Os moradores dos primeiros andares e apartamentos, de frente para o norte, são forçados a aguentar o crepúsculo constante. No entanto, isso não significa que seja necessário abandonar as flores. Existem plantas de interior para salas escuras - aquelas que se sentem confortáveis e sem luz solar.
Plantas de interior para salas escuras e salas
Em tais condições, os seguintes representantes da flora se desenvolvem livremente.
Maranta
Maranta é uma planta perene, despretensiosa nos cuidados. Cresce bem em salas escuras, levantando grandes folhas. A principal coisa a observar é o regime de temperatura: 20-25 ° C no verão e 17-18 ° C no inverno. Durante o restante da planta, de outubro a fevereiro, é melhor abaixá-la para 18-20 ° C.
Muitas plantas vivem bem na sombra.
Importante! Maranta adora regar abundantemente e não tolera correntes de ar, portanto, mantê-la no parapeito da janela é indesejável.
Todas as folhas secas devem ser cortadas e, para melhor crescimento, transplantar na primavera. Nesse caso, é melhor selecionar um vaso pequeno, pois o sistema radicular da planta é pequeno. A reprodução ocorre por processos, mas florescer em cativeiro é uma raridade.
A planta tem um efeito positivo nas pessoas: melhora o sono, purifica o ar da casa. Acredita-se que a araruta em flor prometa uma melhora significativa na condição do material.
Códio
Planta nativa da Malásia, que possui folhas grandes (até 30 cm) de uma ampla variedade de formas e cores, dependendo da espécie. Cuidados despretensiosos: seus principais requisitos são umidade constante, ausência de correntes de ar e luz solar direta e temperatura constante de 22 a 25 ° C. Ao mesmo tempo, no inverno, é possível baixar a temperatura do ar em até 18 ° C, mas não em baixo, pois as folhas ficam maçantes e caem.
No cultivo em casa, elas florescem muito raramente, apresentando pequenas inflorescências que são praticamente perdidas no contexto de uma folhagem brilhante. Propagado por estacas ou folhas. As plantas jovens precisam de um transplante anual de primavera em um vaso ligeiramente maior; as plantas adultas precisam ser replantadas pelo menos uma vez a cada 2-3 anos. Todos os anos, você precisa alimentar o códio na primavera com um molho especial solúvel em água.
Preste atenção! A panela deve ter uma drenagem de argila expandida e o solo deve consistir em solo de grama, folhas ou húmus com a adição obrigatória de uma quantidade suficiente de areia e turfa.
Sansevieria
A planta decídua decídua mais despretensiosa. Não possui limites superiores de temperatura ambiente, mas não gosta quando fica mais frio que 17 ° C. Ele tolera a ausência de rega, mas seu excesso para a planta é prejudicial. Ele não tolera correntes de ar e luz solar direta; portanto, cresce melhor no parapeito da janela leste ou oeste. Floresce em pequenas inflorescências e é extremamente raro. Ele adora o transplante, pois cresce uma vez por ano na primavera e precisa ser alimentado. O solo deve ser cuidadosamente drenado e conter areia, turfa, grama e húmus.
Sansevieria pode parecer completamente diferente
Plantas de interior que não precisam de luz solar
Também existem casos em que não é necessário o sol.
Philodendron
Uma planta decídua pertencente à família Aroid, ou, de uma maneira simples, uma liana. Os filodendros, como plantas domésticas, são adequados para salas escuras, são bastante despretensiosos. No entanto, eles não podem ser completamente privados de sua luz, nem podem ser colocados sob luz solar direta.
As flores crescem verticalmente, têm raízes principais e arejadas, que na natureza se apegam às árvores. Para isso, você pode colocar uma coluna com fibra de coco em casa, ela fornecerá nutrição adicional à planta. O regime de temperatura deve ser mantido entre 20 e 25 ° C no verão e não inferior a 15 ° C no inverno.
Os filodendros não gostam de umidade excessiva no solo, mas também se relacionam negativamente com a secagem. É necessário alimentar e aparar oportunamente na primavera.
Importante! O suco trepadeira é tóxico e pode causar irritação nas mucosas.
Fatsia japonesa
Planta sempre-verde e de crescimento rápido. Ele adora a temperatura de 23 a 27 ° C, está pouco relacionado com as correntes de ar e o sol brilhante. As grandes folhas verdes servem como um indicador do conforto da Fatsia. Em caso de alterações na aparência e na posição, procure um motivo: rega muito abundante ou solo super-seco, correntes de ar, sol frio ou abrasador. Solo bem drenado, cobertura e poda oportunas tornarão a Fatsia especialmente bonita.
É necessário transplantar a planta à medida que cresce em uma panela um pouco maior.
Preste atenção! O suco de Fatsia pode causar reações alérgicas, por isso é melhor realizar qualquer manipulação com luvas.
Fittonia
As plantas de interior mais caprichosas que não toleram escurecimento completo, mas que também não precisam de luz direta do sol. Além disso, a planta é extremamente negativa em relação ao calor e ao frio, derrubando folhas ou mudando de cor. Também requer a manutenção de um ambiente úmido e quente.
O lado leste ou oeste será o melhor local, mas vale lembrar a necessidade de luz difusa. No inverno, você pode mover a flor para a janela sul ou sob lâmpadas fluorescentes ou phytolamps. Uma temperatura constante deve ser mantida na região de 21 ° C e a umidade ideal - 85%.
Para informação! O maior sucesso pode ser alcançado colocando o Fittonia no florário ou no paludário, que forma seu próprio microclima e simplifica o cuidado das plantas.
Pela extraordinária beleza e diversidade de Fittonia, seu capricho pode ser perdoado.
Cordilina
Esta planta é popularmente chamada de "a árvore da fortuna". Suas folhas longas e estreitas têm uma borda brilhante, o que a torna uma decoração maravilhosa para qualquer interior. Variedades de cordilina são flores caseiras que não gostam da luz solar direta, mas também não toleram o crepúsculo, preferindo iluminação difusa.
Em termos de cuidados, são bastante simples: a temperatura não deve exceder 24 ° C e cair abaixo de 18 ° C, o solo deve estar úmido, mas não muito, e principalmente não muito seco. Os rascunhos são de perigo particular.
Sujeito a estas regras simples, a cordilina se deliciará com sua cor brilhante e rica e bom crescimento.
Que plantas da casa plantar no lado escuro
Para o lado escuro do apartamento, as seguintes flores serão as melhores opções.
Aglaonema
As flores de interior são em sua maioria exclusivamente amostras de folhas e o aglaonema não é exceção. Sua despretensiosidade suficiente à iluminação é combinada com requisitos estritos para condições de água, umidade e temperatura. No entanto, isso parece complicado apenas à primeira vista: a coisa mais importante no cultivo dessas flores é evitar correntes de ar.
Importante! O suco de Aglaonema pode causar irritação na pele.
Adiantum
Uma planta que pertence às samambaias. A aparência espetacular o torna especialmente agradável para a criação em casa, e a despretensão até os iniciantes podem lidar com isso.
O Adiantum prefere áreas escuras, portanto as janelas oeste e norte são adequadas. Requer umidade constante do solo, portanto, no verão, é regada 2 vezes por semana e no inverno - 1 vez. Nesse caso, a rega é realizada por imersão da parte inferior da panela em água por 20 a 30 minutos.
A temperatura não deve exceder 22 ° C e, se você planeja enviar a planta para hibernação, então 15 ° C. Ele não gosta de rascunhos.
Hamedorea
Se você está interessado em flores que não precisam de luz solar, a chamedorea interna é a solução perfeita. Eles reagem com absoluta calma à falta de luz solar, mas quando recebem menos água ou o ar seco começa a morrer. Além disso, a planta refere-se negativamente a mudanças bruscas de temperatura, portanto, é necessário fornecer um regime de temperatura adequado: 12-16 ° C no inverno e 22-27 ° C no verão.
A "leveza" da planta atrai os olhos dos jardineiros e de seus convidados
Monstera
Monstera pertence à família Lian e é frequentemente cultivada como uma flor da sala, que não requer muita luz e ioniza perfeitamente o ar na sala onde cresce. Ao mesmo tempo, como outras videiras, os monstros exigem muita umidade e frequência de rega e também não gostam de correntes de ar e frio. A temperatura na sala onde essas plantas se situam não deve cair abaixo de 10 ° C, os valores mínimos ideais são 16-18 ° C.
Isso não quer dizer que existam plantas confortáveis vivendo na escuridão absoluta, mas a maioria das samambaias, trepadeiras e algumas suculentas crescem bem sem iluminação intensa, agradando os olhos com seus tons incomuns. Seguindo dicas simples comuns a todas essas plantas, você pode desfrutar de uma vegetação brilhante, mesmo morando em um apartamento com janelas voltadas para o norte.