Em 2007, G. Y. Evers, criador da empresa alemã Tantau, criou uma variedade rosa de incrível beleza. Para a delicada cor rosa e modestamente coberta de pétalas, o núcleo chamava-se Gueixa. Existem várias variedades de rosas com esse nome e, para que não haja confusão, essa flor é conhecida no mercado sob o nome de registro TANshei.
A gueixa Rosa pertence à grande família de híbridos de floribundo, na qual existem mais de 100 variedades das mais variadas cores, mas unidas por um sinal - floração abundante e prolongada. Apesar da aparente fragilidade e sofisticação, esta flor tem características muito impressionantes.
Gueixa rosa
Quando adulto, a altura do mato raramente excede 1 m. Uma abordagem competente para a sua formação não permite que a flor cresça acima de 60 cm: pequenas flores de 5-6 cm de diâmetro são semi-duplas colhidas em inflorescências de 5 a 7 brotos. O aroma das flores é agradável, embora não muito intenso. Folhas verdes escuras com uma ponta de dentes finos cobrem abundantemente os galhos, adicionando uma rosa decorativa.
Para informação! O florescimento deste híbrido, sujeito a bons cuidados, dura o verão inteiro e é semelhante a uma onda. Em regiões com clima constantemente quente, o aparecimento de novos brotos pode continuar até outubro.
Este híbrido é capaz de suportar geadas até -22 ° C. Se as baixas temperaturas persistirem ou forem possíveis geadas que excedam os valores permitidos para esta rosa, a flor ainda deverá ser coberta com segurança.
A rosa da gueixa floribunda é capaz de suportar curtos períodos de seca. Longa falta de água será definitivamente fatal para ela. Uma característica dessa variedade é a capacidade de se recuperar rapidamente após a poda forçada e o transplante.
Decoração de qualquer jardim
Apesar do fato de a gueixa rosa ser uma planta despretensiosa, há várias regras de cuidados que não são desejáveis ignorar. Antes de tudo, é preciso lembrar que esta flor não tolera a proximidade das ervas daninhas, o que inibe seu desenvolvimento. Isso significa que você precisa remover regularmente um pedaço de terra ao redor da rosa.
O regime de rega desta planta também possui características próprias. A água para irrigação deve ser macia, bem conservada e, idealmente, chover. Água fria não pode ser regada. Além disso, entre a rega deve aguardar a secagem do solo. Se a planta for transfundida, isso pode levar à deterioração do sistema radicular.
Preste atenção! A rega, durante a qual folhas de até 10 litros por arbusto, deve ser realizada estritamente sob a raiz da planta, evitando o contato com brotos e folhas.
A poda regular da primavera é uma condição necessária para o desenvolvimento normal desta rosa. Não tenha medo de cortar até 30% da planta perene.
Se a flor der uma cor abundante, faz sentido amarrá-la a um suporte, pois ela pode se inclinar no chão ou até rachar.
Rose care
O desembarque desse floribundo representativo é realizado em locais abertos e bem consagrados. O momento mais favorável para isso é meados de setembro.
É importante preparar a terra para o plantio. Se o solo for pesado, argila, você precisará adicionar areia de rio para garantir a permeabilidade ao ar do solo. Como existem poucos nutrientes no solo argiloso, é aconselhável adicionar fertilizantes antes do plantio.
Importante! Não plante rosas em planícies e lugares com correntes de ar fortes. Isso enfraquecerá a planta e reduzirá seu efeito decorativo.
O buraco para o plantio deve ter diâmetro e profundidade não superiores a 40 cm Antes do plantio, as mudas devem ser colocadas no fitohormônio por um dia para estimular a formação de raízes. O passo entre as mudas deve ser de pelo menos 40 cm. Depois que a planta estiver no solo, é necessário derramá-la bem e preenchê-la com cobertura morta para reter a umidade e evitar o aparecimento de ervas daninhas.
Uma das vantagens de uma gueixa é sua boa resistência a várias doenças. No entanto, se violações graves forem permitidas nos cuidados, doenças como podridão das raízes ou manchas pretas podem afetar a rosa. Para não perder a planta, primeiro você precisa tomar medidas para melhorar os cuidados. O tratamento com fungicidas é realizado ao primeiro sinal de uma infecção fúngica da planta.
Além disso, a gueixa rosa pode ser atacada por pragas. Na maioria das vezes este é um ácaro e pulgão. Nesse caso, os inseticidas padrão virão em socorro. Deve ser processado pelo menos duas vezes com um intervalo de 7-9 dias.
Rosas pretas manchadas
Por que essa beleza misteriosa não dá cor? Uma razão pode ser a qualidade das mudas. Ao escolhê-los, você deve prestar atenção ao estado do sistema raiz, que durante o transporte, pode ser significativamente danificado. Além disso, as hastes não devem ter sinais de nenhuma doença ou dano. A reabilitação de uma muda danificada pode levar mais de uma temporada.
Outro motivo para a falta de floração exuberante pode ser um local incorreto durante o plantio. Se a flor for colocada no lado norte ou em sombra profunda, a rosa não florescerá.
A violação das regras de corte é outra razão para a falta de cores. Ao podar, você não pode pegar um botão de flor. Este procedimento estimula o crescimento dos ramos laterais, mas a floração ocorrerá apenas no próximo ano.
Preste atenção! Se você não remover inflorescências desbotadas em tempo hábil, o aparecimento de novos brotos poderá não ocorrer.
Propagação de rosas
Como mostra a prática, a floribunda cria raízes facilmente quando propagada por estacas. Portanto, para a gueixa rosa, é melhor escolher esse método. O material de plantio pode ser retirado ao podar uma planta saudável para adultos, removendo todas as folhas, exceto as duas primeiras. Demora cerca de três semanas para enraizar uma muda. Você pode plantar uma planta diretamente no solo, preparando as mudas, processando na raiz. O material de plantio deve ser aprofundado de forma a ficar entre 2 a 3 cm da superfície até o primeiro broto.Depois do plantio, é necessário regar as mudas para que o solo se ajuste firmemente ao cabo.
Importante! Uma planta jovem deve ser colocada sob uma tampa de plástico, criando condições de efeito estufa. Três semanas depois, quando as primeiras folhas jovens aparecem, a tampa pode ser removida, alimentada e cuidada como de costume.
A gueixa é uma rosa híbrida do chá, então ela emprestou uma boa resistência do inverno de seus ancestrais. No entanto, se as temperaturas do inverno puderem cair abaixo de -23 ° C, é melhor cobrir a rosa com um pano de jardim. O sol de inverno pode ser extremamente agressivo, portanto fatal para a flor. Para evitar queimaduras e desidratação no inverno, você precisa proteger a rosa da luz solar.
Gueixa rosa em paisagismo
A gueixa rosa é muito amada pelos cultivadores de flores porque se encaixa organicamente no projeto paisagístico de um pequeno jardim e de uma praça da cidade elegante. Essas rosas são excelentes para formar misturas de flores de várias espécies de plantas. Além disso, a proximidade das coníferas beneficia esta delicada flor. Uma gueixa pode ser cultivada fazendo fronteiras de caminhos de refrigerantes ou mascarando cercas desagradáveis. Esta flor é perfeita para cortar e formar composições de buquê. Quando cortada, a rosa pode durar cerca de sete dias. Nenhuma descrição em palavras pode ser comparada com a aparência dessa linda gueixa na realidade.