Grandiflora - as chamadas rosas floribunda (florescendo abundantemente), caracterizadas por tamanhos particularmente grandes de flores. Em russo, o nome do grupo é pronunciado "grandiflora". Como regra, estes são híbridos despretensiosos que não requerem cuidados complicados. Até jardineiros inexperientes podem se envolver no cultivo de arbustos. O mais importante é seguir as recomendações dos especialistas em relação aos cuidados.
A seguir, uma explicação mais detalhada: a rosa da grandiflora - o que é, bem como uma lista das variedades mais interessantes. Obviamente, serão levantadas questões sobre as regras de plantio, cuidados e criação. Atenção especial será dada às doenças e pragas das roseiras deste grupo.
Uma das variedades deste grupo
Descrição da variedade
As rosas Grandiflora são poderosas roseiras alastrando, cuja altura chega a 150-200 cm, e os brotos verticais são literalmente salpicados de folhas e cobertos por pontas afiadas. Placas de folhas são naturalmente dotadas de uma forma ovóide e pintadas em uma paleta de esmeralda escura. Suas partes extremas lembram entalhes.
Cada inflorescência frouxa consiste em 4-5 botões de terry. Um botão contém 40 pétalas. O diâmetro das flores pode atingir 15 cm.
As flores podem ser pintadas em:
- branco
- rosa;
- tons de vermelho
Vantagens e desvantagens
As rosas Grandiflora são dotadas de várias vantagens. Graças ao trabalho meticuloso dos criadores, esta variedade de plantas com espinhos:
- crescendo rapidamente;
- floresce magnificamente;
- capaz de tolerar pequenas geadas noturnas;
- com os devidos cuidados, pode ser resistente a pragas.
Entre as deficiências, vale ressaltar a necessidade de aderência estrita às recomendações sobre cuidados. Caso contrário, a floração pode não ocorrer.
Atenção! O artigo fornece conselhos e recomendações gerais sobre grandiflor - variedades individuais podem exigir atenção adicional.
Uso em paisagismo
As rosas de flores grandes da Grandiflora são frequentemente usadas pelos paisagistas para enobrecer o território. Arbustos altos são plantados no fundo de canteiros de flores. Os espaços verdes costumam servir como sebes ou como uma tênia separada.
Rose Queen Elizabeth, em homenagem a rainha da Grã-Bretanha
Formas padrão de variedade
Entre as melhores variedades de rosas, vale destacar o grandiflor:
- A rainha Elizabeth é uma variedade cujos arbustos atingem uma altura de 100 a 110 cm e espalhados por botões em forma de cálice. O diâmetro de cada flor varia entre 9 e 12 cm. Com o crescimento, os contornos das taças são substituídos por uma forma de copo plano. As rosas florescem durante todo o verão, preenchendo a área com um aroma delicado.
- Sonya (Sonia Meilland) - arbustos caracterizados por brotos duros e eretos, cuja altura chega a 100-110 cm.As flores são pintadas em tons de rosa-coral. O diâmetro das flores dotadas pela natureza com um incrível aroma frutado está na faixa de 10 a 11 cm.
- Medalha de ouro Os arbustos dessa variedade podem atingir uma altura de 75 a 80 cm, e as flores amarelas douradas, com 11 cm de diâmetro, têm um aroma incrível. A floração continua durante os meses de verão.
- Komsomolsky luz. Flores de veludo vermelho brilhante são literalmente cheias de ouro na parte central. O diâmetro dos botões abertos excede os 12 cm e as flores com um dobro baixo podem decorar qualquer jardim. A altura dos arbustos pode exceder 120 cm, graças ao trabalho meticuloso dos criadores, os arbustos são resistentes à maioria das doenças.
- Amor (Amor) - uma variedade caracterizada por uma incrível cor de pétalas. Paleta de vermelho brilhante graciosamente entrelaçada com tons de branco prateado. A variedade de flores O amor é abundante. Flores densas cobrem a maior parte das folhas. O diâmetro dos gomos, dotado de contornos de cálice, pode atingir 12-13 cm.
Medalha de Ouro Grandiflora incrível
Grandiflora Rose Crescendo
O plantio de mudas é recomendado nas primeiras semanas de maio, quando a ameaça de geada noturna acaba. Ao escolher um local para pousar, você deve dar preferência a uma área bem iluminada.
Preste atenção! Na primeira vez após o plantio, você deve sombrear os arbustos com uma rede de jardinagem especial. Isso evitará queimaduras nas chapas.
O solo para plantio é preparado de forma independente. A mistura do solo deve incluir:
- turfa;
- areia;
- madeira cinza;
- fertilizantes minerais complexos.
Processo de aterrissagem passo a passo:
- Tendo escolhido um local para aterrissar, é necessário cavar um buraco, cuja profundidade atinge 55 cm.
- As raízes das mudas são mergulhadas por várias horas em uma bacia cheia de uma mistura de argila líquida contendo verbasco.
- Após um período de tempo especificado, a muda é colocada em um recesso cavado. O sistema raiz é cuidadosamente nivelado. O colo da raiz é aprofundado 5-6 cm abaixo da superfície do solo.
- O poço é preenchido com uma mistura de solo auto-preparada.
- 20-25 litros de água são derramados debaixo do arbusto.
- A área do círculo do tronco é coberta com serragem ou agulhas. A camada de cobertura morta deve atingir 5-6 cm.
Grandiflora no site
Recursos de Cuidados
Para que as rosas grandiflora possam agradar a floração exuberante, elas devem ser sistematicamente regadas. No verão, 15-25 litros de água são derramados sob o arbusto a cada 5-7 dias. Se estiver chovendo do lado de fora da janela, significa que não é necessário umedecer o solo.
Preste atenção! Ao regar, não deixe cair gotas nas chapas.
Após a rega, o solo ao redor dos espaços verdes deve ser afrouxado se a cobertura morta não for usada. É importante remover as ervas daninhas dos canteiros em tempo hábil.
Como fertilizantes para plantas com espinhos devem ser utilizados:
- complexos minerais;
- preparações de fósforo de potássio;
- superfosfato e nitrato de potássio.
Para dar aos arbustos a forma correta e aumentar o volume de floração, é necessário aparar sistematicamente o tipo de conformação e sanitário. O corte é feito com uma faca bem pontiaguda. As fatias devem estar inclinadas. Madeiras mortas são cortadas sob a base. Cada seção dos cortes deve ser tratada com variedades de jardim.
Ajuda! Ao cortar, é necessário retirar-se dos rins 5-6 cm.
Preparações de inverno
Para preparar os arbustos para o frio do inverno deve ser nas primeiras semanas de outubro.
Brotos verdes de arbustos são removidos. As plantas são descascadas de botões, folhas e flores. Cada maça bate. Os rebentos pressionados na superfície do solo são cobertos com material de polietileno. São colocadas tábuas de madeira e uma camada de abeto sobre o polietileno.
Assim que as primeiras geadas chegarem, você poderá jogar outra camada de material de polietileno por cima.
Floração
As rosas Grandiflor florescem, geralmente, a partir da segunda semana de junho e duram até o outono. Em grande número, as flores felpudas estão localizadas nos arbustos, cobrindo a maioria das placas foliares. O diâmetro das flores pode chegar a 14 a 15 cm e o aroma dos brotos é fracamente expresso, mas em dias de vento o cheiro ainda se espalha pela área do jardim.
Em caso de não conformidade com as recomendações de especialistas em relação ao cultivo e tratamento de plantas com espinhos, eles podem deixar de agradar a floração. Um problema semelhante pode ocorrer em segundo plano:
- plantar arbustos em um calado;
- corte incorreto;
- falta de cobertura;
- dano bacteriano aos espaços verdes;
- afeto de arbustos com doenças.
Preste atenção! Para um cultivo bem-sucedido, não basta saber o que é uma rosa grandiosa. A roseira ainda precisa receber pelo menos um mínimo de atenção. Somente neste caso a floração realmente agradará, e todos os anos.
Reprodução
Para propagar os arbustos grandiflora, você pode usar o método:
- estacas;
- divisão do mato.
Para usar o método de dividir o arbusto, você precisará cavar uma planta. Usando uma pá afiada, divida sua raiz em duas partes e transplante mudas em profundidades pré-escavadas separadas.
Preste atenção! Em matéria de propagação de roseiras, as estacas são usadas com muito mais frequência.
O processo de enxerto passo a passo é apresentado abaixo:
- Para a colheita de estacas, é necessário colher arbustos saudáveis e adultos. É melhor cortar galhos nos quais os brotos já floresceram.
- Cada identificador deve conter um par de internodes.
- Corte os galhos em um ângulo de 45 graus. Os folhetos devem ser removidos de cada alça. O topo dos galhos também está sujeito a poda. É muito importante fazer um corte de 5 a 7 cm acima da localização do rim.
- Os recipientes preparados são preenchidos com uma mistura de terra fértil, turfa e areia do rio.
- Cada talo aprofunda-se 20 mm no chão.
- O recipiente é coberto com vidro, que deve ser sistematicamente removido para ventilação. O solo é umedecido a cada 2-3 dias com uma pistola de pintura.
- Depois de algumas semanas, as estacas devem se enraizar. Neste momento, o vidro já pode ser removido.
Após 20 a 25 dias, as mudas enraizadas podem ser plantadas em um canteiro aberto.
Grandiflora é capaz de decorar qualquer jardim
Doenças e Pragas
Apesar da resistência de muitas variedades deste grupo às doenças, a falta de cuidados adequados pode causar danos à grandiflora:
- Oídio, indicado pelo oídio em brotos e folhas. O tratamento de espaços verdes com Fitosporin ou Fundazole ajudará a lidar com a doença.
- Manchas negras. Você pode reconhecer uma infecção fúngica por manchas marrom-pretas localizadas nas placas das folhas. Os arbustos afetados devem ser pulverizados com Profit ou Ridomil Gold o mais rápido possível.
Entre as pragas perigosas do grandiflor, vale destacar a roseta e o ácaro. Os especialistas recomendam o uso de fundos como Sparks e Fufanon ao derrotar uma cultura decorativa.
Grandiflora é uma planta incrível que se encaixa perfeitamente em qualquer projeto paisagístico. A cultura o deliciará com uma floração abundante e brilhante, se você seguir todas as regras da tecnologia agrícola.