição das plantas deve ser realizada com soluções nutricionais pouco concentradas, dividindo a dosagem recomendada pela metade.
  • Folhas enrolam e caem devido à umidade muito baixa. Você pode aumentá-lo por pulverização regular ou colocando uma panela com uma teidea em um palete com argila expandida úmida.
  • Thidea não floresce com pouca iluminação ou falta de nutrientes. A planta deve ser movida para um local mais brilhante e, se necessário, alimentada.

Thidea não é particularmente "popular" em pragas de plantas de interior, mas também pode ser afetado por cochonilhas, tripes, pulgões ou ácaros. O método mais eficaz de lidar com eles é o uso de inseticidas.

Agora lendo:

  • Gloxinia - cultivar e cuidar de casa, espécies e variedades fotográficas
  • Koleria - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades
  • Eonium - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Petrocosme - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Begônia tuberosa - atendimento domiciliar, foto

Pin
Send
Share
Send