Fornecer uma casa de campo com um sistema de abastecimento de água tornou-se um pré-requisito para uma vida confortável. Se o local tiver seu próprio poço ou poço, uma estação de bombeamento para casas de campo é uma solução razoável e eficaz. Sua presença é uma garantia do suprimento de água na quantidade necessária para qualquer ponto de água doméstico. Para escolher a versão mais otimizada da unidade para sua casa, você deve se familiarizar com o dispositivo e o princípio de operação.
Projeto e finalidade da unidade
Na área suburbana, as estações de bombeamento domésticas são usadas com o único objetivo de fornecer um edifício residencial e a área circundante com água de fontes de qualquer tipo: artificial (poço, poço) ou natural (rio, lago). A água é fornecida para tanques de armazenamento especiais, por exemplo, para regar canteiros ou árvores de jardim ou diretamente para os pontos tradicionais de retirada - torneiras, torneiras, banheiros, gêiseres, máquinas de lavar.
As centrais médias são capazes de bombear 3 m³ / h. Essa quantidade de água limpa é suficiente para fornecer uma família de 3 ou 4 pessoas. Unidades poderosas são capazes de passar 7-8 m³ / h. A energia vem da rede elétrica (~ 220 V) no modo manual ou automático. Alguns dispositivos são controlados eletronicamente.
Se você precisar de uma instalação que possa operar sem intervenção humana, é adequada uma estação de bombeamento automática com um tanque de expansão (hidropneumático). Sua composição é assim:
- tanque hidropneumático (capacidade média do tanque de 18 l a 100 l);
- bomba de superfície com motor elétrico;
- interruptor de pressão;
- bomba de mangueira e tanque;
- cabo de energia elétrica;
- filtro de água;
- manômetro;
- válvula de retenção.
Os últimos três dispositivos são opcionais.
Muitos residentes de verão preferem estações de bombeamento por causa de sua instalação simples e total prontidão para o trabalho. A proteção de mecanismos do fator humano também desempenha um papel significativo. Antes de escolher uma estação de bombeamento, consideremos com mais detalhes os mecanismos de cuja operação depende sua operação - a bomba e o tanque hidropneumático, bem como a possibilidade de controle eletrônico.
Tipos de bombas
O projeto de estações de bombeamento para vilas e casas de campo envolve o uso de bombas de superfície que diferem no tipo de ejetor - embutido ou remoto. Essa escolha é baseada na localização do eixo do dispositivo em relação à superfície da água. A potência da bomba pode ser diferente - de 0,8 kW a 3 kW.
Modelos com ejetor integrado
Se a profundidade em que a superfície da água não exceder 7-8 metros, você deve parar em um modelo com um ejetor embutido. As estações de bombeamento de abastecimento de água com esse dispositivo são capazes de bombear água contendo sais minerais, ar e elementos estranhos com diâmetro de até 2 mm. Além de um baixo limiar de sensibilidade, eles têm uma cabeça grande (40 m ou mais).
A água é fornecida através de um tubo rígido de plástico ou mangueira reforçada, cujo diâmetro é definido pelo fabricante. A extremidade imersa em água está equipada com uma válvula de retenção. O filtro elimina a presença de grandes partículas na água. A primeira partida da bomba deve ser realizada de acordo com as instruções. Parte da mangueira da válvula de retenção e as cavidades internas da bomba são preenchidas com água, vazadas através de um orifício especial com um bujão.
Os modelos mais populares com um ejetor embutido: Grundfos Hydrojet, Jumbo da empresa Gileks, Wilo-Jet HWJ, CAM (Marina).
Dispositivos ejetores remotos
Para poços e poços, cujo espelho d'água está localizado abaixo do nível de 9 metros (e até 45 m), são adequadas as estações de bombeamento de água equipadas com dispositivos com ejetores externos. O diâmetro mínimo do poço é de 100 mm. Os elementos de conexão são dois tubos.
Instalações deste tipo requerem uma instalação particularmente cuidadosa, bem como uma atitude cuidadosa: a água com um conteúdo excessivo de impurezas ou uma quebra do filtro provoca bloqueio e falha do equipamento. Mas eles têm uma vantagem: recomenda-se que sejam instalados se a estação de bombeamento estiver longe do poço, por exemplo, em uma sala de aquecimento ou em uma extensão adicional perto da casa.
Muitas características da bomba - durabilidade, nível de ruído, preço, estabilidade - dependem do material de seu corpo, o que acontece:
- aço - um aço inoxidável parece bonito, mantém as propriedades da água inalteradas, mas possui um alto nível de ruído; além disso, o custo desse dispositivo é mais alto;
- ferro fundido - agrada com um nível moderado de ruído; o único aspecto negativo é a possibilidade de formação de ferrugem; portanto, ao escolher, você deve prestar atenção à presença de uma camada protetora;
- vantagens do plástico: baixo ruído, falta de ferrugem na água, custo barato; a desvantagem é uma vida útil mais curta que as caixas de metal.
Seleção de tanques hidropneumáticos
Ao compilar uma classificação de estações de bombeamento para sua própria casa, lembre-se do volume do tanque de expansão, que executa várias funções importantes. Ajuda a regular a pressão no suprimento de água. Quando uma ou várias torneiras são abertas, a quantidade de água no sistema diminui, a pressão cai e, quando atinge a marca mais baixa (aproximadamente 1,5 bar), a bomba liga automaticamente e começa a reabastecer o suprimento de água. Isso acontecerá até a pressão voltar ao normal (atingir 3 bar). O relé responde à estabilização da pressão e desliga a bomba.
Em residências particulares, o volume de tanques de expansão para estações de bombeamento depende da quantidade de água consumida no sistema. Quanto maior o consumo de água, maior o volume do tanque. Se o tanque tiver um volume suficiente e a água raramente for ligada, respectivamente, a bomba também será ligada raramente. Tanques volumétricos também são usados como tanques de armazenamento de água durante uma queda de energia. Os modelos mais populares com parâmetros de 18-50 litros. A quantidade mínima é necessária quando uma pessoa mora no país, e todos os pontos possíveis de ingestão de água estão no banheiro (vaso sanitário, chuveiro) e na cozinha (torneira).
Controle eletrônico: proteção dupla
Faz sentido instalar equipamentos controlados eletronicamente? Para responder com precisão a essa pergunta, você precisa considerar as vantagens de tais estações.
Funções controladas pela unidade eletrônica:
- prevenção de “funcionamento a seco” - quando o nível da água cai no poço, a bomba para de funcionar automaticamente;
- a bomba responde ao funcionamento das torneiras de água - liga ou desliga;
- indicação da função da bomba;
- prevenção de ligação frequente.
Vários modelos após a função de proteção contra funcionamento a seco são reiniciados no modo de espera para água. Os intervalos de reinicialização são diferentes: de 15 minutos a 1 hora.
Um recurso útil é uma mudança gradual na velocidade do motor elétrico, que é realizada usando um conversor de velocidade eletrônico. Graças a esta função, o sistema de encanamento não sofre golpe de aríete e isso economiza energia.
O único aspecto negativo dos modelos controlados eletronicamente é o alto custo, portanto esse equipamento não está disponível para todos os residentes de verão.
Antes de escolher a estação de bombeamento mais adequada, você deve estudar cuidadosamente as características técnicas da bomba, tanque de expansão e as condições de instalação do equipamento - para que o sistema de abastecimento de água funcione de maneira adequada e eficiente.