Árvore bonsai - tipos, cultivo e cuidados em casa

Pin
Send
Share
Send

Bonsai é a arte de cultivar uma árvore em miniatura, que é uma cópia exata do original. O segredo de seu tamanho pequeno em um sistema radicular achatado. Permite controlar o crescimento das plantas em todas as etapas do desenvolvimento. Esse recurso é refletido no nome "bonsai" é traduzido do chinês como "cultivado em uma bandeja".

Arte originária da China. Segundo a lenda, o governante ordenou recriar a paisagem natural e a arquitetura do império em miniatura. Então havia um bonsai.

No século VI. a técnica de criação de mini-árvores chegou ao Japão. Artesãos locais aperfeiçoaram o processo. Com o tempo, o bonsai não perdeu popularidade: novos estilos e direções aparecem. Os segredos da habilidade tornaram-se disponíveis ao público, para que todos possam cultivar um bonsai.

Árvore dos bonsais - uma cópia exata de uma amostra em tamanho real em miniatura

Tipos de árvores usadas para criar bonsai

O material para criar um bonsai pode ser qualquer árvore característica de uma zona climática específica. O principal é fornecer a ele o regime de temperatura necessário, imitar a mudança sazonal do clima e estabelecer um sistema de iluminação.

As árvores coníferas são tradicionalmente usadas no bonsai. Isto é devido à sua durabilidade. Os tipos populares incluem:

  • pinheiro;
  • abeto;
  • qui;
  • lariço;
  • cipreste;
  • zimbro;
  • carvalho;
  • Cryptomeria japonesa.

O larício em miniatura é adequado para manutenção de apartamentos e jardins

Árvores frutíferas e floridas também são adequadas para bonsai. Com a ajuda deles, você pode criar composições de incrível beleza. Especialistas aconselham o cultivo:

  • Cerejas
  • Damasco
  • pêssego;
  • magnólia;
  • azeitona;
  • glicínias;
  • macieira

Oliva deve sua popularidade à nobreza e formas exóticas

Para informação! Na Rússia, o bonsai é frequentemente encontrado em bordo, carvalho, bétula, pinho, cedro e thuja. Essas espécies de jardins podem ser cultivadas em casa. Eles se adaptam bem às diferenças de temperatura.

Acredita-se que um bonsai não tolere condições de moradia, mas não é assim. Se a planta recebe luz suficiente, ela se adapta facilmente. Por exemplo, o bonsai de pinheiro preto pode crescer tanto em casa quanto no jardim. Sua sobrevivência depende da manutenção de uma temperatura baixa.

Existem vários tipos de bonsai interno. Estes incluem plantas de zonas tropicais e subtropicais. Eles precisam de calor e luz solar constantes. Estes incluem:

  • diferentes tipos de ficuses;
  • buganvílias;
  • acácia;
  • hibisco
  • um allemand;
  • gardênia;
  • jasmim
  • romã.

Ficus bonsai facilmente enraíza em condições de apartamento

Importante! A escolha da planta para criar um bonsai deve ser equilibrada. Flutuações nas condições de temperatura não permitirão o crescimento de uma árvore saudável.

O valor do bonsai em casa

Árvore de louro - cultivo em casa

Bonsai é um símbolo de diligência, paciência e trabalho duro. Demora mais de um ano para formar o sistema radicular e a coroa. Se uma árvore recebe os devidos cuidados, ela sobrevive a várias gerações de jardineiros. Acredita-se que o bonsai é um infinito corporificado.

Árvores coníferas eram especialmente reverenciadas. Eles mantinham folhagem o ano todo, permanecendo sempre verdes. Famosos japoneses árvores e arbustos bonsai que existem há milênios. Eles foram cuidados por várias gerações de jardineiros.

O bonsai em casa tem muitos significados: paciência, paz de espírito, paz, tranquilidade, trabalho duro e amor à contemplação.

Cuidado de árvore bonsai em casa

O espinheiro marítimo é uma árvore ou um arbusto? Crescendo espinheiro em casa

Bonsai requer cuidadoso cuidado. Em uma sala com uma planta, o regime de temperatura deve ser observado. Varia de 10-18 ° C. O solo para o plantio é independente. Uma mistura de húmus, argila, húmus e areia do rio é considerada tradicional.

A composição de três componentes do substrato

Importante! O bonsai é colocado longe de aquecedores e baterias. Ele precisa de alta umidade.

Além de criar um microclima artificial, você terá que cuidar do sistema de ventilação. Uma árvore pode morrer com o menor calado, portanto a sala deve ser isolada do fluxo de ar frio. A iluminação também é importante: a luz solar direta é destrutiva para um bonsai. Para cada árvore, a iluminação é selecionada separadamente. Vai depender do habitat natural.

Para cultivar qualquer bonsai, você precisa de rega regular. A quantidade de água deve ser moderada.

Importante! Durante o período de formação, a árvore precisa de rega frequente. O solo seco levará à morte da árvore e a rega excessiva provocará deterioração.

Garantia de Saúde Bonsai - umidade moderada do solo

A beleza de um bonsai depende de quão bem ele cuida de sua coroa. Para mantê-lo em perfeitas condições, corte regularmente galhos e folhas. O bonsai é transplantado a cada 3-4 anos.

Como cultivar uma árvore de bonsai em casa

Bonsai DIY - cultivamos plantas em casa

Não existe um guia universal sobre como cultivar um bonsai com suas próprias mãos; o plano de ação depende do tipo de planta.

Segredos do cuidado da árvore dos bonsais

A temperatura confortável para árvores anãs é de 18 ° C a 25 ° C. Esta é uma fase de crescimento ativo. No inverno, um bonsai precisa de uma temperatura mais baixa. Se você negligenciar esta regra e não alterar o clima para "inverno", a planta murchará rapidamente. A temperatura mínima para as coníferas é de 10 ° C e 12-14 ° C para madeira de lei.

A iluminação da planta é vital. O bonsai se sente bem com luz difusa e brilhante. A luz solar direta é contra-indicada para eles. Para organizar adequadamente a iluminação, você precisa descobrir de que zona climática a planta se origina. Algumas gostam de sombra parcial e outras longas horas de luz do dia.

A luz dispersa protege a planta de queimaduras térmicas e superaquecimento

A maioria das espécies de bonsai é hipersensível à umidade do ar. Se a sala não tiver um sistema de umidificação profissional, você precisará usar meios improvisados. Por exemplo, arrume tigelas de água ao redor do perímetro e pulverize a árvore diariamente.

A rega de um bonsai deve ser realizada de acordo com as regras. Isto é devido à forma do vaso que se assemelha a uma folha de lótus. As raízes devem receber umidade suficiente: se secarem, a planta morrerá imediatamente. No entanto, não vale a pena zelar com a rega: a acidificação do solo não causará menos danos.

Importante! Especialistas aconselham reduzir a rega no inverno. As espécies decíduas são regadas com um pequeno volume de água e, para as sempre-vivas, reduzem a umidade do substrato em 2 vezes.

Molhe o bonsai por cima usando um bico de spray. Alguns especialistas aconselham o método de imersão: um vaso com uma planta é baixado para um recipiente de água, o substrato é saturado com umidade e a água flui pelos orifícios.

Quanto uma árvore de bonsai cresce a partir de sementes

Cultivar uma árvore a partir de sementes é um processo trabalhoso e demorado, que leva de 15 a 30 anos. Muitas vezes, o bonsai é herdado.

Germinar bonsai a partir de sementes levará mais de uma década

Que condições são necessárias para o cultivo

Não é segredo que uma muda de bonsai pode ser comprada em um viveiro. No entanto, existem plantas cuja formação deve ser controlada desde cedo. Estes incluem, por exemplo, olmos. Sem interferência externa, a coroa será formada incorretamente. Se foi decidido o uso de mudas, sua altura não deve exceder 20 cm.

Sementes ou mudas são plantadas em um vaso baixo, mas profundo. Seu volume deve exceder o volume do coma radicular. Além disso, deve haver um orifício no tanque para drenagem da água. O substrato é misturado com 3/5 de solo do jardim, 1/5 de areia grossa e 1/5 de turfa. Imediatamente após o plantio, é realizada a primeira poda dos galhos - somente os horizontais são deixados.

Para informação! Bonsai plantado no outono. Isso é necessário para a adaptação e o enraizamento adequado da planta.

É fácil destruir mudas nos primeiros meses de vida, por isso requer cuidadoso cuidado

A coroa é aparada regularmente. A altura dos galhos não deve exceder 30 cm.Para retardar o crescimento, faça pequenos cortes no tronco. Isso regula a circulação do suco.

O bonsai é transplantado a cada 2-3 anos para remover o excesso de raízes. A capacidade de crescimento permanece inalterada. Portanto, a árvore manterá seu tamanho miniatura.

Características do cultivo de bonsai

A formação de galhos e coroas ocorre usando arame. É imposto nos galhos ou transformado em uma estrutura elástica que muda de direção.

O mais difícil é colocar arame nas coníferas. É fixado em cada sessão (até o topo). Plantas decíduas podem ser ajustadas por galhos de poda. Em árvores de furo liso (por exemplo, bordo), o fio não fica por muito tempo; caso contrário, deixa marcas.

Em árvores com casca áspera, por exemplo, pinheiros, as marcas são menos comuns. No entanto, o fio não deve crescer profundamente.

Importante! A fiação é realizada no outono ou no inverno. Deve coincidir com a poda dos brotos extras.

A embalagem de arame dá à planta a forma desejada

Como materiais, use um fio de alumínio especializado com revestimento de cobre. Sua espessura deve ser igual a um terço da espessura do ramo.

Árvores bonsai: tipos e características

Como já mencionado, um bonsai pode ser criado a partir de praticamente qualquer árvore. O principal é organizar condições próximas do natural para ele.

Bonsai de pinho. Tipos: montanha, comum, japonês branco e preto. Precisa de muito sol na primavera, verão e outono. O pinho é regado regularmente com um pequeno volume de água. Alimentando todo mês. Transplantado a cada 4-5 anos. O pinheiro é propagado por sementes e estacas.

Pine - uma árvore tradicional na cultura dos bonsais

Bonsai de bordo. Espécie: japonesa, azevinho, campo, rochosa, dunada (não confunda com vermelho). As variedades de bordo decorativas são sensíveis a queimaduras solares, temperaturas extremas e vento. Sem luz, eles desaparecem rapidamente. Para preservar o brilho da cor, você precisa colocar o bonsai em um local bem iluminado. No verão, é necessário regar abundantemente; no inverno, a necessidade de umidade é bastante reduzida.

Apesar do tamanho miniatura, as folhas de bordo mantêm sua forma familiar

Bonsai de carvalho. Espécie: faia e norte. Ideal para formar galhos usando arame. Precisa de iluminação brilhante. No inverno, o carvalho é mantido a uma temperatura de 5 ° C a 15 ° C. Quanto mais alta a temperatura na sala, mais abundantemente você precisará regar a árvore.

Carvalho precisa de cuidados especiais

Birch Birch Tipos: verrugos, balançando, fofos, chorando. A altura do cabo não deve exceder 80 cm Os parâmetros do vaso: altura - 10 cm, diâmetro - até 45 cm A formação do osso ocorre com a ajuda de pitada. Não é recomendado cortar galhos grandes da primavera ao final do verão.

Birch tem uma coroa exuberante e espalhando

Ficus bonsai. Espécie: Bengala, ginseng, figos, microcarpo, folhas escuras, vermelho enferrujado. O sistema radicular é formado pela poda múltipla da parte principal. O tronco pode ser amarrado ou ajustado com fio. Ele adora a luz do sol, não tolera uma mudança acentuada nas condições.

Ficus adoece rapidamente devido a temperaturas extremas

Sakura Bonsai. Crescido a partir das sementes. No verão, meio copo de água é regado diariamente. Eles preferem iluminação brilhante, não toleram frio e correntes de ar. O diâmetro recomendado dos vasos é de até 20 cm. Gosta de solo com alto teor de nitrogênio, húmus e potássio.

Um dos bonsais mais espetaculares e difíceis de cuidar

Thuja bonsai. Tipos: azul, dourado, piramidal, anão, em forma de travesseiro, esférico. O topo é formado por um cone ou camadas. O fundo da panela deve ser revestido com uma camada de drenagem. As raízes em excesso são cortadas a cada 3-4 anos.

Thuya prefere jardinagem a interior

Bonsai de cedro. Espécie: japonesa, libanesa, himalaia, anã. Extremamente sensível a muita umidade. Com rega excessiva, as raízes apodrecem muito rapidamente. Na primavera, é necessário fertilizar o cedro com substâncias com alto teor de nitrogênio. Cedro do Himalaia ama sombra parcial, outras espécies - luz brilhante. Se a árvore estiver saudável, suas agulhas serão lançadas em azul.

O cedro precisa de alimentação adicional

Para cultivar um bonsai com suas próprias mãos, você precisa levar em consideração as características de cada espécie de árvore. Um pequeno erro anulará anos de esforço.

Como cultivar bonsai em casa a partir de pinheiro

Pine - um bonsai, característica tanto para o Japão quanto para a Rússia. O pinheiro preto japonês é especialmente popular. Possui um belo relevo de crosta, é resistente a condições adversas e não requer solo rico em minerais.

Como plantar bonsai de pinheiro a partir de sementes

Para cultivar um pequeno pinheiro a partir de sementes, levará 20 a 30 anos. Às vezes, esse período é reduzido para 15 anos. Para o cultivo bem-sucedido de bonsai a partir de sementes, é recomendável elaborar um programa passo a passo.

As mudas viáveis ​​de pinheiro são persistentes e despretensiosas

Etapas de desembarque:

  1. As sementes de pinheiro são estratificadas por 1-3 meses. Para a semeadura, é preparado um recipiente de 15 cm de profundidade. Seu fundo é coberto com uma camada de três centímetros de drenagem. O volume restante do tanque é preenchido com areia grossa. Recomenda-se calciná-lo antes de usar. São feitos sulcos de 2 cm de profundidade na superfície do solo, deixando uma distância de 3 cm entre eles e areia fina para encher as sementes.
  2. As sementes são semeadas no final do inverno - início da primavera. Eles são dispostos a uma distância de 3 cm um do outro, cobertos com areia fina (previamente desinfetada). A rega é melhor feita por imersão. Alguns especialistas aconselham cobrir a panela com vidro e arejar diariamente.
  3. No caso de infecção por mofo, o solo é removido e a escavação é tratada com fungicida.
  4. As primeiras fotos aparecerão em algumas semanas. Retire o copo e coloque a panela ao sol, enquanto monitora constantemente a umidade do solo. Mudas não precisam de cuidados especiais.
  5. Quando os brotos atingirem uma altura de 7 cm, realize a formação primária. As mudas são escavadas no chão e cortadas completamente suas raízes (onde termina a base verde do tronco). As estacas prontas são mergulhadas em uma tigela com um hormônio e deixadas na solução finalizada por 16 horas.Heteroauxina adequada, ácido succínico, raiz.
  6. As mudas são plantadas em recipientes separados. Três meses depois, os primeiros rins aparecerão. Bonsai adulto deve ser transplantado a cada 3 anos.

Importante! Nos primeiros meses após a semeadura, os brotos mostram um alto nível de "mortalidade". Mudas murchas e danificadas devem ser imediatamente separadas dos vivos.

Manter pinheiros de tamanho pequeno

Depois que o bonsai é plantado, eles prosseguem para a formação da aparência. Acredita-se que o pinheiro precise ter agulhas curtas e esparsas. Eles são arrancados de meados de julho até o início do outono. É permitido deixar quatro pares de agulhas nos brotos superiores, sete nos brotos médios e 12 nos inferiores.

O tamanho é ajustado cortando. No final do verão, todas as agulhas cultivadas este ano são cortadas. A árvore mobiliza recursos para cultivar novos, mas serão mais curtos. Isso ocorre porque resta menos tempo antes do inverno.

Formação de coroas

A coroa do pinheiro é formada com arame e poda regular. Faça isso no outono ou no inverno. O método mais comum de corte.

A coroa do pinheiro é sensível à correção e assume rapidamente a forma desejada

Os especialistas aconselham a seguir regras simples:

  • a primeira poda é realizada um ano após o plantio;
  • não mais que um terço da coroa pode ser cortado por vez;
  • em vez de uma var de jardim, é usada resina;
  • o corte é feito em um ângulo de 45 °.A aresta inferior não pode subir acima da aresta superior a 2 mm;
  • a fatia é realizada a uma altura média. A resina não deve vazar muito;
  • ramos crescendo verticalmente, cortados para o exterior. Aqueles que são inclinados para o interior;
  • brotos grossos cortados suavemente;
  • se o corte não parar de "sangrar", é tratado com var.

Importante! Se a árvore ficar presa na resina, a poda deu errado. É necessário monitorar o status das ferramentas. Lâminas sem brilho podem causar ferimentos graves nas árvores.

Como cultivar bonsai a partir de uma bolota de carvalho

O bonsai do carvalho pode ser cultivado de duas maneiras: bolotas e mudas. Esse processo leva pelo menos 30 anos.

Onde começar a cultivar bonsai

O cultivo de bonsai começa com a escolha do material. Bolotas podem ser coletadas na floresta ou compradas em uma loja. Eles não devem ter mofo, buracos de minhoca ou outros danos. Bolotas saudáveis ​​são de cor marrom com um tom esverdeado.

A qualidade da fruta é verificada por imersão: as apodrecidas flutuam para a superfície e suavizam. Bolotas saudáveis ​​são secas e enviadas para armazenamento em um saco cheio de lascas de madeira e musgo, absorvendo o restante da umidade. A germinação levará pelo menos dois meses. Todo esse tempo, as bolotas são armazenadas na geladeira.

Bolotas doentes muitas vezes não têm defeitos externos, portanto devem ser encharcadas

<

O pouso é realizado em etapas:

  1. O carvalho é plantado no solo coletado de uma árvore da qual foram extraídas bolotas. Deve haver poucas folhas e galhos caídos no chão.
  2. A capacidade é escolhida ampla, mas rasa (até 10 cm). Uma grade é instalada na parte inferior e uma camada de drenagem é derramada. Uma camada de centímetro de areia misturada com pedra britada é colocada no topo. Terra é adicionada a ele. É melhor colocar o solo em uma lâmina para garantir uma distribuição uniforme da umidade.
  3. Se a planta se enraizar, depois de um mês e meio, eles formam a espinha dorsal do futuro bonsai. O fio faz uma curva elegante, prendendo-o do lado de fora da panela.

O carvalho prefere um clima quente com alta umidade. É melhor cultivar uma árvore no peitoril da janela, onde será totalmente iluminada pelo sol. No inverno, as raízes são cobertas com folhagem seca para não congelar. O solo é umedecido por imersão em uma bacia ou recipiente com água. A rega superior não é recomendada.

Como escolher uma planta para criar um bonsai

Para criar um bonsai a partir de carvalho, é adequado um grau de cortiça ou pedra. Se as mudas forem usadas como material, as amostras devem ser selecionadas com altura não superior a 15 cm Para melhorar o enraizamento do carvalho, recomenda-se coletar o solo em que cresceu.

As mudas devem ter uma raiz principal bem desenvolvida. Se as raízes pequenas não ficarem brancas, elas ainda não amadureceram. As folhas são cuidadosamente inspecionadas quanto a danos e secura.

Folhas de carvalho saudáveis ​​são lisas, grandes, com uma cor limpa.

<

Poda e beliscão

Depois que os brotos ficarem mais fortes, você poderá prosseguir para a formação da coroa. Os brotos em excesso são removidos com uma faca afiada. A curva restante usando arame. Retalhos de tecidos moles são colocados sob ele.

O corte seletivo da casca dá ao tronco uma nodularidade texturizada. Os rebentos são encurtados para o estado dos processos horizontais, o que permitirá que a coroa cresça em largura.

Aparar a casca forma a estrutura do tronco

<

Para inibir o crescimento do carvalho, o tronco é incisado em diferentes locais. Isso estimula a saída de suco. Fatias são tratadas com var jardim.

As folhas jovens são cortadas ao meio para que estejam em harmonia com o tamanho pequeno da árvore. Com o tempo, elas moem e a necessidade de aparar desaparece.

A densidade da coroa fornece uma pitada. No início do verão, os topos dos galhos são cortados com tesouras de podar. Isso levará à formação de vários brotos na mesma base. A coroa ficará mais magnífica, assumirá uma forma esférica.

Bonsai não é apenas filosofia e arte. Cultivar árvores requer custos monetários e emocionais. Para aprender a cultivar bonsai adequadamente em casa, você terá que estudar muita literatura. O resultado será alcançado apenas por uma pessoa paciente imersa no processo.

Pin
Send
Share
Send