Para o desenvolvimento normal da planta, é importante não apenas garantir cuidados adequados, mas também usar solo de alta qualidade com todos os nutrientes necessários para o plantio. Para entender que tipo de hortênsia do solo adora, você precisa estudar cuidadosamente os conceitos básicos de tecnologia agrícola dessa cultura. Para a maioria das variedades, um solo bastante solto e úmido com um certo nível de acidez é adequado.
Como é o solo da hortênsia: indicadores básicos do solo
Antes de plantar, você precisa escolher um local adequado e preparar o solo para a hortênsia. Ele deve atender aos seguintes critérios:
- ser nutritivo;
- ter leveza suficiente;
- boa permeação de umidade;
- tem uma certa acidez.
Transplante de flores
Se a terra não atender a todos os requisitos, a hortênsia se desenvolverá mal ou simplesmente morrerá.
Importante! O fato de o solo não ser bom o suficiente, diz a planta. Haverá poucas flores e as que florescem desaparecerão rapidamente. Além disso, é possível torcer e cair de folhas.
Para ler corretamente os sinais fornecidos pela hortênsia, o produtor deve monitorar sua condição e inspecionar periodicamente os arbustos.
Para aprender mais sobre qual solo é necessário para a hortênsia, você deve estudar todos os requisitos para isso.
Acidez
Antes de tudo, para o crescimento normal, é necessário que o solo tenha um nível médio de ácido (pH 5,5). Se este indicador for muito baixo, a cor das folhas mudará na planta. Nesse caso, pode ser necessária acidificação adicional. Mas, não sabendo a acidez que essa composição do solo possui, é melhor abandonar a introdução de cal e outros ingredientes que afetam esse indicador.
Preparação do solo
Após a realização de um teste especial e a identificação de um problema, recomenda-se o uso de soluções prontas de origem orgânica ou um acidificador doméstico composto por ácidos alimentares, como ácido cítrico, málico ou acético, para normalizar o nível de acidez.
Você pode preparar uma solução ácida misturando o componente selecionado com água na proporção: 1 colher de sopa da substância ativa em um balde de água.
Para medir a acidez do solo, você pode usar um dispositivo especial, vendido em lojas de jardinagem.
Leve e respirável
Primeiro de tudo, o solo para hortênsia deve ter leveza suficiente para fornecer acesso aéreo às raízes da planta. Para esse fim, o chernozem com uma estrutura de alta densidade não funcionará.
Para referência! Facilitar o solo pode ser feito adicionando areia, substrato de folha ou cascalho fino a ele.
Umidade
A boa permeabilidade à água da camada do solo proporciona uma floração exuberante do mato. A hortênsia gosta muito de umidade e a área onde é plantada não deve ser árida.
Para manter o nível de umidade desejado durante o crescimento da colheita, o solo é coberto com um perímetro próximo ao caule. Recomenda-se que isso seja feito imediatamente após o pouso no solo.
Valor nutricional
É igualmente importante que a terra da hortênsia seja nutritiva.
Para aumentar a fertilidade do solo, são utilizados compostos minerais e orgânicos fabricados por você ou comprados em lojas especializadas. Os fertilizantes prontos são bons, pois além de garantir uma nutrição normal, são capazes de regular a acidez da camada do solo.
Importante! Deve-se lembrar que a alta acidez do solo afetará as inflorescências da hortênsia com um tom azulado. Se o meio for neutro, as pétalas terão uma cor amarelada. Um fundo alcalino aumentado dará um brilho rosa. Muitos proprietários usam essa propriedade para alterar periodicamente a cor da hortênsia.
Como preparar o solo para hortênsia: composição e proporções do solo
Os requisitos do solo variam dependendo de onde a hortênsia cresce. Se for um jardim, será importante considerar a exposição à luz, a disponibilidade de umidade e outros fatores. As flores de interior, em menor grau, dependem do microclima circundante. As necessidades de tais plantações por umidade e fertilização são muito mais fáceis de satisfazer.
Nesse sentido, pode-se usar solo pronto para a hortênsia do ambiente. Esta opção evitará erros se não houver experiência suficiente na fabricação da mistura do solo. Para criar o substrato, você precisa saber quais ingredientes e em que proporção você precisa misturar. Você precisa cozinhar os seguintes componentes:
- turfa bem apodrecida;
- mistura de folhas ou grama;
- areia grossa.
Nutriente para o cultivo em casa
A proporção dos componentes é afetada pelo tamanho e idade da flor - as plantas jovens precisam de mais húmus, areia mais velha.
O fundo do tanque é preenchido com uma camada de drenagem para evitar a estagnação da umidade e garantir a remoção do excesso.
Ao criar a mistura, na maioria das vezes, duas partes de areia e três partes de húmus ou turfa são tomadas em uma parte da turfa.
Atenção! A mistura preparada é vertida com água a ferver ou aquecida no forno. Isso vai se livrar de pragas e bactérias patogênicas.
Você precisa aquecer 180 horas em uma hora ou 10 minutos se o forno estiver quente a 200 graus Celsius. A desvantagem deste método é que, além de substâncias nocivas, a maioria das úteis é destruída.
O solo necessário para a hortênsia do jardim tem características próprias. Não deve conter uma grande quantidade de matéria orgânica. Além disso, a rega é realizada com água dura, prejudicial para as plantas ornamentais.
A composição do solo para o cultivo de hortênsias no jardim deve incluir:
- terra negra;
- relva;
- turfa;
- folhagem deteriorada;
- areia grossa.
Mas não basta saber como preparar o solo para o plantio de hortênsias. É importante considerar toda uma gama de fatores que podem afetar o desenvolvimento da planta.
É necessário fornecer uma boa iluminação dos arbustos. Isso permitirá que ele floresça longa e magnífica. É melhor plantar hortênsias em um local protegido dos ventos fortes.
Preparando o solo para o plantio de hortênsia no jardim
Para o solo, proporções iguais dos componentes são tomadas. A drenagem é colocada no buraco previamente preparado e, em seguida, a mistura do solo é derramada. A profundidade do furo depende do tamanho da planta.
Adubo especial para hortênsias
O desembarque é realizado de acordo com este esquema:
- O local é cuidadosamente desenterrado e fertilizado com compostos auto-preparados ou adquiridos. Especialistas aconselham o uso de superfosfato.
- Cerca de quarenta centímetros de profundidade, uma drenagem é colocada. Espessura da camada - mais de cinco centímetros. Pode ser pequena pedra britada ou tijolo quebrado.
- Em seguida, é derramada a composição do solo fértil, previamente preparada.
- Após a rega completa, é necessário aguardar alguns dias para que o solo se comprima um pouco.
- Em seguida, é determinado o nível de acidez do solo e, se necessário, são tomadas medidas para otimizá-lo.
No final, a zona raiz é protegida. Para esse fim, são usadas agulhas, serragem ou turfa; para a hortênsia, não importa qual escolher. O principal é que a planta receba os nutrientes necessários e retenha a umidade.
Importante! De tempos em tempos, a camada de cobertura morta precisa ser renovada, pois a planta suga todos os nutrientes dela.
O que fazer para que não haja problemas com o solo
É possível garantir o crescimento normal dos arbustos de hortênsia, se você seguir as regras de cuidados com as plantas. Eles são os seguintes:
- Alimentação oportuna. Para isso, é melhor usar formulações complexas que contenham elementos importantes como potássio, ferro, zinco e outros.
- Durante o período de floração, você precisa alimentar duas vezes por mês. Uma exceção é dias muito quentes.
- Afrouxamento periódico da terra em torno de um arbusto de hortênsia. Isso permitirá que as raízes recebam o oxigênio necessário para o desenvolvimento.
- Rega após secagem do solo superficial.
Nos jardins da faixa do meio, nem todas as espécies de plantas podem criar raízes. Isso deve ser levado em consideração ao decidir qual solo e método de cultivo para a hortênsia escolher. Porque se a variedade não for adequada, nenhum solo nutritivo ajudará.
Importante! É estritamente proibido o uso de orgânicos frescos na alimentação - isso inibirá o processo de floração.
As variedades semelhantes a árvores, paniculadas, de folhas grandes e outras têm características próprias de cultivo e nem todas podem sobreviver a condições climáticas difíceis. Portanto, você precisa ajudar as plantações a se adaptarem às novas condições, protegendo-as do calor e do frio extremo.
As mais populares são as variedades em panículas. Portanto, para muitos jardineiros, é de interesse o que a hortênsia da panícula do solo adora. Com cuidado normal, esse arbusto é capaz de desenvolver um poderoso sistema radicular. Mas mesmo essa flor despretensiosa pode não florescer devido a doenças, rega inadequada e solo muito alcalino. Se todos esses fatores negativos forem eliminados, a floração será magnífica e longa.
O solo escolhido para o plantio da hortênsia deve atender a certos critérios. Se não forem levados em consideração, a planta vai doer e crescer mal. Muitos jardineiros escolhem um substrato pronto, dependendo do solo que a variedade de hortênsia cultivada possa preferir. Mas a maioria produz a partir de turfa, areia e folhas podres. Se você adicionar o cuidado certo, cobertura e rega, a planta agradecerá com uma floração bonita e exuberante.