Katarantus - plantio, cultivo e cuidados em casa, foto

Pin
Send
Share
Send

Foto da planta

Catharanthus ou “flor impecável” - uma flor herbácea semi-arbustiva ou perene pertencente à família Apocynaceaecrescendo em muitos países com um clima tropical. Acredita-se que a terra natal dos Catharanthus, a ilha de Madagascar, onde é mais difundida. Por um longo tempo, foi atribuído às espécies de flores rosa pervinca, e somente no início do século XX o gênero Katarantus foi escolhido.

8 de suas espécies são conhecidas. As variedades de interior têm uma altura de 30 a 60 cm e são cultivadas em uma cultura perene. Em campo aberto, eles são cultivados como anuais. As lâminas das folhas da planta são lanceoladas, oblongas (de 3 a 8 cm), coriáceas, com uma veia central pronunciada, verde escuro.

Pecíolos nas folhas estão praticamente ausentes. As hastes são lisas, eretas, ramificadas para o topo, produzem muitos brotos, pintadas em verde ou rosa. O sistema radicular é poderoso, tipo haste.

Certifique-se de prestar atenção à bela flor de bálsamo Waller.

A taxa de crescimento é alta.
Floresce do final da primavera ao final do verão.
A planta é fácil de cultivar.
É uma planta perene.

Propriedades úteis

Foto de Catharanthus rosa

Apesar de todos os órgãos da planta serem venenosos, a catarata tem sido usada desde os tempos antigos na medicina folclórica, nas condições modernas e na medicina profissional. O suco contém substâncias biologicamente ativas - alcalóides, que fazem parte de muitos medicamentos. Quando utilizados adequadamente sob supervisão médica, eles:

  • menor açúcar no sangue;
  • possuir propriedades anti-câncer, reduzir o tamanho de tumores e pólipos;
  • cura feridas e úlceras, doenças de pele;
  • tratar doenças respiratórias, doenças bucais, hipertensão.

Características de crescer em casa. Brevemente

A planta é despretensiosa, mas para uma aparência espetacular e prolongada floração de catharanthus, certas condições devem ser fornecidas:

Modo de temperaturaAs condições ideais são criadas a temperaturas moderadas de +20 a + 25 ° C.
Humidade do arParece mais impressionante com alta umidade.
IluminaçãoKatarus em casa floresce na luz brilhante.
RegaA rega deve fornecer uma umidade constante e leve do solo.
SoloDeve ter boa drenagem e troca de ar.
Fertilizantes e fertilizantesFertilização mineral após 10-14 dias.
TransplanteAnualmente, mantendo a integridade do sistema raiz.
ReproduçãoÓrgãos e sementes vegetativos.
Recursos crescentesNa cultura anual e perene, em vasos e canteiros.

Cuidar de catharanthus em casa. Em detalhe

Floração

A floração ativa dura de abril a outubro. Nas axilas das folhas, flores únicas florescem ou coletam duas ou três em inflorescências. Eles estão localizados principalmente na parte superior dos brotos e no clima quente formam um exuberante e espetacular chapéu de flores. Cataranthus indoor pode florescer no inverno, mas haverá muito menos botões.

A flor do catharanthus tem cinco pétalas com uma corola chata e anteras amarelas brilhantes que olham de um tubo estreito. O tamanho da flor em diâmetro é de até 5 cm e a cor das pétalas é a mais diversa, principalmente monofônica. Muitas variedades no centro da flor têm um pequeno olho de cor contrastante. As flores são praticamente inodoras.

Como resultado da fertilização, são formados folhetos oblongos, em forma de foice, contendo até 10 sementes suficientemente grandes, adequadas para propagação.

Modo de temperatura

No verão, ela se sente bem com uma ampla faixa de temperatura - de 18 a 28 ° C. Em clima quente, é necessário manter a umidade alta para que a aparência das folhas não se deteriore.

No inverno, o regime de temperatura é reduzido para + 13-15 ° C.

Pulverização

Para garantir umidade suficiente, uma planta de catharanthus é regularmente pulverizada em casa a partir de um pequeno atomizador de gotas com água morna e purificada. Em clima quente, a pulverização pode ser repetida durante o dia. Com umidade suficiente e baixa temperatura com a pulverização, vale a pena o tempo.

Iluminação

Com a falta de luz solar, o lar Catharanthus não dará floração abundante. Sob condições naturais, a flor cresce em áreas bem iluminadas ou com sombra parcial clara. As plantas de interior contêm nas janelas oeste, leste ou sul, quando sombream durante as horas da luz solar mais ativa. Com ventilação suficiente, a atividade solar não prejudica a planta.

Rega

Mantenha o solo em um estado moderadamente úmido. A rega deve ser frequente e abundante. No entanto, a estagnação da água também é prejudicial, além de secar o solo. Após cada rega, é necessário libertar a panela do excesso de água, para proporcionar ventilação no ambiente.

Para aumentar a umidade, o pote é colocado em um palete com seixos molhados ou um recipiente com água é colocado próximo a ele.

Pote

Dado o rápido crescimento da flor e o comprimento do sistema radicular, que chega a 30-35 cm, é escolhida uma capacidade de plantio suficientemente grande e profunda. Se o vaso for pequeno, por um curto período, as raízes se espalham por todo o volume e o crescimento da planta diminui. No próximo transplante, o tamanho do vaso de diâmetro é 4-5 cm maior que o anterior.

Um pré-requisito é a presença de orifícios de drenagem.

Solo

Para o cultivo de catharanthus, é necessário um solo fértil e nutritivo, solto e bem drenado. A terra encharcada e frondosa e a turfa são misturadas em partes iguais e é adicionada areia grossa ou perlita. Você pode usar uma mistura de turfa, húmus e areia. O fundo da panela é coberto com 2-3 cm de material de drenagem existente.

Fertilizantes e fertilizantes

Durante o período de crescimento ativo e floração, a catarata precisa de alimentação constante pelo menos 2-3 vezes por mês. Os arbustos anuais são alimentados toda semana. A floração longa e abundante é garantida por doses suficientes de fertilizantes fósforo-potássio. Com a falta de nutrição mineral, a floração será escassa ou nem começará.

Você pode usar nutrição complexa para florescer plantas domésticas, por exemplo, para rosas. Os fertilizantes são aplicados na forma dissolvida de acordo com as recomendações do fabricante e combinados com a irrigação.

Atenção! Após o transplante das plantas, o primeiro curativo é realizado após 10 a 14 dias.

Transplante de Catharanthus

Os arbustos crescem muito rapidamente, o sistema radicular ocupa completamente o volume da panela, resultando em má nutrição. Recomenda-se que uma planta de casa seja replantada a cada primavera e usada não mais que 2-3 anos.

Transplante Catharanthus feita pelo método de transbordo para uma capacidade mais livre. O trabalho é realizado com cuidado, para que a planta responda dolorosamente a danos ao sistema radicular. As raízes são colocadas sobre toda a profundidade do vaso e polvilhe os locais livres com o solo.

Como cortar um catharanthus?

Para preservar uma aparência decorativa elegante da bucha, é necessário realizar a poda de hastes alongadas por um terço do comprimento da mola. Desta forma, a planta recebe a forma desejada e a ramificação lateral estimulada. Periodicamente, remova as partes vegetativas secas e danificadas. Os brotos velhos são cortados com uma faca afiada estéril, os jovens são beliscados à mão.

Período de descanso

A condição da planta depende do microclima na sala. Para preservar um arbusto perene para florescimento abundante no próximo ano, ele é mantido a uma temperatura de + 12 a 17 ° C e reduz o número de irrigação ao mínimo.

Atenção! Se não houver como reduzir a temperatura, a planta continuará a crescer e será necessária iluminação adicional em um dia curto para que os brotos não sejam muito esticados.

Katarantus no inverno

As espécies anuais até o final da estação de cultivo contêm nas condições mais favoráveis ​​e quentes, sob boa luz. A flor continuará agradando a parte florida do inverno, após o que é jogada fora. Um catharanthus de longa data escavado em um canteiro de flores é cortado em 2/3 do comprimento, seu sistema radicular é colocado em um vaso livre e coberto com terra. O recipiente é armazenado em condições frias até a primavera. A uma temperatura do ar de + 18 ° C, a planta é novamente plantada em campo aberto.

Catharanthus crescente a partir de sementes

Para a germinação, é usado um recipiente raso cheio de solo úmido. Os materiais e as sementes são desinfetados com uma solução de permanganato de potássio. As sementes são dispostas na superfície e polvilhadas com uma fina camada de solo. Cubra com um filme, uma tampa transparente ou um copo e, até que as sementes estejam bicando, deixe em um local quente e escuro (+ 22-25 ° C).

Assim que as primeiras fotos aparecem, o recipiente é transferido para um local bem iluminado e mantém a umidade ideal. No primeiro estágio, a parte aérea das mudas se desenvolve lentamente e a raiz - intensivamente. Na fase de duas folhas verdadeiras, as mudas mergulham em vasos.

Não se atrase na colheita de mudas, pois um sistema radicular muito grande pode ser danificado durante o transplante.

Propagação de catharanthus por estacas

Para a propagação vegetativa, são utilizadas estacas, cortadas a partir do topo dos rebentos verdes ou de processos laterais jovens. Seu tamanho pode ser de 5 a 10cm. A haste deve ter 2-3 internódios. O material de colheita é preparado durante a poda da primavera ou do outono e durante a formação do mato. As estacas enraízam de duas maneiras:

  • Eles são aprofundados por 2-3 cm em solo úmido, compactados. Coloque um recipiente embaixo do filme e instale em um local bem iluminado. Mantenha a umidade, a temperatura + 22-25 ° C e areje regularmente a estufa. Assim que a planta começa a crescer, o abrigo é removido.
  • Em um copo de água fervida, adicione algumas gotas do estimulador de crescimento e coloque o pedúnculo para que um internódio fique constantemente na água. O vidro é deixado em um local quente e claro, mantenha o nível do fluido até que as raízes se formem.

Doenças e Pragas

Katarantus é bastante resistente a condições adversas de crescimento da flor, mas se os parâmetros ideais forem violados, as qualidades decorativas e a floração serão significativamente prejudicadas:

  • Folhas jovens caem ocorre com rega rara e insuficientemente insuficiente, bem como em condições de pouca luz e baixas temperaturas.
  • Manchas escuras e tubérculos se formam nas folhas. como resultado da doença de ferrugem. Eles estão localizados na parte superior da lâmina da folha. No fundo, talvez o aparecimento de pústulas. As condições para o desenvolvimento da ferrugem são criadas com o alagamento freqüente do solo, com umidade muito alta, na ausência de ventilação e correntes de ar.
  • As folhas ficaram amarelas e caíram. A causa pode ser atividade solar excessiva. Basta remover o vaso de flores do parapeito da janela ou cobrir as cortinas para corrigir a situação.
  • As pontas das folhas ficam amarelas Catharanthus na maioria das vezes, se não suficientemente alta umidade na sala. Durante a estação de aquecimento, é necessário aplicar todos os métodos possíveis de hidratação.
  • Catarantus floresce mal com pouca luz e baixa temperatura. Mover a panela para uma sala quente e iluminada, com umidade moderada, corrigirá a situação.
  • As folhas inferiores caem quando ocorre o envelhecimento natural. Para que as folhas desatualizadas não estragem a aparência decorativa, elas são limpas regularmente.
  • As folhas ficam amarelas e a planta para de florescer quando o sistema radicular enche completamente o vaso e o solo se esgota. As raízes aparecem mesmo nos orifícios de drenagem. A planta está desnutrida e precisa de um transplante.

Ocasionalmente danificado por tripes ou insetos. Isso acontece em condições de umidade insuficiente. Em uma sala excessivamente úmida, podem aparecer pulgões, que se alimentam da seiva da planta.

Tipos de catharanthus em casa com fotos e nomes

O gênero Catharanthus não é muito numeroso. Consiste em 8 espécies principais e variedades decorativas, híbridas interespecíficas. Como resultado do trabalho de criação, plantas espetaculares e compactas foram obtidas. São variedades de Catharanthus rosa, com flores de vários tons.

Catharahus rosa (Catharanthus roseus)

Tem uma variedade de tons de pétalas de rosa. Os olhos são amarelos ou framboesas. A temperaturas favoráveis ​​e a iluminação floresce o ano todo.

Katarantus ampelous (cascata)

Tem um comprimento de até 1,5 m descendo até o fundo do flagelo, cujo comprimento é todo revestido de flores vermelhas dos seios das folhas verde-escuras.

Aristocrata

Brotos formam uma coroa esférica. A floração abundante ocorre na segunda metade do verão. As flores são grandes, com um olho contrastante. As cores das pétalas são do branco ao escarlate.

Pacífico (Pacifica)

A coroa do arbusto é baixa, compacta. A floração não é muito abundante, mas as flores grandes parecem espetaculares nas folhas grandes e brilhantes. Em todas as variedades da variedade, o centro da flor é decorado com um olhar contrastante. As variedades mais populares do Pacífico:

  • Borgonha
  • Epticott
  • Branco

Primeiro beijo

A forma da bucha é cilíndrica, com altura de até 40cm. As folhas são alongadas, verde brilhante. As flores são grandes, as pétalas podem ter diferentes tons de rosa. Olho mágico - cor mais saturada para combinar com as pétalas.

Agora lendo:

  • Philodendron - atendimento domiciliar, espécies com fotos e nomes
  • Clerodendrum - cuidados domiciliares, reprodução, foto de espécie
  • Aeschinanthus - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Calceolaria - plantio e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Streptocarpus - atendimento domiciliar, cultivo de sementes, foto

Pin
Send
Share
Send