Uma varanda aberta ou mirante é o local preferido para passar momentos de lazer para os habitantes da casa de campo. Ao meio-dia quente, as abóbadas do telhado nos protegem do sol escaldante ou das tempestades de verão e à noite criam uma atmosfera adequada para reuniões agradáveis com amigos e parentes. Mas, para tornar o resto o mais confortável possível e o espaço ao redor mais confortável, vale a pena projetar paredes abertas da estrutura, escolhendo as cortinas apropriadas para o mirante e a varanda.
Tipos de cortinas de rua para gazebos
As cortinas de rua são projetadas não apenas para executar uma função estética, atuando como um sotaque brilhante do design, mas também para resolver problemas práticos:
- proteger da luz solar e insetos irritantes;
- esconda habilmente falhas de design e enfatiza vantajosamente suas vantagens;
- com o início dos dias frios, mantenha-se aquecido em ambientes fechados.
As cortinas do mercado podem ser divididas condicionalmente em três tipos: tecido, lona de PVC e tendas de proteção. Conhecendo as vantagens e desvantagens de cada um deles, você pode simplificar a tarefa de selecionar uma opção que atenda plenamente a todas as expectativas.
Tecidos
As cortinas de rua feitas de tecidos comuns são perfeitas para mandris de vidro, bem como para projetos ao ar livre. Eles não interferem na ventilação natural, criando as condições mais confortáveis para relaxar.
Cortinas de seda, organza, chiffon parecem muito impressionantes.
Tecidos mais espessos e pesados, como lona, linho ou teca, são mais convenientes para pendurar como cortinas romanas, formando-os em dobras lacônicas.
Cortinas feitas de materiais naturais, como canudos, bambu, cânhamo, são capazes de enfatizar o estilo ecológico da construção, que se ajusta naturalmente ao projeto da paisagem. Cortinas particularmente espetaculares feitas de materiais naturais parecem uma moldura para mandris e varandas construídas em madeira.
As cortinas opacas ajudam a trazer um toque de romance e a criar uma atmosfera de privacidade. Devido à estrutura multicamada e especial das fibras, o material retém completamente a luz, protegendo a sala em 90 a 100%.
Mas as cortinas têxteis são boas apenas na estação quente. Eles não salvarão de rajadas de vento e chuva. E a vida útil dos produtos, mesmo com cuidado e operação suave, é limitada a 5-7 temporadas.
Para que cortinas de tecidos leves e translúcidos amedrontem os insetos, os especialistas recomendam que, após cada lavagem, eles sejam embebidos em compostos solúveis em água especiais, que podem ser adquiridos em centros de jardinagem.
Barracas de proteção
Quero passar um tempo confortável ao ar livre, não apenas em dias agradáveis, mas também com mau tempo. Para esses fins, as cortinas de proteção para o gazebo são perfeitamente adequadas.
No estado aberto, essas cortinas retêm perfeitamente o calor. Em dias frios, para criar uma atmosfera confortável sob o arco do telhado do mirante, você pode ligar o aquecedor com segurança, sem se preocupar com a evaporação do calor do lado de fora.
A base para sua fabricação é o tecido lavsan revestido com lona ou cloreto de polivinila. Também estão disponíveis à venda telas sintéticas revestidas com vernizes acrílicos e teflon. Um revestimento adicional garante a resistência do material ao desbotamento e destruição sob a influência dos raios UV. O material processado é capaz de suportar temperaturas extremas de -25 ° C a + 60 ° C.
Os tecidos acrílicos têm boas propriedades repelentes à umidade. A densidade média do material é de 280 g / m2, o que lhe proporciona características de alta resistência. As pinturas acrílicas também são famosas pelo fato de serem capazes de difundir os raios de sol que penetram através delas, criando um efeito de luz interessante na sala. A única desvantagem do material é sua rigidez. Isso leva ao fato de que com dobragem e armazenamento freqüentes das cortinas quando dobradas, não nos locais de dobras, dobras e microfissuras.
Além disso, essa proteção deixa uma marca na aparência e decoração de interiores da varanda. Portanto, a escolha de um produto deve ser abordada minuciosamente, pesando cuidadosamente todos os prós e contras.
Cortinas transparentes em PVC
Hoje, as telas de PVC coloridas e transparentes adornam muitos mandris.
A única diferença entre telas de PVC coloridas e transparentes é que estas são feitas sem a adição de cordões de tecido.
Se focarmos nas características de qualidade, as cortinas de PVC serão mais práticas e confiáveis do que seus concorrentes. Panos feitos de materiais de PVC têm muitas vantagens:
- Eles são leves e duráveis.
- Eles se esticam bem, mas mantêm sua forma original.
- Resistente à umidade.
- É fácil trabalhar e costurar com eles.
Para eliminar a contaminação, limpe a superfície com um pano umedecido em água e sabão. Em caso de reparo, o defeito pode ser corrigido com cola de PVC.
Os filmes transparentes deixam perfeitamente entrar a luz do sol, sem refratá-los e, portanto, podem substituir facilmente os vidros. Usando esses véus, você pode fornecer com segurança um espaço estofado com móveis têxteis e não se preocupe com a deterioração da umidade.
Se compararmos as características de qualidade dos panos de PVC transparentes e coloridos, os primeiros ainda são inferiores aos segundos.
Uma desvantagem significativa de todos os materiais poliméricos é que eles retêm umidade e acumulam calor com o aumento da temperatura ambiente. Estando sob o calor do mirante, cujas paredes são emolduradas com lona de PVC, pode parecer que por algum tempo eu me vi em uma estufa. Pelo mesmo motivo, nas paredes do mirante, emolduradas por cortinas de plástico, não é recomendável instalar churrasqueiras e dispositivos de aquecimento.
Se você costuma levantar as cortinas para ventilação e dobrá-las, os vincos permanecerão sobre elas. Para se livrar deles, alguns mestres recomendam pendurar cortinas em dias ensolarados, para que o material aquecido se endireite por conta própria. O principal é não puxar. Caso contrário, você só pode estragar o material.
Critérios de seleção de cortinas de rua
A escolha deste ou daquele tipo de cortinas depende em grande parte de qual tarefa eles são chamados a executar.
Mas, em qualquer caso, existem vários requisitos que se aplicam às cortinas de ruas para mandris e varandas:
- Força material. O tecido deve suportar cargas de vento de curto prazo.
- Resistência às condições climáticas. Eles devem proteger os habitantes de maneira confiável de qualquer tipo de chuva.
- Combinação com outros elementos de design. O toldo deve estar em harmonia com o conjunto arquitetônico do mirante e o design geral do local adjacente ao edifício.
Se focarmos na paleta de cores, as cortinas pintadas em tons naturais são mais adequadas para decorar varandas e mandris. As cortinas de rua em tons claros não sobrecarregam o design e não sobrecarregam visualmente o espaço.
Se os tecidos comuns parecerem chatos para você, padrões contrastantes podem ajudar a trazer toques vibrantes para a atmosfera.
É melhor escolher tons que estejam em harmonia com outros elementos brilhantes do design paisagístico do site. Caso contrário, o mirante parecerá um objeto estranho no site.
Quem está buscando soluções incomuns certamente gostará da idéia de decorar as aberturas com cortinas de bambu.
Como alternativa às cortinas tradicionais, as persianas horizontais e verticais de bambu também são ótimas.
Se você sonha em criar um "paraíso", vale a pena considerar a idéia de decorar o caramanchão com um dossel.
Se a oportunidade permitir, compre na reserva dois tipos de cortinas: para relaxamento diário e eventos especiais. Então, em um evento festivo realizado dentro das paredes de um aconchegante mirante, você pode surpreender os hóspedes colocando favores de design com a ajuda de cortinas de tecido elegantes.
Métodos de fixação de cortina
O método de fixação de cortinas de rua depende muito do material de fabricação e das características de design do edifício.
As cortinas são penduradas, fixadas com suportes, que podem ser feitas em uma das duas opções:
- elementos rotativos;
- sistema deslizante;
- suportes com correias.
Um sistema que usa colchetes é considerado o mais confiável. Para instalá-lo através dos olhais, espaçados uniformemente ao redor do perímetro da tela, insira os suportes equipados com mecanismos rotativos de mola. Quando o suporte é girado, a cortina é fixada na posição desdobrada e a tela é esticada.
Ao colocar os ilhós ao redor do perímetro da tela, você poderá abrir livremente as cortinas, no todo ou em parte, e após o uso, girá-las livremente em um rolo apertado.
A varanda ou mirante são espaços abertos que são expostos a ambientes agressivos diariamente. Portanto, ao escolher guias para prender cortinas, vale a pena escolher produtos de materiais não oxidáveis.
Não menos conveniente é o sistema deslizante para prender as cortinas da rua na varanda. O método envolve a instalação de uma guia e os rolos conectados a ela, ou a instalação de um cabo com mosquetões suspensos nela.
Se você planeja suspender tecidos leves, os cabos podem ser substituídos por vigas metálicas e carabinas com tiras costuradas nas cortinas. Para puxar a tela, basta colocar os orifícios nos suportes e fixá-los com tiras com um fecho.