Maranta: cuidando de uma planta de "oração" em casa

Pin
Send
Share
Send

Folhas grandes e brilhantes com um padrão fantasioso de manchas e veias - por esses sinais você pode reconhecer a planta tropical da araruta. Natural dos pântanos tropicais da América, ela se adaptou facilmente às condições do lar. Com os devidos cuidados, a planta sempre encantará os olhos do produtor.

Descrição da planta

Araruta refere-se a plantas herbáceas perenes. O local de nascimento desta planta são os trópicos pantanosos da América. O nome está associado ao nome do cientista B. Maranta.

Na natureza, a araruta é uma planta pequena, cuja altura é de cerca de 20 cm, com brotos retos ou rastejantes. As folhas, dependendo da espécie, são lanceoladas, arredondadas ou oblongas. Contra um fundo uniforme (sua cor pode ser diferente - do verde muito claro ao verde escuro), as manchas e veias se destacam intensamente.

Em um fundo suave de folhas de araruta, manchas e veias se destacam brilhantemente

A araruta é frequentemente confundida com um parente da calathea. No entanto, essas plantas têm diferenças óbvias. Calathea é mais alta (de 60 cm a 1 m), com folhas longas e macias. Eles, ao contrário das folhas de araruta, estão localizados nos pecíolos em duas fileiras. Além disso, as flores de araruta são discretas e as flores de calathea são espetaculares e vibrantes.

As folhas de araruta são tão incomuns e bonitas que plantam esta planta precisamente por causa de seu efeito decorativo. A planta é despretensiosa e está bem adaptada às condições da casa ou do escritório, nos florários abertos e fechados.

A peculiaridade da araruta é que, quando a planta se sente bem, ela organiza as folhas horizontalmente, mas sob condições adversas (especialmente com pouca iluminação), as folhas se dobram e crescem verticalmente. Para esta planta, eles apelidaram de "grama de oração".

Tipos de araruta

  1. Três cores (tricolor). Esta é uma planta com folhas verde-escuras delimitadas na borda com uma cor mais pálida. No centro, há manchas verdes claras. As veias de cor vermelho escuro em direção à borda ficam mais escuras. A araruta de três cores é a espécie mais despretensiosa e difundida desta planta.
  2. Rosto branco (fascinador). As folhas são ovais, atingindo um comprimento de 15 cm Características: nas folhas verde-escuras, no centro, corre uma faixa de prata, juntamente com as três cores despretensiosas.
  3. A araruta é de dois tons. Uma espécie bastante rara, com folhas verde-escuras, ao longo das quais manchas de luz são espalhadas.
  4. Araruta de Reed. Esta planta pode atingir uma altura de 1 M. As folhas são ovais, alongadas, com uma tonalidade cinza.

Variedades na foto

Tabela: condições para a araruta em diferentes estações

TemporadaIluminaçãoTemperaturaUmidade
Primavera - verãoLuz dispersa. Desenvolve-se bem à sombra parcial, nos peitoris das janelas leste e oeste. No verão e primavera, é necessário proteger da luz solar direta. A luz solar excessiva muda a cor das folhas.Temperatura do ar - 22-25sobreC, temperatura do solo - 18sobreC.Pulverização diária com água limpa. Uma vez por semana - um banho (cubra o chão com um saco em uma panela e coloque a planta sob um jato de água). Coloque em uma bandeja com pedras cruas.
Outono - inverno17-19sobreC (não deve cair abaixo de 10sobreC) É necessário proteger contra mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar.Humidade moderada.

Vídeo: como cuidar da araruta

Home Care

Os cuidados com as plantas consistem em rega competente, cobertura oportuna, formação adequada de arbustos e combate a doenças e pragas.

Rega

Os floristas notam a grande necessidade da planta por água. No entanto, é importante cumprir a medida. No clima quente do verão, você precisará regar a araruta uma vez a cada 2 dias, certificando-se de que a terra na panela esteja úmida o tempo todo (mas não excessivamente úmida!). A água deve ser tomada à temperatura ambiente, macia e assentada.

Durante a dormência, a rega é reduzida para 1 vez por semana - em condições frias, o solo deve secar por 1-2 cm.

Top vestir

Para a cobertura, são utilizadas composições especiais para flores decorativas e decíduas de interior (por exemplo, Pokon, Agricola). Durante o crescimento - no verão e na primavera - é necessário fertilizar a araruta 2 vezes por mês. Os fertilizantes são preparados em baixa concentração - 2 vezes menos do que o indicado nas instruções.

Para alimentar a araruta, você pode usar composições especiais para flores internas decorativas e decíduas

Se no inverno a araruta for colocada em um período inativo (a temperatura ambiente é reduzida e a rega é reduzida), o curativo pode ser interrompido. Caso contrário, a planta deve ser fertilizada uma vez por mês.

Floração

Sob condições favoráveis, a araruta produz um pedúnculo delicado, no qual floresce uma pequena flor branca, rosa claro ou amarelo claro. Como as flores não desempenham um papel decorativo especial e também enfraquecem a planta, alguns cultivadores de flores preferem cortar talos de flores antes mesmo que as flores desabrochem. Se a araruta ainda puder florescer, depois de murcha, perde as folhas e vai descansar, o que dura vários meses.

As flores de ponta de flecha não são tão decorativas quanto as folhas

A floração pode começar no início da primavera e durar vários meses.

Período de descanso

O tempo de descanso dura de outubro a fevereiro. Durante esse período, a planta não recebe uma temperatura muito alta (17sobreC), um regime raro de rega (1 vez por semana ou menos). A iluminação deve permanecer natural - você não precisa esconder a araruta no escuro.

Moldar: aparar pelas regras

No início da primavera, quando a planta sai do período adormecido, os jardineiros recomendam a poda - remova todas as folhas completamente. Dentro de 1 a 1,5 meses, a araruta é restaurada graças a um forte sistema radicular. Novas folhas são mais brilhantes.

Após podar sob a raiz da araruta, libera folhas novas e mais brilhantes

Se a araruta produz muitos rebentos longos, eles podem ser cortados para obter estacas para reprodução. Além disso, isso tornará o arbusto mais arrumado.

Tabela: Doenças e Pragas

Doenças e PragasComo eles se manifestamMedidas preventivasMedidas de controle
Ácaro aranhaParece uma pequena aranha vermelha. Como resultado de sua atividade, uma fina teia se forma entre as folhas da planta. Temperaturas elevadas e um ambiente seco são excelentes condições para o aparecimento de um carrapato.
  1. Mantenha a umidade necessária.
  2. Forneça a rega oportuna.
  3. Selecione corretamente o substrato para a planta.
 
  1. 2-3 cabeças de alho picadas, despeje 1 litro de água morna, insista 1 dia, dilua ao meio com água fria, pulverize por 1 semana.
  2. Adicione 30 g de raízes de dente de leão picadas à tintura medicinal de dente de leão, despeje 1 litro de água quente. Insista 2 horas, pulverize a planta por 3-5 dias.
  3. Processando a planta com Aktar (de acordo com as instruções).
MealybugHabitat e dano favoritos - pecíolos de folhas.
  1. Processar a planta com uma solução com sabão (dissolver o sabão doméstico em água).
  2. Tratamento da planta com Actellic (de acordo com as instruções).
CloroseAs folhas ficam amarelas, caem, as novas ficam pequenas. Os brotos secam. As raízes morrem. 
  1. Regue periodicamente com água acidificada (adicione alguns grãos de ácido cítrico a 1 água).
  2. Trate com Ferovit, Agricola (de acordo com as instruções).

Como descobrir as doenças e pragas da araruta: dicas na foto

Transplante

Uma araruta adulta é transplantada uma vez a cada 2-3 anos na primavera. Para plantas jovens (de 3 a 4 anos), esse procedimento pode ser organizado anualmente.

Após a compra, a araruta deve ser transplantada imediatamente. Como regra, as plantas são vendidas no solo, o que proporciona seu transporte, mas essa terra não é adequada para o desenvolvimento adequado da araruta.

Como o sistema radicular da planta é pequeno, o vaso precisará de um pequeno (seu diâmetro é 2-3 cm maior que o anterior). É melhor optar por argila plástica ou vitrificada. Drenagem obrigatória no fundo da panela - seixos ou argila expandida.

Cerca de 1/3 da panela precisa de drenagem

Você pode fazer a terra você mesmo ou comprar solo preparado para araruta. O solo deve passar bem pelo ar e pela água, solto, leve. Para a mistura, você precisará de:

  • terreno de folha - 3 partes;
  • turfa - 1,5 partes;
  • terra de coníferas - 1 parte;
  • verbasco seco - 1 parte;
  • areia - 1 parte;
  • cinzas - 0,3 partes.

Se não estiver planejado propagar a araruta, dividindo o arbusto, ela será transplantada, manipulando um pedaço de terra com raízes. Antes de plantar uma flor em um novo recipiente, você precisa cortar os brotos, deixando apenas 1 internódio neles. Como resultado, a nova planta aparecerá numerosos brotos, formando um arbusto denso e bonito. No primeiro mês após o plantio, a planta não precisa ser fertilizada. Você pode cobrir a panela com um saco para preservar a umidade e rapidamente enraizar.

Também popular entre as floriculturas ctenantas. Você pode aprender sobre como cuidar desta planta a partir do material: //diz-cafe.com/rastenija/ktenanta-kak-uxazhivat-za-krasavicej-iz-brazilii-v-domashnix-usloviyax.html

A araruta é transplantada usando um coma de terra

Propagação de araruta

As principais maneiras de propagar a araruta são dividir um arbusto ou estacas.

Divisão

  1. Ao transplantar, retire a planta e divida em 2 ou 3 partes.

    Ao transplantar, o arbusto é dividido em 2 ou 3 partes

  2. Em cada parte deve haver um ponto de crescimento e raízes.
  3. Polvilhe lugares fatiados com carvão em pó, deixe secar.
  4. Plante a terra em uma mistura (como no transplante) e despeje água morna.
  5. Coloque a panela em uma sacola e amarre para criar um efeito estufa (a temperatura em uma mini estufa deve ser de pelo menos 20sobreC) Ventilar e regar periodicamente.

    Periodicamente, a estufa precisa ser aberta para ventilação e rega

  6. Quando novas hastes com folhas aparecerem, remova e cuide do filme, como de costume.

Estacas

  1. As estacas podem ser cortadas de maio a setembro. Estes são os topos de brotos de 10 cm de comprimento com 2-3 folhas e 2 entrenós. A fatia deve se estender 2 cm abaixo do nó.
  2. Coloque na água.
  3. Após 5-6 semanas, as raízes aparecerão.

    Maranta dá raízes após 5-6 semanas em água

  4. Estacas com raízes podem ser plantadas no solo, bem como durante a propagação por divisão, criando uma mini-estufa.

    Depois que as raízes aparecem, as mudas podem ser plantadas no chão.

Tabela: possíveis problemas e suas soluções

O problemaRazãoSolução
Maranta não cresceUmidade insuficienteAjustar o modo de rega e pulverização
A flor seca, as folhas são cobertas com manchas marronsFalta de fertilizantes, rega insuficiente, baixa umidade, composição inadequada do soloAlimente, ajuste o modo de rega e pulverização
Folhas desbotamMuita luzFornecer sombra parcial à planta
As folhas secam nas pontas e ficam amarelasHumidade insuficiente, correntes de arPulverize com mais frequência, proteja dos rascunhos
Caules e folhas murcha e apodreceRega abundante a baixas temperaturasMova a planta para um local mais quente
Torção, folhas de outonoO ar está muito secoPulverize com mais frequência

Comentários de Florist

Minha araruta tem crescido relativamente recentemente, cerca de 1,5 anos, e eu estava convencido de que essa flor é muito incomum. Especialmente quando levanta folhas à noite. Ela fica na minha mesa perto de spathiphyllum, chlorophytum e syngonium. Todas essas flores precisam ser pulverizadas, o que eu faço, para que um certo microclima tenha sido criado e minhas flores cresçam e floresçam para minha alegria. E eu esqueci as pontas secas das folhas da araruta!

Esperança//www.botanichka.ru/blog/2009/12/30/maranta/

Para mim, esta é uma das poucas plantas de interior adequadas para mim, porque minhas janelas estão na sombra das árvores. Só vejo luz branca no inverno, quando não há folhagem. Portanto, a maioria das plantas que compro morre por falta de luz. Maranta não precisa de iluminação intensa e, mesmo vice-versa, quando a luz é intensa demais, as folhas perdem a saturação da cor. E a araruta suga a água a uma velocidade frenética. Quando a água ainda está molhada no resto das minhas plantas após a rega, a araruta já está deserta, ou seja, a flor precisa de rega abundante e frequente. A araruta cresce muito rapidamente com suas folhas e é facilmente propagada por divisão.

Damiana//irecommend.ru/content/tsvetok-kotoryi-lozhitsya-spat-vmeste-so-mnoi-rastenie-s-dushoi

Eu tenho um Maranta relativamente recentemente, mas já descobri muitas vantagens! Ela cresce rapidamente, se multiplica bem (se você quebrar um galho e colocá-lo na água, no quinto dia haverá uma pequena raiz). Despretensioso, imagine só, cresce acima da minha mesa de corte na cozinha entre o fogão e a pia! E ela tinha luz suficiente, apesar de estar a dois metros da janela e a fumaça do fogão não a incomodar. Da araruta, fica mais calmo no apartamento - isso é verdade ... E eu pensei que era apenas uma coincidência))) Quando eu levanto, cozinho e penso em alguns pensamentos que quero liberar, imediatamente me acalmo e penso sobre a situação.

Ostrovskaya //otzovik.com/review_510841.html

Esta planta me veio da forma mais deplorável. Minha filha trouxe algo seco da rua, disse que sentia pena dele - ainda estava vivo. Eles começaram a reanimar. Para os iniciantes, removidos da panela (era um contêiner de transporte). Sem regar, eles libertaram as raízes do solo. Sim, de fato, entre o grupo de raízes secas havia pouco branco vivo. A drenagem foi derramada em uma tigela pequena e, em seguida, o solo que estava na casa, plantou o que restava da planta, foi regado, cobriu a tigela da planta com um saco plástico e colocou esta microplaca no peitoril da janela. Depois de um tempo, os brotos apareceram e, um pouco mais tarde, as folhas começaram a se desdobrar. Agora ficou claro que a planta salva é uma araruta. Ela ama muito o ar úmido e o solo úmido, não tolera secas, correntes de ar e luz solar direta. Em geral, a planta é muito resistente e grata.

Elzbieta//spasibovsem.ru/responses/takoe-rastenie-dolzhno-byt-v-kazhdom-dome.html

Eu acho que essa planta de casa é bastante caprichosa para cuidar. Maranta não tolera mudanças repentinas de temperatura. De alguma forma, apenas por causa da mudança repentina de temperatura, uma das minhas ararutas quase morreu. No verão eu tento sombra do sol muito quente, não tolera superaquecimento. Minha araruta vive em sombra parcial, sob luz forte as folhas perdem sua cor brilhante, ficam pálidas. Eu rego com água à temperatura ambiente, bastante abundante. Eu pulverizo as folhas regularmente. Esta é uma planta muito higrófila.

kseniya2015//citykey.net/review/udivila-svoim-tsveteniem

Maranta, que não é de todo valorizada por flores, mas por folhas decorativas brilhantes, é bem adaptada às condições de casa e escritório. A planta é despretensiosa, mas ainda não se deixa levar por seus próprios dispositivos - requer proteção contra correntes de ar e rega competente.

Pin
Send
Share
Send