Mármore de pêra - descrição e cultivo

Pin
Send
Share
Send

O excelente sabor e apresentação da pêra de mármore criaram uma boa reputação em grandes círculos de consumidores. Uma ampla faixa de tolerância atrai jardineiros de muitas áreas do país. Ao escolher uma variedade para o plantio, você deve se familiarizar com as características desta maravilhosa pêra, as condições para o seu cultivo bem-sucedido e as regras de cuidados.

Descrição da variedade e suas características completas

A variedade é bastante antiga, isolada em 1938 na região de Voronezh. Em 1947, foi transferido para testes de variedades estaduais e somente em 1965 foi incluído no Registro Estadual das regiões Central, Central da Terra Negra, Volga-Vyatka e Baixo Volga. Obtido pelo cruzamento de variedades Bere inverno Michurina e beleza da floresta. Este último foi amplamente utilizado como forma inicial de seleção devido à sua alta produtividade, resistência ao inverno, durabilidade e baixos requisitos de manutenção. Antes do inverno, Michurina, em geral, não pode se orgulhar de qualidades positivas, mas o resultado da travessia aprendeu surpreendentemente decente.

A árvore de mármore é de tamanho médio, com uma ampla coroa piramidal, atinge uma altura de 4 metros. A tendência a engrossar é média. A formação de abelhas é fraca. A cor da casca do tronco e dos ramos esqueléticos é cinza-esverdeado, os brotos são marrom-avermelhados. A casca é coberta com pequenas lentilhas quase imperceptíveis. Frutas na luva, que estão localizadas em galhos com dois a quatro anos de idade.

As luvas são os galhos mais curtos, têm um botão de flores bem desenvolvido e casca com nervuras.

As luvas são os ramos mais curtos, com brotos de flores bem desenvolvidos e casca com nervuras

A resistência do inverno é média, nas latitudes do sul - acima da média. Com as geadas de retorno, são notificados casos de congelamento severo de botões de flores. Tolerância insuficiente à seca, com a falta de umidade, há um aumento da fragmentação dos frutos. A variedade é relativamente resistente à crosta, de acordo com o VNIISPK (Instituto de Pesquisa Científica da Rússia para Melhoramento das Culturas de Frutas) - altamente resistente. E também se observa alta resistência ao oídio. Segundo a descrição de Gosreestr, a maturidade precoce é superior à média, de acordo com o VNIISPK - começa a dar frutos 6-7 anos após a vacinação (ou 4-5 anos após o plantio, se a muda tiver dois anos).

Algumas fontes observam a alta fertilidade da pêra de mármore, mas ainda recomendam a polinização cruzada com peras das variedades Chizhovskaya, Tatyana e Lada. Note-se que o mármore floresce um pouco mais cedo do que outras variedades de peras.

A produtividade é alta e regular. O tamanho médio da cultura é de 160 a 240 kg / ha, o máximo foi observado na quantidade de 420 kg / ha. Eles são removidos no final de agosto ou início de setembro, o consumo pode continuar até meados de outubro. A transportabilidade e o prazo de validade das frutas são altos, apresentam uma excelente apresentação. O prazo de validade das frutas recém colhidas chega a 60 a 70 dias.

Frutos de formato cônico redondo de tamanho médio. Peso de 120 a 160 gramas, de acordo com VNIISPK - 160-170 gramas. A pele é espessa, lisa. Possui uma cor amarela esverdeada básica com pontos subcutâneos enferrujados e claramente visíveis. Na maioria das frutas, há um rubor marrom-avermelhado ou marmorizado. A polpa é suculenta, de grão grosso, derretendo, macia, doce e muito saborosa. Sua cor é do branco ao creme. Os frutos têm um aroma pronunciado de pêra. Pontuação de degustação - 4,8 pontos. Frutas de sobremesa.

Na maioria dos frutos do mármore de pera, há um rubor vermelho-acastanhado ou marmorizado

Vídeo: Pear Marble

Plantação de pêra em mármore

Para que a pêra de mármore cresça bem e dê altos rendimentos de frutas grandes e saborosas, você precisa cuidar de um local de plantio adequado. Esse local pode estar localizado em uma pequena encosta sul ou sudoeste, com uma profunda ocorrência de águas subterrâneas e a ausência de acúmulo de água. Bem, a pêra responderá à presença no lado norte ou nordeste da defesa natural contra ventos frios e correntes de ar. Pode ser paredes de edifícios, cercas, árvores grossas, das quais uma pêra deve ser plantada a uma certa distância. Eles devem fornecer proteção contra o vento, mas ao mesmo tempo não criar uma sombra espessa na qual a pêra não floresça. O solo do Marble precisa ser solto, drenado com uma reação neutra ou levemente ácida. Em solos alcalinos, as peras ficam doentes.

Uma pequena encosta e proteção contra árvores densas, combinadas com boa luz, criarão um bom microclima para a pêra.

A melhor época para plantar é o início da primavera. O solo já deve estar esquentando, mas o fluxo de seiva ainda não começou. Se essa condição for atendida, as mudas adormecidas já acordarão em um novo local, imediatamente começarão a se enraizar e, no final da temporada, ganharão força e ficarão mais fortes. Uma árvore assim será muito mais fácil sobreviver ao primeiro inverno do que uma árvore plantada no outono.

Mas o processo de plantio da primavera ainda começa no outono. E começa com a aquisição de uma muda. Isso se deve ao fato de que no outono, os viveiros buscam mudas para venda, e é então que existe uma ampla seleção de material de plantio de alta qualidade. Na primavera, eles vendem o que não foi vendido no outono. Escolha uma muda com raízes bem desenvolvidas, sem cones e crescimentos. A casca deve ser saudável e lisa, sem rachaduras e danos. A muda não tem mais de dois anos. As árvores mais velhas enraízam-se pior, ficam para trás no desenvolvimento em relação às jovens e depois entram no fruto.

As raízes das mudas devem ser bem desenvolvidas

Para que o rebento tenha passado bem o inverno, ele deve ser cavado no jardim. Para fazer isso, cavar um pequeno buraco com uma profundidade de 30 a 40 centímetros e um comprimento de 0,8 a 1,0 m. Uma camada de areia ou serragem é colocada no fundo, a muda é colocada no poço com as raízes no fundo e a coroa na borda. Polvilhe as raízes com serragem ou areia e regada. Para que as raízes não sequem e sejam melhor preservadas antes da escavação, mergulhe-as em uma mistura de verbasco e argila com a adição de água. A consistência da solução deve se parecer com creme azedo líquido. Quando o frio chega, o poço fica completamente coberto de terra, deixando apenas o topo da árvore na superfície.

Durante o armazenamento, as raízes das mudas devem estar em um ambiente úmido.

Além disso, as mudas podem ser armazenadas no porão se a temperatura estiver na faixa de 0 a 5 ° C. As raízes são colocadas em um ambiente úmido. Você pode colocá-los em uma caixa de areia, serragem ou revestimento com musgo e umedecer.

Instruções passo a passo para plantar uma pêra

Plante uma pera sequencialmente e corretamente, executando as seguintes etapas:

  1. Primeiro você precisa preparar um poço de aterrissagem. Faça assim:
    1. Cavar um buraco de 0,7-0,8 metros de profundidade. O diâmetro pode ser o mesmo ou um pouco maior. Em terras férteis, o poço também pode ser menor - desde que as raízes se ajustem livremente. Em solos pobres, arenosos, faça um buraco com um volume de 1-1,5 m3.
    2. No caso em que o solo é argiloso, pesado - uma camada de pedra britada, argila expandida ou tijolo quebrado é necessariamente colocada no fundo para criar drenagem. A espessura dessa camada deve ser de 10 a 15 centímetros. Uma camada de argila da mesma espessura é colocada em solos arenosos, que retêm a umidade na área radicular.

      Pedra britada, cascalho, tijolo quebrado são usados ​​para criar uma camada de drenagem.

    3. Depois disso, encha o buraco até o topo com uma mistura de nutrientes, que consiste em partes iguais de chernozem, turfa, húmus ou composto e areia (para solos pesados).
    4. Em seguida, adicione 3-4 litros de cinza de madeira, 300-400 gramas de superfosfato e misture bem com um forcado ou pá. Se o poço for grande, a mistura de nutrientes pode ser preparada em um pequeno misturador de concreto.
    5. No inverno, o poço é coberto com um filme ou material de cobertura, pois no início da primavera a água derretida pode lavar parte dos nutrientes.
  2. Pouco antes do plantio, eles tiram uma muda e a inspecionam. Se tudo estiver em ordem - mergulhe as raízes na água por 2-4 horas. É bom adicionar heteroauxina, Epin, Kornevin ou outros estimulantes do crescimento e da raiz.

    Ao embeber as raízes de uma muda, é aconselhável adicionar estimulantes à formação de raízes

  3. Uma parte do solo é extraída da cova de plantio para que as raízes das mudas possam se encaixar livremente na cova formada.
  4. Um pequeno monte é derramado e um pino de madeira com uma altura de pelo menos um metro é conduzido a 10 a 12 centímetros do centro.
  5. A árvore é colocada no poço com o pescoço da raiz no topo e as raízes nas encostas do monte.
  6. Além disso, enchem as raízes com terra até o topo, batendo bem.
  7. Neste momento, é importante garantir que o colo da raiz fique 3-5 cm acima do nível do solo. Ao regar, o solo assenta e o pescoço cai ao nível do solo - esta é a melhor opção.
  8. Usando um cortador de avião ou um helicóptero, um círculo próximo da haste é formado, ajuntando o rolo de terra ao longo do diâmetro do poço de aterrissagem.
  9. Amarre uma árvore a um cabide. Faça isso para que o tronco não seja transmitido.
  10. Regado com muita água. O solo no poço deve estar bem umedecido e encaixar bem nas raízes. Nenhuma cavidade de ar deve permanecer na zona da raiz.

    As mudas são regadas com muita água.

  11. As mudas são cortadas a uma altura de 60 a 80 centímetros e os galhos são encurtados em 30 a 40%.

Características do cultivo e sutilezas do cuidado

Como os métodos agrotécnicos usuais conhecidos pela maioria dos jardineiros são usados ​​no cultivo de peras, listamos e os descrevemos brevemente.

Rega

A resistência à seca da pêra de mármore é baixa e, portanto, precisa de rega regular. Não devemos esquecer que, assim que a pêra começar a sofrer escassez de água ou nutrição, começará imediatamente a descartar os frutos. Durante a estação de crescimento, o intervalo de irrigação deve ser de duas a três semanas. A profundidade da umidificação deve ser de pelo menos 25 centímetros, mas você não deve transformar o círculo do tronco em um pântano. O carimbo deve ser protegido do contato direto com a água com um rolo de terra - isso o protegerá de ser aquecido. Ao regar uma pêra pela primeira vez na primavera, após 2-3 dias é necessário afrouxar o solo do círculo do tronco e cobri-lo com grama, húmus, cascas de girassol, etc. Uma camada de cobertura com espessura de 5 a 10 centímetros aumentará o intervalo entre a rega e aliviará o jardineiro da necessidade de constante afrouxando o solo. Periodicamente, você precisa verificar a condição da cobertura morta. Pode resolver lesmas, larvas e outras pragas. Nesse caso, a cobertura precisa ser removida, as pragas destruídas e o solo seco. No futuro, você poderá retomar a cobertura. No final do outono, é realizada a chamada irrigação que carrega a umidade, o que contribui para uma melhor resistência da árvore ao inverno.

Top vestir

Os nutrientes no poço de plantio são suficientes para o crescimento das árvores nos primeiros anos. Geralmente, a fertilização é iniciada com o início da frutificação, quando a necessidade de alimentos aumenta.

Tabela: quando e com que pera é alimentada

Tipos de AlimentaçãoTaxa de consumo e método de aplicaçãoDatas e frequência
Composto ou húmusFaça escavações 5-6 kg / m2Na primavera a cada 3-4 anos
Nitrato de amônio, uréia, nitroammofosFaça sob escavação 30-40 g / m2Toda primavera
Monofosfato de potássio, sulfato de potássioDissolver em água para irrigação 10-20 g / m2Anualmente no final de maio
SuperfosfatoFaça sob escavação 20-30 g / m2Anualmente no outono
Fertilizantes minerais complexosUse de acordo com as instruções
Infusões de nutrientes líquidosDois litros de verbasco são insistidos em dez litros de água por uma semana (você pode tomar um litro de fezes de pássaros ou cinco quilos de grama fresca). Um balde de água é coletado por metro quadrado de solo com a adição de um litro da infusão final.Tal cobertura é usada durante o período de crescimento e maturação dos frutos. Passe 3-4 vezes por temporada com um intervalo de 2-3 semanas.

Aparar

Muitas vezes, alguns jardineiros não prestam a devida atenção à poda. Posteriormente, isso leva ao aparecimento de doenças e rendimentos reduzidos. Recomenda-se não negligenciar esta importante etapa do cuidado das árvores.

Formação de coroas

Pessoas idosas de árvores de tamanho médio começaram recentemente a se formar mais frequentemente como uma "tigela". Este método fornece boa ventilação e iluminação do volume interno da coroa. Ele também fornece colheita conveniente e cuidados com as árvores. Distinga entre formação simples e melhorada do tipo de "tigela". A "tigela" aprimorada permite que os galhos suportem cargas pesadas da colheita de frutas. O trabalho de formação da coroa é realizado no início da primavera, antes da brotação. A ordem de execução é a seguinte:

  1. No próximo ano após o plantio, são escolhidos 3-4 bons ramos, que mais tarde serão esqueléticos. Eles devem ser multidirecionais e um do outro a uma distância de 15 a 20 centímetros. Esses ramos são encurtados em 20-30%.
  2. Os galhos restantes são cortados "em um anel".
  3. O condutor central é cortado sobre a base do ramo superior.
  4. Após 1-2 anos, dois ramos da segunda ordem são selecionados em cada ramo esquelético. A distância entre eles deve ser de 50 a 60 centímetros. Eles são encurtados em 50%.
  5. Todos os outros ramos são cortados "no anel".
  6. Nos anos subsequentes, mantenha o comprimento igual dos galhos, para que nenhum deles assuma o papel de condutor central - não deve ser com essa formação.

    Ao formar a coroa de acordo com o tipo de "tigela", é necessário garantir constantemente que nenhum dos galhos assuma o papel da trela central

Ajustar corte

Esta poda também é realizada no início da primavera. Consiste na remoção de galhos que crescem dentro da coroa. É realizado apenas se necessário, em caso de espessamento excessivo da coroa. Desbaste excessivo leva à perda de parte da colheita.

Colheita de suporte

Passe no verão durante o período de crescimento de brotos jovens. A pera de mármore tem uma fraca capacidade de disparar na formação. Você pode aumentar a ramificação de brotos jovens com a ajuda de moedas. A essência da cunhagem é o encurtamento de galhos jovens de 10 a 12 centímetros, o que provoca o crescimento de novos glóbulos.

Poda sanitária

Tradicionalmente incluído na lista de preparativos de outono para o inverno. Ao mesmo tempo, galhos secos, doentes e feridos são cortados. Se necessário, a poda sanitária é repetida no início da primavera, se forem encontrados galhos danificados ou congelados no final do inverno.

Regras de corte

Erros no corte podem prejudicar a árvore. As regras são simples:

  • Antes de aparar, toda a ferramenta de corte (serras, podadeiras, raspadeiras, facas) deve ser afiada com nitidez.
  • E também não se esqueça da desinfecção do instrumento com solução a 1% de sulfato de cobre, peróxido de hidrogênio ou álcool.
  • Se o ramo for cortado completamente, é feito um corte em “anel”. Tocos e nós não devem ser deixados - eles acabarão se tornando um local de reprodução de infecções.
  • Ramos de grande diâmetro devem ser cortados em pedaços.
  • Seções com um diâmetro superior a dez milímetros são limpas com uma faca e cobertas com uma camada de uma var de jardim.

Doenças e pragas - os principais representantes e métodos de controle

A base do combate a doenças e pragas é a implementação de trabalho preventivo e sanitário.

Prevenção de Doenças e Pragas

Todos os anos, o jardineiro deve executar um determinado trabalho destinado a prevenir o aparecimento de doenças e pragas. Exemplo de lista de eventos:

  • No outono, após o final da queda das folhas, as folhas, as ervas daninhas e os detritos das plantas são recolhidos em pilhas. Os galhos cortados durante a poda sanitária são adicionados aos montões e tudo isso é queimado. A cinza resultante é subsequentemente usada como fertilizante.
  • Inspecione a casca das árvores. Se forem encontradas rachaduras, elas são cortadas em madeira saudável, limpas e tratadas com solução a 1% de sulfato de cobre. Em seguida, cubra com uma camada de var jardim.
  • Depois disso, a cal extraída é criada em água, é adicionado 1% de sulfato de cobre e os troncos são clareados, bem como todos os galhos grossos das árvores.Esse tipo de lavagem evitará que a casca se solte e que os insetos subam o tronco até a copa.
  • Círculos de barril são cavados profundamente e com um giro da terra. É melhor fazer isso antes do início da geada, para que as pragas do inverno elevadas à superfície possam morrer de frio.
  • Imediatamente após a escavação, o solo e as copas das árvores são pulverizados com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux. O mesmo tratamento deve ser realizado no início da primavera.
  • Além do sulfato de cobre, no início da primavera é recomendável processar as copas das árvores com DNOC. Esses pulverizadores são realizados por jardineiros uma vez a cada três anos. Nos anos restantes, eles são pulverizados com Nitrafen. Estes são pesticidas potentes - são eficazes contra todos os fungos e pragas conhecidos.
  • E também uma medida eficaz é a instalação de cintos de caça nos troncos das árvores. Insetos e lagartas não serão capazes de superar essa barreira e a colheita permanecerá intacta.
  • Após a floração, iniciam o tratamento regular com fungicidas sistêmicos. O intervalo de processamento é de 2 a 3 semanas. Os melhores medicamentos são Skor, Chorus, Quadris, Topaz, Strobi e outros. Os fungos se acostumam rapidamente a uma droga específica, portanto devem ser usados ​​não mais que três vezes por temporada em cada item.

Processamento de pêra de mármore - passo a passo

O método de pulverização é simples, mas para quem faz isso pela primeira vez, descrevemos passo a passo:

  1. Prepare uma solução do medicamento desejado. Geralmente, um bloco separado é alocado para esses fins. Dissolva o medicamento em água morna, seguindo as instruções em anexo.
  2. Despeje a solução no pulverizador, usando um funil com uma peneira fina. Isso impedirá que o bico de pulverização fique entupido.
  3. Pulverize a copa da árvore, não esquecendo de usar os meios de proteção da pele, sistema respiratório e olhos.

    Ao pulverizar, deve-se usar proteção para a pele, respiração e olhos.

  4. No final do trabalho, o pulverizador e o balde em que a solução foi preparada são lavados. Mãos cuidadosamente lavadas com sabão.

As principais doenças da pêra

Introduzimos o jardineiro iniciante com sinais das principais doenças possíveis da pêra. Todos eles são geralmente fúngicos e são tratados com fungicidas.

Fungo de fuligem

Quando esse fungo é afetado, um revestimento preto aparece nas folhas e nos frutos, parecendo fuligem. Geralmente, sua aparência é precedida por um ataque à pêra pulgão, cujas secreções doces se tornam um terreno fértil para o fungo.

Quando afetado por um fungo de fuligem, aparece um revestimento preto nas folhas, semelhante à fuligem

Moniliose

Com uma lesão na primavera, flores, folhas e brotos jovens sofrem. Eles desaparecem e depois escurecem. Os sinais externos se assemelham a uma queimadura com chama ou geada. Por esse motivo, a doença às vezes é chamada de queimadura monilial. Os brotos afetados devem ser cortados enquanto captura 20 a 30 centímetros de madeira saudável. Se a doença aparecer no verão, causa podridão cinzenta da fruta.

Moniliose causa podridão de frutas

Sarna

As manchas de azeitona que aparecem na parte de trás das folhas indicam infecção da planta com crosta. Se a fruta é afetada, formam-se pontos de putrefação, rachaduras na pele e endurecimento da polpa.

Manchas de azeitona que aparecem na parte de trás das folhas indicam infecção por sarna

As principais pragas de peras

É conhecido por combater insetos usando inseticidas. Na primeira metade da estação de crescimento, você pode usar Decis, Fufanon. Com a abordagem da colheita, eles estão se mudando para Iskra, Iskra-Bio.

Besouro de pêra

Um pequeno besouro brinca invernando no solo de um tronco de árvore. No início da primavera, quando o solo aquece, o besouro da flor vem à superfície e sobe ao longo do tronco até a copa. Lá, começa comendo flores e brotos de crescimento, depois comendo flores e folhas jovens. Em maio, coloca ovos no solo, a partir do qual as larvas parecem se alimentar das raízes das plantas. Para controlar os bugs, eles usam inseticidas comuns e você também pode coletá-los manualmente. As larvas no solo podem ser destruídas por tratamento com Diazonina. Atua por vinte dias, não se acumula no solo e nos frutos.

Besouro de pera come brotos, folhas e brotos de uma planta

Traça de pêra

Uma borboleta cinza e indefinida põe ovos no solo, onde as lagartas aparecem a partir deles. Eles rastejam ao longo do tronco até a coroa, penetram nos frutos com os quais se alimentam. As lagartas de parada devem ser instaladas em tempo hábil, cintos de caça, bem como a proteção branca dos troncos.

Mariposa borboleta põe ovos no solo de troncos

Pulgões

Esses insetos menores são trazidos para a árvore por formigas que gostam de se alimentar de secreções açucaradas da praga. Portanto, tendo cuidado de instalar cintos de caça, o jardineiro se salvará da invasão de pulgões. Se houver joaninhas no site, elas ajudarão a lidar com os pulgões.

Se houver joaninhas no site, elas ajudarão a lidar com os pulgões.

Comentários de Grade

No outono, removerei a árvore de mármore. Demais eu não gostei nela. Em primeiro lugar, um sabor doce-doce. Sim - há muito açúcar, mas sem acidez harmoniosa não aceito o sabor de uma pêra. Em segundo lugar, na minha experiência, a ternura e o aroma de seus frutos são muito exagerados. Além disso - a árvore está constantemente doente, e não está claro o que? Ou algum tipo de clorose nas folhas; de repente, não há crescimento jovem; as frutas param de crescer sem motivo; crescem e ficam penduradas até o final do outono e permanecem não comestíveis. Isso apesar do fato de que outras variedades próximas crescem, desenvolvem e dão frutos perfeitamente. Definitivamente irá a um rassorovka!

Apple, Belgorod

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9393

Aqui está o meu mármore. Não é tão brilhante quanto nas suas fotos. Talvez esteja tão perto de Moscou. Parou de congelar por um longo tempo. Ele mora no jardim há cerca de 20 anos. apenas uma caçada.

Março, região de Moscou

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=9393

Mas "Marble" e "Dessert" são outra conversa. Essas peras merecem respeito. “Mármore” com sabor de canela, que não muda de ano para ano, menos frutífero que “Sobremesa”, muito resistente a doenças, o doce de pêra é o favorito das vespas.

Igor Ivanov, Moscow region

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=6273&start=900

O mármore em si é imediatamente visível ao longo do tronco. É difícil moldá-lo corretamente. Um pião está em toda parte. Há uma foto de uma árvore de mármore jovem e em flor. E a própria pêra em um galho de seu próprio jardim. Bem, o sabor do mármore maduro no início de setembro não pode ser confundido com nada! Ele derrete na boca como um melão e tem gosto e é muito doce.

Março

//forum.tvoysad.ru/viewtopic.php?t=181&start=675

O Pear Marble tem várias vantagens que o tornam atraente para jardineiros em muitas regiões da Faixa do Meio. Algumas falhas menores - fertilidade parcial, derramamento de frutas com falta de umidade - são superáveis. A variedade certamente pode ser recomendada para o cultivo tanto para agricultores quanto para jardineiros comuns.

Pin
Send
Share
Send