Fatshedera é uma videira sempre-verde da família Aralian, um híbrido de hera e arbusto "japonês Fatsiya" com folhas pecioladas em forma de palma de 8 a 25 cm de comprimento.
A pátria de Fatschedera é a França. Lá, em 1912, os criadores criam esse tipo de planta que começa a se desenvolver na forma de um arbusto, mas, à medida que cresce, se transforma em uma videira com inflorescências soltas umbelladas.
Fatshedera Lise é uma planta perene com alta intensidade de desenvolvimento, estendendo-se por 40 - 90 cm por ano, com um comprimento total máximo não superior a 6 m. É amplamente utilizado para fins decorativos, não apenas em ambientes fechados, mas também em paisagismo em lotes pessoais no verão.
Veja também como cultivar uma dizigoteka em casa e um sheffler.
Alta taxa de crescimento, estendendo-se de 40 a 90 cm por ano. | |
Floresce no final do verão em pequenas flores. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
Planta perene. |
Fatshedera: atendimento domiciliar. Brevemente
Modo de temperatura | No verão - não superior a 18 ºС, no inverno durante o período de descanso - de 8 a 10 ºС. |
Humidade do ar | Moderado, não inferior a 50%. |
Iluminação | Luz solar indireta sombreada, janelas do norte. |
Rega | Regular até 2 vezes por semana, evitando a estagnação de líquidos na panela. |
Solo do cabeçote de gordura | Nutritivo, respirável e respirável. |
Fertilizantes e fertilizantes | Na fase vegetativa, alternando orgânicos e minerais. |
Transplante de Gordura | Plantas jovens são transplantadas anualmente, adultos - a cada 3-4 anos. |
Reprodução | Estacas apicais, sementes, menos frequentemente - estratificação. |
Recursos crescentes | A planta precisa de apoio, um suporte decorativo. No verão, é aconselhável manter a videira na varanda, varanda ou outra área aberta, pois a flor não gosta de estagnação do ar. |
Fatsheder cuidar em casa. Em detalhe
Floração Casca Gorda
A planta floresce no final do verão - o início do outono com inflorescências frouxas de guarda-chuva, que por sua vez também consistem em flores menores, com um tom leitoso ou verde-amarelado.
Após a floração, alguns espécimes de lianas podem aparecer pequenos frutos na forma de bagas roxas não comestíveis com sementes. Por via de regra, é a casa Fatshedera que floresce extremamente raramente.
Modo de temperatura
Apesar do fato de a liana ser uma planta tropical, ela prefere ar fresco e uma temperatura não superior a 18-20 ºС no verão. Nas estações frias, a flor é capaz de suportar uma queda de temperatura de até 8 ºС, mas é aconselhável organizar um inverno entre 10 e 15 ºС, o que é especialmente importante para variedades variadas.
Pulverização
Os cuidados com o fatsheder em casa incluem a manutenção de um nível de umidade constante de 50 a 60%. Este nível é alcançado com a ajuda de dispositivos especiais de hidratação do ar ou por pulverização. Neste último caso, a planta é pulverizada pelo menos três vezes por semana com água macia e parada um pouco mais quente que a temperatura ambiente.
No clima quente, você pode organizar uma flor com um banho quente.
Iluminação
A Fatshedera também cresce de bom grado nos cantos sombreados da sala, mas para algumas de suas variedades, a saber, com algum padrão nas folhas, não é aconselhável ficar longe da luz do sol por um longo tempo. Com a colocação constante na sombra, as placas das folhas da planta ficam verde-escuras, a cor clara do núcleo e das bordas das folhas é perdida.
Se a flor é colocada nas janelas ensolaradas do sul, bem como em áreas de jardim aberto, vale a pena garantir que durante os períodos de atividade solar a liana esteja protegida contra queimaduras diretas.
Molhando a Cabeça Gorda
A planta de fatsheder em casa precisa de rega regular, mas moderada, eliminando a estagnação da umidade no solo e na panela. A rega é necessária assim que o solo da flor estiver quase meio seco.
Com o início do tempo frio e uma queda de temperatura, a liana é regada com muito menos frequência, para evitar apodrecer as raízes. Além disso, como substituto único para a rega, pode ser utilizado um afrouxamento periódico do solo.
Potenciômetro do Fatsheader
O vaso para uma trepadeira adulta deve ser bastante volumoso, profundo, estável, pois as plantas maduras têm raízes poderosas e crescem muito. Os espécimes jovens são melhor plantados em pequenos recipientes, correspondendo ao desenvolvimento do sistema radicular. Com cada transplante subseqüente, o vaso muda para um maior e, portanto, um vaso ou banheira ao ar livre já está sendo selecionado para uma flor perene.
Solo
Para a fatshedera, você pode usar qualquer solo universal de flores com um pH neutro ou ligeiramente ácido. Com a preparação independente da mistura, são observadas as seguintes proporções:
- terreno de folha (2 partes);
- solo do jardim (1 parte);
- perlita ou areia (1 parte);
- turfa (1 parte).
Uma camada de drenagem com 3 cm de altura é criada a partir de qualquer substrato permeável à umidade.
Fertilizantes e fertilizantes
Quaisquer compostos fertilizantes são adicionados ao solo durante o período de crescimento ativo das flores. Para o Fatschedera, esse é o período do início da primavera até o início do primeiro tempo frio. Recomenda-se que a alimentação seja aplicada na forma líquida, alternando complexos minerais com orgânicos.
Transplante
O transplante de gordura é mais frequentemente realizado no início da primavera antes do início da vegetação. É realizado anualmente em plantas jovens, substituindo completamente o solo.
Para videiras perenes, desde que não apodreça ou danifique o sistema radicular, apenas alguns centímetros do solo superficial são alterados com uma frequência de uma vez a cada 3-4 anos.
Cutting Fatshead
Esse tipo de liana parece ótimo não apenas na forma de um pequeno arbusto na janela, mas também é ideal para a construção de esculturas verdes e outras composições decorativas. Na primeira opção, para formar uma espécie de arbusto, os brotos das plantas são cortados com um comprimento de 30 cm.
No segundo caso, o corte oportuno da parte superior do cortador de gordura e o aperto das extremidades das hastes laterais antigas estimulam o desenvolvimento de galhos jovens. Arcos e suportes especiais irão consertar o cipó na posição vertical ou formar a imagem desejada de uma flor a partir de seus brotos flexíveis.
Para obter uma videira mais exuberante, é recomendável cultivar várias cópias ao mesmo tempo em um vaso. Como, na maioria das vezes, esse híbrido desenvolve apenas o ramo central, em detrimento dos rebentos laterais, é o plantio em grupo da planta que criará uma composição densa e densa.
Período de descanso
Fatshedera precisa de repouso obrigatório em casa, portanto, no inverno, um período de descanso completo deve ser providenciado para a planta. Para fazer isso, coloque a liana em uma sala a uma temperatura de 10 a 15 ºС, forneça boa iluminação, mas exclua a fertilização e a rega frequente.
Cultivador de gordura a partir de sementes
Para um resultado bem-sucedido, a semeadura é realizada no início da primavera ou no verão. Na superfície do solo calcinado e umedecido, as sementes são dispostas a uma certa distância uma da outra. Mais uma vez pulverizando as culturas com uma pistola de pulverização, elas são cobertas com um filme e colocadas em um local bem iluminado, com temperatura não inferior a 25 ºС.
Umedecimento e arejamento regulares das culturas fornecerão brotos rápidos da flor. Assim que 2-3 folhas são finalmente formadas, os brotos mergulham em recipientes separados.
Propagação do cabeçote de gordura por estacas
As estacas são uma maneira simples e acessível de criar carniceiros. Para esse fim, antes do início da estação de crescimento, um broto de 15 cm de comprimento com vários brotos “adormecidos” é cortado das videiras e enraizado em uma mistura úmida de areia e turfa ou na água.
No primeiro caso, as estacas são cobertas com um filme, elas fornecem parâmetros de efeito estufa. No segundo - também é criada uma temperatura de pelo menos 25-27 ºС, a ventilação é organizada. Quando as folhas jovens aparecem, os mergulhos dos brotos são realizados em um recipiente separado.
Também cultivadores amadores propagam o cortador de gordura por camadas. Nesta modalidade, o aparecimento das primeiras raízes ocorre não antes de dois meses depois.
Doenças e Pragas
Os principais problemas que um produtor pode encontrar ao criar um cabeçote de gordura são:
- as folhas inferiores da fatshedera caem como resultado do processo natural de decomposição da folhagem;
- folhas de fatschedera ficam amarelas com umidade abundante constante no solo;
- fatschedera têm brotos alongados, o que indica falta de luz solar;
- folhas pequenas fatshedera também um sinal de falta de iluminação;
- as bordas da fatshedera deixam secas com rega rara e ar seco;
- manchas secas nas folhas aparecerá se a planta for colocada sob luz solar escaldante e tiver recebido queimaduras;
- folhas perdem brilho devido ao fato de a flor estar em um local muito escuro ou com uma escassez aguda de certos oligoelementos.
Entre as pragas, a liana é mais frequentemente atingida pelo cochonilha, mosca branca e ácaro.
Tipos de casa Fatshead com fotos e nomes
Fatshedera é único porque é um híbrido. Mas, graças aos criadores, muitas de suas variedades apareceram, das quais as mais populares são os seguintes:
"Variegata" (Variegata)
Tem folhas grandes e densas, com bordas leves e veias. A planta cresce coroa por um longo tempo, mais frequentemente suscetível a doenças.
"Annemieke" (Ennmike)
Possui um centro amarelado de lâminas de folhas, transformando-se suavemente em um tom verde saturado.
"Aurea" (Aurea)
Este tipo de arbusto se distingue pelo núcleo claro das folhas e sua moldura verde escura.
"Aureopicta" (Aureopict)
Liana com uma folhagem mais compacta do que a vista clássica.
"Pia" (Pia)
Variedade com folhas verdes onduladas nas bordas em pecíolos curtos, bem adjacentes à videira.
"Limão e lima" (Limão e lima)
Fatshedera desta variedade tem um padrão de folhagem original na forma de manchas borradas claras e escuras.
"Príncipe de prata"
Uma característica da variedade é o brilho das folhas verde-claras da trepadeira, com uma tira fina nas bordas.
Agora lendo:
- Ivy - atendimento domiciliar, espécies fotográficas
- Fatsia Japanese - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Árvore de café - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
- Maranta - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas