- Tipo: floração
- Período de floração: maio, junho, julho, agosto, setembro
- Altura: 15-25cm
- Cor: branco, rosa, vermelho
- Perene
- Winters
- Sol amoroso
- Amoroso
Spirea é considerado um dos arbustos mais bonitos. É amplamente utilizado para decorar a área local. É despretensioso, resistente às geadas do inverno. Plantar e cuidar da planta geralmente não causa problemas. Este gênero de arbustos ornamentais tem cerca de 90 espécies, cada uma das quais na época da floração pode ser uma excelente decoração do local. Spiraea plantada em áreas bem iluminadas, fertiliza o solo. Que tipos de spirea são mais populares? Como planejar um local de pouso? Como cuidar da planta? Que problemas um jardineiro amador pode enfrentar?
Aparência e características biológicas
As plantas deste gênero podem crescer pequenas (até 15 cm) e altas (até 2,5 m). Os galhos do arbusto estão eretos ou rastejantes. A cor varia do marrom claro ao marrom escuro. As raízes são rasas, fibrosas. Durante a floração, a spirea é coberta com inúmeras pequenas flores em inflorescências de várias formas. A cor das pétalas é da branca de neve à framboesa. As inflorescências de Spirea podem ser localizadas ao longo da parte aérea e na parte superior ou no final do ramo. A planta se propaga por sementes, estacas, dividindo o mato, estratificando.
Spirea não precisa de poda. É realizada exclusivamente para fins decorativos, a fim de dar aos arbustos uma aparência mais estética. A coroa da planta pode ser grossa e densa ou levemente "esparsa", mas sempre parece atraente. Ramos florescem no chão, então não há efeito desagradável das "pernas nuas".
O arbusto é resistente, adapta-se bem a várias condições climáticas, podendo ser cultivado não apenas no sul ou na faixa do meio, mas também nas regiões do norte. Se em geadas severas a spirea congela, depois da poda é completamente restaurada e floresce no mesmo ano. Para o desenvolvimento normal da planta, algumas horas por dia de sol direto, alimentação, bom solo é suficiente. Você não pode escondê-lo durante o inverno
Variedades de arbustos do gênero Spirea
Todas as plantas do gênero Spirea podem ser divididas em dois grandes grupos: primavera e verão. Floração abundante primeiro, mas não por muito tempo. Os arbustos do segundo grupo não florescem simultaneamente, por dois meses. As flores têm tons mais saturados. Variedades de baixo crescimento são frequentemente usadas para projetar slides alpinos.
Variedades de flores da primavera
As variedades de flores da primavera são cobertas com flores em meados de maio. Sua característica é que eles são todos brancos. Os tons podem variar, mas a cor é branca. As plantas começam a florescer no segundo ano de vida, são muito espessas. Os seguintes arbustos são considerados os mais populares:
Spirea cinza. A planta recebeu esse nome não por causa da cor das pétalas (elas são brancas, como todas as espécies de flores da primavera), mas por causa da cor verde-acinzentada das folhas. Este é o tipo mais comum de spirea. O período de floração é de maio a meados de junho. As inflorescências estão localizadas ao longo de todo o comprimento da sessão.
A atenção especial de jardineiros desfruta de um spirea cinza "Grefshaym". A planta atinge 1,5-2 m, possui uma coroa de espalhamento e flores brancas fervidas com um diâmetro de até 1 cm, coletadas em inflorescências-guarda-chuvas.
Spirea Wangutta. Este híbrido de cantonês e de três lóbulos alcança 2 m. As flores são pequenas - até 0,6 cm, coletadas em inflorescências hemisféricas. Verde escuro acima e cinza opaco abaixo das folhas no outono adquirem uma tonalidade avermelhada. Essa variedade pode florescer duas vezes - no início de junho e em agosto.
Argumento de Spirea. Os arbustos da planta atingem 1,5-2 m, têm uma forma bonita. Durante a floração (do final de maio a meados de junho), o argumento da spirea é semelhante a uma cachoeira perfumada branca.
Variedades de flores de verão
Eles inflorescências aparecem no final de brotos jovens. Ao mesmo tempo, as filiais do ano passado morrem. As espécies que florescem no verão são representadas por variedades de spirea japonesa, loosestrife, Blumalda e outras. As flores podem ter uma cor rosa ou vermelha.
Primeiro, vamos falar sobre a spirea japonesa. Seus arbustos atingem 1-1,5 m de altura. Folhas - verde acima e cinza opaco abaixo, oblongo, ovóide; cair amarelo ou vermelho. As flores são vermelho-rosa, coletadas em inflorescências de panícula-corimbose. A planta floresce até 45 dias. As seguintes variedades são comuns:
- Shirobana As características distintivas da variedade são folhas pequenas (2 cm) e flores brancas ou rosa. Floresce em julho-agosto.
- Goldflame. As folhas do arbusto mudam de cor dependendo da época do ano - de amarelo a laranja-cobre. Flores em vermelho e rosa com flores pequenas.
- Crispa. Floresce de julho até o final do verão. As flores são pequenas, rosa suave, coletadas em guarda-chuvas.
- Princesinhas. Variedade de crescimento baixo (até 0,6 m) e crescimento lento. As flores são grandes - com até 4 cm de diâmetro, vermelho-rosa, coletadas em inflorescências de corimbose. A planta floresce no meio do verão - de junho a julho.
- Princesas de ouro. Esta é uma das variedades de "Princesinhas". A variedade tem uma altura de arbusto maior - até 1 m, folhas amarelas.
Spirea japonesa é uma das espécies mais comuns, mas longe das únicas flores de verão. Também merecidamente populares são:
- Spirea Bumalda. Esta é uma visão híbrida. As plantas atingem uma altura de 0,5-0,8 m, têm brotos eretos e folhas muito bonitas - no verão verde e no outono amarelo, vermelho com um tom de roxo. As flores são rosa.
- Entre as torres de Bumald, a variedade mais comum é a Goldflame. O arbusto atinge uma altura de 0,8 m. Se a planta é plantada ao sol, suas folhas mudam de cor dependendo da estação - de delicado laranja-dourado a vermelho-cobre. As folhas dos arbustos plantados na sombra não sofrem essas mudanças.
- Spirea loosestrife. A variedade distingue-se por folhas longas e pontiagudas (até 10 cm) e flores brancas ou rosa. As inflorescências podem atingir um comprimento de 20 cm.
- Spirea Douglas. O período de floração é de julho a setembro. As flores são rosa escuro. Os arbustos crescem até 1,5 m de altura.
- Spirea Billard. Este é um híbrido de loosestrife e Douglas spirea. Os arbustos são altos - até 2 m. As flores são rosadas, coletadas em longas inflorescências. Floresce do meio do verão à geada.
Mesmo antes da escolha final de um local para o plantio de um arbusto, é preciso determinar o tamanho e o tipo de planta desejados. As variedades variam em tamanho: elas podem ser compactas e ajustadas em uma área pequena e podem crescer para os lados. Portanto, para plantio solitário, projeto de sebes e lâminas alpinas, diferentes tipos de plantas são escolhidos.
Para sebes, você deve escolher variedades que produzam brotos basais e se prestam bem à poda. Os slides alpinos podem ser decorados com variedades de crescimento lento. E para um único plantio, é melhor escolher plantas com brotações basais desenvolvidas que ocupam uma grande área. Para jardins ornamentais e jardins rochosos, são usadas variedades anãs. Ao escolher várias variedades que florescem em momentos diferentes, o jardineiro pode conseguir o florescimento da spirea da primavera ao frio do outono.
Características da propagação da spirea
O arbusto se propaga generativamente (por sementes) e vegetativamente (por estacas, estratificação, divisão do mato). O primeiro método é trabalhoso. É usado principalmente pelos criadores quando eles estão trabalhando na criação de novas variedades. Quando propagado por sementes, o material de plantio é coletado no outono, semeado em paletes especiais com terra e germinado sob uma película perfurada. Os brotos podem ser plantados em campo aberto na primavera. O solo deve ser bem fertilizado.
A propagação vegetativa pode ser de três tipos.
Opção 1 - estacas
Para ele, são selecionados brotos de 10 a 15 cm sem flores, tratadas com uma solução fungicida, após o que estão prontas para o plantio no solo. É melhor plantar spirea dentro de casa. O solo é umedecido, a água é pulverizada para que a umidade do ar seja de cerca de 85% e a haste é coberta com um filme.
O filme é pré-preparado - os furos são perfurados para a entrada de ar. Coloque 30-40 cm das mudas plantadas.
Opção # 2 - propagação de camadas
O método mais fácil e eficaz. A porcentagem de sobrevivência de mudas obtidas por estratificação é muito alta. Os galhos da spirea dobram, grudam no chão e adormecem com o solo. Muito rapidamente, os galhos criam raízes, após o que podem ser cortados do mato e transplantados uma muda pronta.
Opção # 3 - dividir o mato
Essa manipulação geralmente é realizada no outono ou na primavera. Se você precisar dividir o arbusto na primavera, escolha o período até os primeiros botões aparecerem. A reprodução de spirea na primavera tem vantagens e desvantagens significativas.
A vantagem é a rápida inclusão da planta no crescimento, a desvantagem é o aumento do risco de infecção do sistema radicular devido ao clima quente. Para resolver esse problema, as mudas são embebidas em uma solução fungicida.
Regras gerais para o plantio de spirea
Spirea deve ser plantado em solos levemente ácidos e preferencialmente em pH neutro. O solo deve ser rico em nutrientes, com aeração normal. É melhor plantar spirea que floresce na primavera no outono, e as spiraea que florescem no verão criam raízes bem na primavera e no outono. Muitos jardineiros são de opinião que o melhor mês para plantar variedades de flores no verão é setembro. Grandes vizinhos para a spirea podem ser coníferas - abeto, zimbro, thuja.
Cada variedade de spirea tem características individuais, mas existem regras gerais de plantio para todos os tipos. Se você cumpri-los, a planta terá raízes bem e se desenvolverá normalmente no futuro. Recomendações de jardineiros experientes:
- O material de plantio deve ser tratado com fungicida.
- Partes danificadas das estacas devem ser removidas.
- É melhor plantada em solo arborizado ou encharcado. Se o solo é pobre, é fertilizado adicionando turfa ou uma mistura de solo frondoso com areia.
- Uma camada de drenagem com uma espessura de 15 a 20 cm deve ser equipada, sendo adequados para isso tijolos quebrados, terra de folhas e turfa com areia.
- Plante o caule a uma profundidade de cerca de 0,5 m.
- O pescoço da raiz deve estar nivelado com o solo ou aprofundado em 1-2 cm.
- O clima ideal para o pouso é nublado, chuvoso.
- Depois de plantar a planta no solo, ela é regada, polvilhada com turfa ou serragem.
O poço para a spirea deve ser um terço maior que o sistema radicular da planta. Eles cavam em 2-4 dias e deixam repousar. Eles equipam a drenagem, abaixam a planta no poço, jogam com terra e compactam. Se a spiraea for propagada dividindo o arbusto, a planta é removida do solo, colocada na água para separar o solo e cortada em pedaços por tesouras de podar, cada uma das quais deve ter um bom lóbulo da raiz e alguns brotos.
Spirea Care - Fácil
Para fazer o arbusto parecer atraente, ele é cortado e uma coroa é formada. Arbustos esféricos e piramidais são muito bonitos. O "corte de cabelo" específico é escolhido pelo proprietário, com foco no estilo geral do design do site. A poda não afeta o desenvolvimento da planta. Remova galhos fracos e velhos (7-14 anos). Eles são cortados no tronco. É melhor cortar a coroa na primavera, até que as folhas apareçam. Se podada no meio do verão, a spirea pode florescer novamente no outono.
Após a poda, o solo é regado com estrume diluído em água. A mistura deve ser derramada sob as raízes. Você também pode fertilizar com uma solução de superfosfato. Proporções: 8-10 g de fertilizante por 10 litros de água. Também adequado é o Kemira Universal. Em 1 metro quadrado faça 100 g de fundos granulares. Spirea não precisa de rega intensiva, é suficiente para manter a planta durante os períodos de seca. 1-2 baldes de água são suficientes para a vida normal do mato. No inverno, as raízes podem ser cobertas com uma camada de 10 a 15 cm de folhagem.
Spirea é suscetível a doenças fúngicas - ascocitose, ramulariose, septoria. Você pode identificá-los pela aparência de manchas. Recomenda-se pulverizar a planta com mistura de Bordeaux, Fundazol ou enxofre coloidal. O principal é processar o arbusto antes ou depois da floração.
Das pragas, o ácaro e os pulgões podem ser os mais desagradáveis. Sinais do "trabalho" do carrapato são a aparência de buracos nas folhas, sua murcha e queda, a teia. Você pode lidar com a praga pulverizando fosfamida ou karbofos. A presença de pulgões pode ser determinada por inflorescências picadas e murchas. Pirimor ou agentes similares são usados para combater pulgões.
Spirea pode ser atacado por caracóis. Como lidar com eles, você pode aprender com o vídeo, que descreve os recursos de poda e cuidados com a planta.