As passas de Corinto têm muitos inimigos: fungos de oídio, pulgões, humor vítreo, ácaros nos rins e um firetum. Mas você não precisa comprar nenhuma ferramenta especial de todos. De fato, apenas duas são suficientes: uma de todas as doenças, a segunda de todas as pragas. E para entender a enorme variedade de uma loja de jardinagem, basta conhecer os princípios mais simples de classificação de medicamentos para o processamento de passas de Corinto.
A importância do processamento de groselha de primavera
A primavera é o momento em que você pode destruir pragas e fungos de doenças que ainda estão inativas ou no início de sua nutrição e desenvolvimento. Se você não fizer o tratamento, os parasitas deixarão os locais de inverno, começarão a sugar ativamente seus sucos de groselha e aumentarão suas populações. Como resultado, você ficará sem uma colheita, e não apenas nisso, mas nos anos subsequentes.
Um verão, minha groselha adoeceu com oídio. Os brotos estavam cobertos com revestimento branco, as folhas amareladas e desintegradas, os frutos apodrecidos. Mas de alguma forma eu não me preocupei, comemos groselha, não cozinhamos geléia, sem gosto, bem, deixe-se ficar doente. No ano seguinte, a imagem se repetiu, mas piorou - galhos inteiros começaram a secar, o arbusto não floresceu. E então fiquei pensativo. Eu não queria ficar completamente sem frutas. Tomei a cura: spray para doenças. E somente depois de um ano minha groselha voltou a florescer. Então, percebi, por experiência própria, que, sem processar as groselhas, me privava da colheita por dois anos inteiros. Afinal, os botões de frutas da estação atual são colocados no anterior. E o mato no verão passado não teve força, todos os sucos dele sugaram os parasitas. Graças aos tratamentos, a groselha conseguiu recuperar e colocar botões de flores, que floresceram apenas no ano seguinte.
Entre os jardineiros modernos, agora existe uma boa tendência - não esperar que seus arbustos, trepadeiras e árvores adoeçam, mas fazer pulverizações preventivas na primavera.
A relação entre o tipo de medicamento e o período de tratamento
Existem drogas de contato e ação sistêmica. Entre em contato com o trabalho apenas em contato direto com uma praga, postura ou micélio. Ato sistêmico através da seiva das plantas, elas são absorvidas pelas folhas e se espalham em todas as partes, inclusive nas raízes. Não importa onde a praga decida comer uma planta, ela morrerá. A partir disso, podemos concluir que os medicamentos sistêmicos devem ser processados durante a estação de crescimento, quando houver folhas, as primeiras - no cone verde. E os contatos são mais eficazes até que os botões se abram, pois apenas galhos nus podem ser processados com cuidado. Em groselhas com folhas já florescendo, pragas acordadas e espalhadas por todo o mato, era impossível entrar em cada solução.
Na embalagem do medicamento pode não indicar: ação sistêmica ou contato. Em seguida, leia as instruções quando elas puderem ser pulverizadas: nas folhas, até que os brotos se abram, a uma certa temperatura, etc. Muitos são adequados para processamento em qualquer estação do ano, apenas a concentração da solução muda.
Classificação de medicamentos por nomeação: fungicidas, inseticidas, acaricidas
Preparações sistêmicas e de contato para o tratamento de groselhas são divididas em três grupos:
- Fungicidas - fundos provenientes de doenças fúngicas (mistura de Bordeaux, HOM, Ridomil, Arzerid, Skor, etc.). Além disso, cada medicamento desse grupo é universal, ou seja, você não precisa comprar um do oídio, mas outro da antracnose. Qualquer um pode matar todos os fungos que existem na groselha.
- Inseticidas são pesticidas para o controle de insetos. O seu representante brilhante é Inta-Vir. Mas esses remédios não são eficazes contra carrapatos. Há exceções - inseticidas universais de todas as pragas. Um deles é Karbofos.
- Os acaricidas são substâncias que destroem os carrapatos. Os mais populares deles são Aktara e Aktelik. Curiosamente, essas ferramentas, como Karbofos, são universais, matam não apenas carrapatos, mas também insetos.
Eu não entendo nada: por que essa confusão. Aparentemente, os fabricantes querem que compremos muitos medicamentos diferentes: um de carrapato de rim, o segundo de pulgões e incêndios. Uma vez comprei um fungicida com a inscrição: de oídio em rosas. No entanto, ele lidou com manchas em morangos. Para não cair nas "varas de pesca comercial", não comprar muitos remédios extras e não atormentar a si mesmo e as groselhas com inúmeras granadas, eu compro um fungicida e literalmente pulverizo todo o meu jardim com ele. Eu uso remédios universais para pragas. Como resultado, faço uma pulverização contra todas as doenças em todas as culturas e a segunda - de todas as pragas. Encontrei para mim dois fungicidas eficazes - HOM e Skor e dois pesticidas - Karbofos e Aktaru. Eu os alterno para que os parasitas não desenvolvam imunidade.
Vídeo: quando e como pulverizar passas de Corinto
Ferramentas para processar groselhas antes da brotação
Os brotos de groselha começam a inchar muito cedo, assim que a neve derrete e a camada superior do solo derrete. Isso significa que o tratamento deve ser realizado mais cedo: no final do inverno ou no início da primavera. Os medicamentos sistêmicos para esse período não são adequados, pois ainda não existem folhas, portanto use os de contato. Além disso, a maioria dos produtos químicos deste grupo tem um efeito complexo - eles destroem insetos e fungos. No entanto, não há tantos insetos invernando na superfície dos brotos. Em groselhas, os ovos de pragas podem ser destruídos por pesticidas.
Você não precisa se armar com todos os medicamentos conhecidos; escolha apenas o mais adequado para você e sua groselha. Gaste um, mas com processamento de alta qualidade.
Água quente
O tratamento de água fervente é a maneira mais comum de curar groselhas. Esta ferramenta é gratuita, muito eficaz e inofensiva para os seres humanos. Sob a influência de altas temperaturas, todos os microorganismos vivos morrem. As regras básicas para o tratamento de groselhas com água fervente:
- A temperatura da água deve estar dentro de + 60 ... +80 ⁰C. Não há necessidade de relaxar e medir especificamente com um termômetro. Enquanto você derrama água fervente em um regador, vá para o mato, a própria água esfria na proporção desejada.
- Puxe os brotos de groselha com barbante para que o arbusto se torne mais compacto, então é mais conveniente regá-lo, o consumo de água diminuirá.
- Passe um regador de 10 litros em 3 arbustos.
- Ao trabalhar com água fervente, observe as precauções de segurança.
Sulfato de ferro
Outro nome é o sal sulfato de ferro. O produto tem uma alta acidez, causa queimaduras químicas em todos os seres vivos. Devido a essa agressividade, eles são pulverizados com sulfato de ferro somente no início da primavera ou no final do outono, quando não há folhas na groselha. Consumo deste produto químico: 300-400 g por 10 litros de água. No entanto, na Internet, você pode encontrar dicas para pulverizar para produzir apenas 5 a 10 g no mesmo volume. Portanto, mais acredito no que está escrito na embalagem que você comprou. Talvez os medicamentos de diferentes fabricantes sejam diferentes na concentração da substância ativa. Aplique a solução com muito cuidado para umedecer todos os galhos e brotos como um todo. Trabalho e solo sob os arbustos.
Uréia (uréia) e sulfato de cobre
Dois produtos químicos familiares formam um ambiente ácido, o que significa que eles destroem o micélio e os ovos dos insetos. Hoje, nas lojas, você encontra kits para o tratamento de jardins no início da primavera, que incluem 700 g de uréia e 50 g de sulfato de cobre. É melhor dissolvê-los separadamente, cada um em 5 litros de água. O sulfato de cobre se dissolve mais rapidamente em água morna e despeja em uma solução de uréia com uma corrente fina. Então o fluido de trabalho será transparente, sem suspensões, o pulverizador não obstruirá.
A propósito, o tratamento com um desses medicamentos na mesma concentração será eficaz: apenas carbamida - 700 g por 10 l ou apenas sulfato de cobre - 50 g por 10 l. No entanto, o sulfato de cobre combate apenas os parasitas, e a uréia também é um fertilizante nitrogenado. A solução é parcialmente absorvida pela casca e servirá como cobertura foliar. Há uma ressalva: as groselhas tratadas com botões abertos de uréia de 1 a 1,5 semanas depois, o que significa que a floração e a frutificação também serão adiadas por esse período.
Nitrafen
Esta é uma droga muito antiga, era popular nos tempos soviéticos e depois caiu sob a proibição. Hoje ele pode ser encontrado novamente nas lojas. É uma pasta marrom. O nitrafen é obtido filtrando os fenóis de xisto. Para a pulverização de passas de Corinto, 200-300 g de pasta são diluídos em 10 litros de água. A droga destrói fungos e insetos no inverno na superfície dos brotos e até algumas ervas daninhas. O produto químico é muito forte e prejudicial à saúde, portanto, use-o para tratar o jardim não mais do que uma vez a cada 4 anos. Exatamente tanto que se decompõe e, com uso frequente, é capaz de se acumular no solo e nas plantas.
O nome deste medicamento é escrito através de "o" (Nitrofen) e através de "a" - Nitrafen. Mas sua essência não muda da escrita - é o mesmo agente químico venenoso.
Droga 30
O produto é eliminado da série geral por não causar queimaduras, mas cobre os galhos com um filme hermético. Fungos e ovos de insetos, por baixo, sufocam. A propósito, soluções preparadas de acordo com receitas populares com a adição de sabão têm a mesma propriedade. O medicamento 30 é produzido com vários aditivos (inseticidas, acaricidas), de modo que a embalagem pode ter marcações: 30 plus, 30 D, 30 C, etc. A solução é preparada de acordo com as instruções. Dependendo da composição, 10 a 500 g do medicamento são consumidos por 10 litros de água.
Mistura Bordeaux
Outro remédio muito antigo e ainda popular. A composição inclui: cal (alcalina) e sulfato de cobre (sal). Ao interagir, os dois produtos químicos se neutralizam, portanto, não são perigosos para os insetos. A mistura de Bordeaux é tratada apenas contra doenças, a substância ativa é o cobre, o que é perigoso para os fungos. Antes de brotar, use uma mistura de 3% (300 g de sulfato de cobre e cal por 10 l de água), para as folhas - 1% (100 g de sulfato de cobre e cal por 10 l).
Vídeo: como cozinhar a mistura Bordeaux
Corinto após a abertura da folha
Mesmo que você tenha processado a groselha antes que as folhas desabrochem, no início da estação de crescimento, você terá que realizar o tratamento novamente. Os fungos e os insetos vivem não apenas em galhos e brotos nus, mas também no chão, dentro de brotos e brotos, em cercas e ervas daninhas.
É por esse motivo que recusei o tratamento antes de brotar. Chegar aos arbustos na neve ou no chão velho, trabalhar no frio com a água - atividades não muito agradáveis. Afinal, quando o calor chegar, insetos e fungos ainda chegarão à groselha do solo ou de locais vizinhos. E no calor, ao sol, quando os pássaros cantam, as tulipas e os miosótis florescem, é muito mais agradável trabalhar. Apenas dois tratamentos na primavera: em um cone verde e depois nas folhas, meu jardim é suficiente se você fizer todos os anos.
Fungicidas de oídio e outras doenças fúngicas
Os já mencionados se enquadram nesta categoria: mistura Bordeaux (1%), KhOM (40 g por 10 l), Skor (2 ml por 10 l), sulfato de cobre (20 g por 10 l de água). Bem recomendado: Ridomil (10 g por 4 l de água) e Arcerid (30 g por 10 l). A mais famosa droga de oídio em groselhas e groselhas é o Topázio. Para a preparação de 10 l de solução, basta 2 ml.
As principais regras para o tratamento com fungicidas:
- Dilua o medicamento de acordo com as instruções.
- Pulverize a uma temperatura positiva: +4 ⁰C e acima. Para instruções mais precisas, consulte as instruções de um medicamento específico.
- Umedeça bem as folhas, o solo sob os arbustos, suportes, ligas, uma cerca próxima, etc.
- Se um arbusto estiver doente, trate tudo.
Tempo ideal de tratamento com fungicidas: em um cone verde e repetido após 10 a 14 dias.
Em nossa região da Sibéria, muitas vezes é necessário focar não na fase de brotamento dos rins, mas no clima. As groselhas florescem no mínimo mais a temperatura. Se houver frio, os fungos estão inativos, não coma, os medicamentos sistêmicos não ajudam. Já é ineficaz usar os contatos, e é perigoso usar alguns, porque existem folhas, elas podem ser queimadas e cada site não pode ser processado com cuidado. Temos que esperar pelo calor (pelo menos + 10 ° C) e pulverizar com fungicidas sistêmicos.
Inseticidas e acaricidas de ácaros renais, pulgões, flocos de fogo, artigos de vidro
De todas essas pragas, você pode usar apenas um medicamento, mas de efeito complexo, por exemplo, Karbafos (60 g por 10 l de água), Aktara (1,4 g por 10 l), Actelik (2 ml por 2 l de água), Iskra-M (5 ml por 5 l). Escolha um e outro para o próximo processamento. Os pesticidas são absorvidos pelas folhas, espalham-se por toda a planta e destroem a groselha: carrapatos escondidos dentro dos rins; caixas de vidro que se alimentam do núcleo das mudas; larvas de vaga-lume vivendo em bagas e, é claro, pulgões, sugando sucos das folhas.
Esses medicamentos são bons porque circulam dentro da planta por 1-3 semanas, protegendo contra pragas que se alimentam no momento da pulverização, bem como das gerações futuras. De fato, em pulgões e carrapatos desde o aparecimento de um ovo até a puberdade, apenas 5 a 10 dias passam, dependendo do clima. No calor, eles se desenvolvem mais rapidamente do que no frescor.
As regras de tratamento para pragas são as mesmas que para doenças. O segundo tratamento é necessário apenas porque diferentes insetos deixam seus abrigos em períodos diferentes. Além disso, lembre-se de que as pragas podem passar de áreas não tratadas vizinhas.
Lute com formigas
As próprias formigas não fazem mal à groselha. Eles são atraídos apenas por pulgões, ou melhor, seu isolamento. Se você processar groselhas de doenças e pragas, livre-se das formigas pelo caminho. Além disso, esses insetos não gostam das visitas freqüentes do jardineiro, instalam-se apenas em locais tranquilos e isolados. Muitas vezes, chegam à groselha, afrouxam o solo, molham, alimentam, cortam galhos secos, colhem brotos afetados pelo carrapato.
Claro, existem remédios para formigas. O mais eficaz é o tamanduá. É vendido em grânulos e como um líquido.Espalhe os grânulos ao redor do perímetro do arbusto. Se você precisar destruir o formigueiro, use um agente líquido: 1 ampola (1 ml) diluída em 10 litros de água. Essa quantidade de solução é suficiente para 5 a 10 formigueiros.
Minha opinião: as formigas não mereciam um tratamento tão cruel - destruição por produtos químicos. Eles, no entanto, nos trazem benefícios, destruindo muitas pragas, em particular lagartas e vários vermes. Consigo "chegar a um acordo" com esses trabalhadores insetos. Eu costumo contornar minhas posses se vejo que em um lugar errado a pilha de formigas começa a crescer, destrói-a: desenterra-a, afrouxa-a e de alguma forma as incomoda)). Às vezes, você precisa fazer isso por vários dias seguidos. Mas a obstinação humana prevalece, os insetos se organizam para outro lugar, onde eu não os perturbo. Por muitos anos, nosso formigueiro ficou sob o espinheiro, absolutamente não interferiu lá. Então o espinheiro marítimo foi arrancado, as formigas deixadas através da cerca, para o jardim vizinho. Esses proprietários processam apenas o meio do local, mas não alcançam a cerca, as formigas novamente têm paz.
Existem muitos preparativos e métodos para o processamento de groselha na primavera. Qualquer jardineiro pode ficar confuso em uma grande variedade, comprar a ferramenta errada e processá-la na hora errada. Para não perder dinheiro e tempo, você precisa entender um esquema simples. Antes de brotar, com a ajuda de preparações para ação de contato, você pode combater todas as doenças e pulgões e, no início da estação de crescimento, também com outras pragas, usando a capacidade das folhas de absorver soluções tóxicas. Trate com fungicidas para doenças, pragas com inseticidas ou acaricidas de amplo espectro. Um tratamento no início da primavera não é suficiente, é necessário pulverizá-lo mesmo após a abertura dos brotos.