Como cultivar damasco a partir de sementes

Pin
Send
Share
Send

O damasco cultivado a partir de sementes é mais resistente às condições climáticas, bem como a doenças e pragas. Essa é uma das razões que incentiva os jardineiros amadores a se envolverem nesse trabalho. Mas, às vezes, um fator importante é o desejo de experimentar. Afinal, é impossível prever com antecedência exatamente quais frutos o damasco obtido dessa maneira produzirá.

Características do cultivo de damasco a partir da pedra

O passo mais difícil no cultivo de uma árvore frutífera a partir de um caroço de damasco é obter e preservar o primeiro broto pequeno. Mas primeiro, você precisa selecionar e preparar adequadamente o material de plantio.

Com base em minha própria experiência, posso dizer que o damasco pode ser cultivado a partir de sementes. Essa árvore começará a dar frutos no quarto ano. Mas na maioria dos casos, o damasco cultivado não preserva as propriedades da árvore-mãe. Eu cresci três árvores no jardim, são todas diferentes, os frutos diferem em tamanho e sabor.

Seleção de material de plantio

Para o plantio, as sementes da primeira colheita de árvores divididas em zonas são mais adequadas. Se você não tiver a oportunidade de comprar frutas locais, poderá comprar damascos no mercado.

Muitas vezes, os frutos grandes correspondem às variedades do sul e suas mudas podem não sobreviver em clima frio.

Para plantar, pegue as sementes dos frutos maduros. Em seguida, são lavados, desinfetados em uma solução fraca de permanganato de potássio e secos em local sombreado.

Para plantar, você precisa de sementes de frutos maduros

Instruções passo a passo para semear ossos

Os ossos são plantados no meio do outono (antes da primeira geada) ou em abril. Um plantio antecipado no outono não é recomendado, pois as sementes de frutas doces são atraentes para muitos insetos que podem danificar os grãos.

Algoritmo de ações:

  1. O solo deve ser preparado com antecedência, a melhor opção é o desembarque preliminar de adubo verde. Após a limpeza e escavação, o solo estará pronto.

    Siderata - plantas (por exemplo, lentilhas, colza, aveia) cultivadas para posterior incorporação no solo para melhorar a estrutura do solo

  2. Antes do plantio, os grãos secos de damasco são embebidos em água por um dia, os rejeitados são rejeitados.

    Para determinar se os ossos são adequados para o plantio, é necessário mergulhá-los em água - os pop-ups não devem ser usados

  3. Uma vala é cavada com uma profundidade de 10 a 15 cm.
  4. Ao redor das drupas, é necessário criar uma camada de solo respirável, para que uma mistura de húmus, terra e palha (ou grama) seja colocada no fundo da vala. Para solos pesados, pode ser adicionada areia.
  5. Os ossos devem estar a uma profundidade de 5 cm, a distância entre eles geralmente é de 10 cm.
  6. A vala é preenchida com a mesma mistura.
  7. De cima, o chão é coberto de grama ou galhos de pinheiro para evitar o congelamento.

O plantio no outono tem uma vantagem: a estratificação das sementes ocorre in vivo, ao mesmo tempo que brotos fracos são rejeitados. Mas para regiões com clima frio e um nível instável de cobertura de neve, esse método não é adequado.

Vídeo: como plantar sementes de damasco

Se a semeadura for atrasada na primavera, elas deverão sofrer estratificação (tratamento a frio) antes do plantio. Antes disso, as drupas são armazenadas em um local fresco e seco em um saco de papel. A estratificação pode ser feita de diferentes maneiras:

  1. 100 dias antes do plantio, a drupa é colocada em um recipiente de areia úmida e colocada na geladeira ou no porão, a temperatura deve ser de 2-5sobreC. A areia deve ser lavada, sem matéria orgânica. Periodicamente, as sementes devem ser verificadas para que a areia não seque e não apodreça. No final da estratificação, os brotos começam a chocar nos ossos. Se isso aconteceu muito cedo, é necessário reduzir a taxa de crescimento, para isso é necessário fornecer uma temperatura ambiente mais baixa (mas não negativa).

    No final da estratificação, os ossos brotam

  2. Você pode estratificar de forma acelerada: em 30 dias. Os ossos são embebidos em água limpa por 3 dias. Para impedir o processo de fermentação, a água é trocada a cada 24 horas. Ossos flutuantes são descartados. Drupas preparadas são misturadas com areia e refrigeradas. Após vários dias na geladeira, os ossos com o material de enchimento são colocados em um freezer com temperatura de -6sobreC por 1,5 horas e depois umedecido com água quente (40-45sobreC), após o que o recipiente com pedras é devolvido à geladeira. O osso deve rachar; se isso não acontecer, o procedimento com o freezer é repetido.

Vídeo: Estratificação Óssea

Semeando em uma panela

Você pode plantar uma semente de damasco no outono, não em campo aberto, mas em uma panela. Na primavera, haverá uma pequena muda.

As mudas podem ser cultivadas em uma panela, proporcionando iluminação e calor

Mas muitos jardineiros não aceitam esse método, pois uma planta cultivada em casa de vegetação é menos resistente às condições climáticas.

As mudas de damasco cultivadas em casa são menos favoráveis ​​ao clima do que suas contrapartes cultivadas diretamente no jardim

Algoritmo:

  1. Antes de plantar na panela, os ossos também devem ser estratificados. Se forem deste ano, a imersão preliminar é necessária apenas para rejeição.
  2. Para o plantio, você pode usar qualquer solo fértil, mas certifique-se de fornecer uma boa drenagem, pois o damasco não tolera o alagamento.
  3. Quando o embrião eclode, o osso é colocado em terra úmida a uma profundidade rasa e coberto com terra.
  4. Para acelerar a germinação, o vaso é colocado em um local quente e coberto com filme plástico.
  5. Assim que o broto verde aparecer, o filme será removido.

Damasco deve ser colocado no lado ensolarado. As mudas, que atingiram uma altura de 30 a 40 cm, podem ser replantadas em campo aberto.

Mudas de damasco de 30 centímetros prontas para plantar em campo aberto

Vídeo: mudas de damasco e pêssego

Damascos em crescimento de acordo com o método de Zhelezov

Famoso jardineiro amador siberiano V.K. Zhelezov desenvolveu um método para o cultivo de árvores frutíferas na Sibéria. Ele prestou muita atenção ao trabalho com damascos. Na sua prática, Zhelezov adere a certas regras:

  • as melhores mudas são obtidas de variedades locais; para as condições da Sibéria, ele prefere damasco manchuriano;

    O damasco da Manchúria é resistente ao frio e despretensioso

  • as mudas obtidas de maneira natural (as sementes caem no chão sem cobertura e desaparecem no inverno) dão uma pequena porcentagem de germinação (não mais que 10%), mas como resultado da seleção natural têm maior resistência às condições ambientais;

    "Samosev" dá as mudas mais persistentes

  • para um uso mais econômico do material de plantio, é melhor realizar a estratificação artificial, mas é aconselhável plantar sementes diretamente em local permanente;
  • ao plantar, as sementes são fechadas pelo solo por mais de 1 cm, o que evita a deterioração do colo da raiz das mudas.

Transplantar uma muda de damasco

Para o plantio de uma muda, um local é selecionado e preparado com antecedência para que, posteriormente, a muda não precise ser replantada, pois isso aumentará o tempo de espera para a frutificação. O damasco é melhor colocado em um local ao sul, fechado do vento norte e das correntes de ar, de preferência em uma pequena colina e, em nenhum caso, em uma planície. A distância para outras árvores frutíferas é de 3-4 m.

O arranjo próximo de arbustos de bagas não é bem-vindo.

O poço é preparado alguns dias antes do plantio, suas dimensões são 70 × 70 × 70 cm.Uma almofada de drenagem é feita abaixo usando pedra britada ou tijolo pequeno. Em seguida, despeje a mistura preparada, você pode usar a composição:

  • camada superior da terra - 1,5 partes;
  • húmus foliar - 5 partes;
  • Verbasco - 1 parte;
  • cinza de madeira - 60 g;
  • superfosfato - 50 g.

O solo do jardim é derramado de cima. As mudas são plantadas para fechar o pescoço da raiz. Uma muda jovem é regada com pouca frequência com água fria. Para protegê-lo de roedores, é melhor cobrir os primeiros meses com uma garrafa de plástico.

Você deve prestar atenção à aparência de uma muda jovem: se a lâmina da folha é estreita, levemente áspera, tem pequenos cortes, a futura árvore é um pássaro selvagem com pequenos frutos e é melhor usar essa muda como um estoque de variedades cultivadas; se as folhas são largas e lustrosas, existe a probabilidade de uma boa variedade de doces.

Folhas grandes e estreitas de cor verde escuro com entalhes acentuados pronunciados - indicadores de grau de plântula

Características do cultivo de damasco a partir de sementes em diferentes regiões

Você pode obter damasco a partir de sementes em quase todas as regiões do país. Mas se em áreas com clima relativamente quente, como, por exemplo, na Bielorrússia, a colheita de material de plantio não é difícil, então nas regiões do norte você precisa usar frutas de variedades especiais:

  • Manchurian;
  • Siberiano
  • Baikalov da Sibéria;
  • Siberiano Oriental;
  • Northern Lights
  • Khabarovsk;
  • Montanha Abakan;
  • Kirovets.

Existem também alguns recursos da tecnologia agrícola:

  • plantando uma muda no chão, faça um pequeno monte para ela - para que a terra ao redor das raízes se aqueça mais rapidamente na primavera;
  • para que a polinização seja mais rápida, a copa das árvores é pulverizada com água doce, atraindo abelhas;
  • em preparação para o inverno, um monte de terra é feito ao redor do damasco, coberto com agulhas e enrolado o tronco com material denso.

Vídeo: como cultivar damasco na Sibéria

O uso da mesma tecnologia agrícola em áreas menos severas (na faixa do meio, região de Moscou) ajudará a proteger os damascos das surpresas do clima. Mas nessas regiões, a primavera chega rapidamente, é preciso remover o material de cobertura do caule a tempo e pisar a neve ao redor do tronco para impedir que o pescoço da raiz se deforma. Para o mesmo objetivo, no outono, a parte inferior do tronco é branqueada.

Frutos de damasco atraem com seu sabor e rica composição de vitaminas e minerais. Eles são ótimos para trabalhos de casa. Se o damasco anterior crescia apenas nas regiões sul, agora pode ser encontrado nos jardins de muitas regiões da Rússia. Obviamente, para obter uma árvore frutífera em um clima temperado, é preciso fazer muito esforço, mas o resultado vale a pena.

Pin
Send
Share
Send