Como é a violeta Le? Descrição das variedades

Pin
Send
Share
Send

As senpolias internas surpreendem com uma ampla paleta de cores de suas flores. Algumas caprichos das violetas não impedem jardineiros amadores e criadores profissionais. O número de admiradores desta bela planta está aumentando constantemente.

A história das primeiras variedades

Criador de Vinnitsa Elena Lebetskaya começou a criar novas variedades em 2000. Até o momento, as violetas de Lebetskaya (LE) têm mais de 250 variedades. Eles surpreendem a imaginação com uma variedade de cores e formas de flores. A coleção inclui variedades com pétalas do mais simples ao felpudo, com bordas onduladas, com franjas e onduladas. Entre eles estão os de uma cor e com a presença de pinceladas, pinceladas e manchas, circundadas por uma borda e pintadas com spray de tons contrastantes. As folhas atraem a atenção com os tons de verde puro aveludado, de saturação variável. Rosetas de espécies variadas cativam com desenhos e manchas de cores nas folhas.

Desfile de cores florescendo saintpaulia

Descrição das cores

As violetas uzambares vêm das regiões montanhosas da parte oriental da Tanzânia, tornaram-se o progenitor de todas as violetas internas. Uma vez na Europa, eles receberam o nome de Saintpaulia, em homenagem ao descobridor da flor do Barão Walter Saint Paul. Muitos classificaram incorretamente Saintpaulia como violetas da floresta. Senpolia pertence à família Gesneriaceae. Esta é uma planta baixa gramada com folhas coletadas em rosetas. As folhas arredondadas felpudas estão localizadas em pecíolos curtos.

Como é a violeta - uma descrição da planta

As flores que compõem os pincéis têm uma forma diferente:

  • Simples - com as pétalas habituais.
  • Semi-duplo - eles têm várias pétalas subdesenvolvidas no meio da flor, o que torna a flor mais volumosa.
  • Terry - pétalas são dispostas em várias linhas.

Geralmente, em um pincel, existem até 7 flores; atualmente são criados híbridos com até 100 flores. A cultura da violeta Saintpaulia (Uzambara) é generalizada - esta é uma espécie, todas as formas existentes são seus híbridos.

Entre as violetas de interior, cinco espécies se distinguem pela forma de uma flor:

  • "Tigela" - as pétalas são separadas, o broto não abre completamente e mantém sua forma durante a floração.
  • "Vespa" - lembra ciclâmen, 2 pétalas superiores são curtas, dobradas para trás, 3 inferiores são direcionadas em direções diferentes e quase dissecadas, o que é incomum para os Gesnerievs.
  • "Sino" - flores em forma de sinos com bordas onduladas das pétalas de uma cor azul escura com uma tonalidade roxa.
  • "Pansies" - 4 pétalas grandes levantadas para cima e 1 para baixo.
  • "Estrela" - grandes botões lilás claros em forma de estrela com uma borda clara ao longo do contorno.

Entre as variedades da seleção de Elena Lebetskaya, destacam-se as flores simples de forma simples, e as que cativam com um jogo de cores, e delineadas com uma borda com franjas ou um tom contrastante de borda. Cada um à sua maneira é bonito e digno de atenção. As variedades com uma cor multicolorida têm duas ou mais cores; as variedades de fantasia diferem pelo fato de haver listras no fundo principal, traços de tom mais claro ou mais escuro que o principal.

A estrutura da raiz é a mesma para todas as variedades. As hastes e pecíolos das folhas podem variar em altura. De acordo com o tamanho da tomada, eles distinguem:

  • Miniatura - com um diâmetro de até 15 cm.
  • Padrão - de 20 a 40 cm.
  • Grande - mais de 40 cm.

Tamanho da flor

De acordo com o tamanho da flor, a senpolia é dividida em grupos:

  • As plantas com flores pequenas têm até 2 cm de tamanho.
  • Meio da floração - de 2 a 4 cm.
  • Flores de flores grandes têm flores com tamanhos de 4 a 6 cm.
  • As flores especialmente grandes têm mais de 6 cm de diâmetro.

Interessante! Flores pequenas, mas encantadoras, da variedade Caramel. Variedade LE Bogdan tem flores brancas muito grandes com um olho roxo.

Número de flores

As variedades mais comuns contêm até 7 flores. Variedade Caramelo não brilha em número, mas atrai com sua sutileza de cor rosa. Em Kristina (Kristina), sua pequena quantidade é bloqueada pelo esplendor das flores felpudas. Os híbridos criados recentemente surpreendem com um grande número de flores, seu número chega a cem. A variedade White Camellia se distingue por um chapéu de flores luxuriantes com um grande número de flores.

A ternura e pureza da Camélia Branca

Cor e desenho de uma flor

Além do monocromático, há uma enorme variedade de cores:

  • Afiação - tem uma borda na borda das pétalas, cuja cor difere da principal.
  • Fantasia - tenha pétalas, cobertas com pinceladas, salpicos, pontos de tons contrastantes.
  • Manchado - com um ponto contrastante na pétala.
  • Quimeras - do meio até a borda da pétala são raios contrastantes.

A admiração é causada pela variedade White Camellia, cujas flores brancas como a neve são cercadas por uma rosada de folhas brancas e verdes esbranquiçadas. A vantagem da variedade é que as flores não perdem sua cor e forma durante o período de floração. Lótus violeta conquista flores terry rosa, eles têm a forma de rosas.

Há um grande número de variedades com pétalas de uma cor, nas quais a beleza é enfatizada pela presença de uma borda de cores contrastantes. As flores monocromáticas das variedades LE Gracia parecem brancas em forma de sino, violeta LE Magnetto com franjas lilás. A violeta LE Igor, da forma “amores-perfeitos”, com quatro grandes pétalas azuis brilhantes cercadas por uma borda ondulada branca, ecoa a variedade de seleção Moreva do crepúsculo de verão. A violeta LE Noir refere-se a formas variadas. Suas estrelas grandes, simples e semi-duplas, marcam a cor violeta-fúcsia e a borda ondulada da cor branca.

Rigorosa sofisticação do violeta le Noir

A natureza incomum das pétalas multicoloridas das variedades Lebetskaya é surpreendente. O violeta LE Zlata (Zlata) ataca com amarelo-branco ou ouro na forma de uma estrela ondulada com uma borda fina e variável de azul na borda da pétala. Uma roseta lisa tem um verde ligeiramente ondulado com folhas brancas. A variedade LE Elegans se distingue por "pansies" brancos de terry com pétalas onduladas, na parte inferior - pontos brilhantes em rosa caramelo. As folhas variegadas da variedade Lena adicionam feitiços às pétalas semi-duplas e duplas de tons verde-azulados. A apoteose das cores da variedade Surprise Winter não deixará ninguém indiferente: pétalas ligeiramente onduladas de cor rosa claro são coloridas com pinceladas e faixas de tons de roxo pálido.

Manhã de inverno pinta nas pétalas da variedade Winter Surprise

Período de floração

Ouro violeta dos citas - uma descrição da variedade de flores domésticas

Com muito cuidado, as violetas são agraciadas com floração quase o ano todo: até 8 a 9 meses. O florescimento da senpolia não está relacionado à estação do ano, depende principalmente das condições de cultivo criadas para ela. A floração mais abundante é observada na primavera e no verão. É difícil prever exatamente quando a planta florescerá. As violetas cultivadas a partir de uma folha podem florescer em 8 meses, algumas precisam de um ano inteiro, às vezes elas precisam esperar um ano e meio. Existem variedades (criação Sorano)florescendo durante todo o ano:

  • Rosa Esmeralda com muitas flores em tons de rosa coral claro, rodeado por uma borda de cor verde claro.
  • Anastasia, flores leves com pétalas de aquarela azul-céu, marcadas com manchas escuras, com bordas onduladas.

Métodos de criação

Para propagar violetas, métodos vegetativos são usados:

  • Sementes;
  • Estacas.
Violeta branca com chifres perene - descrição do cultivo

O método das sementes é bastante longo e trabalhoso, geralmente é usado para seleção por cultivadores profissionais. Em casa, eles usam estacas para obter novas cópias. Uma folha que é capaz de formar raízes adventícias é cortada com uma faca afiada, recuando de 2,5 a 3,5 cm da placa da folha, e é colocada em um recipiente com água e transferida para um local quente e iluminado. Cubra com um copo ou saco plástico para criar condições de efeito estufa. Geralmente, após 2-3 semanas, as primeiras raízes aparecem e as mudas são transplantadas para o solo. Quando o rebento atinge 4-5 cm de altura, a violeta cria raízes e começa a crescer, a folha-mãe é cortada. Para a propagação de formas variadas, são retiradas estacas da 2ª linha, jovens e fortes, elas se enraízam mais facilmente. Nesse caso, escolha as folhas mais verdes da tomada.

Importante! Se as folhas da saída aparecida forem brancas, espere até que fiquem verdes e só depois separe do caule.

Existem variedades que não podem ser propagadas por estacas de folhas, porque eles não mantêm traços parentais. Nesse caso, pedúnculos são usados, escolhendo os mais fortes e saudáveis. Então eles procedem, como em estacas comuns, aguardando o aparecimento de raízes. Em algumas variedades, processos laterais são formados - enteados, eles são removidos e enraizados, como estacas comuns.

Recursos de Cuidados

Cuidar de diferentes tipos e variedades tem regras gerais. Quaisquer violações nos cuidados da senpolia levam a uma deterioração da aparência e até a ausência de florescimento. Um resultado positivo na criação de uma flor pode ser esperado quando certas regras são seguidas. A planta responde a:

  • Condição do solo;
  • Temperatura interna
  • Iluminação;
  • Rega e qualidade da rega;
  • Aplicativo de alimentação.

Flores

Para evitar o endurecimento do solo, ele deve ser afrouxado entre as irrigações. Uma temperatura de 19-24 ° C é considerada confortável para uma flor. A violeta é uma planta fotofílica, mas, como a maioria dos animais de estimação, não tolera a luz solar direta. É melhor colocá-lo a uma distância de 0,5 m da janela. A rega é realizada não mais de 2 vezes por semana, dada a umidade. Nesse caso, é necessário garantir que a água não caia no ponto de crescimento e saia. Um regador com nariz comprido sem divisor se tornará conveniente. Você pode derramar água na panela, após 20 minutos, a água restante é drenada. Durante o período de crescimento ativo, a cada meio mês, a flor é alimentada com uma solução fraca de fertilizantes minerais complexos para a senpolia.

Na coleção de E. Lebetskoy, um grande local é ocupado por formas variadas que parecem espetaculares mesmo sem flores, devido à presença de manchas, manchas de outras tonalidades nas folhas verdes. São lugares nas placas das folhas onde não há clorofila; em vez disso, existem outros pigmentos corantes: caroteno, xantofila e outros. Existem algumas sutilezas ao cultivá-las. Para manter os sinais de variegação, eles tentam reduzir a quantidade de clorofila e liberar outros pigmentos para mudar a cor da folha.

Importante! Para evitar a perda de variegação, é necessário manter uma temperatura mais baixa do que para outras espécies, 16-20 ° C. A uma temperatura mais alta, as bactérias fixadoras de nitrogênio desenvolvem-se ativamente no solo e a quantidade de nitrogênio nele aumenta. Consequentemente, a quantidade de clorofila aumenta, o que implica a aparência de uma cor verde da folha.

Ao aplicar fertilizantes, os que contêm nitrogênio são excluídos pelo mesmo motivo - eles contribuem para a produção de clorofila. As formas variadas de violetas respondem bem à iluminação artificial, para que possam ser colocadas nas prateleiras inferiores das prateleiras, onde é mais frio.

Outras medidas de cuidado não são diferentes de cuidar de outras formas da planta.

Depois de ver encantadoras senpolis, todos se tornam admiradores para sempre e acendem com o desejo de cultivar uma nova variedade de uma forma atraente e cor de uma variedade de flores atraente.

Pin
Send
Share
Send