A verbena de ampola é apropriada para crescer em terrenos privados e em vasos em varandas. Suas espécies perenes crescem no território da América do Sul e Central.
Em casa, os híbridos anuais são plantados. A popularidade da flor é devido à sua floração abundante, variedade de paleta de cores, resistência e resistência à seca.
O que é esta planta?
A planta é termofílica, não tolera frio, morre rapidamente em climas gelados. O comprimento das hastes da flor pode chegar a 60 cm, cresce bem e pelo período de floração, um arbusto pode ocupar espaço de até 0,5 m2.
As principais características da verbena são:
- Diversidade de espécies - mais de 250 variedades foram criadas;
- a cor das folhas é verde claro, a forma é redonda ou oval, há dentículos ao longo das bordas, a superfície da folha é coberta com vilosidades;
- As sombras das flores podem variar de branco a vermelho e azul;
- em cada flor há 5 pétalas;
- as flores são coletadas em grandes inflorescências;
- um longo período de floração, começando em julho e terminando em outubro.
A verbena da ampola após a florescência frutifica porcas com sementes, a cor da casca pode ser verde ou marrom claro.
Como isso se multiplica?
Para verbena, o uso de três métodos de reprodução:
- Estacas
- Fissão de arbustos.
- Semeadura de sementes.
A propagação de estacas é a melhor maneira de criar variedades de plantas que não formam sementes. Graças a este método, a floração começa mais cedo do que o habitual, a sua duração é maior do que com o método de plantio das sementes.
O método com brotação de mudas de sementes é o mais comum. Também é usado para variedades híbridas que não podem ser retiradas em casa.
Como crescer a partir de sementes?
As sementes são germinadas sob um filme ou vidro. É melhor colocar o recipiente com o solo em um local bem iluminado. Nos primeiros meses, a planta precisará de fertilização mineral com fertilizantes nitrogenados. Ao plantar as mudas entre os arbustos, deixe uma distância de pelo menos 30 cm É aconselhável a transferência para o campo aberto no final de maio ou início de junho.
A verbena é resistente à maioria das doenças e pragas. Seu principal inimigo são os pulgões.
Assista a um vídeo sobre o cultivo de verbena a partir de sementes:
Condições para maturação
Verbena dá sementes após a floração. Calcule o momento de maturação do material de semente simplesmente - as frutas (nozes) que aparecem parecem mudar de cor para marrom e começam a secar. Neste momento, eles podem ser cortados e colocados em uma folha de papel ou um pedaço de pano para secar. As caixas de sementes devem ser periodicamente viradas, caso contrário, os bolsos do molde aparecem nelas.
A peculiaridade de colher sementes de verbena é que em casa é impossível preservar todo o conjunto de propriedades dos arbustos dos pais. Se a embalagem com a semente original foi marcada F1, então estas espécies não podem ser retiradas de forma independente.
Aparência
Sementes de verbena têm uma forma oblonga. Sua cor é de verde a marrom claro. Externamente eles se parecem com pequenos pedaços de gravetos finos.
Em algumas variedades de plantas, as sementes podem estar sob uma casca espessa. Esse recurso afeta a taxa de germinação - levará mais tempo do que o normal para esperar pelo aparecimento das primeiras brotações.
Fotos
Abaixo você verá como é a planta na foto.
Coleção
Quando os frutos da planta secaram, a semente é considerada madura. Neste ponto, as caixas são nitidamente divididas em 4 partes, as sementes delas são despejadas em um envelope de papel. Estes sacos devem ser armazenados em local seco e quente. Use para o cultivo de mudas pode ser na primeira primavera.
Atendimento domiciliar
Em janeiro e fevereiro, a germinação de sementes é baixa, o período ótimo para a semeadura é março. 5 dias antes do plantio, as sementes devem passar por um procedimento de estratificação - elas são embrulhadas em um pano úmido, que é colocado em um saco plástico.
O pacote é colocado no departamento de vegetais da geladeira. Gradualmente, o processo de plantio e cultivo de verbena a partir de material de sementes ocorre desta forma:
- Preparação de caixas com solo - a drenagem é colocada no fundo, mistura de solo pré-aquecido é preenchida, o solo é um pouco umedecido.IMPORTANTE: O solo para germinação das sementes de verbena deve ser leve, solto, ter alta permeabilidade à água e um nível neutro de acidez.
- As sementes são semeadas, elas geralmente não são cobertas com terra por cima, mas uma fina camada superior pode ser formada a partir do húmus ou terra.A semente é molhada com uma pistola de pulverização.
- Uma caixa ou um vaso de futuras mudas é coberto com um filme ou outro material transparente e hermético (frasco de vidro, tampa de plástico).
- Recipientes com sementes plantadas são colocados em um lugar quente, nesta sala a temperatura é mantida constantemente na faixa de 18 a 22 graus.
- O condensado resultante na tampa deve ser prontamente removido, conduzindo durante essas manipulações a aeração das plântulas.
- Após 20-30 dias, os primeiros brotos aparecem. Nesta fase, será necessário um local mais fresco e bem iluminado. Se necessário, é permitido estender o dia de luz para plantas com uma fito-lâmpada.
- O próximo passo será uma colheita - é feita no momento em que o broto tem dois pares de folhetos. Top dressing é realizado com um intervalo de duas semanas.
- Após a formação de 4 pares de folhas nas variedades de ampola, é necessário fazer uma espécie de pinça, espessa, tal procedimento não é necessário.
- Quando plantar? Final de maio ou primeira quinzena de junho. Antes do plantio no local escolhido, são introduzidos fertilizantes minerais com nitrogênio, fósforo e potássio.Imediatamente depois disso, as plantas são regadas abundantemente.
Outras medidas para o cultivo da verbena são reduzidas à capina e irrigação regulares. Para aumentar os períodos entre a rega, a camada superior do solo deve ser coberta com turfa.
Reprodução por cortes - instruções detalhadas
Para propagação, a cópia pai da flor se move para o inverno durante o período, mantendo o regime de temperatura no nível de 5-10 graus. O procedimento para o plantio de estacas começa no final de fevereiro ou em março. O processo passa por essas etapas:
- Preparação de misturas de solo, baseadas em turfa com agroperlito e areia.
- Aquecendo o solo e enchendo-o de caixas para mudas.
- Estacas são cortadas - brotos superiores com 4-6 folhas formadas são adequados para eles. Sob o par inferior de folhas nas estacas, é necessário deixar um caule de 1 cm de comprimento e as folhas inferiores são removidas antes que as estacas sejam plantadas.
- No chão faça pequenas ranhuras (por conveniência, você pode usar um fósforo ou palito).
- Estacas de estacas mergulhadas nos porta-enxertos, as hastes são plantadas em recipientes preparados.
- As mudas cobrem com polietileno ou jarra de vidro, sem esquecer de ventilar periodicamente.
- Cubra a parte superior com polietileno / vidro. Periodicamente arejado.
Veja o vídeo sobre a reprodução da verbena por estacas:
Dicas e avisos adicionais
Ao crescer verbena, especial atenção deve ser dada para protegê-lo contra oídio, pulgões, podridão. Na maioria dos casos, a causa das doenças é a humidificação regular do solo.
Quando aparecem folhas violeta, você deve limitar a rega, remova todas as partes danificadas da planta. Para o controle de pragas, é aconselhável usar um inseticida.
Variedades perenes de verbena podem ser armazenadas ao ar livre sem transplante. Para isso, no outono, a planta é cortada ao nível da superfície da terra. No topo, a flor é polvilhada com lapnika, que ajudará a preservar o calor para o sistema radicular da verbena.
Ampel verbena - uma excelente solução para decorar janelas, varandas e jardins. Eles ficam bem nas colinas alpinas, agradáveis com um longo período de floração. Esta planta é despretensiosa e resistente a doenças, mas é sensível a mudanças frias e bruscas de temperatura.