Mesmo na fase de aquisição de uma cabana, decidi que não haveria um jardim padrão nela. Máximo - algumas camas com verduras. Mas batatas e tomates podem ser comprados no mercado sem mergulhar no chão de manhã à noite. E o que esconder: muitas hortaliças, os mesmos pepinos, tomates, melões, no meio do verão, não parecem muito agradáveis. Talos nus, folhas amareladas - eu já vi o suficiente disso dos meus vizinhos. E eu queria que o site trouxesse prazer estético e sem exceções ao jardim.
O ano inteiro, depois de comprar uma cabana, lidei com problemas de planejamento. Canteiros de flores plantados lentamente, os caminhos feitos, em geral, compreendiam o básico do design da paisagem na prática. Olhando para a minha sofisticação, meu marido lembrou periodicamente que não temos tudo, como as pessoas têm. E seria necessário plantar pelo menos salsa e cebola. Como nessa época eu tinha conhecimento mais do que suficiente da arte da paisagem, decidi tornar meu marido agradável. E para construir um jardim. Mas não é simples, mas decorativo - com canteiros de flores, plantados com plantas que são capazes de manter uma aparência decente ao longo da temporada.
Layout do meu jardim decorativo
Ela prometeu - isso significa que precisa ser feito. Abri o Todo Poderoso Google com suas fotos e encontrei muitas fotos de jardins decorativos. Varri imediatamente as camas retangulares elevadas, de pé em uma fileira - nada interessante, quanto a mim. Eu decidi fazer algum tipo de composição, com significado. E agora, na Internet, vi uma foto maravilhosa de um jardim de flores em forma de sol. No centro do conjunto, há um sol redondo e alto no canteiro de flores, e os raios triangulares dos canteiros alongados partem dele, suas bordas são delineadas por bordas. Dentro das camas - plantio misto de flores e plantas de jardim, principalmente verduras. Os verdes crescem muito rapidamente, as sementes podem ser semeadas em qualquer estação, as plantas jovens atingem a maturidade em apenas algumas semanas.
E então tive a ideia de criar um sol de jardim. No começo, planejei tudo no papel. Os caminhos entre os clubes serão definidos a partir de pavimentação. A largura dos dois caminhos circulares é de 60 cm, os radiais são de 40 cm. O diâmetro do canteiro circular interno é de 280 cm. A uma distância de 60 cm, 16 setores de raios divergem, com 300 cm de comprimento. O lado menor de cada setor é de 30 cm, o grande - 150 cm. Bordas de concreto serão usadas para enquadrar setores e o círculo central. Com a ajuda deles, será possível obter formas e tamanhos geometricamente precisos dos setores de jardins, bem como possibilitar sua "elevação" acima do nível do solo.
Devo fazer uma reserva imediatamente que decidi delegar o trabalho à criação de setores e caminhos elevados, restringindo uma equipe de construtores. Designei o papel de organizador para mim; naturalmente, plantarei as plantas no jardim.
Formação de setores de um jardim decorativo
Tivemos sorte com a equipe contratada. Eles trabalharam tão suave e rapidamente que não havia o que reclamar. Durante o dia, marcamos todos os elementos do canteiro, desenterramos os raios setoriais e cavamos as calçadas de concreto.
Eu queria que essa fronteira servisse, se não toda a minha vida, depois algumas décadas, com certeza. Portanto, a escolha recaiu sobre o concreto. Honestamente, eu tinha medo de que a moldura parecesse volumosa, mas como resultado a composição ficou bonita.
O tamanho dos passeios é de 20x7 cm, o comprimento é de 50 cm e, quando instalados, foram enterrados a meia altura, ou seja, 10 cm, enquanto os restantes 10 cm se projetam acima do nível dos trilhos. Como muitos elementos são semicirculares, os lancis tiveram que ser cortados em uma máquina de cortar pedra, em ângulo, e depois unidos aos cantos.
As terras foram adicionalmente derramadas no espaço interno dos canteiros, para que a superfície fosse elevada.
A imagem já está aparecendo! Você pode começar as faixas.
Criando caminhos entre camas
Pensei durante muito tempo do que criar faixas. Os requisitos para eles são: a capacidade de mover-se com segurança, decoração e durabilidade. A primeira coisa que me ocorreu não foi esticar e cobrir tudo com palha de lascas de madeira decorativas. Parece bonito, útil e conveniente. As ervas daninhas não germinam através da cobertura morta; o pó parece limpo. Mas então eu pensei que você não poderia andar pelos caminhos cobertos após chuvas fortes, haveria sujeira. E você precisará adicionar mulch de tempos em tempos. Outra opção é pavimentar as faixas. Difícil, também não é adequado. Mas pavimentar com pedras - apenas para a direita. Por isso e parou.
Ela deu instruções aos trabalhadores e eles começaram a criar faixas. A tecnologia é a seguinte:
- As trincheiras são cavadas ao longo dos contornos marcados das faixas. Você precisa cavar argila, ou seja, remover toda a camada fértil. No nosso caso, a uma profundidade de 15-20 cm.
- O fundo é revestido com geotêxteis, para que o pó que estiver no topo não escoe pelo chão. Caso contrário, as pedras de pavimentação sob pressão podem ceder, altere o ângulo de inclinação.
- É derramado em camadas sobre geotêxteis: areia - 5 cm, pedra britada - 5 cm, areia novamente - 5 cm.A espessura é aproximada, você pode variar, dependendo da situação e do seu próprio olho.
- O travesseiro de areia e cascalho é derramado com água de uma mangueira para se molhar completamente.
- O travesseiro é selado com um rolo para que não restem vestígios na ofensiva. Com compactação insuficiente, a areia cederá com o tempo e as pedras do pavimento tropeçarão nela e depois cairão completamente. Ramming é uma parte importante do trabalho!
- Uma mistura de areia e cimento é derramada por cima - cerca de 3 cm de altura.
- Pedras de pavimentação são colocadas nessa mistura, cada elemento é conduzido com uma marreta de borracha.
- As juntas entre as pavimentadoras são seladas com areia.
Todas as ações acima foram concluídas, após o que as camas para o meu jardim decorativo estavam prontas para o paisagismo. Abri um campo para experimentos de paisagem!
Jardinagem de um jardim decorativo
Infelizmente, já era outono no quintal, a estação estava terminando, então decidi não fazer jardinagem no primeiro ano. E já na primavera comprei no mercado arbustos de morangos silvestres e plantei metade dos setores de raios (8 unid.) Com eles. Os demais setores até agora cobertos com material não tecido preto ("Spanbond"), para que as ervas daninhas não cresçam e estragem a aparência do jardim.
Eu tenho um jardim de flores no canteiro central, então coloquei três lilases Palibin lá, desenterrei algumas raízes de peônia e plantei arbustos mais ricos. Para pontos brilhantes ao longo da grande circunferência do sol, foram plantados arbustos de uma begônia rosa sempre em flor. Comprei mudas de flores prontas na estufa, onde custa muito barato. É uma pena que a begônia não tolere nossos invernos, todos os anos, se você quiser manter a composição, terá que comprar novos arbustos.
Admito que este ano eu estava muito ocupada ajardinando outras partes do local, então o jardim veio ao meu primeiro plano. E ele ficou parado, meio coberto de material de cobertura durante toda a temporada.
Mas na primavera seguinte eu, com um plano de plantio já preparado, comecei a semear. Plantei várias saladas, cenouras, cebolas, beterrabas, salsa e endro nos canteiros de flores.
Um evento muito importante ao cuidar de um jardim decorativo é a rega, de preferência no calor todos os dias. Sem umedecimento regular organizado, você certamente obterá uma colheita. Mas você pode esquecer a beleza e os verdes suculentos e brilhantes. Se você visitar a casa apenas nos finais de semana, a melhor saída nessa situação é organizar a irrigação por gotejamento. Tenho mangueiras esticadas ao longo dos canteiros; a água lhes é fornecida pelo barril de armazenamento.
O principal é não regar as plantas de cima durante o dia em que o sol está brilhando. Caso contrário, as queimaduras permanecerão em folhas finas. Se estiver molhando de cima (por exemplo, usando um aspersor circular), somente à noite ou com tempo nublado. Um jardim decorativo não é camas comuns, é uma espécie de jardim de flores, mas apenas para vegetais e verduras.
No início de junho, todo o sol do jardim estava esverdeado em diferentes tons, peônias e lilases desabrochavam, e as folhas da mais alta desabrochavam. Meus heichers são diferentes - com folhas verdes, amarelas, vermelhas. São plantadas na borda de um canteiro redondo no centro, emoldurando uma composição de peônias e lilases comuns. Em geral, um canteiro de flores produz uma cor tão incomum em um jardim decorativo, dilui as cores do verde com suas cores vivas.
Ao mesmo tempo, apesar dos raios-segmento plantados um verde, cada cultura tem sua própria sombra. Salada de carvalho - marrom, alface - verde claro, cebola - verde escuro. A salsa é esculpida, o endro é fofo e no verão também floresce com guarda-chuvas amarelos. Tudo é tão diferente que o jardim não parece nada chato, nem monótono.
É claro que nos próximos anos vou mudar tudo, misturar, talvez plantar flores no contorno das camas para a vegetação. Enquanto isso, gosto de tudo e mais. É uma sensação muito incomum e agradável quando você percebe que toda essa beleza, que floresce e fica verde, depende de você. E, graças ao meu próprio trabalho, acabou por organizar não camas comuns, mas um canteiro de flores de designer. Talvez minhas conquistas ajudem alguém a equipar seu jardim decorativo. Vá em frente e você terá sucesso!
Irina