São conhecidos muitos tipos de orquídeas que causam uma forte impressão com sua beleza e sofisticação (por exemplo, Phalaenopsis). Pode ser cultivada em casa, observando cuidadosamente as regras de cuidados. Uma das questões mais importantes na manutenção desta flor é o fertilizante corretamente selecionado para orquídeas e métodos de alimentação.
Opções de fertilizantes coloridos
Ao se alimentar, deve-se ter em mente que, se estiver muito concentrado, isso pode levar à queima das raízes. Não é recomendado o uso de cobertura para orquídeas na forma de gravetos ou pastilhas, o que cria uma concentração desigual de fertilizantes no solo. Portanto, os seguintes métodos são aplicados.
Cuidados cuidadosos com orquídeas permitirão que você cultive uma planta bonita
Nutrição foliar
Tal cobertura é realizada usando um spray. Ao conduzi-lo, as seguintes regras devem ser observadas:
- Antes da pulverização, os fertilizantes devem ser dissolvidos em água.
- É necessário usar uma pistola de pulverização que não forma jato, mas realiza a pulverização com pequenas gotas.
- Antes de alimentar, agite a composição preparada.
- Você precisa processar uniformemente as folhas dos lados superior e inferior. As raízes aéreas são pulverizadas apenas um pouco.
- Recomenda-se executar o procedimento à noite ou de manhã.
- Nem todas as partes da planta podem ser pulverizadas. Isso é proibido em relação a flores, pontos de crescimento e raízes de broto.
Orquídea Phalaenopsis
- Após o processamento, você não pode colocar flores imediatamente na luz solar direta. Caso contrário, as folhas secas podem ficar queimadas.
A fertilização dessa maneira é permitida a uma temperatura de 18 a 26 graus. A água deve estar um pouco mais quente que o ar. Recomenda-se defendê-lo antes de pulverizar.
Molho de raiz
Importante! Antes de enraizar, regue a planta. A alta umidade reduzirá o risco de queimaduras por fertilizantes concentrados.
Você deve executar as seguintes etapas:
- Dilua o curativo para orquídeas em água na concentração prescrita pelas instruções.
- A composição resultante é vertida num prato baixo e largo.
- Uma panela com uma orquídea colocada por 20 a 25 minutos.
- Um pouco de cobertura é pulverizado na superfície do solo.
- Após o processamento, a panela é colocada em uma bandeja seca, permitindo que a água escorra.
Para a alimentação, use apenas água mole e defendida, um pouco mais quente que o ar. É impossível colocar uma flor sob os raios diretos do sol imediatamente após a sua conclusão.
Receitas de fertilizantes em casa
A cobertura para esta flor pode ser feita em casa de forma independente. A seguir, estão algumas das receitas mais populares para alimentar uma orquídea.
Casca de ovo
A casca de ovo triturada contém carbonato de cálcio, magnésio, silício, potássio, fósforo e outras substâncias úteis. Para preparar esse curativo para as orquídeas, uma jarra de vidro é preenchida com casca e cheia de água fervente, permitindo fermentar por uma semana.
Grãos de café
Esta é outra opção sobre como alimentar uma orquídea. Os grãos de café são um composto nutritivo que é benéfico para as orquídeas.
Molho foliar
Contém potássio, magnésio, cálcio e nitrogênio. O solo é útil para melhorar o crescimento das orquídeas. Ao fazê-lo deve ser misturado com o solo superficial. Deve-se ter em mente que esta substância contém um pouco de ácido, afetando assim a composição do solo.
Fertilizante de urtiga
Neste remédio popular, essas receitas podem ser usadas.
Urtiga picada deve ser derramada com água fervente e insistiu por uma hora. Depois disso, você pode regar a orquídea com infusão. No entanto, antes disso, regue-o primeiro.
Para a segunda receita de como fertilizar uma orquídea, a urtiga é cortada e empilhada em um barril, depois cheia de água fria. Recomenda-se adicionar um pouco de valeriana para remover o cheiro que ocorrerá durante a fermentação. A composição é infundida por uma semana. A urtiga é então removida da infusão.
Preste atenção! Este método, como alimentar uma orquídea, pode ser usado dentro de um ano a partir da data de fabricação.
Levedura
Eles contêm fitohormônios, vitaminas e auxinas. Para preparar esse fertilizante para orquídeas em casa, faça o seguinte. 10 gramas de fermento e três colheres de sopa de açúcar são produzidos em um litro de água. Após uma mistura completa, deixe em infusão por 2-3 horas.
Aspirina
Se você diluir um comprimido de aspirina em um litro de água, essa composição poderá ser pulverizada com uma orquídea para aumentar sua vitalidade e melhorar a imunidade.
Peróxido de hidrogênio
A exposição ao peróxido de hidrogênio pode ajudar a cultivar orquídeas da seguinte maneira:
- No tratamento de doenças fúngicas.
- Para desinfecção de folhas.
- Como um meio destinado a estimular o crescimento de orquídeas e seu florescimento.
O medicamento pode ser usado para processar fatias nas raízes ou danificar caules e folhas. Permite desinfetar de forma confiável o local de dano.
Opções de fertilizantes
Vários tipos de fertilizantes especializados para orquídeas são produzidos. A seguir, são descritos os mais populares.
Agricola
Existem várias opções para Agricola para orquídeas. Eles diferem entre si na proporção de fertilizantes de potássio, fósforo e nitrogênio. Dependendo do estágio da floração, selecione a composição desejada para a cobertura. Para preparar uma solução nutritiva, você precisa tomar 5 mililitros de concentrado e dissolvê-los em um litro de água. Se o curativo foliar for realizado, essa quantidade do produto será agitada em dois litros de água.
Pulverização
Essa ferramenta pode ser usada para fertilizar não apenas plantas adultas, mas também crianças sentadas separadamente.
Fertilizantes japoneses
Eles estão disponíveis em várias versões, que correspondem a cores diferentes. Para alimentar orquídeas, azul e rosa são usados.
O primeiro deles contém carbonatos de potássio, fosfatos, magnésio, várias enzimas bioativas, vitaminas B e C. Uma composição equilibrada fornece crescimento ativo da orquídea, imunidade aprimorada e desenvolvimento completo do sistema radicular.
Interessante! A variedade rosa de curativos ajuda as orquídeas a florescer magnificamente. Contém potássio, fósforo, magnésio, nitrogênio, ácidos, grupos vitamínicos, bioenzimas e algumas outras substâncias úteis. Este tipo de fertilizante japonês é usado não apenas na fase de floração, mas em outros períodos da vida da orquídea.
Compo
Este fertilizante especializado para orquídeas é produzido pela empresa alemã Compo. A ferramenta é apresentada de várias formas:
- Na forma líquida, em uma embalagem com capacidade para 500 ml.
- Sob a forma de um conjunto de ampolas hermeticamente fechadas de 30 ml.
- Sob a forma de bastões sólidos.
No último caso, eles são inseridos verticalmente no solo na borda da panela.
Adubo Composto
Isso é feito para que partes da orquídea não entrem em contato com fertilizantes concentrados.
Tempo de alimentação
Uma característica importante das orquídeas é que a composição da cobertura depende da fase de desenvolvimento das flores. A seguir, falaremos sobre como fertilizar adequadamente uma flor em diferentes períodos de sua vida.
Fase de crescimento ativo
Durante o período em que a planta está crescendo ativamente, ela deve ser fertilizada duas vezes por mês. Isso permitirá que a flor acumule a quantidade certa de nutrientes para o desenvolvimento. De particular importância é o uso de fertilizantes nitrogenados, permitindo que a orquídea acumule massa vegetativa. No entanto, deve-se ter em mente que esse curativo inibe o desenvolvimento de flores.
Quando uma planta começa a formar brotos (isso ocorre dois meses antes do início da floração), ela começa a precisar de fertilizantes de potássio e fósforo em maior extensão. Essa cobertura ajuda a melhorar o metabolismo de carboidratos e proteínas, ajuda a planta a respirar, torna a floração mais magnífica.
Períodos de floração e dormência
Importante! Durante a floração e no período imediatamente anterior, o uso de fertilizantes contendo nitrogênio deve ser minimizado. Eles contribuem para o crescimento da massa verde, mas limitam o desenvolvimento de botões de flores.
Durante esse período, você pode usar os fertilizantes complexos Bon Forte, Effect, Flora ou Effect. Uma das características de seu uso é aumentar o período de floração. Nesse caso, você pode atingir sua duração de seis meses.
Nesse momento, a planta deve ser alimentada com substâncias e minerais úteis uma vez a cada duas semanas. É proibida a aplicação de curativos radiculares. Se essa regra não for observada, a planta poderá não começar a florescer.
Quando a flor termina e a última flor desaparece, a orquídea começa um período de descanso. Neste momento, ela está enfraquecida e precisa de apoio. Na primeira semana, você precisa equipar a flor com todas as substâncias e oligoelementos necessários para que ela se recupere e ganhe força.
As flores precisam de fertilizante líquido
No inverno, a cobertura de nitrogênio e fósforo é especialmente importante para as orquídeas. Para isso, você pode usar os fertilizantes Lux, Rosop ou Mr. Color. Durante a dormência, a planta precisa ser fertilizada mensalmente.
Como alimentar corretamente uma orquídea
Quando uma flor é trazida de uma loja, ela deve se adaptar às novas condições de vida. No início, não é recomendável fertilizar a terra, pois a orquídea sofrerá estresse com isso. Se essa regra for violada, o resultado pode estar murchando, em alguns casos, a morte da planta.
Muitas vezes, no ponto de venda, você pode comprar uma planta durante o período de floração. Se você esperar o término e só depois alimentar, a orquídea será mais útil.
Em alguns casos, é possível repetir o florescimento, o que ocorrerá quase imediatamente após o anterior. Nesse caso, você não deve esperar pelo seu fim, fertilize a planta três ou quatro meses após a compra da orquídea.
Uma boa nutrição ajuda na floração luxuosa
Existem regras gerais para o tratamento de orquídeas. Aqui estão os mais importantes:
- Fertilize a orquídea apenas com o uso de fertilizantes líquidos. Sólido - não pode ser usado devido ao fato de que uma alta concentração pode causar queimaduras na planta.
- Não é permitido alimentar uma planta enfraquecida como resultado de uma doença passada ou ataque de pragas de insetos.
- A composição dos fertilizantes utilizados deve ser ajustada dependendo do estágio de desenvolvimento da flor.
Importante! Acredita-se que, se a orquídea for mal alimentada, será menos perigosa do que uma quantidade excessiva de fertilizante.
As orquídeas de cobertura apropriadamente feitas permitirão que você cultive uma planta saudável e com uma bela floração.