Variedades e tecnologia agrícola do damasco preto

Pin
Send
Share
Send

O damasco preto ocupa lenta mas seguramente seu nicho em pomares localizados ao norte das regiões sul. A planta ainda é rara e estranha, mas em breve poderá se tornar parte do conjunto obrigatório de culturas que o jardineiro estabelece no planejamento do jardim. Vale a pena conhecer as variedades populares desta planta exótica, métodos de cultivo e cuidados.

Descrição de variedades populares de damasco preto

O damasco preto como espécie apareceu relativamente recentemente e, curiosamente, por acidente. Como resultado da polinização espontânea de ameixa de cereja e damasco comum, é obtido um híbrido com frutos de cor púrpura escura (quase preta). Esta fruta foi atraída por criadores de diferentes países pela cor, devido à qual a baga estranha começou a ser popular entre os compradores. O sabor dos frutos das primeiras variedades era medíocre, mas os criadores conseguiram melhorá-lo.

Damasco preto às vezes é chamado de damasco ou damasco de ameixa.

Propriedades gerais das variedades de damasco preto:

  • Altura baixa. Na maioria das variedades, as árvores são de tamanho médio, ramificadas, com uma copa redonda e espalhada de densidade média.
  • Infertilidade (a frutificação já começa no 2-3 ano).
  • Alta resistência à geada de madeira e botões de flores, que são bem resistentes às geadas de retorno.
  • Floração tardia.
  • Despretenção para solos e partida.
  • Alta resistência a doenças fúngicas e pragas.

Entre as variedades de damasco preto estão auto-polinizadas, parcialmente auto-polinizadas e auto-inférteis. Todos eles são bem polinizados por vizinhos como:

  • ameixa;
  • ameixa cereja;
  • vire.

Melitopol black

Ao contrário de suas contrapartes, a árvore cresce mais alto - até 4 m. Devido ao maior volume da copa, ela produz altos rendimentos - até 50 kg por árvore, o que se compara favoravelmente com outras variedades de damasco preto.

Melitopol preto damasco cresce até 4 m

Uma variedade madura precoce, cujos frutos amadurecem em meados de julho. Não demore na colheita - os frutos maduros não ficarão pendurados em uma árvore por muito tempo e cairão rapidamente. A frutificação é anual. Os frutos são ovais, vermelho escuro, grandes. O peso de uma pessoa chega a 50 G. O sabor é excelente, doce com um tom de mel. A polpa é suculenta, vermelha brilhante. O osso se separa mal.

Kuban black

Recebido no Território de Krasnodar, inscrito no Registro Estadual da Região Norte do Cáucaso em 2006. A árvore é vigorosa, com uma copa espessa e espalhada. Ao contrário de outros damascos pretos, é auto-infértil. Os polinizadores são variedades de ameixa de cereja e ameixa com datas de floração correspondentes. O preto Kuban floresce tarde, as bagas amadurecem no final de julho. A frutificação é irregular. Produtividade - 15-20 kg. As bagas são ovais, comprimidas lateralmente, de cor púrpura escura, com ligeira pubescência. A massa é pequena - 25 a 35 g. A polpa é vermelho-alaranjada, densa, suculenta, doce com acidez, saborosa. A pedra é de tamanho médio. O objetivo é universal, a transportabilidade é boa.

Bagas de damasco Kuban preto roxo escuro, com uma ligeira pubescência

Korenevsky black

A coroa deste damasco é espessada, portanto, requer podas regulatórias frequentes. A variedade aumentou a demanda pela presença de potássio e fósforo no solo. Com sua deficiência, as bagas não amadurecem. Maturidade precoce - o jardineiro verá os primeiros frutos no 3-4º ano após o plantio. A produtividade é alta, anual. O período de amadurecimento é o começo de agosto.

A cor da fruta é próxima do preto. As bagas são grandes, redondas, esféricas. Com bom cuidado, atingem um peso de 60 g, com sabor que lembra a ameixa de cereja e uma acidez agradável. A carne é bordô, suculenta, com um aroma pronunciado de damasco. O osso é pequeno; ele se separa mal.

As bagas de damasco de Korenevsky preto têm marrom escuro, polpa suculenta do sabor da ameixa de cereja

Veludo preto

Recebido no território de Krasnodar, inscrito no Registro Estadual em 2006 na região norte do Cáucaso. A árvore típica da maioria dos damascos pretos é de tamanho médio, com uma copa arredondada e espessada. Variedade parcialmente auto-fértil. É bem polinizada por várias variedades de ameixas, ameixas e espinhos. O prazo de entrada em serviço é de 3 a 4 anos. O período médio de maturação ocorre em meados de julho, a colheita é colhida nas regiões sul e norte - no início de agosto.

Frutos de forma oval circular, roxo escuro, pesando 25-35 g, com casca aveludada. Eles têm um sabor agradável e agridoce, com um aroma de damasco. A polpa é vermelha, suculenta. O osso é pequeno; ele se separa mal. Boa transportabilidade e vida útil das frutas - as bagas levemente verdes são armazenadas em uma adega ventilada por até 4 meses.

Bagas de damasco Veludo preto nas regiões sul amadurece em meados de julho

Príncipe Negro

A árvore é de tamanho médio (3-4 m), com uma copa esparsa. A variedade tem frutificação precoce e anual - o jardineiro experimentará as primeiras frutas já no 2º ano após o plantio. O príncipe negro é auto-fértil, mas os polinizadores não interferem. A produtividade é boa, 25-35 kg por árvore.

As bagas são grandes (50-80 g), de cor marrom. A polpa vermelho-alaranjada, suculenta e saborosa tem um sabor agridoce, não muito parecido com damasco, mais próximo da ameixa e da ameixa cereja.

Os frutos do Príncipe Negro são grandes, marrons

Vídeo: damasco Black Prince

Plantio de damasco preto

Antes de decidir plantar um damasco preto, você deve escolher um local para plantar. Ele deve atender a vários critérios importantes:

  • Boa iluminação e ventilação. Damasco preto crescendo na sombra não vai florescer e dar frutos.
  • Proteção natural contra ventos frios do norte, como cercas, muros de edifícios ou árvores espessas localizadas ao norte ou nordeste do local de aterrissagem proposto. Se isso não for possível, você pode proteger desembarques jovens com escudos feitos especialmente. Pintados de branco, refletem os raios do sol, que proporcionam iluminação e aquecimento adicionais.
  • Humidade moderada do solo. Áreas úmidas ou áreas com ocorrência próxima de águas subterrâneas são categoricamente inaceitáveis.
  • Solo solto com uma acidez de pH 6,5-7 é perfeito para plantar e crescer. Em solos pesados ​​e densos, a produtividade será baixa.
  • A presença de polinizadores próximos não será deslocada para as variedades auto-férteis, pois o restante é um pré-requisito.

Uma grande vantagem será a localização do local de plantio de damasco na encosta sul ou sudeste, com uma inclinação de até 15 °.

A próxima coisa a decidir é a escolha do horário de pouso. Nas regiões do sul, você pode plantar na primavera e no outono. No norte - apenas na primavera. Considere um pouso no início da primavera. Eles escolhem o momento em que o fluxo de seiva ainda não começou, mas a natureza já está pronta para o despertar. Uma árvore jovem, acordando em um novo local, começará a enraizar-se imediatamente e, no outono, ficará mais forte. Nesse estado, ele resistirá com confiança ao seu primeiro inverno.

Seleção e armazenamento de mudas

Esta etapa será implementada corretamente no outono:

  1. Escolha e adquira uma muda. Ele deve atender aos seguintes requisitos:
    • Idade - 1-2 anos. Essas mudas costumam ter uma altura de 70 a 130 cm, enquanto as mais maduras ficam mais enraizadas e depois dão frutos.
    • Sistema radicular bem desenvolvido, raízes fibrosas, sem crescimentos e cones.

      As mudas de damasco devem ter um sistema radicular bem desenvolvido com raízes fibrosas

    • A casca é lisa, sem rachaduras e danos.
    • Na parte inferior do tronco (50-60 cm do colo da raiz) deve haver 3-4 bons brotos ou galhos de crescimento.
  2. Coloque o rebento para armazenamento no inverno. Para fazer isso:
    1. Em um porão com temperatura do ar de 0 ° C a 5 ° C, uma caixa de madeira é instalada.
    2. Uma camada de areia molhada é derramada no fundo do tanque.
    3. As raízes de uma muda são mergulhadas em uma mistura de argila e verbasco, levemente secas e envoltas em uma estopa molhada.
    4. As mudas são colocadas obliquamente em uma caixa, as raízes são cobertas com areia e umedecidas.
    5. Se não houver porão, a muda é cavada no jardim da mesma maneira. Nesse caso, o papel da caixa será desempenhado por um orifício especialmente cavado de tamanho adequado. Depois de encher as raízes com areia, toda a muda é coberta com terra, deixando apenas a parte superior dos galhos. Cobrem com palha, ramos de abeto, etc. No início do inverno, cobrem com neve de até 60 cm de espessura.

      Se não houver porão, as mudas poderão ser escavadas no jardim até a primavera.

  3. No início da primavera, a neve está sendo retirada. Uma muda é retirada imediatamente antes do plantio. Deve ser plantado no estado de sono.

Preparação do poço de aterrissagem

Um poço para plantar damasco também é preparado no outono:

  1. No local escolhido, você deve cavar um buraco com uma profundidade de 70 a 80 cm com o mesmo diâmetro. Se a camada superior é fértil, é deixada de lado.

    Ao cavar um poço, o solo fértil e encharcado é dobrado separadamente

  2. Prepare uma mistura de nutrientes. Você pode fazer isso diretamente no poço, simplesmente misturando os componentes com um forcado ou uma pá. A composição inclui:
    • chernozem (você pode usar a terra reservada ao cavar);
    • húmus ou composto;
    • turfa de capim;
    • areia - esses componentes são tomados em partes iguais;
    • cinza de madeira (1-2 l);
    • superfosfato (300-400 g).

      A mistura de nutrientes pode ser preparada diretamente no poço de aterrissagem

  3. Cubra o poço com material de cobertura ou um filme. Isso protege os nutrientes da lixiviação.

Instruções passo a passo do plantio de damasco

No devido tempo, eles começam a etapa final - aterrissagem. Agir da seguinte maneira:

  1. Uma muda é retirada do local de armazenamento no inverno e examinada. Se tudo estiver bem com ele, ele passou o inverno bem, continue o processo.
  2. Abra o poço e, afrouxando a mistura de nutrientes, forme um pequeno monte. Nas proximidades, a uma distância de 10 a 15 cm do centro, é inserida uma estaca de madeira.
  3. Uma muda é colocada no monte com o pescoço da raiz para o topo, as raízes são endireitadas para baixo.
  4. Eles enchem o poço e as raízes com terra, batendo-os em camadas.

    Cobrindo as raízes com terra, ramifique suavemente cada camada

  5. Verifique se o pescoço da raiz está levemente aprofundado (3-5 cm). Não deve estar acima da superfície após a rega e o encolhimento do solo.
  6. A árvore está amarrada a uma estaca. Não aperte demais o cano.
  7. Com a ajuda de um helicóptero ou um cortador de avião, um círculo próximo ao tronco é formado ao redor da árvore.
  8. Regada com água. Isso deve ser feito abundantemente. Como resultado, o solo deve estar bem umedecido e encaixar confortavelmente nas raízes.

    As mudas são regadas abundantemente

  9. Cobertura morta com húmus, composto, feno ou outros materiais adequados.
  10. O condutor central é cortado a uma altura de 60 a 80 cm. Se houver galhos, eles serão encurtados em um terço.

Tecnologia crescente

Damasco preto no processo de crescimento requer alguns cuidados, mas é simples.

Rega

Deve-se lembrar que todas as variedades de damasco preto toleram bem a seca, mas não gostam de inundações. O seguinte esquema de irrigação é aplicado:

  1. A primeira rega é realizada na primavera durante o período de floração ou imediatamente após a sua conclusão.
  2. A segunda rega é no início de junho, quando há um rápido aumento de brotações e crescimento de frutos.
  3. Após a colheita, você deve regar a árvore novamente para restaurar as forças gastas na frutificação.
  4. No outono, a irrigação pré-inverno (com carga de umidade) é comum a todas as árvores e arbustos.

Toda a irrigação deve ser abundante, o solo umedecido em 30 a 40 cm. Árvores jovens com um sistema radicular ainda não desenvolvido precisarão de mais rega, principalmente em anos secos.

Top vestir

No poço do desembarque, a nutrição é estabelecida, o que deve ser suficiente por 2-3 anos. Como regra, o damasco é adicionalmente alimentado após a primeira colheita.

  1. No outono ou na primavera, sob a escavação, a matéria orgânica é calculada à taxa de um balde por 2 m2. Isso é feito uma vez a cada 3-4 anos.
  2. Além disso, na primavera, são necessários fertilizantes minerais contendo nitrogênio - uréia, nitrato de amônio, nitoammofosk, etc. Eles são introduzidos anualmente para escavação, depois de espalhar 30-40 g por 1 m na superfície2.
  3. Para a formação e amadurecimento de frutas no início de junho, são necessários fertilizantes de potássio - monofosfato de potássio, sulfato de potássio. Dissolver em um balde de água 10-20 g (esta é a norma para 1 m2) e regue o círculo do tronco.
  4. Se a colheita for grande, você pode adicionar fertilizante líquido. Para fazer isso, prepare infusões de verbasco (2 kg), fezes de pássaros (1 kg) ou grama recém-cortada (5 kg). A base selecionada é derramada com um balde de água e insistida por 5-7 dias. Em seguida, diluir com 1 litro de infusão em um balde de água e regar. Você pode fazer 2-3 desses curativos com um intervalo de 1-2 semanas. 3 semanas antes da colheita, a cobertura e a rega são interrompidas.

Além disso, fertilizantes complexos contendo oligoelementos podem e devem ser usados. Ao usá-los, eles seguem as recomendações fornecidas nas instruções. Muitas vezes, eles são usados ​​como cobertura foliar para pulverizar árvores.

Aparar

Damasco preto, como qualquer outro, precisa ser aparado:

  • Poda formativa. É importante formar um damasco nos primeiros anos de vida. Eles terminam, em regra, aos 5-6 anos de idade. Para árvores com uma pequena altura de copa, a forma de "tigela" é mais aceitável. Permite iluminar bem o interior da coroa e facilita muito a colheita.

    Taça melhorada - uma boa forma de coroa para damasco preto

  • Poda sanitária. É realizado regularmente durante toda a vida útil da planta. Geralmente no final do outono e (se necessário) no início da primavera. Galhos secos, doentes e danificados são cortados.
  • Regulando o cultivo. Consiste em afinar a parte interna da coroa, removendo os galhos que crescem no interior. Isso deve ser feito com moderação apenas se a coroa estiver muito espessa. Não devemos esquecer que os ovários também se formam nos brotos internos e os frutos crescem. Esta poda é geralmente realizada junto com o sanitário.
  • Apoie o corte. Projetado para manter um alto nível de frutificação. É realizado no verão, encurtando as brotações anuais em 10-15 cm (a chamada perseguição). Isso leva a ramificações adicionais e à formação de botões de flores. Desta forma, a colheita do próximo ano é estabelecida.
  • Poda antienvelhecimento. O objetivo é prolongar o ciclo de vida e a frutificação da árvore antiga. É realizado de duas maneiras:
    • A primeira maneira é cortar todos os brotos que crescem dos ramos esqueléticos dentro da coroa. Isso causa o crescimento de novos brotos nos quais se formarão botões de flores.
    • Menos comumente usado é um método para substituir os ramos esqueléticos. Isso é feito em etapas, cortando 2-3 galhos a uma distância de 25 a 35 cm do tronco. Depois disso, novos brotos crescem a partir dos botões do sono. Destes, escolha um em cada filial localizada do lado de fora. Ele deve substituir o ramo remoto. Após 2-4 anos, a operação pode ser repetida.

Vídeo: modelagem de damasco

Recomendações de corte

Para não prejudicar a planta, ao realizar a poda, você precisa aplicar regras simples:

  • Corte com uma ferramenta afiada.
  • Antes do trabalho, a ferramenta é desinfetada com uma solução a 1% de sulfato de cobre, peróxido de hidrogênio e álcool. É impossível usar gasolina, querosene e outros produtos petrolíferos para esses fins.
  • O corte de ramos é realizado "no anel", o cânhamo não deve ser deixado.
  • Ramos de grande diâmetro são cortados em várias etapas, para não danificar os vizinhos.
  • Fatias de galhos com mais de 1 cm de espessura são cobertas por variedades de jardins.

Jardineiros experientes não recomendam o uso de uma var de jardim, que inclui produtos refinados (geralmente é vaselina). Eles preferem formulações baseadas em componentes naturais - cera de abelha, lanolina.

Doenças e Pragas

Todas as variedades de damasco preto são altamente imunes a doenças fúngicas e principais pragas. Uma garantia quase completa da prevenção de doenças é a implementação regular de um conjunto de medidas sanitárias e preventivas. Portanto, eles não devem ser negligenciados.

Tabela: Como prevenir doenças e pragas

EventosDuraçãoÂmbito do trabalho
Coleta e descarte de folhas caídasOutonoFolhas e galhos cortados queimam. A cinza resultante é coletada para uso como fertilizante.
Poda sanitáriaFim do outono
Cavar o soloFim do outonoÉ necessário cavar a terra com uma revolução de camadas. Ao mesmo tempo, as pragas do inverno serão elevadas à superfície e poderão morrer de geada.
Inspeção e limpeza da cascaOutonoInspecione a casca de uma árvore. Se forem encontradas rachaduras, elas são limpas a tecidos saudáveis, desinfetadas com uma solução a 1% de sulfato de cobre e cobertas com uma var.
Troncos e galhos para lavagem de roupasOutonoÉ realizado com uma solução de cal abatida com a adição de 1% de sulfato de cobre. Evita queimaduras solares na casca e evita o movimento de insetos.
Pulverização com solução a 3% de sulfato de cobrePrimavera outonoPode ser substituído por uma solução a 3% de líquido de Bordeaux ou a 5% de sulfato de ferro.
Abrigo de árvores jovens de geadaFim do outonoÉ conveniente fazer isso com a ajuda de uma moldura feita de blocos de madeira, postes ou tubos de plástico. A armação é equipada com polietileno ou adesivo.
Protegendo troncos de árvores de lebresOutonoAplique material de cobertura, linóleo velho ou outros materiais improvisados, envolvendo troncos de árvores.
Instalação de cintos de caçaInício da primaveraPara a fabricação de tais materiais podem ser usados ​​à mão, como filme, feltro para telhado, etc.
Tratamento com preparados complexos para fungos e insetosInício da primaveraAplicar:
  • DNOC - uma vez a cada 3 anos;
  • Nitrafen - uma vez por ano.
Tratamentos com fungicidas sistêmicosApós a floração e antes do amadurecimento do fruto, com um intervalo de 2-3 semanasVocê pode usar vários medicamentos (de preferência biológicos). Mais perto da colheita, são utilizados medicamentos com um curto período de espera. Por exemplo:
  • Coro - o último tratamento 7 dias antes de comer frutas;
  • Quadris - em 3-5 dias.

As principais doenças do damasco

O damasco é mais frequentemente infectado por doenças fúngicas:

  • Kleasterosporiose. Os esporos do fungo que caíram nas folhas germinam e formam pequenos pontos de cor marrom ou marrom avermelhado na superfície. À medida que os pontos aumentam, eles se transformam em pontos. Se a umidade é alta, o processo prossegue violentamente. Em 10 a 15 dias, o tamanho das manchas atinge 5-10 mm, a parte interna seca e dorme o suficiente, formam-se orifícios;
  • moniliose. Os esporos deste fungo trazem abelhas nas patas junto com o pólen ao coletar néctar. Portanto, as flores sofrem primeiro, seguidas de brotos e folhas. As partes afetadas desbotam, cedem, como se chamuscadas por uma chama;
  • citosporose. Ocorre na presença de feridas e rachaduras não tratadas. Propagando, o fungo causa a destruição do córtex, que, por sua vez, provoca goma. O tratamento se resume a limpar as áreas danificadas para casca e madeira saudáveis, tratando a ferida com solução a 1% de sulfato de cobre e medicamentos antifúngicos.

Galeria de fotos: o que o damasco pode adoecer

Pragas de damasco

Damasco também pode ser atacado por pragas.

Gorgulhos

Os gorgulhos (pequenos insetos com uma longa tromba) invernam em fendas da casca, folhas caídas e camadas superiores do solo. Durante as medidas preventivas de outono, a grande maioria desses insetos será destruída. Os sobreviventes, tendo despertado da hibernação, escalarão o tronco (se não pararem o cinto de caça) até a coroa. Lá eles começam a satisfazer sua fome comendo brotos, brotos, folhas, brotos e ovários. No estágio inicial, quando a primavera ainda não está totalmente dominada, e de manhã ainda está fria, e o ar não aqueceu acima de 5 ° C, você precisa entrar no jardim, espalhar um pano ou filme sob o alperce e simplesmente sacudir os galhos de gorgulhos que estão sobre eles .

Gorgulhos - pequenos e belos insetos com uma longa tromba

O tratamento com DNOC ou Nitrafen, planejado para esse período em medidas preventivas, deve aliviar completamente o jardineiro de hóspedes irritantes.

Khrushchev

Além dos gorgulhos, muitos besouros diferentes enxameavam em torno de hortas e jardins - abril, maio e outros. Todos eles, satisfeitos com os primeiros verduras jovens, começam a depositar ovos no solo, a partir do qual as larvas surgem no início de junho - elas são chamadas de Khrushchev. No gorgulho são pequenos - 4-6 mm, no besouro de maio - 20-25 mm, o maior - em abril - atingem um comprimento de 35 mm. Essas larvas se alimentam de raízes vegetais. Khrushchev para jovens damascos é um grande perigo. Você pode combatê-los usando a droga Diazinon (cultivar o solo de acordo com as instruções). Por 20 dias de ação, ele causará danos irreparáveis ​​à colônia de pragas. Não se acumula no solo e nos frutos.

Para as raízes de um jovem damasco, os perigos são muito perigosos

Pulgões

Os pulgões são visitantes frequentes nos jardins. Embora existam muitas plantas mais saborosas no local, às vezes não desdenha o damasco. Você pode encontrá-lo por folhas dobradas. Se você expandi-los, poderá ver muitos pequenos insetos de preto, verde, branco e outras cores, dependendo do tipo de pulgão. Pode comer não apenas folhas, mas também brotos jovens. A luta consiste na coleta mecânica de folhas retorcidas, seguida de tratamento com inseticidas, por exemplo, Decis, Fufanon.

Os pulgões podem comer não apenas folhas, mas também brotos jovens

Comentários

Desde 2006, venho cultivando a cultivar damasco "Melitopol black". Aqui estão os frutos dele nas mãos da filha (veja a foto). O que posso dizer: formei-a inicialmente por uma pequena árvore por meio de poda forte, mas a árvore ainda é fraca e não precisa de poda, muito menos modelagem, é muito sensível (ao nível dos pêssegos) a qualquer ferida, principalmente à cesestrosporiose. Eu processo, assim como pêssegos. Baixo rendimento. Mas as frutas são muito saborosas !!! Frutas regularmente (todos os anos). Em nossa família, há uma luta constante pela colheita: o marido e a filha gostam de frutas densas e não totalmente maduras (azedas), meu filho e eu gostamos de maduros e doces. Ao amadurecer, as frutas são propensas a derramar, mas o sabor dessas frutas maduras é o mel, a densidade da fruta não sofre (elas permanecem transportáveis, meu jardim é coberto por um gramado, as frutas permanecem sem danos durante o derramamento). Gosto é algo entre o gosto de damasco e ameixa. As frutas são maiores em tamanho que os maiores damascos (média entre damasco e pêssego). Amadurecem muito mais tarde que os damascos, durante o período de frutificação em massa de ameixas. A polpa é vermelha ou amarela-vermelha, não fibrosa, o osso não se separa, a pele é felpuda, como um damasco. Os frutos amadurecem ao mesmo tempo, o período de maturação é prolongado por 2-3 semanas. Eles não tentaram cozinhar nada com as frutas (como compotas e conservas), porque comido a uma velocidade extremamente alta diretamente da árvore. E os convidados sabem quando exatamente esse damasco amadurece e vem visitar para saborear as frutas.

Irina Kiseleva, Kharkov

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11252

Bem, este ano eu experimentei os primeiros damascos estranhos. Adorei o sabor, um pouco remanescente de um pêssego. As frutas são bem grandes, eu nem esperava esse tamanho.

Svetlana, Kiev

//forum.cvetnichki.com.ua/viewtopic.php?t=743&p=44955

O damasco preto tem vantagens indiscutíveis e merece a atenção dos jardineiros. Se as primeiras variedades estão longe de serem perfeitas, agora o jardineiro já tem muito por onde escolher. Despretenciosidade e facilidade de cuidados subornam, permitindo que até mesmo um novato cresça uma fruta incomum.

Pin
Send
Share
Send