Como propagar estacas de hortênsia na primavera

Pin
Send
Share
Send

Muitas pessoas se perguntam como propagar hortênsia. Existem muitas maneiras. Alguns são mais leves, outros são mais complicados, mas mesmo os iniciantes, usando informações adicionais, serão capazes de dominar esse processo.

Ao criar uma flor, há muitas nuances que devem ser observadas. Você precisa saber sobre a sua reprodução, temperatura, rega e cobertura. Com os devidos cuidados, a planta irá deliciar o proprietário com uma bela floração e sua aparência saudável.

Criação de hortênsias

Existem várias maneiras de como o jardim da hortênsia se propaga:

  • Por germinação de sementes;
  • Filhos de raízes;
  • Inverno, primavera, estacas de verão;
  • Camadas;
  • Dividindo o mato.

Métodos de criar uma flor

Características de propagação de hortênsias de diferentes variedades

A flor tem muitas variedades. Suas principais subespécies são parecidas com árvores, paniculadas, com folhas grandes. Todas essas variedades podem ser propagadas de quase qualquer maneira. Para obter o resultado mais rapidamente, você precisa saber qual o melhor método de criação.

As variedades de árvores são menos afetadas pelas baixas temperaturas, não são protegidas pelo inverno, são fáceis de cuidar. O melhor assento é à sombra ou sombra parcial. Em clima quente, a flor requer uma rega ideal. Os métodos mais convenientes de propagação são estacas, camadas. A hortênsia dessa espécie pode ser propagada por sementes, mas o processo é longo. O material de plantio é melhor comprado em uma loja especializada. A divisão do mato é realizada para obter imediatamente indivíduos adultos e floridos.

As variedades em panículas apresentam inflorescências com um diâmetro superior a 25 cm, suas folhas são longas e macias. A paleta de cores é muito diversificada. Para que o sol não queime os botões, a planta deve ser plantada à sombra. Os arbustos dessa variedade crescem rapidamente, e precisam ser podados. As estacas resultantes são usadas para propagação. Este método de criação é um pouco problemático do que com sementes ou camadas.

Importante! A flor tolera temperaturas de até 30 graus negativos.

A variedade mais bonita e temperamental é de folhas grandes. Ela tem lindas flores, grandes folhas verdes brilhantes. O arbusto em si é baixo e extenso.

Importante! As variedades de folhas grandes não toleram baixas temperaturas; portanto, é melhor plantá-las em recipientes para transferir flores para outro local.

Essa variedade é propagada por estacas, divisão, estratificação, sementes, dependendo da rapidez e do resultado que o jardineiro deseja obter.

Cuidar de mudas de hortênsias

A planta é fácil de cuidar, você precisa seguir todas as regras para crescer.

Cuidados com Mudas

Modo de rega

A hortênsia gosta muito de umidade, ao mesmo tempo não é recomendável inundar muito o solo. Nas profundezas das raízes, o solo deve estar moderadamente úmido.

Informações adicionais. Na Europa, os cientistas deram o nome Hydrangea hydrangea, que significa "vaso com água" em grego.

Regue a planta regularmente e abundantemente. O regime ideal para um arbusto adulto na Rússia central será de 2 baldes por semana. Em clima seco, a rega é aumentada em 2 vezes.

A irrigação pesada e rara durante o período seco não é muito favorável para a hortênsia.

Top vestir

Para uma floração exuberante, a planta precisa ser alimentada. Na primavera, quando as geadas terminam, a hortênsia é fertilizada com qualquer produto complexo especial: Bona Forte, Agricola Aqua, Flower Paradise, Pokon. Você também pode preparar sua própria cobertura: misture 20 a 25 gramas de sulfato de amônio (uréia), 30 a 40 gramas de superfosfato, 35 g de sulfato de potássio.

Em regiões frias, para melhorar a resistência das plantas, a folhagem jovem é pulverizada com zircão, Epin-extra.

O segundo estágio da alimentação dos gerânios ocorre no início da brotação. Dilua uma mistura de 45 gramas de sulfato de potássio e 80 g de superfosfato.

A 3ª etapa da alimentação ocorre no final do verão, início do outono. Sob cada arbusto, perfazer 20 kg de composto ou estrume apodrecido.

Preparações de inverno

Nem todos os tipos de hortênsias precisam ser isolados para o inverno. A variedade em panícula suporta temperaturas de até 30 graus negativos. O tipo de árvore é menos resistente ao gelo, apenas brotos jovens podem congelar nela. Nesse caso, a hortênsia é facilmente restaurada. Essas duas espécies precisam ser batidas apenas um pouco antes do inverno.

A variedade de folhas grandes é mais temperamental. Os botões de flores desta hortênsia são formados nos brotos do ano passado. Se estiverem congelados, no próximo ano não haverá floração. Portanto, recomenda-se que esta variedade seja preparada para o inverno (completamente isolada). Especialmente essas medidas são necessárias para a zona média e regiões frias.

Métodos de propagação de hortênsias em casa

Estacas

Como propagar lavanda de um arbusto por estacas

A flor pode ser plantada por estacas. Essa é uma das maneiras mais fáceis de criar novos indivíduos.

Termos de estacas de hortênsia

Estacas de hortênsia são realizadas na primavera, verão e outono. Na primavera, a poda é feita antes do início do fluxo de seiva. No verão, as estacas são colhidas em junho ou julho.

Estacas de inverno

No inverno, as estacas são feitas em variedades de folhas grandes transplantadas para vasos. A planta é colocada em uma sala com temperatura de 2 graus até janeiro, após o que é aumentada para 10. Em fevereiro, brotos jovens são cortados em estacas com dois entrenós. As folhas superiores grandes são cortadas até a metade.

Prepare panelas com terra solta e acidificada. A seção inferior é tratada com um estimulador de crescimento. As mudas são plantadas em vasos. Tampa superior com uma jarra de vidro, fazendo uma mini estufa. Periodicamente, precisam ser regados e arejados.

Estacas

Com o rápido desenvolvimento de uma flor, ela pode ser plantada em campo aberto já na primavera ou colocar um vaso à sombra parcial em uma horta e deixá-la assim até o outono.

Como cortar hortênsia no verão? Uma planta jovem de qualquer variedade é fácil de cultivar durante esse período. No final da primavera - início do verão, corte estacas verdes em ângulo reto abaixo do nó, alguns centímetros. As filmagens laterais deste ano são realizadas, que não quebram. Seu comprimento deve ser de 10 cm Para reduzir a evaporação, as folhas inferiores são arrancadas. A hora é escolhida no início da manhã ou quando está nublado.

A fatia é tratada com Cornevin, Heteroauxin ou outros agentes formadores de raiz. Prepare o solo: misture areia, turfa, relva na proporção de 4: 3: 1. As estacas devem ser plantadas a uma distância de 5 cm e a um ângulo de 4 centímetros. É necessário manter uma temperatura de 20 graus e pulverizar as estacas 4 vezes ao dia. Após 7 dias, a hidratação é reduzida para 2 vezes. Ventile a estufa uma vez por semana por 10 minutos.

O enraizamento ocorrerá no verão por um mês. Com o advento de novas folhas, a rega é reduzida. Um transplante é feito no outono ou já na primavera.

Importante! Para que a hortênsia forme um sistema radicular forte, é necessário retirar as gemas durante o primeiro ano após o plantio.

Estacas de primavera

Como propagar mudas de hortênsias na primavera? A propagação da hortênsia por estacas na primavera ocorre de uma maneira ligeiramente diferente. As estacas são colhidas durante a poda. Corte na primavera ramos jovens lignificados colocar por 5 dias na água. Depois disso, é feito um corte nos galhos mais próximos do rim em um ângulo de 45 graus.

Mudas de hortênsia na primavera também incluem o tratamento de galhos com agentes de enraizamento. Isso é necessário para enraizar o material de plantio mais rapidamente. As estacas preparadas são plantadas em vasos cheios de areia de rio semi-lavada. O ângulo de inclinação dos galhos deve ser de 45 graus, com profundidade de plantio de 3 cm.

Importante! Quando plantadas corretamente, as mudas não devem se tocar. As folhas não tocam o chão.

As estacas são cobertas com um filme, periodicamente pulverizado e arejado. A temperatura na sala deve ser de 15 a 25 graus.

Em seguida, mudas com raízes são movidas para vasos de 10 cm de diâmetro. A planta é mantida em ambiente fechado à temperatura ambiente e não permite luz solar direta. No tempo quente, a hortênsia é plantada no jardim.

Estacas semilignificadas

A reprodução é realizada por estacas lignificadas com brotos verdes para todas as variedades de hortênsias.

Importante! O tipo em panícula é pouco propagado dessa maneira na primavera e no outono.

Para o plantio, o solo é colhido da mesma forma que para as estacas verdes. Mantenha uma temperatura de 18 a 22 graus. Aprofundar galhos em 3 cm e cobertura morta. Panelas colocadas em um local com sombra. O solo precisa ser umedecido. Após 2 meses, transferido para um local semi-sombreado até a geada.

Camadas

Propagação por camadas

Esta diluição da hortênsia difere de maneiras ligeiramente diferentes. Dos brotos do ano passado, são obtidas plantas jovens. Para a reprodução, eles são dobrados e pingados em um sulco.

Este tipo de diluição da hortênsia é realizado no início da primavera ou no final do outono. É necessário aguardar o final da floração.

Importante! Os ramos lignificados para estratificação não são adequados.

Uma ranhura de 5 cm de profundidade é feita radialmente ao redor da bucha e um galho é dobrado em cada ranhura com grampos de madeira ou metal. Parte da sessão é deixada a 45 graus acima, seu comprimento é de 20 cm.

Importante! Você pode obter um crescimento rápido aplicando entalhes paralelos ao longo da haste.

Polvilhe ranhuras com terra. É necessário regá-los e triturá-los. O início do crescimento de camadas pode ser observado após 2 semanas. Quando os brotos atingem 10 cm, eles precisam ser batidos.

Os brotos podem ser plantados no início da primavera do próximo ano ou no outono. Para fazer isso, corte as tesouras de podar da planta mãe em camadas com raízes.

Tecnologia da divisão Bush

A divisão do mato é adequada apenas para variedades de folhas grandes e semelhantes a árvores. O procedimento é realizado na primavera ou no outono. Nas regiões frias, a melhor época para separar o mato é a primavera, nas regiões quentes é o outono.

Separação de Bush

Primeiro, um arbusto é desenterrado e dividido em dois. Em uma e nas outras partes, deve haver um ponto de crescimento e uma raiz. Prepare uma cova para plantar 30 cm de profundidade.O solo deve consistir em húmus, areia e turfa. Faça um pouso.

No futuro, você precisará regar o delenki. Para preservar a umidade, você pode fazer uma cobertura do solo. No outono, a camada de cobertura do solo precisa ser aumentada para evitar o congelamento.

Cultivo de sementes

Propagação de sementes

Semente pequena. As sementes são encontradas em frutas em caixas e têm apenas 3 milímetros. Anteriormente, eles não estão preparados para a semeadura.

Para cultivar hortênsia a partir de sementes, você precisa determinar o local de plantio. No aquecimento de estufas, o plantio é feito em dezembro, em casa - em março. Em campo aberto, a semeadura é realizada entre abril e maio.

Para grandes espaços, é necessário fazer uma cama alta. Colocar uma drenagem no fundo. O solo deve consistir em areia, turfa e terra de folha na proporção de 1: 2: 4. A terra é compactada e as sementes são derramadas. Polvilhe com areia lavada do rio. Umedeça a partir de um frasco de spray. É necessário cobrir com papel alumínio e pritenit, é necessário regar periodicamente e cobrir com fertilizantes à base de potássio e nitrogênio.

Para vasos, a composição do solo é a mesma. Você precisa fazer um buraco e plantar as sementes. Do alto eles não estão cobertos de terra. Pulverize cuidadosamente com uma pistola de pintura para não lavar as sementes. Eles também precisam ser alimentados.

Os brotos germinam em um mês. 95 por cento da sementeira brota. Assim que duas folhas crescem, as plantas são plantadas em vasos ou em estufa.

Importante! O pouso em campo aberto é feito após 3 anos. A altura da muda será de aproximadamente 40 cm.

Cuidado

Regras para cuidados com brotos:

  1. A rega é necessária à medida que o solo superficial seca. Para isso, é retirada água macia e sedimentada.
  2. É necessário afrouxamento periódico do solo.
  3. A pulverização regular é necessária.
  4. Mudas precisam ser removidas um pouco da janela. É necessária iluminação difusa para que os brotos não parem o desenvolvimento e não se queimem.
  5. A temperatura ideal é de + 14-20 ° C.
  6. Excluir rascunhos.
  7. Quando 2-3 folhas aparecem, o primeiro mergulho é realizado, em maio, quando cresce até 7-8 cm - o segundo.
  8. Você precisa alimentar 2 vezes por mês com fertilizantes complexos especiais.
  9. Vasos com brotos são temperados, levando-os para a rua com tempo quente. À noite eles trazem de volta.

Importante! Para que a planta não perca energia, os botões se quebram.

Depois disso, as mudas são plantadas em vasos largos e baixos. Para o inverno, as plantas precisam de um local escuro e fresco. Não é necessário fertilizar, regue com menos frequência.

Observando todas essas recomendações, você pode propagar a hortênsia. Você também pode aprender como cuidar adequadamente dela.

Como propagar rododendro: estacas, no país
<

Pin
Send
Share
Send