A popularidade crescente entre jardineiros e jardineiros ávidos é adquirir estufas feitas de policarbonato.A fundação para estufas deste tipo pode ser feita independentemente, e a escolha do material e método é bastante ampla.
Neste artigo, vamos considerar mais detalhadamente se uma fundação é necessária para uma estufa feita de policarbonato, a partir do qual é melhor fazê-lo, tendo em conta as funções da estufa.
Funções de fundação
Algum jardineiro inexperiente acredita que a vila pode ser instalada com a ajuda de pinos, incluídos no kit ou simplesmente colocar no chão. No entanto, isso não é inteiramente verdade.
Tal decisão freqüentemente leva a conseqüências desagradáveis. Uma estufa pode levar qualquer rajada de vento e começará a se mover aleatoriamente pelo local.
Mas, mesmo que a estrutura permaneça no lugar, ela pode se inclinar devido à suavidade do solo.
Sob a base são formadas rachaduras que deixam entrar o frio e vários rastejando e correndo ao redor das criaturas vivas do local, o que significa que as plantas da estufa sofrerão.
Desta forma, a fundação executa as seguintes funções:
- Corrige o quadro da estufa.
- Protege o interior de convidados frios e não convidados.
- Isola as paredes dos contatos com o solo.
A escolha da fundação, e esta é a base para uma estufa de policarbonato, depende principalmente de quão estacionária você planeja fazer a estrutura. Se a estufa estiver planejada para circular pelo local a cada temporada, a fundação também deve ser mais fácil e mais móvel. Em alguns casos, pode haver uma estufa sem fundação.
Para uma estufa, que será operada permanentemente em um lugar, é mais conveniente fazer uma base mais sólida.
E agora vamos considerar como fazer a fundação sob a estufa com nossas próprias mãos de policarbonato, como escolher o material certo, o que é melhor.
Tipos de fundações, dependendo do material
Wood
A opção mais barata e mais fácil. Para o fabrico, é necessária uma viga de madeira.
Este tipo é recomendado para instalar para construção móvel, pois é fácil desmontar e mudar para um novo local.
A desvantagem da opção é a sua fragilidade, pois a árvore pode apodrecer rapidamente sob a influência da umidade.
Para a fundação, é obtida uma viga de madeira com uma seção transversal de 10 cm, após marcar a área, uma trincheira é escavada com um cordão. O feixe é colocado no solo a meia altura.
Para proteger da umidade, a árvore é embrulhada com material de isolamento ou ruberoide. Você também pode cobri-lo com um mastique de proteção especial. Para maior estabilidade, o fundo da vala pode ser preenchido com cascalho pequeno.
Isso também ajudará a impermeabilização adicional do material. Depois de colocar as vigas são unidas por grampos.
Bloco
Recomendado usar em lugares que tenham humidade excessiva. Como opção, você pode usar meio-fios de concreto usados.
Para fazer isso de acordo com a marca marcada, uma vala de cerca de 25 cm de largura está cavando, a profundidade é determinada pelo nível de congelamento do solo, que é característico de uma certa localidade. A parte inferior das trincheiras é coberta com cascalho ou brita por 10 centímetros. Acima do cascalho é derramado argamassa de cimento.
Uma camada de blocos é colocada ao longo de todo o perímetro, a partir dos cantos. A solução é despejada nos vazios e os vazios ao longo das bordas são preenchidos com o solo. O topo dos blocos é nivelado com uma mistura de cimento.
Esta espécie deve estar nivelada com o solo. É colocado com uma camada de tijolo vermelho, com cerca de cinco linhas de altura, cimentando tudo com uma mistura de cimento. As costuras entre os tijolos são cuidadosamente seladas.
Tijolo-concreto
A vala neste caso cava em uma profundidade menor, cerca de 10 a 15 centímetros. Mas se você planeja cultivar mudas em uma estufa, tal fundação não funcionará. A geada pode facilmente entrar no prédio e arruinar as plantas. Fundação tijolo adequado para estufas em que as plantas são cultivadas em temporada primavera-outono.
A largura da vala para a fundação de tijolos deve ser de 20 a 25 cm e a terra, para proteção contra destruição, é reforçada por uma forma de prancha. A mistura de concreto é despejada no nível da fôrma com o solo. O concreto é nivelado pelo nível e parafusos de ancoragem são inseridos nele para fixação futura da estrutura da estufa.
Uma semana após o vazamento, quando o concreto é solidificado, uma linha de tijolos vermelhos é colocada no concreto. A colocação deve ser feita de tal forma que não haja espaços vazios entre as fileiras e os parafusos estejam localizados nas costuras entre os tijolos.
Spot nos pilares
Este é um tipo especial de base para pequenas estufas exclusivamente uso primavera-verão. Ao mesmo tempo, é a opção mais fácil e rápida, e também a mais barata.
Para instalação, os postes de suporte são usados a partir de uma barra, blocos de concreto ou cânhamo comum.Sua altura é de 50 cm, a quantidade é determinada pelo tamanho da estufa. O passo entre as barras deve ser um metro.
Ao marcar de acordo com o tamanho da estufa, defina as colunas a partir dos cantos. O selo é feito ao nível do solo. O canto do edifício para fixar o quadro da estufa é colocado nos postes presos.
Betão
Este tipo de fundação de efeito estufa é bloquear. Para a sua produção, utiliza-se uma mistura de concreto pronta ou preparada com cimento, areia e brita (1: 3: 5).
O vazamento começa com a preparação da cofragem de madeira. Escudos são instalados ao longo do perímetro da marcação em uma vala escavada. A parte inferior da trincheira é coberta com uma camada de areia, a fôrma é colocada sobre ela. A altura de 40 cm As placas são enterradas a uma altura de 20 cm.
Na fôrma acabada uniformemente ao longo de todo o perímetro, uma mistura de concreto é derramada camada por camada. Cada camada é cuidadosamente socada. Para uma fortaleza, o reforço de metal é colocado em concreto. A parte acima do solo pode ser terminada com uma camada de tijolos em várias linhas.
Após o endurecimento total, após cerca de 7 a 10 dias a fôrma é removida. Essa base é o mais durável e durável. Além disso, é a proteção mais confiável do espaço interno da estufa dos roedores e do frio. A estufa de capital na fundação é geralmente organizada neste material.
Fotos
Veja abaixo: fundação para uma estufa feita de policarbonato photo
Pedra
A pedra sempre foi o mais confiável material para construção. Para a sua manufatura é necessário possuir determinadas habilidades de uma colocação, por isso, é melhor confiar a sua manufatura ao pedreiro experimentado.
O material para fabricação pode ser qualquer pedra produzida em sua área. Para a alvenaria a pedra correspondente aos seguintes parâmetros é selecionada:
- Tamanho até 50 cm;
- Ausência de rachaduras e outros defeitos;
- Configuração para fácil colocação.
As pedras são colocadas em uma pequena almofada de areia. A primeira fileira está seca, as pedras maiores e planas.
As pedras restantes são molhadas e limpas da contaminação antes de colocar. Pontos para postura não devem exceder 1,5 cm.Além disso, não toque nas pedras sem uma solução entre elas.
Se a estrutura das pedras não permitir que elas sejam assentes, os vazios serão preenchidos com pedra britada. Na colocação, os martelos são feitos com um martelo, a fim de evitar a destruição posterior da estrutura.
Laje de concreto monolítico
É o mais confiável e durável. Este tipo é simplesmente necessário em áreas com terreno instável.
Para derramar a laje, um monte de cascalho é preparado primeiro ou uma trincheira é escavada com um travesseiro de cascalho. A tecnologia posterior coincide com o enchimento da fundação de betão, apenas a cofragem é criada sob a forma de uma caixa igual à área da estufa. Nesta caixa de concreto em camadas.
A tecnologia de fabricação de uma fundação monolítica de concreto tem suas próprias características técnicas, portanto, é melhor confiar a ela a especialistas.
Em pilhas de parafuso
As estacas parafusadas são canos de aço com 1,2 metros de altura, equipados com lâminas curvas para imersão no solo. O aprofundamento é feito por mecanismos especiais ou manualmente.
A perfuração preliminar dos poços não é necessária, uma vez que a estrutura das estacas envolve o aparafusamento independente no solo.
O processo de instalação da estufa nesta base é realizado durante várias horas.
A fundação da pilha é particularmente forte e capaz de suportar a carga de cinco a duzentas toneladas. Neste caso, as pilhas de parafuso podem ser instaladas em qualquer solo.
Recomenda-se especialmente instalar tal fundação em áreas lamacentas e baixas, e também com águas subterrâneas próximas.
A vantagem da instalação é que não há necessidade de trabalhos preparatórios no terreno. A preparação consiste em alinhar a área em que as pilhas são montadas. Para fixar a base da estufa nas pilhas, os fabricantes têm cabeçalhos especiais.
Instalação de uma estufa de policarbonato na fundação - etapa importante, exigindo o cumprimento de todas as regras.Só neste caso você pode estar seguro da força da estrutura e a conveniência da operação dele na estação de jardim.