Pear Chizhovskaya - um teste que passou no teste do tempo

Pin
Send
Share
Send

Variedade de pêra Chizhovskaya é bem conhecida na Rússia Central. Por várias décadas, foi cultivado com sucesso tanto em pátios particulares quanto em jardins industriais. Obviamente, muitas variedades de pêras atraentes foram obtidas atualmente. Mas, ao escolher uma variedade para o plantio, não faz mal considerar esta há muito experimentada.

Descrição da variedade e suas características completas

A variedade foi isolada na Academia Agrícola de Moscou em 1956, cruzando as variedades Olga e Forest Beauty. Desde o início, obteve-se imunidade a doenças, fecundidade e maturidade precoce. A partir da segunda - auto-fertilidade, sabor e tamanho da fruta, produtividade regular e alta, cuidados pouco exigentes. Incluído no Registro Estadual em 1993, dividido nas regiões Noroeste, Médio Volga e Central.

A árvore é de tamanho médio e a coroa é oval, de acordo com o VNIISPK (Instituto de Pesquisa da Rússia para Seleção de Culturas de Frutas) - nos primeiros anos, estreito, crescendo, torna-se piramidal. O espessamento da coroa é médio, de acordo com o VNIISPK - alto. Frutas na luva.

Kolchatka é o crescimento mais fraco em ramos de pera e o mais curto, mas um pouco mais espesso que o restante. Cresce 1-3 mm por ano, formando costelas-anéis.

Pear Chizhevskaya tolera invernos severos e também tem uma alta imunidade à crosta. Boa maturidade precoce - entra em contato por 3-4 anos após a vacinação. Amadurecimento tardio - final de agosto - início de setembro. A produtividade é alta (média de 50 kg por árvore) e regular. A autopolinização é alta, mas a presença de polinizadores aumenta a produtividade. Os melhores doadores de pólen são peras:

  • Lada;
  • Nortista;
  • Rogneda.

Frutos em forma de pêra, aparência um pouco alongada e atraente. O tamanho da fruta é médio e ainda menor. A massa de uma fruta é de 100 a 120 gramas, de acordo com o VNIISPK - 120 a 140 gramas. A superfície da pele fina é fosca, seca e lisa. Cor - verde-amarelo com pequenos pontos verdes subcutâneos. A fruta madura tem uma polpa densa e suculenta. O sabor é refrescante, agridoce. Os provadores avaliam o sabor entre 4.1 e 4.2 pontos. Dentro da fruta, existem 8 a 10 sementes de cor marrom.

A cor da fruta da pera Chizhovsakaya é verde-amarela com pequenos pontos verdes subcutâneos

As frutas são usadas para processamento e como sobremesas. Os frutos que amadurecem podem ficar pendurados nos galhos por um longo período de tempo sem se desintegrar. Eles têm excelente apresentação, mas transportabilidade média. Prazo de validade a uma temperatura de 0 ° C - 2-4 meses.

Vídeo: variedade de peras Chizhovskaya

Plantio de variedades de pêra Chizhovskaya

Antes de começar a plantar uma pêra, você precisa escolher um local adequado para ela. Esse é um estágio importante e depende muito da escolha correta do local - como a pera dará frutos, se a árvore dará frutos e sobreviverá.

Então, o que a pêra não gosta:

  • Ventos frios do norte.
  • Inundações, umidade.
  • Sombra grossa.
  • Solo pesado.
  • Alcalinização do solo.

Critérios para escolher um local de destino:

  • Uma pequena encosta ao sul ou sudoeste.
  • Proteção contra ventos do norte ou noroeste. Pode ser árvores grossas, uma parede de um prédio, uma cerca. É importante que eles estejam a alguma distância e não criem uma sombra para a árvore jovem.
  • Acidez do solo na faixa de pH 5,5-6,5. Crescerá a um pH de 4,2-4,4. Além disso, algumas fontes afirmam que em solos ácidos a pera quase não é afetada pela crosta.
  • Estrutura solta do solo e boa drenagem.

Existe uma regra importante para o plantio da maioria das plantas frutíferas - uma muda é comprada no outono e plantada no início da primavera antes do fluxo de seiva. Há uma explicação lógica para isso. Viveiros escavam mudas para venda no outono. É nesse momento que você pode escolher as plantas de melhor qualidade. Mas as mudas plantadas no outono nem sempre podem suportar as duras condições do inverno. Isto é especialmente verdade para áreas mais ao norte.

Ao escolher uma muda, deve-se dar preferência a plantas de um ou dois anos de idade (estas se enraízam melhor e mais rapidamente, com frutificação anterior) com raízes bem desenvolvidas. Não deve haver danos ou rachaduras no córtex.

As raízes das mudas devem ser bem desenvolvidas

As mudas adquiridas devem ser armazenadas até a primavera. Para fazer isso, eles o adicionam a um buraco especialmente cavado, com cerca de um metro de comprimento e 30 a 40 centímetros de profundidade. Uma camada de areia com uma espessura de 8 a 12 centímetros é derramada no fundo. Coloque as mudas em um buraco com as raízes na areia, com a ponta na borda. Anteriormente, as raízes devem ser mergulhadas em um falador de argila vermelha e verbasco. Eles dormem com uma pequena camada de areia e regados com água. Antes do início da geada, o poço está completamente coberto de terra - apenas a parte superior da muda é deixada na superfície.

Antes de colocar as mudas no caroço, mergulhe as raízes no purê de argila.

Se houver essa oportunidade - as mudas podem ser armazenadas no porão. Para fazer isso, garanta uma temperatura de armazenamento entre 0-5 ° C e um ambiente úmido para as raízes. Por exemplo, você pode envolvê-los com musgo e umedecer.

Instruções passo a passo para plantar uma pêra

Plante uma pera executando a seguinte sequência de ações:

  1. Em um local escolhido no outono, eles cavam um buraco de 0,7-0,8 metros de profundidade. O diâmetro pode ser o mesmo ou um pouco maior. Existe uma regra: quanto mais pobre o solo, maior o volume do poço. Em solos arenosos, o volume do poço pode ser de 1-2 m3.
  2. Se o solo estiver pesado - despeje uma camada de drenagem de 10 a 15 centímetros de espessura no fundo. Como uma camada de drenagem, podem ser usadas pedras britadas, argila expandida, tijolos quebrados etc. Se o solo for arenoso, uma camada de argila da mesma espessura é derramada no fundo.

    Se o solo estiver pesado - despeje uma camada de drenagem de 10 a 15 centímetros de espessura no fundo

  3. Todo o volume da fossa é preenchido com uma mistura de nutrientes composta por húmus, turfa e chernozem em partes iguais. É necessário adicionar 2-3 litros de cinza de madeira, 300-400 gramas de superfosfato e misturar bem com um forcado ou pá.
  4. O poço é coberto com um filme, material de cobertura, ardósia etc. Isso é necessário para que os nutrientes não sejam lavados durante o derretimento da neve.
  5. Antes do plantio, uma muda é retirada e inspecionada. Se estiver tudo bem - coloque as raízes em um balde de água por 3-4 horas. A adição de estimuladores de crescimento e formação de raízes, por exemplo, Kornevin, Heteroauxin, Epin e outros, não impedirá.

    Antes do plantio, as mudas são embebidas por 3-4 horas em água

  6. Um buraco é aberto e parte do solo é selecionada a partir dele para que as raízes das mudas se encaixem livremente no buraco formado. Um pequeno monte é derramado no centro. Entre 10 e 15 centímetros do centro, conduza uma estaca de madeira com cerca de um metro de altura acima do solo.
  7. A muda é colocada em um buraco, espalhando cuidadosamente as raízes ao longo das encostas do monte e começa a aterrar. Faça isso em camadas, socando periodicamente. É importante garantir que o colo da raiz não pareça estar enterrado - é melhor se ele permanecer 2-3 cm acima do nível do solo.

    É importante garantir que o colo da raiz não fique enterrado - é melhor se ele permanecer 2-3 cm acima do nível do solo

  8. Quando o poço está completamente cheio, eles formam um círculo de tronco de diâmetro. É conveniente fazer isso com um helicóptero ou um cortador de avião.
  9. A árvore é amarrada a uma estaca para não danificar ou transmitir o tronco.
  10. Regue a árvore abundantemente. O solo no poço deve estar bem umedecido e encaixar bem nas raízes.
  11. Depois de alguns dias, o círculo do tronco deve ser coberto. Para isso, húmus, composto, feno, casca de girassol, etc., são adequados.

    Alguns dias após a rega, o círculo do tronco deve ser coberto

  12. O condutor central é cortado a uma altura de 60 a 80 centímetros, os galhos são cortados ao meio.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

Cultivar uma pêra Chizhovskaya não está associado a dificuldades especiais e pode ser feito por um jardineiro iniciante. Conhecer o conjunto padrão de métodos e técnicas agrotécnicas permitirá que você lide facilmente com essa tarefa.

Rega

A pêra não tolera a seca e a rega com bastante frequência. Datas de irrigação obrigatórias:

  1. Antes da floração.
  2. Após a floração.
  3. Durante a formação de ovários e aumento do crescimento de brotos.
  4. Duas semanas antes da fruta amadurecer.
  5. Após a colheita.
  6. Irrigação com carga de outono.

Dependendo das condições climáticas, a frequência da irrigação pode ser aumentada ou diminuída. O círculo do tronco é formado de tal maneira que o pescoço da raiz e a haste são cobertos com um rolo do chão. Isso é feito para que a umidade não se acumule nas imediações do tronco, pois isso pode causar reaquecimento. A abundância de irrigação deve fornecer uma profundidade de umidade do solo dentro de 20 a 30 centímetros. 1-2 dias após a rega, o solo é afrouxado e coberto.

Um excesso de umidade não é menos perigoso para uma pera do que uma deficiência. Não faça um “pântano” no círculo próximo ao tronco.

Top vestir

Como qualquer árvore frutífera, uma pera precisa de elementos minerais básicos (nitrogênio, potássio, fósforo), além de oligoelementos. Ao plantar, uma quantidade suficiente de nutrientes é depositada no poço para o crescimento das árvores nos primeiros anos de vida. Com o aparecimento do poro frutífero, o consumo nutricional aumenta e é necessária alimentação adicional.

Tabela: como e quando alimentar uma pera

Tipos de fertilizantesDosagem e métodos de dosagemDatas e frequência de aplicação
Adubo orgânico
Húmus, composto ou turfa de baseCinco quilogramas por 1 m2 fertilizante espalhado uniformemente na superfície do círculo do tronco e cavarOutono ou primavera com um intervalo de 2-3 anos
Infusões líquidasDentro de uma semana, são insistidos 2 litros de verbasco, 1 litro de fezes de pássaros ou 5 kg de grama recém-cortada em dez litros de água. Depois disso, a infusão é diluída com água na proporção de 1 a 10 e regada à taxa de um balde por metro quadrado.A primeira alimentação é realizada durante a formação dos ovários. Repita mais duas vezes com um intervalo de 2-3 semanas. Se na estação atual a pêra, por algum motivo, não dá frutos - não há necessidade de se alimentar.
Fertilizantes minerais
Contendo nitrogênio (nitroammofosk, nitrato de amônio, uréia)Faça sob escavação à taxa de 30-40 g / m2Anualmente na primavera
Contendo potássio (monofosfato de potássio, sulfato de potássio)Dissolvido em água e regado a uma taxa de 10-20 g / m2Anualmente no início do verão
Contendo fósforo (superfosfato, superfosfato duplo, supegro)Faça sob escavação à taxa de 30-40 g / m2Anualmente no outono
Fertilizantes complexosContribua de acordo com as instruções

Aparar

A poda é importante para qualquer árvore frutífera, incluindo uma pêra.

Formação de coroa de pêra na primavera

Fundamental é moldar a poda. Qualquer que seja a forma escolhida, deve fornecer boa iluminação do espaço interno da coroa e sua ventilação, além de garantir a conveniência dos cuidados e colheita. A pêra da coroa de Chizhevskaya possui uma coroa piramidal; uma formação de camada esparsa será mais apropriada para ela. Passe no início da primavera, antes do inchaço dos rins.

Instruções passo a passo para executar a formação de coroa de camada esparsa

Esta é a forma mais famosa e testada. Seguindo as instruções, mesmo um jardineiro iniciante pode executá-lo, embora, é claro, pela primeira vez seja melhor fazê-lo sob a orientação de um mentor experiente.

  1. Ao plantar a árvore, o primeiro passo foi dado - a muda foi cortada para 60-80 centímetros.
  2. Após um ou dois anos, o primeiro nível de ramos esqueléticos é formado. Faça assim:
    1. Escolha 2-3 galhos localizados a uma distância de 15 a 25 centímetros um do outro e direcionados em direções diferentes. Corte-os em um terço do comprimento.
    2. Os galhos restantes são cortados "em um anel".
    3. O condutor central deve ser cortado de forma que seja mais longo que os ramos esqueléticos em 20 a 30 centímetros.
  3. Depois de mais um ou dois anos, o segundo nível de ramos esqueléticos é formado de maneira semelhante.
  4. A essa altura, os ramos de segunda ordem geralmente crescem nos ramos esqueléticos. Dois deles são selecionados para cada ramo esquelético e encurtados em 30-40%.
  5. Após os próximos um ou dois anos, o terceiro e o último nível são formados. É importante observar o princípio da subordinação - os ramos do terceiro nível devem ser mais curtos que os do segundo nível e, por sua vez, são mais curtos que os ramos do primeiro nível.
  6. A formação é concluída cortando o condutor central na base do ramo superior.

    Quando a formação esparsa da coroa obedece ao princípio de subordinação

Guarnição da mola

Pear Chizhevskaya propenso a espessar a coroa, então ela precisará de uma guarnição reguladora. Eles também são realizados no início da primavera, removendo brotos que crescem dentro da coroa. Ao mesmo tempo, não se deve exagerar - nos galhos internos, também são formadas luvas com botões de flores. A poda excessiva reduzirá a safra do próximo ano.

Colheita de suporte

No verão, é realizada a chamada cunhagem de brotos jovens. Consiste em encurtá-los em 10 a 12 centímetros. A perseguição contribui para o crescimento adicional do anel nas brotações, o que leva a um aumento no rendimento do próximo ano.

Poda sanitária

Esta poda é realizada no final do outono e / ou no início da primavera. Isso remove galhos secos, doentes e danificados.

Regras de corte

Ao começar a aparar, você precisa conhecer as seguintes regras:

  • A ferramenta (tesouras de podar, trituradores, serras, facas) usada para aparar deve ser afiada com nitidez.
  • Antes de iniciar o trabalho, a ferramenta deve ser desinfetada com solução a 1% de sulfato de cobre, álcool, peróxido de hidrogênio, etc. É impossível usar gasolina, querosene e outros produtos petrolíferos para esses fins.
  • Cortando galhos, você não deve deixar o cânhamo - um corte é feito "no anel".
  • Ramos grossos são cortados em várias etapas, em partes.
  • Todas as seções com um diâmetro superior a dez milímetros são limpas com uma faca e cobertas com var.

Jardineiros experientes não recomendam o uso de uma var de jardim, feita com base em petrolato e outros derivados de petróleo. Deve-se dar preferência a formulações baseadas em ingredientes naturais, como cera de abelha, lanolina.

Vídeo: como cortar uma pêra

Doenças e Pragas

Um passo importante no cuidado da pêra é a implementação de medidas sanitárias e preventivas destinadas a prevenir a ocorrência de doenças e pragas.

Prevenção

É quase garantido que medidas preventivas, realizadas em tempo integral e a tempo, salvem o jardineiro de doenças e pragas.

Tabela: lista das principais medidas preventivas, cronogramas e métodos de implementação

Nome dos eventosÂmbito do trabalhoMomento e frequência da implementaçãoEfeito
Coleta e disposição de folhas secas, ervas daninhas e outros detritos vegetaisOutono após queda de folhasAo queimar, esporos de fungos, pragas do inverno são destruídas
Poda sanitáriaGalhos cortados são queimadosNo final do outono, após o término do fluxo de seiva, e também no início da primavera, se necessário
Árvores caiadasOs troncos e os ramos esqueléticos são clareados com uma solução de calcário com a adição de 1% de sulfato de cobre ou com tintas especiais para jardimPrimavera de outonoPrevenção de queimaduras solares na casca, bem como a criação de obstáculos ao movimento de besouros, lagartas, formigas
Escavação profunda do solo de troncos de árvores com reviravolta na terraFim do outonoAs larvas do inverno e os besouros criados no solo podem congelar durante a geada
Processamento de solo e copa com sulfato de cobrePulverizado com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou líquido BordeauxFinal do outono, início da primaveraDesinfecção contra esporos de fungos
Tratamento de pesticidasAplique o DNOC uma vez a cada três anos; em outros anos, use o NitrafenNo início da primaveraEvita o aparecimento precoce de doenças fúngicas e pragas.
Tratamento fungicida sistêmicoUsam drogas com pouco tempo de espera e não se acumulam nos frutos. Tais como:
  • Velocidade;
  • Refrão;
  • Quadris e outros.

Você deve saber que os antifúngicos causam dependência, portanto, você deve usá-los não mais do que três vezes por temporada em cada item.

A primeira vez após a floração, depois com um intervalo de 2-3 semanasQuase garantido para se livrar da infecção por doenças fúngicas

Possíveis doenças da pêra

Como a maioria das culturas de frutas, a pêra é mais freqüentemente afetada por doenças fúngicas. As medidas preventivas descritas acima certamente salvarão o jardineiro desses infortúnios. Mas familiarizar-se com os sinais das principais doenças não será supérfluo.

Moniliose

Esta é a doença mais comum das frutas de caroço e de pomóideas. Como regra, a infecção ocorre durante a floração, quando as abelhas trazem esporos do fungo nas pernas junto com o pólen. Iniciando o desenvolvimento em flores, o fungo penetra através do pilão na parte aérea e depois nas folhas. As partes afetadas da planta perdem a forma, penduram como trapos e depois escurecem. Do lado de fora, parece uma derrota por geada ou uma queimadura química durante o tratamento precoce com drogas. Tendo encontrado sinais de moniliose, os brotos afetados devem ser cortados imediatamente, capturando madeira saudável em 20 a 30 centímetros. Depois disso, você precisa tratar a árvore com fungicidas, conforme indicado na tabela acima. No verão, a moniliose afeta os frutos da pêra com podridão cinzenta, tornando-os inutilizáveis. Tais frutos são colhidos e destruídos.

No verão, a moniliose afeta os frutos da pêra com podridão cinzenta, tornando-os inutilizáveis

Sarna

Pear Chizhevskaya, como foi observado na descrição, tem boa imunidade a esta doença. Mas em clima úmido e fresco e na ausência de prevenção, a infecção não é excluída. A crosta é manifestada pela formação na parte inferior das folhas de manchas de cor verde-oliva, com superfície aveludada. Quando a fruta é afetada, pontos putrefativos, rachaduras aparecem nelas, a polpa fica dura. Frutas e folhas afetadas são removidas e destruídas sempre que possível, a árvore é tratada com fungicidas.

Quando a fruta é raspada, manchas putrefativas, rachaduras aparecem nelas, a polpa fica dura

Fungo de fuligem

Normalmente, esse fungo afeta as folhas de pera já enfraquecidas pelos pulgões. Isso acontece na segunda metade do verão. Os pulgões no processo da vida emitem um líquido açucarado, que, por sua vez, se torna um terreno fértil para o fungo. Como resultado, as folhas, brotos e frutas afetadas pelo fungo são cobertas com um revestimento preto semelhante à fuligem.

As folhas de uma pêra afetadas por um fungo de fuligem são cobertas com um revestimento preto

Primeiro de tudo, você precisa lidar com os pulgões em tempo hábil, usando inseticidas como Fufanon, Decis, Iskra-Bio. Os fungicidas são, é claro, usados ​​contra fungos.

Pragas prováveis ​​de pêra

Entre os insetos, há muitos que querem se deliciar com folhas suculentas, brotos, frutos de uma pêra.

Pulgões

O pulgão que se alimenta de polpa suculenta de folhas e brotos já foi mencionado acima. Não apenas os fungos, mas também as formigas gostam de comer suas doces secreções. Então eles trazem esses pequenos insetos para a coroa, onde se depositam nas folhas e nos frutos. As medidas preventivas descritas acima neutralizam isso com êxito. Se pulgões forem encontrados nas folhas de uma pêra, pulverize imediatamente a coroa com inseticidas, tentando umedecer a parte inferior das folhas com uma solução. É melhor arrancar e destruir folhas torcidas.

As formigas adoram se deliciar com as doces secreções de pulgões

Traça de pêra

A borboleta, como a outra mariposa, é cinzenta e indefinida. Suas larvas rastejando para fora dos ovos na segunda quinzena de maio sobem ao longo do tronco até a copa e penetram nos frutos, onde se alimentam de sementes e polpa. Um método eficaz de controle é borrifar a coroa com inseticidas antes da floração e também após as peras. Além disso, cintos de caça estabelecidos e cal branca impedirão o rastreamento de rastreadores.

A lagarta da mariposa pêra rasteja para fora dos ovos e penetra nos frutos

Besouro de pêra

Este é um dos muitos gorgulhos. Invernos no solo. Despertando na primavera, rasteja na coroa de uma pêra. Lá, primeiro, ele começa a comer botões inchados, comendo flores por dentro. No futuro, afeta os ovários e brotos jovens. No início da primavera, quando ainda está frio lá fora, você pode coletar gorgulhos manualmente. Eles têm uma característica - quando, no início da manhã, o ar não aquece acima de +5 ° C, os besouros estão sentados nos galhos, atordoados. Nesse momento, eles podem ser facilmente sacudidos em um pano ou filme espalhado sob uma árvore. E é claro, depois disso, trate a coroa com um inseticida, por exemplo, Decis.

Despertando da hibernação, besouros de besouros de flores sobem na coroa

Comentários

Plantamos a pera Chizhovskaya na cabana perto de Borovsky em 1998 com uma muda anual. A árvore cresceu sem problemas. Embora o local esteja em uma colina e seja soprado pelos ventos, ele nunca congelou. Todos os anos, esperávamos pelo menos uma fruta para descobrir o sabor. Algumas vezes houve várias frutas, mas elas não chegaram até nós. Enquanto voltávamos, os pássaros já os bicavam e estavam caindo. Mas nossa paciência foi recompensada! No ano passado, tivemos uma colheita maravilhosa! Nossa beleza parecia tão luxuosa com a imagem das frutas, que lamentamos privá-la de uma roupa dessas! O marido, quando criança, era feliz e pressionava cuidadosamente as peras, o sabor dessa variedade é incrível. A polpa é suculenta, doce. E que sabor !!! Você pode cultivar com segurança essa variedade em nossas condições.

borovchanka

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4937

Pear Chizhovskaya começou a dar frutos por 2 anos depois de plantar uma muda, dá frutos a cada ano. Ele sofre geadas no inverno e seca, sem consequências visíveis.

Vyacheslav, Samara

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4937

Fica na região de Samara, distrito de Stavropol, Kirillovka. Peras de todos os tipos realmente crescem bem. Tenho Chizhovskaya e Volzhskaya beleza, meus pais na trama vizinha Lada, Volzhskaya beleza, Zorka, Zhukova. Depois de um inverno rigoroso, há cerca de três anos, todas as ameixas congelaram, a macieira da filha de uma pasta, os galhos das macieiras congelaram e as peras crescem e dão frutos. Aparentemente, o local combina bem com eles, porque em outras cabanas de verão, geralmente as peras congelam mais cedo que as macieiras.

Vyacheslav, Samara

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=4937

Obviamente, estamos falando sobre o valor médio. Eu tenho uma árvore que dá cerca de 50 kg, outra cerca de 100 kg, anos raros a menos. No Michurinsky Garden, o TSHA me mostrou uma árvore da qual eles coletaram 200 kg de frutas. Para meu gosto, embora não veja os concorrentes da Chizhevskaya em termos de número total de sinais. Crohn é propenso a espessar. A poda oportuna pode aumentar o tamanho e o rendimento da fruta. As árvores têm 20 anos. Atenciosamente, Victor.

Victor 55, Kolomna

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9966

Re: Chizhovskaya Há mais de 10 anos, comprei mudas dessa variedade no mesmo local. Nesta temporada, a vacina na coroa deu uma safra muito grande (não a primeira). Para os residentes da Ucrânia, a variedade não interessa, porque a resistência à geada que ela suporta na região de Moscou não é necessária por ninguém aqui, e todas as outras características estão no nível de formas selvagens. Portanto, portanto, um enorme rendimento dessa variedade não é necessário aqui. Este ano, na região de Poltava, amadureceu na terceira década de julho. Agora, em 1º de agosto de 2017, várias frutas permaneceram na coroa. Esta informação não visa diminuir a importância da variedade, mas pelo fato de ser selecionada levando em consideração a região de cultivo e para toda a Ucrânia, ela não representa valor.

ilich1952

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9966

Pear Chizhevskaya é de interesse dos moradores de regiões que não são estragadas pelo sol do sul. Alta resistência ao inverno e resistência a doenças, fertilidade e alta produtividade. Aqui estão as características que permitem tolerar gostos não muito altos e falta de portabilidade. Para consumo e processamento no local, essa variedade pode ser recomendada com confiança aos jardineiros da Faixa do Meio.

Pin
Send
Share
Send