A hortênsia pecíolo é um tipo de arbusto de tecelagem, frequentemente usado para decorar arcos, paredes de edifícios, portas da frente ou pérgulas. A planta tem não apenas flores decorativas, mas também folhas. O aroma das inflorescências é muito semelhante ao cheiro do mel. A hortênsia é despretensiosa e cresce mesmo nas condições mais severas e adversas. É fácil cuidar dela, mesmo um iniciante vai lidar com a tarefa. É importante apenas aprender as regras básicas da tecnologia agrícola e tentar observá-las rigorosamente.
Assim que os jardineiros chamam uma flor amada. Cada localidade tem seus próprios nomes para peciolato de hortênsia encaracolado. Tem uma longa história de origem e uma área de distribuição bastante ampla.
Origem e aparência da hortênsia
Sob condições naturais, a hortênsia pecíolo é encontrada em florestas de coníferas e caducifólias rarefeitas do Japão, Coréia e Sakhalin, localizadas perto do mar. Como uma planta de jardim cultivada, começou a crescer desde 1865.
Hortênsia de pecíolo
As lâminas foliares deste arbusto são grandes, verde escuro, com uma base pontiaguda. Com o início do outono, eles se tornam amarelos e, mais perto de novembro, caem completamente. Hortênsia de escalada assume qualquer forma, envolve objetos ao seu redor. No entanto, ela não tem um tronco ramificado. Os paisagistas usam efetivamente esse recurso e também combinam uma flor com outras plantas no local. A densa folhagem das hortênsias é capaz de criar uma sombra para as janelas da casa, protegendo-as do calor do verão.
As flores têm uma cor branca, rosa pálido ou roxo pálido. Eles são coletados em inflorescências da tireóide com um diâmetro de cerca de 20 cm e, devido ao forte aroma, a planta atrai abelhas e é considerada uma planta de mel. O período de floração dura mais de 2 meses e começa em meados de junho.
A hortênsia pecíolo é cultivada há muito tempo em jardins
Tipos e variedades populares
Apesar do fato de que a hortênsia encaracolada é conhecida pelos jardineiros há muito tempo, poucas variedades são cultivadas. No entanto, alguns criadores continuam trabalhando no desenvolvimento de novas variedades e híbridos interessantes, reabastecendo a coleção com lindas flores. Alguns deles já conseguiram se apaixonar por cultivadores de flores.
Petiolaris
Essa variedade é mais amada pelos paisagistas, pois trabalhar com ela é um prazer. Ele oferece uma oportunidade de traduzir as idéias mais ousadas em realidade. Liana cresce a uma altura de 25 metros, se espalha graciosamente pelo chão ou trança árvores.
A altura da variedade Petiolaris atinge 25 m
Cordifolia
Este tipo de hortênsia é anão. A altura de uma planta adulta não excede 1,5 m. Uma característica distintiva é que, no lado inferior, a placa da folha tem uma cor branco-esverdeada. As inflorescências têm uma cor cremosa delicada.
Cordifolia refere-se a variedades anãs de hortênsia petrel
Miranda
A variedade é distinguida por uma placa em forma de coração, cujas bordas são pintadas de amarelo. Mesmo fora do período de floração, o arbusto parece decorativo e é capaz de decorar consigo mesmo qualquer parte do território. Com a ajuda de raízes subordinadas, a hortênsia sobe em paredes e cercas, mas essa fixação é muito fraca. Recomenda-se instalar uma grade para tecelagem vertical.
Preste atenção! Em Miranda, não apenas as flores, mas também as folhas têm qualidades decorativas
Take & Chance
A descrição da variedade diz que ela difere das contrapartes por uma borda branca em torno da borda da folha. Acontece que toda a chapa da folha adquire uma cor esbranquiçada, o que confere ao arbusto qualidades decorativas adicionais. A planta parece espetacular no local, mesmo durante o período em que não há flores.
Variedade Take e Chance, mesmo fora do período da floração, parece muito bonito
Surpresa de Inverno
Hortênsia pertence às variedades subdimensionadas. A altura de um arbusto adulto não excede 2 m. Flores de cor branca como a neve, as folhas são mais frequentemente verdes, mas, dependendo das condições de cultivo, elas adquirem um tom vermelho ou cereja.
Surpresa de inverno será uma decoração digna de qualquer site
Forro de prata
Esta variedade é caracterizada por um aroma delicado e delicado, inflorescências decorativas e folhas exuberantes com uma bela borda branca. A altura máxima de um arbusto adulto atinge 7 m. É bem formada, para que o arbusto possa receber várias formas atraentes. Esta hortênsia também é cultivada como cobertura de solo. Ela é capaz de se enrolar em torno de grades e suportes. A flor é uma excelente planta de mel.
Forro de prata com aroma de mel atrai abelhas e é uma excelente planta de mel
Transplante após compra em campo aberto
A melhor época para plantar hortênsias é o outono ou a primavera, quando a planta não tem folhas. As mudas com sistema radicular fechado podem ser plantadas a qualquer momento, sujeitas a certas condições.
O que você precisa para pousar
A hortênsia pecíolo não gosta de transplantes, portanto, o local deve ser escolhido cuidadosamente. Ela trança completamente as cercas e troncos de árvores, é capaz de escalar paredes, mas ela mesma não pode escolher um suporte. Ele deve ser direcionado na direção certa, mas em nenhum caso deve ser amarrado. É melhor usar ripas de madeira.
Atenção! Você não pode escolher uma árvore de vida curta como suporte (por exemplo, uma macieira, bordo, cerejeira, etc.).
A hortênsia fica bem em uma parede de pedra ou tijolo, superfícies de madeira que requerem pintura periódica não são adequadas para o seu cultivo. Além disso, a planta é usada para decorar encostas íngremes, mas, neste caso, será extremamente difícil caminhar sobre elas, principalmente após a chuva. O talo envolve densamente a terra e a umidade se torna escorregadia, o que dificulta a movimentação ao longo da encosta. Se surgir a ideia de cultivar um arbusto como uma espécie rasteira, é preciso ter em mente que, nesse caso, é improvável que você queira florescer. Suas qualidades decorativas serão minimizadas.
Hortênsia pecíolo não gosta de iluminação brilhante e luz solar direta
Lugar ideal
O plantio de hortênsias ornamentais decorativas e cuidados em terreno aberto, para os quais não é muito difícil, são adaptados a quase todas as condições climáticas. É melhor plantá-lo perto da casa, bem como à sombra das árvores. Para arbustos em crescimento, solos soltos e bem drenados, ricos em húmus, são ideais. A hortênsia de pecíolo não gosta de lugares ensolarados abertos a ventos e correntes de ar.
Atenção! O cultivo de hortênsias requer solo ácido.
Devido ao excesso de luz solar, as inflorescências são menores, o crescimento e o desenvolvimento da planta são significativamente mais lentos. A hortênsia é plantada na primavera, quando a terra já se aqueceu o suficiente e a ameaça de geada noturna passou.
O excesso de cálcio no solo afeta negativamente o crescimento e desenvolvimento da hortênsia
Um ponto importante é que não deve haver excesso de cálcio no solo. Para fazer isso, faça adubo, solo foliar ou turfa. Ao plantar um arbusto em solo pesado, é adicionada areia de uma grande fração.
Atenção! Antes de plantar hortênsias no solo, é estritamente proibido introduzir cinzas e cal.
Para que o arbusto cresça e se desenvolva normalmente, é recomendável cobrir o solo ao redor dele com agulhas, turfa ou composto.
Processo de aterrissagem passo a passo
O processo passo a passo de plantar um arbusto é o seguinte:
- Para plantar hortênsia pecíolo, eles cavam um buraco com um diâmetro de 0,4 me uma profundidade de 0,5 m.
- No fundo do poço, uma camada de drenagem é derramada, usada como tijolo quebrado, pedra britada, argila expandida etc.
- Um rebento é cuidadosamente colocado diretamente na drenagem e as raízes são endireitadas.
- A planta é preenchida com o solo extraído, aprofundando o colo da raiz não mais do que 3 cm.
- Eles pressionam a terra um pouco no círculo próximo ao tronco e despejam 2 baldes de água lá.
- Depois que a umidade é absorvida, o solo ao redor da hortênsia é coberto para evitar a evaporação excessiva e o crescimento de ervas daninhas.
A distância entre plantas adjacentes deve ser de pelo menos 1 m.
Reprodução
Existem vários métodos comprovados que permitem propagar eficientemente a hortênsia pecíolo em casa. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens.
Estacas
Hortênsia se reproduz bem com pecíolos. Para isso, será necessário preparar processos com 15 cm de comprimento.
Atenção! Os brotos selecionados para propagação devem ter tempo para adormecer.
O método é eficaz se você o usar no início do verão. Você precisa selecionar uma sessão que tenha pelo menos 2 nós, cortar a parte superior e remover algumas folhas inferiores do caule.
Após este procedimento, o pedúnculo deve ser tratado com um estimulante radicular e plantado em uma caixa com uma mistura de areia e turfa. O recipiente deve ser coberto com um filme, ventilado periodicamente e monitorado a umidade do solo. O abrigo deve ser removido somente quando as mudas já estiverem fortes.
O método mais fácil de propagar hortênsia é enraizar estacas
Cultivo de sementes
Cultivar uma planta completa e saudável a partir de sementes não é uma tarefa fácil. Será especialmente difícil para iniciantes. É importante criar tais condições para que no processo de germinação a hortênsia não congele. Pequenas sementes são semeadas em caixas plásticas ou de madeira cheias de uma mistura nutritiva do solo. Deve ser umedecido primeiro. Após a semeadura, o recipiente é coberto com vidro.
As caixas com mudas são colocadas em um local quente com uma temperatura de + 18-23 ° C. Cuidados adicionais consistem em rega oportuna, mantendo a temperatura desejada e regulando a umidade do ar. Após 1,5 meses, os primeiros rebentos aparecem.
Atenção! Os brotos de hortênsias germinais não aparecem simultaneamente.
Em abril, quando as folhas do cotilédone aparecem nas mudas, as mudas são colhidas. Você pode transferir o procedimento para maio, quando a rua estará quente e ensolarada. Você deve saber que o plantio de mudas em campo aberto é realizado somente após 2 anos.
Quando cultivadas a partir de sementes, as mudas de hortênsias são plantadas em campo aberto, não antes do que após 2 anos
Cuidado
Cuidar da hortênsia pecíolo não é muito difícil, mas tem suas próprias características. Se eles não forem levados em consideração, o proprietário não pode esperar pelas flores exuberantes e pelas qualidades decorativas do mato.
Modo de rega
Hortênsia de rastejamento ornamental é uma planta que adora água, portanto, requer rega regular obrigatória. Sob cada arbusto, são derramados 30-50 litros de água.
Atenção! A água de irrigação é usada exclusivamente quente e sedimentada.
Se a rua estiver quente e seca, o mato é irrigado 2 vezes por semana. Em condições de chuva, uma vez por semana é suficiente. O mesmo se aplica às plantas, cujo círculo parabólico foi previamente ponderado. A umidade debaixo delas evapora lentamente, portanto você não deve irrigá-las com tanta frequência.
O tipo pecíolo de hortênsia precisa ser alimentado várias vezes ao ano. A primeira vez que o procedimento é realizado no início da primavera, quando o arbusto está apenas começando a acordar e começar a crescer. Aplique a seguinte composição fertilizante:
- uréia
- superfosfato;
- potássio sulfúrico.
Uma mistura desses componentes é dissolvida em água e regada com um arbusto. A próxima vez que a hortênsia for alimentada durante a formação de brotos. Desta vez, sem uréia. No final do verão, 15 kg de estrume ou composto apodrecido são derramados sob cada planta.
Para dar força aos rebentos da hortênsia, recomenda-se regá-lo com uma solução fraca de permanganato de potássio.
Para as videiras jovens
Hortênsias jovens precisam não apenas de rega e cobertura, mas também de moldagem. Caso contrário, o arbusto ficará desarrumado e arrumado. O procedimento está planejado para o início da primavera. Deixe de 6 a 10 dos brotos mais fortes, o restante é removido. As ramificações anuais são encurtadas e deixam 5 pares de botões. No outono, todas as inflorescências secas são removidas.
Preparações de inverno
A hortênsia das lianas de jardim tem uma característica tão valiosa quanto o aumento da resistência do inverno e pode passar o inverno em campo aberto, mesmo no clima severo da Sibéria. Apenas videiras jovens até os três anos de idade precisam de abrigo, pois podem congelar se houver uma geada anormal.
A hortênsia pode ser cultivada como cobertura de solo.
Galhos jovens são dispostos ordenadamente nas tábuas e cobertos com galhos de abeto, folhas caídas ou galhos de abeto. Tecido não tecido também é adequado. Esse procedimento é especialmente importante para os jardineiros cujos locais estão localizados nas regiões norte e nos subúrbios.