Paisagismo: planejamento do território + algumas técnicas de design

Pin
Send
Share
Send

Quem decidiu que o jardim não pode se tornar a principal decoração de uma área suburbana? Um jardim decorativo pode agradar não apenas uma colheita rica, mas também servir de decoração original do local. Para implementar essa idéia, basta refletir sobre o design do jardim e da horta, em que os canteiros de hortaliças parecerão não menos pitorescos que os canteiros de flores coloridos. E como fazer isso da maneira certa, queremos contar hoje.

Principais recomendações para o planejamento do jardim

O projeto paisagístico moderno diz respeito não apenas ao arranjo de uma área de recreação e um jardim no local. Os arquitetos paisagistas desenvolveram várias recomendações, graças às quais o design do jardim com as próprias mãos será capaz de planejar e equipar qualquer jardineiro.

  • Zoneamento do site. Pensando no arranjo do local em que os edifícios ainda não foram concluídos, na fase de projeto, é necessário prever a colocação de todas as zonas necessárias: frente, lazer e economia.
  • Superfície de iluminação e jardim. A parcela para canteiros deve ser iluminada por todos os lados. A maioria dos vegetais ama o sol e exige solos. Ao colocar canteiros em uma área ensolarada com solo fértil, você simplifica o trabalho de observar as condições especiais de plantio e rotação de culturas.
  • Área de pouso limitada. Se você não se propõe a fornecer estoques de compotas e picles de sua própria colheita a todos os seus parentes e amigos, é melhor limitar a área de plantio. Três ou quatro camas cuidadosamente criadas parecerão mais atraentes e trarão mais benefícios do que uma dúzia de camas arrumadas.
  • Forma e disposição incomuns das camas. Ao quebrar canteiros de hortaliças, é importante considerar tanto a aparência estética da composição da planta plantada neles quanto as necessidades das próprias plantas. Ornamentos e padrões intricados criados a partir de canteiros levemente elevados na forma de trapézios, triângulos e ondas nem sempre são adequados para o cultivo de plantas que adoram a umidade. A água nessas camas seca mais rapidamente, o que leva a um crescimento desigual das plantas.
  • A proporção da largura das camas e dos corredores entre elas. Tradicionalmente, muitos de nós quebram canteiros com 1 a 1,2 m de largura.Jardineiros estrangeiros pensam que a largura dos canteiros não deve exceder 70 cm.E isso tem seu próprio significado: é mais fácil cuidar de tal canteiro, mantendo uma aparência atraente do plantio e aumentando assim colher.

Também será um material útil sobre como plantar uma pequena área com culturas comestíveis: //diz-cafe.com/ideas/appetitnye-klumby.html

Trabalhos de paisagismo podem ter como objetivo organizar um jardim decorativo, que também é um componente importante da estética do jardim

Um exemplo de um jardim francês. A largura da passagem entre os canteiros baixos deve ser de pelo menos 40 cm e entre os canteiros altos - 70 centímetros

Recepções para organizar um jardim decorativo

Método # 1 - enquadramento para camas

Cada um de nós quer que seu jardim pareça atraente não apenas no verão, quando é decorado com um chapéu heterogêneo de folhagem, flores e frutas, mas também nos períodos de primavera e outono, quando as camas estão nuas.

As superfícies bem decoradas, emolduradas por lados decorativos protetores, parecem igualmente bonitas e bem cuidadas em qualquer época do ano

Usando os lados, você pode levantar levemente as camas, construindo muros baixos, o que se tornará uma adição espetacular à imagem da paisagem.

Se o projeto paisagístico do jardim incluir elementos com curvas suaves, círculos e linhas curvas, a borda figurada para canteiros de legumes pode ser feita a partir de módulos prontos.

Para a mesma finalidade, você pode usar tocos de madeira de pequenos diâmetros, tijolos de clínquer colocados na extremidade ou até garrafas de plástico

Também é desejável organizar os caminhos entre os leitos, colocando-os com cortes de madeira, ou cobrindo-os com uma camada de peneiras finas de cascalho ou granito. Como fazer isso, leia o artigo “Como fazer caminhos no país com suas próprias mãos: regras de zoneamento + 3 master classes”.

Método # 2 - um jardim de contêineres

Plantar plantas em recipientes permite implementar não apenas uma função estética. Uma vantagem significativa de tais recipientes é a sua mobilidade. Recipientes com plantas plantadas sempre podem ser movidos, decorando espaços vazios no local.

Caixas com ervas e ervas frescas suculentas podem complementar o design da área de churrasco, pátio e terraço

Quaisquer recipientes podem ser usados ​​como recipientes: panelas de barro e plástico, cestas, barris, pratos velhos. Não há restrições quanto à escolha de recipientes para plantas, a única condição é que eles estejam em harmonia com outros elementos da decoração.

Variedades de amadurecimento compactas de tomate cereja, pimenta decorativa e berinjela são adequadas para o plantio em recipientes.

Além disso, para o plantio, você pode usar canteiros de várias camadas e altos, leia sobre isso: //diz-cafe.com/ozelenenie/mnogoyarusnaya-klumba.html

Em um tanque de grande capacidade, várias culturas podem ser plantadas ao mesmo tempo, criando combinações de cores originais. Por exemplo: as folhas de acelga vermelho-bordô combinam bem com alface verde pálida

Você pode adicionar cores às composições de plantas adicionando flores anuais a elas: calêndula, calêndula, majores.

Método # 3 - canteiros de flores e vegetais

Com esse método de arranjo, as plantas são plantadas em pequenos grupos, que formam ilhas de vários níveis variadas. Por exemplo: em primeiro plano, as verdes são plantadas ao longo do meio-fio, a camada intermediária da composição é preenchida com pimenta ou tomateiro de altura média, e milho ou girassol, cujas hastes são grãos de aspargos, são plantadas como pano de fundo.

Esse canteiro de flores é perfeitamente complementado por repolho decorativo; mais sobre isso pode ser encontrado no material: //diz-cafe.com/rastenija/dekorativnaya-kapusta-na-klumbe.html

Os canteiros tradicionais podem até ser substituídos por canteiros de flores originais, decorados com composições vegetais de vegetais e flores decorativos

O design do site em estilo inglês e francês

O paisagismo das áreas suburbanas geralmente é realizado com base em um dos dois estilos: francês ou inglês. O primeiro é baseado em uma combinação de formas geométricas. Todos os espaços verdes no local e os elementos de decoração formam um único padrão cuidadosamente pensado.

Como exemplo do estilo de design francês, propomos considerar o projeto do site, que inclui o layout diagonal dos canteiros.

O ponto central da composição é o pátio, do qual, como os raios do sol, as plantações com verduras, flores e vegetais divergem

É melhor observar e admirar um jardim assim de altura: da janela de uma casa ou varanda. Para o projeto de canteiros, as variedades compactas de plantas são mais adequadas que não crescem, violando a estética estrita do estilo francês.

Plantações de jardim compactas com repolhos, pepinos e tomates emolduram caminhos feitos de pratos e tijolos

O design do jardim em estilo paisagístico sugere mais naturalidade. Portanto, a escolha de plantas para encher canteiros e canteiros é muito mais ampla. Para a preparação de composições, você pode usar quaisquer culturas vegetais decorativas, combinando-as plantando verduras e flores.
Por fim, sugerimos que você assista a um vídeo com um exemplo de dispositivo decorativo para jardim:

No auge da temporada, um jardim tão cuidadosamente planejado e bem planejado se assemelha a um parque em miniatura com flores, representado por elegantes plantações de repolho decorativo, abobrinha e alface.

Pin
Send
Share
Send