Uma convidada das pradarias americanas, uma adorável Thumbelina, uma prima donna da Sibéria - é tudo sobre uma cereja chamada Bessey. Uma árvore pouco conhecida, mas generalizada, é uma micro cereja e tem muitas vantagens.
História e descrição das cerejas de Bessey
A cereja arenosa de Bessey (estepe) pertence ao gênero da microcereja. Ela veio até nós da América do Norte, onde cresce selvagem nas pradarias, dunas de areia, ao longo das margens dos rios. Foi descrito pela primeira vez no século XIX pelo cientista americano Charles Bessie, em cuja homenagem foi nomeado. Desde o início do século passado, os países americanos começaram a se reproduzir para cultivar as cultivares Bessei. Um número significativo de variedades foi obtido, mas temos quase desconhecidas. Ao mesmo tempo, Bessey veio à URSS, onde I.V. Michurin, que recomendou esse arbusto como uma plantação protetora, foi a primeira a prestar atenção nela.
Desde o início dos anos 50 do século passado até o presente, as cerejas foram cultivadas ativamente na Sibéria, nos Urais e em outras regiões devido à sua alta resistência ao gelo e despretensiosidade. Os criadores da Sibéria já criaram um número significativo de variedades e híbridos Bessei. O Registro Estadual da Federação Russa inclui 29 variedades de cerejas de estepe aprovadas para uso.
A planta é um arbusto de até 1 m de altura, com menos frequência - até 1,5-2, às vezes 3 m. Nas variedades mais modernas, elas podem crescer em um ângulo de 45 ° e até verticalmente, o que garante maior produtividade. As folhas são oblongas, lisas, parecidas com folhas de salgueiro. Floresce tarde - no final de maio, mas por muito tempo - por 3 semanas. Colhidas, geralmente as bagas cobrem densamente os ramos anuais. As bagas são escuras, redondas (mas também podem ser alongadas, ovais), pequenas - de 1,5 a 2,5 g. No entanto, em algumas variedades posteriores, elas podem atingir 3-5 g.O sabor é doce e adstringente. Os frutos amadurecem em agosto, nunca caem e podem ficar pendurados em galhos por muito tempo, murchando e adquirindo um bom gosto.
As bagas são usadas para processamento, compotas, compotas, conservas são cozidas a partir delas e também são usadas na forma seca e seca.
Ao plantar com estacas, a cereja começa a dar frutos no segundo ano, ao plantar com uma semente - no terceiro. O rendimento máximo é colhido aos 2-5 anos de frutificação, geralmente de 3-5 kg a partir do mato, até 10 kg em variedades individuais e com bom cuidado.
Uma micro cerejeira despretensiosa e resistente acomodará confortavelmente e se sentirá confortável em todos os lugares, não importa onde seu destino tenha sido jogado. Surpreendentemente resistente, tolera igualmente as geadas da Sibéria e a seca abafada. Sempre agradável com alta decoratividade e fertilidade. É deliciosamente bom durante o período de floração, quando os brotos são abundantemente espalhados com pequenas flores brancas como a neve, polvilhadas com contas brilhantes de estames carmim. Surpreendentemente bonito no outono, quando prateadas, esverdeadas, ovais alongadas, estreitas como salgueiros, as folhas ficam vermelho-coral.
As vantagens do Bessei:
- alta resistência ao gelo, suporta geadas até -50 ° C;
- tolerância à seca;
- pouco exigente para os solos, resistência à salinidade;
- despretensão em partir;
- maturidade precoce, começa a dar frutos já no segundo ano após o plantio;
- a falta de processamento de insetos, porque eles são assustados com um cheiro específico (lembra o cheiro de cereja de pássaro);
- frutificação anual;
- falta de bagas em ruínas.
As desvantagens incluem a suscetibilidade das cerejas no tempo chuvoso à coccomicose e moniliose.
Vídeo: Bessey Cherry
Como plantar Bessey Cherry
Antes de plantar o Bessei no seu site, verifique se há um local adequado para isso. Deve ser elevado, bem iluminado, ventilado. A cereja não é muito exigente quanto aos solos, mas adora mais a areia e a areia. A terra deve ser alcalina ou neutra, o solo ácido deve ser desoxidado com farinha de cal ou dolomita.
Se um local é encontrado, obtemos mudas. Nem sempre é uma pergunta fácil. Nem todas as regiões possuem viveiros que cultivam mudas de Bessei. Obviamente, você pode encontrar fabricantes e fornecedores que enviarão mudas pelo correio, mas nem sempre você pode ter certeza da qualidade desse material de plantio.
Bem, se algum dos vizinhos ou conhecidos já cresce uma cereja. Depois, você pode simplesmente pedir mudas ou até mesmo cavar alguns galhos para fazer o enraizamento. O processo é absolutamente simples, semelhante à reprodução de passas de Corinto. Depois de desenterrar os galhos no início da primavera, no outono você pode obter mudas boas e enraizadas. Mas é melhor plantá-las na primavera, pois as plantações de outono correm o risco de congelamento, embora essa cereja seja resistente ao gelo. Portanto, as mudas são melhores prikupat e cobrem de geada até a primavera.
Instruções passo a passo
O plantio de Bessei é simples e não muito diferente do plantio de outras cerejas:
- No outono, marque o site. A distância entre as linhas deve ser de 3-3,5 m, entre as plantas seguidas - 2 m.
- Prepare os boxes com um diâmetro de 50 a 60 cm, profundidade de 40 a 50 cm, e o solo fértil superior é dobrado separadamente.
- Encha os caroços com uma mistura de solo fértil com composto ou húmus (10-20 kg por poço), adicione 1 litro de cinza de madeira e um punhado de superfosfato. Os caroços adormecem completamente e de cima formam um pequeno monte, que se estabiliza até a primavera.
- No início da primavera, antes que os botões se abram (isso é importante), eles começam a plantar diretamente. As mudas são endireitadas, as danificadas são podadas com tesouras de poda. Se estava em um recipiente, retire-o com um pedaço de terra e também endireite as raízes. Se a terra estava solta e desintegrada - tudo bem.
- No poço de plantio, forma-se um monte, no qual uma muda é colocada, as raízes são distribuídas ao redor do monte. Está coberto de terra, compactado e bem regado com água (2-3 baldes).
- Mulch com húmus, composto, serragem apodrecida, etc.
- A sessão é cortada em 10-15 cm.
Características do cultivo e sutilezas do cuidado
Crescer e cuidar de Bessey não é oneroso e não exige muito trabalho:
- se galhos horizontais sob o peso da colheita estiverem no chão, faça backups;
- remover ervas daninhas, se houver;
- realizar poda sanitária, se necessário;
- lutar com doenças fúngicas quando elas aparecem;
- nos invernos com neve, os arbustos são cobertos de neve, protegendo os brotos de secar no ar gelado.
Poda
A poda de Bessei não é frequente:
- no plantio, as mudas são cortadas de 10 a 15 cm, após o que o arbusto se formará devido a brotações crescentes da raiz;
- realizar podas sanitárias anuais, que se resumem à remoção de brotos secos e danificados;
- realizar cortes antienvelhecimento de brotos antigos em 6-7 anos (até 100% dos brotos podem ser removidos, após o que os novos certamente crescerão).
Vacinação
Devido à sua alta resistência ao gelo (até -26 ° C no solo), as cerejas Bessey são frequentemente usadas como estoque para seu próprio tipo e para muitas culturas de frutas de caroço (ameixa, ameixa, damasco, etc.). Nas plantas cultivadas com esses estoques, os períodos de floração são adiados, o que reduz o risco de danos causados pelas geadas da primavera. A força de crescimento também diminui, o que simplifica a formação de uma coroa baixa. A própria Bessey também enraíza bem, enxertada nas plantas do grupo das frutas de caroço.
A cereja de Bessey é plantada em um estoque especialmente cultivado ou em uma árvore de 1 a 3 anos (arbusto). Como um estoque pode ser:
- outro Bessey;
- ameixa;
- virar;
- damasco e alguns outros.
O melhor momento para as vacinas é a primavera, um período de fluxo ativo de seiva. No verão, também é permitido realizar o procedimento, mas quanto mais próximo do final, pior a taxa de sobrevivência.
Bessei pode ser enxertado com uma haste (cópula) e um olho (brotando). Vacinas utilizadas:
- na bunda;
- para casca;
- em incisão lateral;
- no decote.
Instruções passo a passo para vacinação na divisão:
- Comece com a colheita de mudas. Para o plantio da primavera, eles são preparados no outono, após o outono das folhas, mesmo no início do inverno. Essa operação aparentemente simples tem suas próprias regras específicas:
- as estacas precisam ser cortadas de arbustos comprovados, como as bagas das quais você tem certeza do rendimento;
- os rebentos, de onde os cortes são cortados, devem ser anuais, bem maduros;
- as melhores estacas estão no lado sul do mato;
- tire-os do lado de fora da coroa;
- o comprimento da alça deve ser de 15 a 20 cm;
- no cabo deve haver 4-5 botões de crescimento bem desenvolvidos;
- quanto mais curtos os internódios, melhor;
- o número de estacas a serem cortadas deve ser ligeiramente maior que o necessário.
- Armazene as estacas picadas desta maneira:
- tratar fatias com variedades de jardim;
- amarre as estacas em maços, coloque em um saco plástico, mas não amarre - elas devem respirar ar;
- colocado em um recipiente, coberto com areia molhada ou serragem;
- o recipiente é armazenado em um porão ou geladeira a uma temperatura de cerca de 0 ° C;
- eles tiram as mudas da loja imediatamente antes da operação de vacinação, porque nesse momento eles deveriam estar dormindo.
- Em seguida, prepare o estoque:
- O ramo selecionado é cortado em ângulo reto com seu eixo com uma serra ou uma faca de jardim afiada.
- Uma machadinha ou faca faz uma incisão no meio do galho com uma profundidade de 10 cm.O diâmetro do material deve ser o dobro do diâmetro do descendente. Se o diâmetro do material for ainda maior, você poderá plantar dois (ou até 3 e 4) cortes.
- Uma chave de fenda ou tira é inserida no decote para não fechar.
- Prepare um descendente:
- Eles retiram o caule, certifique-se de que seja preservado e viável:
- a casca parece fresca e suave;
- o talo é facilmente dobrado;
- as escamas são lisas, elásticas;
- a madeira do corte é fresca, de cor verde clara.
- Uma faca afiada de uma extremidade da alça faz 2 fatias formando uma cunha, com 10 a 15 mm de comprimento.
- Eles retiram o caule, certifique-se de que seja preservado e viável:
- Inocular:
- A haste preparada (ou 2) é inserida na clivagem para que o plano das fatias (as chamadas camadas cambiais) se encaixem bem um no outro.
- Remova cuidadosamente a chave de fenda, a alça (estacas) permanece na lasca.
- O local da vacinação é embrulhado com fita adesiva.
- O corte superior do porta-enxerto e o local de vacinação estão bem revestidos com var.
- Coloque uma embalagem enxertada com enxertos para criar a umidade desejada.
- Após 2 semanas, a vacina geralmente se enraíza e o pacote é removido. A fita adesiva é removida depois que o material e o produto são completamente fundidos.
- A haste preparada (ou 2) é inserida na clivagem para que o plano das fatias (as chamadas camadas cambiais) se encaixem bem um no outro.
Bessei enxertando uma cereja comum
Bessey, estritamente falando, não é realmente cereja. Por origem, fica muito mais perto da pia e, como resultado, não cruza com cerejas comuns. Assim, as vacinas de Bessei para cerejas não criam raízes e vice-versa - uma cereja comum não cria raízes, enxertada em Bessei.
Como cultivar sementes de cereja Bessey
Bessei se reproduz muito bem por sementes. Para isso, são utilizadas sementes de frutos maduros. A sequência de crescimento de mudas a partir de sementes:
- Os ossos selecionados são lavados e colocados por 7 dias em água.
- O material de plantio é lavado novamente e colocado em um recipiente cheio de musgo esfagno, previamente saturado com água, por várias semanas a uma temperatura de + 18 ... + 20 ° C. Os ossos devem inchar durante esse período.
- Para a germinação das sementes, o recipiente é colocado em uma geladeira com uma temperatura de + 3 ... + 6 ° C até metade das sementes estarem bicar. Em seguida, as sementes para incubação são colocadas em uma prateleira da geladeira com temperatura de 0 ° C para suspender o crescimento, onde são armazenadas até a semeadura.
- 3-4 dias antes da semeadura, as sementes são aquecidas a uma temperatura de + 19 ... + 21 ° C.
- As sementes germinadas podem ser semeadas imediatamente no chão, em um local permanente, mas é melhor fazer isso em um recipiente com profundidade de pelo menos 30 cm. Pré-desinfecte-a, depois coloque a drenagem no fundo, por exemplo, de argila expandida e encha-a com solo preparado (o solo do jardim é misturado em proporções iguais, húmus ou composto e turfa), após o que as sementes são plantadas.
- Um ano depois, as mudas jovens estão prontas para o plantio em um local permanente.
Doenças e pragas, métodos para lidar com eles
Como já mencionado, Bessei não tem pragas. Felizmente, eles voam ao seu lado. Algumas variedades em alguns anos com alta umidade podem ser afetadas por doenças fúngicas - coccomicose e moniliose. Raramente (em verões frios e chuvosos) é possível uma derrota da kleasterosporiose.
Coccomicose
A coccomicose se manifesta da seguinte forma:
- Manchas acastanhadas ou avermelhadas aparecem do lado de fora das folhas.
- Com o tempo, eles aumentam, a polpa das folhas seca, manchas roxas aparecem no interior das folhas.
- Até o final de julho, as folhas afetadas secam completamente e caem. O mato pode perder a folhagem (o chamado outono das folhas do verão).
Todas as folhas caídas são coletadas e queimadas. Os arbustos são tratados com fungicidas sistêmicos (medicamentos para combater doenças fúngicas). Coro e Quadris bem estabelecidos. O processamento é realizado com um intervalo de 2 semanas, alternando medicamentos. Como os fundos são viciantes, é aconselhável usá-los não mais que 3 vezes por temporada cada. As bagas podem ser consumidas 3-5 dias após o tratamento com Quadris e 7 dias após o tratamento com Horus. No outono e (ou) no início da primavera, é aconselhável tratar a planta com uma solução a 3% de sulfato de ferro ou mistura de Bordeaux para prevenção.
Moniliose
A moniliose, ou queimadura monilial, se manifesta na primavera, durante a floração. Através da raiz, os esporos do fungo entram na madeira. Galhos, folhas e flores afetados parecem queimados, mas muitos jardineiros acreditam que estes são sinais de congelamento no inverno ou tratamento excessivo da primavera com produtos químicos.
Os brotos afetados devem ser cortados e queimados, os demais devem ser tratados com fungicidas sistêmicos, como na coccomicose. No outono e primavera, a planta deve ser tratada com uma solução a 3% de sulfato de ferro ou mistura de Bordeaux.
Kleasterosporiose
Kleasterosporiose, ou holey manchas afeta folhas, brotos, flores. A doença começa com o aparecimento de manchas marrom-avermelhadas nas folhas. Os pontos, à medida que aumentam, secam por dentro e formam buracos. Folhas e frutos secos e caem. Os esporos do fungo invernam na casca, nas folhas, no solo. As medidas de controle são semelhantes às anteriores.
Comentários de Bessey
No ano passado, comprei cereja Bessey pelo correio. Enquanto a encomenda estava pronta, chegou novembro; já havia neve. Seguindo o conselho da carta anexada ao pacote, cavei as mudas quase na posição horizontal. Aconteceu que, no ano passado, por algum motivo, não pude chegar ao chalé e não havia ninguém para confiar. Chegando este ano, descobri que todas as mudas estão vivas, florescendo e nada de ruim lhes aconteceu; apenas a cereja de Bessey lançou muitos galhos novos que não são paralelos ao caule, mas estritamente perpendiculares.
Elena
//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=6247&start=540
Riga, arenosa, besessey - variedades da mesma espécie. Para polinização da segunda cópia. necessário. A moniliose pode ser afetada. Variedades criadas na Sibéria, queimamos rapidamente. O sabor. Lembra muitos da cereja de pássaro. Para mim é melhor. Despretensioso. O sistema radicular suporta temperaturas negativas. Eles escrevem que no inverno a raiz do pescoço pode suportar. Isso não aconteceu comigo. Com ameixa e cereja, o feltro é polinizado, mas não para a colheita.Com boa polinização, a colheita é abundante. Mas mais adequado para processamento. As bagas são geralmente pretas. Existem variedades com frutos verdes e amarelos.
Floresce profusamente, quase nunca caindo sob geadas tardias devido à floração tardia. No final de maio, início de junho. No verão, as folhas são prateadas. No outono, eles são pintados em cores amarelo-vermelho muito brilhantes.Sorokin
//www.websad.ru/archdis.php?code=706346&subrub=%CF%EB%EE%E4%EE%E2%FB%E5+%E4%E5%F0%E5%E2%FC%FF%FF
Bessey é uma cereja de areia. Não congela 100% conosco - fica no meu muro de contenção, as raízes estão próximas das pedras congelantes. Mas aparentemente se molhou - transplantou três arbustos ao pé de uma pequena encosta, ela realmente não gostou ((
As bagas são grandes, cereja escura e escura, no palato - algo entre cerejas e cerejas)) Doce, mas sem açúcar, um pouco azedo. Para mim, a única cereja que posso comer.
O arbusto tem uma forma específica - levemente rastejante, mas facilmente formada. A cor das folhas é agradável, cinza-esverdeada, floresce profusamente com pequenas flores brancas perfumadas.Contessa
//www.e1.ru/talk/forum/read.php?f=122&i=261730&t=261730
Recentemente, Bessey se mudou para nós do continente americano. Ela tem mais vantagens do que desvantagens. Obviamente, ele não compete com muitas variedades comuns de cerejas, mas é um excelente complemento para elas e merece seu lugar no jardim e nas fazendas. Se você pode alocar um local e comprar várias mudas, tente cultivar esta maravilhosa cereja e verifique por si mesmo a exatidão das informações fornecidas.