Dracaena é uma planta muito comum em casa e no escritório. A flor é despretensiosa e pode suportar a falta de rega, além de estar sob luz solar direta. Mas, às vezes, essa planta pouco exigente pode se tornar sombria e pouco atraente. Isso acontece se a dracaena ficar amarela e as folhas começarem a cair. Para descobrir a causa exata dessa condição, é necessário olhar dentro da planta e seguir as regras relativas ao cuidado das flores.
Dracaena deixa cair - as principais razões
Dracaena é uma planta perene, que se distingue por sua aparência atraente e incríveis folhas verdes. Mas, infelizmente, às vezes uma flor começa a perder suas propriedades decorativas. As folhas perdem uma tonalidade verde brilhante, começam a ficar amarelas e podem até desaparecer completamente.
Planta de casa Dracaena
A razão pela qual as folhas de dracaena caem pode ser situações diferentes. Tudo depende de cada caso. Erros repetidos cometidos durante o processo de atendimento ou condições de crescimento podem levar a esse tipo de problemas; fatores externos (doenças / pragas) desempenham um papel significativo.
Dracaena é uma flor característica das folhas que caem. Mas esse processo não é natural. Se a planta perde muitas folhas, no final, isso leva à sua morte.
Preste atenção! Para evitar tristes conseqüências, quando surge um problema, é necessária a intervenção imediata do proprietário - é ele quem deve salvar a palmeira.
Entre outras coisas, os jardineiros apreciam precisamente as qualidades decorativas da dracaena; portanto, quando as folhas caem, a planta perde sua atratividade.
Na maioria das vezes, as seguintes circunstâncias levam a uma situação em que a dracaena perde suas folhas:
- introdução de fertilizantes de baixa qualidade;
- danos parasitas;
- condições de crescimento perturbadas;
- rega excessiva e irregular;
- danos ao sistema radicular.
Em uma única situação, uma flor pode descartar as folhas por conta própria. Isso acontece no por do sol de sua vida, cuja duração varia de 14 a 15 anos.
Folhas amarelas de dracaena em casa
Doenças
Apesar de a dracaena ser uma flor despretensiosa, o processo de cuidar dela deve ser abordado com responsabilidade. Caso contrário, o proprietário desta planta terá que enfrentar vários problemas.
Muitos jardineiros iniciantes pensam por que a dracaena deixa cair as folhas. Danos ao sistema radicular podem levar a uma situação tão desagradável. Na maioria das vezes, isso ocorre quando uma planta é transplantada ou no processo de substituição do solo.
Queimaduras, que aparecem quando expostas à luz solar direta, podem levar ao amarelecimento e queda de folhas.
Atenção! Nesse caso, é muito simples salvar uma flor da morte, basta removê-la do local onde caem os raios diretos do sol.
Pragas
Quando o dracaena deixa cair as folhas, o que pode ser feito em tal situação só pode ser respondido depois de determinar a causa exata. Freqüentemente, essas situações ocorrem como resultado de efeitos negativos na flor de parasitas e pragas. Os mais comuns são:
- Tripes são pequenos insetos que estão localizados na própria planta e bebem seus sucos. Como resultado, as manchas aparecem primeiro nas folhas e depois, se nada for feito, elas morrem completamente.
- A escama é uma praga que penetra no caule da flor e aí se instala. Como resultado, os rebentos da planta ficam macios e não cumprem sua função. As folhas não recebem nutrição suficiente e podem cair.
- O ácaro é uma praga. Aparece com água e ar seco insuficientes. Como resultado de seu efeito, as folhas primeiro ficam amarelas e depois secas.
Parasitas e pragas afetam adversamente a condição da dracaena, portanto, é necessário salvar a flor imediatamente e profissionalmente. Muitas vezes, é muito difícil notar pragas, pois elas se escondem nas axilas das folhas; portanto, se aparecerem pequenos sinais, é necessário examinar cuidadosamente a flor.
Atenção! Para combater pragas, os especialistas recomendam o uso apenas de inseticidas adquiridos.
Dracaena tripes
Umidade do solo
Quando o dracaena morre, apenas certas medidas podem salvá-lo, o que deve ser concluído rapidamente. A rega adequada afeta muito a condição da flor. Para que a planta se desenvolva, basta alimentá-la com água.
É importante escolher corretamente o nível de hidratação, pois a dracaena não gosta de transfusão, mas também não tolera a seca. No verão, a flor deve ser regada uma vez a cada três dias.
Preste atenção! No verão, a terra deve ser verificada todos os dias para não secar.
Recomenda-se molhar a dracaena com água em temperatura ambiente. Além disso, pulverize a folhagem e as hastes com um pulverizador. No inverno, a planta deve ser regada uma vez a cada quatro dias.
Negativamente na condição da flor afeta a rega abundante. Como resultado, o sistema radicular começa a apodrecer na dracaena.
Temperatura do ar
Quando a dracaena seca, nem todo mundo sabe o que fazer em tal situação. Certifique-se de que a flor esteja em condições climáticas adequadas.
Quando a temperatura do ar cai abaixo de + 16 graus, a flor não fica atraente.
Não é recomendável colocar dracaena em correntes de ar e sob a luz solar direta. Em todas as situações, a flor começará a amarelar e morrer.
Cárie radicular
Todos os jardineiros experientes sabem como salvar dracaena quando caem folhas. Na maioria das vezes, surgem problemas naqueles que nunca encontraram doenças desta flor. Uma planta pode começar a morrer como resultado de várias razões. O mais importante é identificar corretamente o problema e fazer todo o necessário.
Na maioria das vezes, a deterioração das folhas provoca deterioração das raízes, que pode começar com a umidade excessiva do solo, danos ao sistema radicular e indicadores insatisfatórios de temperatura.
A princípio, o processo de murcha não é perceptível - as raízes apodrecem sob o solo e nada trai esse processo. Mas quando a podridão atinge uma certa extensão, o preto vai para a parte inferior da base do arbusto. Gradualmente, a doença afeta todo o tronco e a planta morre.
A deterioração das raízes pode ser determinada por sinais indiretos. Logo no início do processo, as folhas perdem seu apelo anterior. Um proprietário atento definitivamente prestará atenção a isso.
Podridão da raiz em dracaena em casa
Outros problemas possíveis
Quando um dracaena morre, como salvá-lo só pode ser respondido por uma pessoa que enfrentou esse problema diretamente. A manutenção inadequada da planta leva a uma perda de beleza natural. Mudanças significativas ocorrem na aparência da flor e em sua condição. As razões para isso podem ser diferentes e, às vezes, o problema pode estar oculto em coisas elementares.
As folhas de dracaena podem ser descartadas como resultado de uma escassez ou excesso de oferta de fertilizantes. Para fertilizar esta flor deve ser usado fertilizantes complexos. Você precisa fazê-los duas vezes por temporada:
- A primeira vez que o curativo é realizado durante o período de crescimento ativo.
- Pela segunda vez no período de março a início de setembro.
Se os fertilizantes não forem aplicados, a falta de oligoelementos resultará na cobertura das folhas da flor com manchas de bronze.
Atenção! Um excesso de fertilização também é repleto de consequências negativas. Nesse caso, a planta começa a apodrecer as raízes, o tronco e as folhas.
Como salvar uma planta
É importante entender o que fazer quando a dracaena sai. É necessário tentar executar certas ações o mais cedo possível, com o objetivo de identificar as causas e o tratamento da flor. Caso contrário, a palmeira arrancará as folhas uma a uma e do estresse poderá morrer.
Se a planta for afetada por pragas, uma solução inseticida preparada de acordo com as instruções da embalagem é usada para combatê-las. Entre outras coisas, os especialistas recomendam alterar as condições do pote após o processamento, pois geralmente causam problemas.
Dracaena interior com os devidos cuidados
Quando problemas com a flor de dracaena aparecem, infecções por fungos podem se tornar uma causa. Você pode combatê-los usando fungicidas. Uma solução fraca de tais fundos cuidadosamente processados folhas de flores.
Com a desidratação, é necessária a restauração do equilíbrio da água. Para fazer isso, um vaso de flores é regado a cada dois dias e também hidrata o ar com uma pistola de pintura. Para se livrar dos problemas associados à desidratação, você deve definitivamente estudar as informações sobre as regras de irrigação - todas as condições devem ser cuidadosamente observadas.
- Se a dracaena acabou de ser adquirida, é necessário fornecer quarentena domiciliar com duração de 20 a 30 dias. Somente após esse período a planta pode ser plantada na coleção geral.
- Verifique sistematicamente a flor, inspecionando cuidadosamente as placas das folhas.
- Manter a umidade ideal e ventilar periodicamente a sala pode ser benéfico.
- A salvação da infecção será um transplante de flores em solo estéril e o processamento sistemático de seções com cinza de madeira ou carvão ativado.
Atenção! Os especialistas não recomendam colocar outras plantas de interior e flores cortadas, especialmente rosas e crisântemos, ao lado da dracaena. São eles que são capazes de transmitir suas doenças para plantações próximas.
Dracaena não é uma planta mal-humorada, portanto, fornecer à flor as condições ideais é muito simples. Para garantir uma vida longa, é importante não apenas organizar cuidados adequados e oportunos, mas também reconhecer a doença a tempo. Freqüentemente, os cultivadores iniciantes são confrontados com o fato de que a dracaena desaparece, o que eles não sabem o que fazer em tal situação e às vezes cometem erros irreparáveis. Em tais situações, o principal é descobrir o motivo que levou ao problema e tentar imediatamente resolvê-lo. Somente ações oportunas e profissionais ajudarão a salvar a flor e prolongar sua vida.