O nome latino da flor Paeonia Officinalis Rubra Plena é traduzido como Peônia Medicinal Red Full. Ele é parente próximo de peônias medicinais selvagens de folhas estreitas encontradas no norte dos Alpes, nas regiões do sul da Europa, na bacia do Danúbio, na Ásia Menor e na Armênia. Na Rússia, na região de Volgogrado, uma zona de proteção foi criada. A planta tem nomes populares - Voronets ou flores azuis.
História da criação
Nos dias de Hipócrates, o Paeonia Officinalis, de crescimento selvagem, era usado como tônico, diurético e sedativo. Problemas femininos com gravidez indesejada também foram resolvidos com a ajuda dessas plantas. A tintura proveniente das raízes facilitou o destino de quem sofre de gota, doenças da pele, trato respiratório.
Peônia de folhas pequenas nas estepes
Na Idade Média, a planta era chamada beneditina ou igreja rosa. Monges da Ordem de São Bento foi o primeiro a colecioná-lo no sopé dos Alpes e trazido para a Alemanha. Em seguida, eles conduziram os primeiros experimentos de seleção e uma peônia com uma flor em forma de terry foi cultivada. Agora é freqüentemente usado para cruzar com espécies de jardins de Paeonia.
Paeonia Officinalis no jardim
Descrição do Peony Rubra Captivity de folhas finas
A peônia gramínea Officinalis Rubra Plena é um híbrido muito antigo, criado em 1954 nos Estados Unidos pela empresa de fabricação Glasscock. A planta floresce em maio-junho e floresce 10-15 dias. No inverno, as partes da superfície da peônia morrem. As raízes da cultura são cobertas com crescimentos da pineal, penetram profundamente no solo, para que não congelem no inverno e não exijam abrigo adicional.
No topo do pedúnculo, são formadas 1-2 flores duplas com um diâmetro de 12 a 14 cm e, ao mesmo tempo, até 20 botões podem florescer no mato. O arbusto sob o peso das flores pode se deteriorar, por isso é amarrado. As pétalas da inflorescência são vermelhas brilhantes, brilhantes e saturadas.
O arbusto atinge uma altura de 80 a 100 cm, no mínimo 45 cm, o diâmetro da copa é de cerca de 85 cm e as hastes são grossas, eretas, não ramificadas, cobertas por finas folhas verdes escuras, dissecadas em lobos filamentosos. A aparência das folhas se assemelha a longas agulhas macias. O cheiro das flores é muito fraco.
Nota! Ao contrário das espécies de estepes selvagens, a peônia Rubra Pleniya não forma sementes; portanto, é propagada dividindo o rizoma.
Uso em paisagismo
A peônia Rubra Plena é usada para o paisagismo de jardins e parques - tanto como tênia quanto em plantações em grupo. Torna-se muito bonito mesmo antes do aparecimento e abertura dos botões. O arbusto fica bem em jardins rochosos, ao lado de flox, obrietta, arabis e tulipas. A planta é adequada para o corte; os buquês mantêm sua frescura por um período muito longo.
É importante! As propriedades medicinais da peônia Officinalis Rubra Plena não foram estudadas em detalhes, portanto, não é usada na medicina oficial, mas é usada no tratamento de muitas doenças na homeopatia.
Bush Officinalis Rubra Plena com botões
Cultivo de flores
Os rizomas de Paeonia Officinalis Rubra Plena toleram invernos sem neve e mudanças bruscas de temperatura sem danos, para que a flor possa ser plantada mesmo na parte norte do jardim. Florescerá lindamente e crescerá bem sob o sol brilhante e à sombra parcial.
A floração em uma sombra densa será rara, mas a decoratividade da parte verde do arbusto melhorará - a planta aumentará a espessura das hastes e a densidade das folhas. Nesse sentido, as peônias de Officinalis Rubra Plena não são plantadas sob árvores altas e espalhando arbustos no lado noroeste de cercas e casas.
Nos pântanos, a peônia decorativa do cativeiro é plantada em áreas elevadas do jardim, onde o sistema radicular da flor não pode ser absorvido pelo excesso de umidade. O solo deve estar solto e fértil. As peônias Rubra Plena são adequadas para solos neutros e levemente alcalinos. Se for necessário reduzir o nível de ácido do solo, a terra é cal.
Informações adicionais. Na natureza, peônias de folhas finas crescem nas montanhas, na zona estepe das planícies, onde as águas do subsolo ocorrem em grandes profundidades.
Aterragem ao ar livre
Em um lugar, os vorontsianos selvagens podem crescer até 30 anos. Flores decorativas precisam de transplantes mais frequentes, que são feitas pelo menos uma vez em 10 anos. A separação do rizoma em estacas e o plantio de delenok em novos locais é melhor realizado no final de agosto - início de setembro. O plantio de primavera é muito raro; as plantas plantadas na primavera são mal enraizadas.
Preparação do poço
2-3 semanas antes do transplante, um poço de plantio de 60x60 cm de tamanho e 40 cm de profundidade é arrancado no local.Em solos argilosos e com retenção de água, o poço deve ser mais profundo, porque uma camada espessa de drenagem deverá ser colocada no fundo, o que não permitirá a deterioração das raízes.
O substrato necessário é preparado levando em consideração a composição e o nível de fertilidade do solo no local de plantio. Em solos empobrecidos, o poço é preenchido com uma mistura de terra turfa, turfa alta (a base não o utiliza - possui alto nível de acidez), cinzas, areia, farinhas de ossos e 2-3 colheres de sopa de superfosfato granulado.
Separação de Bush
Os arbustos que atingiram 5 anos de idade são melhor separados e enraizados. Antes de começar o trabalho, todas as hastes da peônia são amarradas e cortadas pela metade. A bucha é escavada de todos os lados a uma distância de 25 a 30 cm das hastes. A planta é cuidadosamente removida do solo, a terra é sacudida pelas raízes, os restos da terra são lavados.
Após a secagem, o arbusto é dividido para que permaneçam pelo menos 3 pontos de crescimento em cada dividendo. Os pontos de corte são tratados com carvão ativado triturado.
Raiz de peônia
Aterragem
No dia anterior ao plantio, o buraco preparado é derramado com água com a adição de um produto biológico fungicida. Quando o solo assenta, é derramada uma camada de mistura de solo seco. Um pedaço de rizoma é enterrado no olho superior. Ele deve permanecer no mesmo nível que o chão.
Pit adormecer, regada com água pura. Quando a água é absorvida, eles enchem a terra até a beira do poço, batendo um pouco. Cavilhas são cavadas ao redor do arbusto, amarradas com barbantes, marcando os limites do poço de aterrissagem. Essa técnica não pisará acidentalmente a raiz da peônia.
Antes do início do tempo frio, uma camada de cinza de madeira é derramada no mato. Juntamente com as águas sedimentares, penetrará nas raízes da peônia durante o inverno. Em seguida, uma camada de folhas caídas é derramada. As peônias Rubra Plen não são cobertas com ramos de abetos coníferos, pois as agulhas aumentam a acidez do solo.
Informações Adicionais. Na primavera, caules aparecerão em um arbusto jovem, ainda com raízes fracas, e botões começarão a se formar sobre eles. Eles precisam ser arrancados para não enfraquecer a planta imatura pela floração.
Cuidando de Paeonia
Peônias plantadas em solo fértil começam a se alimentar após 2-3 anos de floração ativa:
- No outono, 2 colheres de sopa estão espalhadas na superfície do solo no círculo radicular. Superfosfato.
- Na primavera, as hastes mal arranhadas são regadas com fertilizantes nitrogenados.
- Antes da floração, as plantas precisam de uma cobertura abrangente, usada Nitroammofoska com a fórmula NPK 15:15:15.
As peônias são regadas à medida que o solo seca, os transbordamentos são inaceitáveis. Após a floração, as plantas começam a se preparar para o período de dormência no inverno, retardam o desenvolvimento e são regadas apenas em clima muito quente.
A cobertura e a rega alteram a composição ácida do solo, e isso pode afetar a atividade de floração. Para manter uma reação levemente alcalina no solo, as peônias são regadas periodicamente com uma solução de cinza de madeira.
Brotos de primavera de peônia
Poda, preparando-se para o inverno
No final do verão, as hastes da planta começam a desaparecer, mudam de cor. À medida que secam, são cortados e enviados para descarte.
No sul e na zona central da Rússia, as peônias de Rubra Plen não congelam. Mas nos últimos anos, o clima é imprevisível. Para proteger contra o frio anormal, uma camada de cobertura é colocada na superfície do solo acima do rizoma da flor.
Importante! Se necessário, em cima da cobertura, a peônia é coberta com uma folha de ardósia ou uma camada de agrofibra.
Proteção de pragas e doenças
Os brotos e inflorescências de peônia florescendo podem ser afetados por pulgões espalhados por formigas. Você pode destruí-lo com a ajuda de inseticidas sistêmicos.
As peônias de Officinalis Rubra Plena têm uma imunidade forte, portanto praticamente não adoecem. Mas seu sistema radicular pode sofrer irrigação extremamente pesada ou solo contaminado com fungos, que as plantas não foram tratadas com fungicidas antifúngicos antes do plantio. Quando as raízes apodrecem, elas fazem um transplante de mato urgente para um novo local tratado da podridão. As partes doentes do sistema radicular são removidas.
Uma peônia medicinal plantada no jardim pode ajudar alguém a superar a doença, mas isso deve ser feito com cuidado, após consulta com especialistas. Mas você pode admirar esta flor sem nenhum medo - é digna de admiração e cuidado.