Existem muitas variedades de cerejas. Cedo e tarde, auto-fértil e exigindo um polinizador, espesso e alto. Como escolher uma planta mais adequada para o jardim e que se delicie com uma colheita abundante a cada ano? Todo jardineiro se faz essa pergunta. Se você mora na Rússia central e sonha com um pomar de cerejeira, a variedade Kharitonovskaya é apenas para você.
Descrição da Variedade Kharitonovskaya
Criadores domésticos obtiveram muitas variedades de cerejas adequadas para o cultivo em várias condições climáticas. Um dos requisitos para novos produtos é a resistência a doenças fúngicas. A cereja Kharitonovskaya é uma daquelas variedades que resistem com sucesso a infecções como moniliose e coccomicose. A resistência a estas e outras doenças fúngicas não apareceu do zero.
Kharitonovskaya foi obtido como resultado do cruzamento das variedades Zhukovskaya e Diamond. O último é um cerapadus, ou um descendente de um híbrido de cerejeira comum e cerejeira japonesa, que não é afetado por doenças fúngicas. Esta propriedade pode ser transmitida geneticamente, amplamente utilizada na criação de animais para obter variedades resistentes a infecções por fungos.
Kharitonovskaya tem uma coroa esférica. Altura da planta de 2 a 3 metros. Maturação média. As folhas são verde-escuras, elípticas com uma borda serrilhada. Floresce profusamente.
A cereja tem três tipos de botões de frutas: solteiro, grupo e cacho. O primeiro e o segundo são colocados em crescimentos anuais. Esses galhos não devem ser encurtados se não crescerem mais de 50 cm por estação, pois os brotos estão localizados no tronco. As bagas são grandes (até 5 gr.), Excelente sabor. A pedra e o pecíolo se separam bem.
Começa a dar frutos no terceiro ano após o plantio. As bagas são consumidas frescas ou preparadas para o inverno. Como eles são mal transportados, é melhor usá-los no lugar.
A variedade é despretensiosa, tolerante à seca e quase não é afetada por doenças fúngicas. Resistente ao inverno. Para melhor frutificação Kharitonovskaya precisa de um polinizador. Para isso, você pode usar variedades como Lyubskaya, Zhukovskaya, Vladimirskaya. Nesse caso, a colheita será abundante a cada ano.
Plantio de mudas de cereja
Para o pouso, você deve escolher o lugar certo. A cereja prefere lugares ensolarados, protegidos dos ventos fortes. O lado sul da estrutura, ou na cerca, será o mais adequado. É pouco exigente para os solos, mas cresce melhor em solos soltos e bem preparados. Níveis altos de água subterrânea deprimirão as cerejas. Nesse caso, você pode plantá-lo na encosta de uma colina. Em solos ácidos, a farinha de cal, giz ou dolomita deve ser adicionada de 1,5 a 2 meses antes do plantio.
Quando é a melhor época para plantar cerejas - na primavera ou no outono? Se você mora nas regiões sul, nesse caso, é preferível fazer isso no início do outono, em setembro ou na primeira quinzena de outubro. As plantas não sofrem com o calor do verão e se enraízam melhor. Para o restante das regiões, o plantio de primavera é mais favorável em abril e início de maio. Ao longo da temporada, as mudas conseguem criar raízes bem e, mais cedo, o início do tempo frio não é assustador para elas.
Ao plantar, certifique-se de considerar a compatibilidade das plantas. Ao planejar um novo jardim, isso é mais fácil. Mas se você deseja adicionar novas espécies ao seu plantio existente, nesse caso, você precisa escolher cuidadosamente um local. Bons vizinhos para cerejas são ameixas, ameixas ou cerejas. O espinheiro que cresce nas proximidades também não será um obstáculo para ela. Mas a maçã e a pêra inibem o crescimento das cerejas. Bairro de nogueira, poucos toleram. E cerejas não são excepção. Por sua vez, ela mesma pode oprimir framboesas, groselhas e outros arbustos de bagas. Legumes e frutas (pimentas, morangos, tomates) não devem ser plantados com cerejas. Isso pode levar a uma doença como uma murcha veticular, que infecta madeira e causa a morte de cerejas.
Para o plantio, cavamos um buraco com cerca de um metro de diâmetro e profundidade de 50 a 60 cm. Se o solo for argila, aumentamos a profundidade em mais 30 a 40 cm para o dispositivo de drenagem. Para fazer isso, use tijolo quebrado ou entulho, coberto de areia. Depois disso, o solo do jardim, húmus ou adubo e fertilizantes minerais de fósforo-potássio são introduzidos no poço (de acordo com as instruções).
Ao escolher uma muda com um sistema de raiz aberta, preste atenção ao estado das raízes. Eles não devem estar secos ou quebrados. É melhor se for uma planta de um ano e dois anos com raízes desenvolvidas. Mudas de raiz e enxertadas são vendidas. A preferência é melhor dada ao segundo. Compre mudas de vendedores confiáveis. Definitivamente, você terá certeza de que essa variedade está crescendo em seu site.
Um suporte é colocado no poço ao qual a muda será amarrada. Isso permitirá que ele permaneça certo até completamente enraizado. As raízes das mudas são cuidadosamente espalhadas e polvilhadas com o solo.
Em seguida, enchem-no com terra, compactam-se e despejam 2-3 baldes de água por buraco. O pescoço da raiz deve estar no nível do solo. Após a rega, o poço é coberto e a planta é amarrada a um suporte.
Cuidados com as plantas
Não é mais difícil cuidar de cerejas do que qualquer outra árvore. Isso é rega, poda, processamento de pragas (se necessário), colheita e preparação para o inverno.
Rega
Cerejas Kharitonovskaya variedade tolerante à seca. Ele tolera uma deficiência melhor que o excesso de umidade. No primeiro ano após o plantio, as mudas são regadas quando o solo é seco. Quando o buraco é coberto, mesmo em clima quente, a umidade é suficiente para duas a três semanas. Se houver chuva, regue-o conforme necessário. Você pode verificar a umidade a uma profundidade de 10 a 15 cm. Se o solo estiver seco, é necessário regar.
As árvores adultas, se o tempo estiver quente e seco, são regadas antes da floração, após a colheita e no final do outono, em preparação para o inverno. Taxa de irrigação de aproximadamente 20 a 30 litros por metro quadrado.
Poda
No segundo ano, começa a formação da coroa. Deixe 3-4 brotos fortes, e o restante é removido. Não há necessidade de encurtá-los. Isso levará a fortes ramificações e, como resultado, ao espessamento da coroa. Para uma boa frutificação, é necessário que todos os brotos recebam luz solar suficiente.
Na primavera, antes do inchaço dos rins, os galhos congelados, secos e quebrados são removidos e os galhos crescem.
Fertilizantes e outros trabalhos
Os fertilizantes são aplicados duas vezes por temporada. Na primavera, o solo não é afrouxado muito fundo (10-15 cm) para não danificar as raízes. Ao mesmo tempo, o húmus ou composto é produzido à taxa de um balde por metro quadrado de área. O uso de esterco fresco ou fezes de pássaros é inaceitável. Isso pode levar a uma queimadura das raízes. No outono, em preparação para o inverno, são aplicados fertilizantes fosfato-potássio (de acordo com as instruções).
No inverno, a planta não é coberta, com exceção das mudas do primeiro ano em regiões com clima severo. Possui boa resistência ao inverno e não precisa de isolamento adicional. No outono, você precisa caiar os troncos. Isso é feito para que a planta não receba queimaduras de casca.
É importante lembrar que não é recomendado branquear árvores jovens (até 4-5 anos), isso tem um efeito ruim no crescimento e na formação da casca. Para protegê-los das queimaduras solares, você pode embrulhar os troncos com estopa ou pedaços de linho branco no final de novembro. Em algumas regiões, o plantio pode estragar lebres, mordiscando a casca. Para se proteger contra eles, uma grade é usada.
Doenças e Pragas
As pragas podem reduzir significativamente o rendimento das culturas. Para lidar efetivamente com eles, preste atenção às condições do seu jardim. A coroa espessa, um grande número de ervas daninhas, e não as folhas caídas a tempo, tornam-se o lar de pragas.
O aparecimento de pulgões em uma árvore, torna-se perceptível muito rapidamente. No final dos brotos, as folhas começam a se enrolar, você pode ver pequenos insetos nas folhas e brotos verdes. Um grande número de formigas no jardim contribui para o reassentamento. Para combater os pulgões, as drogas são usadas para matar insetos sugadores. Por exemplo: Aktara (de acordo com as instruções).
Mosca de cereja pode roubá-lo da colheita. Põe ovos durante o florescimento da árvore e suas larvas estragam os frutos.
Para combatê-lo, use drogas como Fitoverm ou Agravertin (de acordo com as instruções).
Outro inseto nocivo para as árvores é mosca de cereja. Os adultos atingem a madeira e, das larvas, semelhantes às sanguessugas, comem folhas.
A cereja de Kharitonovskaya é muito resistente a doenças, mas se o clima quente e úmido for estabelecido, serão possíveis manifestações de infecções fúngicas.
Poderia ser oídio. Nesse caso, um revestimento esbranquiçado é visível nos brotos jovens. Com o tempo, os galhos próximos são afetados. Para combater isso, os brotos infectados são removidos e queimados, e a planta é tratada com medicamentos como Topázio ou Fitosporina (de acordo com as instruções).
Se aparecerem manchas marrons nas folhas, isso pode ser coccomicose. Resíduos de plantas não colocados em tempo hábil tornam-se um ambiente fértil para o desenvolvimento de várias infecções fúngicas.
Para combater esta doença, os brotos afetados e as folhas caídas são removidos e queimados. A planta é pulverizada com preparações de Polychom, Ridomil ou Fitosporin (de acordo com as instruções). São necessários 3-4 tratamentos com um intervalo de 10 a 14 dias.
Após infecção moniliose brotos secos aparecem na árvore e os frutos são cobertos com placa e mumificados.
Quando os primeiros sinais aparecerem, você precisará cortar todos os brotos afetados e queimá-los. Os esporos de fungos podem persistir por um longo tempo no solo e detritos vegetais que não são removidos em tempo hábil. Para combater isso, use fungicidas (de acordo com as instruções), pulverizando não apenas a árvore, mas também o solo ao redor do tronco.
Muitas vezes, podem ser vistos nos galhos e no tronco do influxo de resina. Detecção de goma é uma reação protetora da planta para danificar a casca.
Rachaduras podem aparecer no inverno devido à geada e queimaduras solares. Ou de danos causados por pragas. Não há necessidade de esperar o problema se resolver. Sem tratamento, a árvore pode morrer. Limpe as protuberâncias de resina junto com a casca esfoliada para um tecido saudável. A ferida é tratada com líquido de Bordeaux e coberta com var de jardim. Mas se a superfície afetada for grande, será usado um curativo de alcatrão.
Comentários de Grade
Várias cerejas crescem em nosso jardim, agora estão todas com bagas. Ao contrário de outros arbustos, todas as árvores dão frutos. As cerejeiras são bastante grandes; algumas, com uma escada para coletar, só é possível; uma excelente solução será cercada da atenção dos vizinhos do país. Frutos maduros de cereja tornam-se de cor escura.
Alice2012 Yekaterinburg
//otzovik.com/reviews/sadovoe_derevo_vishnya_chudo
Esta cereja também é boa, pois não é tomada por doenças nem por uma geada de 20 graus. Mas é melhor cobrir mudas jovens com um pano de óleo denso, chamado da cabeça aos pés.
Alex245002 Rostov do Don
//otzovik.com/review_4857856.html
Temos muitas cerejas amadurecidas este ano. Variedade Kharitonovskaya cereja é a mais deliciosa que eu comi. É grande, suculento, de cor escura e seu sabor é agridoce.
Iruna
//irecommend.ru/content
O pomar de cerejeira pode crescer e se deliciar com frutas maravilhosas por muitos anos. O cuidado adequado e o amor pelas plantas o ajudarão a obter colheitas abundantes. E nas noites de inverno, o chá com geléia de cereja perfumada lembrará o verão.