Pêra na natureza e no jardim

Pin
Send
Share
Send

A pêra é uma das espécies de frutas mais importantes nas regiões central e sul. Existem variedades resistentes ao inverno para jardinagem amadora na Rússia central, na região noroeste, nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente. Para que a pêra dê boas colheitas de frutas deliciosas, é muito importante cuidar adequadamente dela durante toda a temporada.

Onde e como uma pêra cresce no jardim e na natureza

Pêra - uma árvore decídua de forte crescimento, com até 8 a 15 m de altura, com um poderoso sistema de raízes das hastes que penetra profundamente no solo. Floresce na primavera, em abril-maio. Os frutos amadurecem de julho a outubro, dependendo da variedade e região.

As variedades de peras do sul são originárias da pera silvestre da floresta, e mais variedades do norte resistentes ao inverno vêm do cruzamento da pera da floresta e das variedades do sul com a pera Ussuri.

Todas as peras silvestres (floresta, Ussuri, paganifolia, vida livre) na zona de crescimento natural e regiões semelhantes ao clima podem ser usadas como estoques para cultivares.

Tabela: características de diferentes tipos de peras selvagens

Nome / PropriedadesTolerância à secaOnde é encontrado na naturezaRegiões de crescimento naturalResistência do invernoRegiões de uso como estoque
Pêra UssuriBaixoFlorestas mistas úmidas ao longo das margens e margens dos riosExtremo Oriente da RússiaMuito alto (-40 ... -45 ° C)Extremo Oriente, Sibéria
Pêra florestaMédiaLimites e clareiras da florestaRegiões central e sul da Rússia, UcrâniaMédio (-25 ... -35 ° C)Toda a Ucrânia, o centro e o sul da Rússia
PêraMuito altoBosques, encostas rochosas secasCrimeia, CáucasoHardy apenas nas regiões sulRegiões áridas do sul da Ucrânia, Crimeia, Cáucaso
Loosestrife de pêraO Cáucaso

Galeria de fotos: Espécies de peras selvagens

Datas de frutificação de peras cultivadas e selvagens

Datas de início da frutificação da pêra:

  • peras selvagens e mudas de variedades cultivadas - 9 a 15 anos após o plantio;
  • enxertado no estoque de sementes - após 5-10 anos;
  • enxertado em um estoque anão - após 2-4 anos.

Em um estoque de sementes, uma pera cresce e dá frutos por 50-100 anos, em um anão - não mais que 20-40 anos.

No meu jardim, uma enorme pêra selvagem de quase seis metros de altura, plantada por meu avô na década de 1970 e sobreviveu com sucesso ao inverno extremo de 1978 com geadas de quarenta graus, ainda cresce e dá frutos abundantes anualmente. No início dos anos 90, o avô plantou várias cultivares em mudas de suas sementes. No início, as vacinas se desenvolveram mal devido ao espessamento terrível naquele canto do jardim. Quando eliminei os matagais extras no início dos anos 2000, deixando apenas peras lá, as árvores imediatamente apresentaram um crescimento poderoso e floresceram em 1-2 anos.

Características da vacinação com peras, dependendo da região

Uma pera anã é uma árvore de uma cultivar comum enxertada em um estoque especial - uma forma de marmelo propagada vegetativamente. Cresce não superior a 3-4 m.

A pêra de marmelo só pode crescer nas regiões sul com invernos quentes. Floresce lá no 2-3º ano após o plantio. No centro da Rússia, o marmelo congela.

A pêra de marmelo floresce no 2-3º ano após o plantio

Os jardineiros iniciantes costumam confundir marmelo real com marmelo japonês mais resistente ao gelo (henomeles), mas henomeles não é adequado para vacinar uma pêra.

Devido à falta de porta-enxertos anões resistentes ao inverno, os jardineiros da região de Moscou, da região de Leningrado, dos Urais e da Sibéria geralmente experimentam plantando uma pêra nas cinzas vermelhas comuns da montanha, cirros e chokeberry (aronia). Para especialistas experientes, essas vacinas costumam ter sucesso, embora não sejam muito duráveis. No irga e no chokeberry, a pera cresce baixa devido à baixa compatibilidade com o estoque, mas essas vacinas devem ser atualizadas regularmente devido à rápida morte dos galhos enxertados.

Galeria de fotos: Possíveis porta-enxertos para uma pêra

Propagação de pêra

A pêra se propaga por sementes e vegetativamente. Durante a propagação das sementes, os caracteres varietais não são preservados; portanto, é usado apenas para o cultivo de estoques e para fins de melhoramento para criar novas variedades.

Propagação de sementes de pêra

O procedimento para propagar uma maneira de semente de pera:

  1. Coletar peras caídas totalmente maduras sob as árvores (em setembro-outubro).
  2. Remova as sementes delas, levando as maiores, sem danos e bem maduras (marrom escuro ou preto).
  3. Na segunda quinzena de outubro, plante as sementes em uma cama preparada a uma profundidade de 2-3 cm.
  4. Dilua as mudas na primavera, deixando pelo menos 15 cm entre as mudas.

    Sementes de pera selvagem são boas para o crescimento de estoques

Propagação de pêra por estacas

As estacas lignificadas de peras não enraízam, e as verdes com grande dificuldade e somente quando se usa estimulantes especiais. As estacas enraizadas podem ser invernadas em campo aberto apenas na zona subtropical, em outras regiões elas são enraizadas em caixotes e limpas em uma adega ventilada durante o inverno.

Propagação de pêra por estacas verdes

Procedimento para propagar peras com estacas verdes:

  1. Prepare caixas com 35 cm de profundidade e coloque uma camada de 20 cm de solo solto do jardim, depois 10 cm de turfa ao meio com areia e 2 cm de areia limpa do rio por cima.
  2. Corte brotos jovens do ano atual, quando eles começarem a se lignificar levemente na parte inferior.

    Para enxertos, use brotos do ano atual

  3. Corte as estacas das partes inferior e média desses brotos. Os topos verdes gramados não enraízam.

    As estacas são cortadas das partes inferior e média dos brotos

  4. Trate as seções inferiores das estacas com um estimulante de raiz, de acordo com as instruções do medicamento.
  5. Abaixe ligeiramente o fundo das estacas na camada superior de areia da caixa. Layout - 7 cm entre linhas, 5 cm entre estacas em uma linha.

    Raiz de estacas de pêra em caixas

  6. Cubra os talheres com polietileno, sem tocar nas estacas, coloque em um local claro, sem luz solar direta e pulverize regularmente.
  7. Quando as estacas se enraízam, as estacas começam a sair e, em seguida, o filme é completamente removido.

Após o enraizamento, as estacas estão gradualmente acostumadas ao ar livre.

Propagação de pêra por camadas de ar

Camadas aéreas são um método de enraizar galhos diretamente em uma árvore. O principal problema é o inverno: as raízes formadas durante o verão na maioria dos casos morrem durante as geadas do inverno.

Procedimento

  1. O jovem ramo do ano passado escolhido para o enraizamento é um pouco arranhado com uma faca no lugar do enraizamento planejado.
  2. Amarre um saco plástico preto abaixo dos arranhões.
  3. Encha-o com turfa ou substrato de coco, despeje-o com água e amarre-o firmemente acima dos arranhões no galho.
  4. Depois de alguns meses, quando as raízes forem formadas, corte o ramo enraizado e transplante no viveiro para crescer.

    Após o aparecimento das raízes, o lote com elas é cortado da árvore

Inoculação de pêra

O método mais confiável de obter mudas de pêra é a vacinação. Existem duas maneiras principais disso:

  • brotamento do verão - vacinação de um broto (olho) do descendente na incisão em forma de T da casca do porta-enxerto;

    As fezes são uma inoculação com um olho (rim)

  • cópula de primavera - enxerto de enxerto em material aparado.

    A cópula é chamada de enxerto de enxerto

Todas as vacinas são fixadas com fita elástica. No próximo ano, o cinto está enfraquecido.

Marcador de pêra

Para plantar um pomar de pêra, locais bem iluminados pelo sol em encostas suaves são escolhidos. Para jardinagem do norte (Oblast de Leningrado, Região de Moscou, Urais, Sibéria), apenas as encostas do sul, sudeste e sudoeste são adequadas. No sul - qualquer, exceto os íngremes do norte.

As peras do sul precisam da acidez do solo na faixa de 6,0 a 7,5. As variedades do norte, enxertadas na pêra Ussuri ou criadas com a sua participação, preferem a acidez na faixa de 5,5 a 6,5.

Problema das águas subterrâneas

Para uma pêra em um vigoroso estoque de sementes, a água subterrânea não deve estar a menos de 1,5-2 m da superfície do solo; para uma pêra anã em um marmelo, basta 1 m.

O plantio de mudas em montes, amplamente promovido nos anos 80-90, não compensou a longo prazo, pois essas árvores são de vida muito curta. As raízes, no entanto, cresceram para águas subterrâneas, o que causou a morte da árvore, ou congelaria em um inverno gelado e nevado.

A maioria das recomendações sobre gerenciamento de águas residuais encontradas na literatura especializada concentra-se em empresas de jardinagem industrial em larga escala. As possibilidades de um jardineiro amador separado e até de uma cooperativa hortícola separada são muito limitadas a esse respeito. Aqui estão alguns exemplos comuns:

  • O local fica diretamente na margem de um grande reservatório (rio ou lago), parcialmente inundado com água na primavera. Isso é incorrigível. Na parte inundada, as árvores nunca podem crescer.

    Área inundada na margem do reservatório - o problema é irrecuperável

  • O terreno está na descida do relevo (ravina, um vale profundo entre as colinas), na primavera há água no terreno. Se for um desfiladeiro estreito e profundo, é inútil fazer algo: nesses locais, está muito escuro e, no inverno, as árvores inevitavelmente congelam devido à estagnação do ar frio. Se for um vale amplo com uma inclinação notável para o sul, sudeste ou sudoeste, as condições para as árvores são mais favoráveis. Nesse caso, na parte mais profunda, é necessário cavar uma vala longitudinal para o escoamento da água da nascente e fortalecer bem o fundo e as paredes.

    As terras do vale podem ser drenadas cavando uma vala para drenar a água

  • Um terreno em uma vila suburbana, ao longo da borda da qual já existe uma vala de drenagem pública pronta, mas a terra ainda está úmida. Se o nível da água da nascente na vala for notavelmente mais baixo que a superfície do solo, a situação poderá ser facilmente remediada por um sistema de drenagem. Se a água na vala comum estiver nivelada com a superfície do local - isso é incorrigível.

    A colocação de tubos de drenagem no local é eficaz na presença de uma vala de drenagem pública

Sistema de drenagem

Procedimento para organizar um sistema de drenagem:

  1. Na direção da vala de drenagem na área, é necessário cavar algumas valas com uma profundidade de 1-2 m, com uma ligeira inclinação em direção à vala. O fundo das valas em sua parte mais baixa deve ser superior ao nível máximo de água na vala. A distância entre as trincheiras é de 3 a 10 m.
  2. Uma camada de pedra britada ou cascalho grosso é derramada nas valas e tubos de drenagem de cerâmica ou concreto especiais, com numerosos orifícios, são colocados. Nas juntas, suas bordas são ajustadas e cobertas com pedaços de ladrilhos de cima.

    Os tubos de drenagem são colocados em valas ao longo de uma camada de entulho e cascalho.

  3. De cima, os canos são cobertos com uma camada de cascalho e depois com terra.

    De cima, as valas de drenagem com tubos colocados são primeiro cobertas com cascalho e depois com terra

Plantio de mudas

No noroeste, nas regiões central e norte da zona central, nos Urais e na Sibéria, uma pera é plantada apenas na primavera, do final de abril ao final de maio. No sul, isso geralmente é feito no outono, em outubro. Na região da Terra Negra, é possível plantar primavera ou outono.

A distância entre as árvores altas da pêra deve ser de 5-6 m no norte e até 7-8 m no sul. As variedades anãs no porta-enxerto de marmelo são plantadas de acordo com um esquema de 3x2 m com a instalação obrigatória de suportes.

Árvores anãs precisam de apoio

A profundidade das covas de plantio para mudas de anão é de 50 a 60 cm, para plantas altas - até 1 m. O diâmetro das covas de plantio é de 80 a 100 cm.

A profundidade do poço para mudas de anão deve ser de 50 a 60 cm

O procedimento para o pouso:

  1. Dirija uma estaca de aterrissagem no centro do poço.
  2. No fundo, despeje um monte de terra misturado com um balde de húmus.
  3. Coloque as mudas na colina, espalhando as raízes.
  4. Prenda a muda à estaca de modo que o colo da raiz fique fixo no nível da superfície do solo.
  5. Encha cuidadosamente o poço com terra.

É melhor regar ao plantar em 2 doses: 1 balde de água no poço antes do plantio e outro balde de água de um regador com um divisor imediatamente após o plantio para compactar a terra em torno das raízes.

Ao plantar uma muda deve ser regada

Vídeo: Plantação de peras

Como cuidar de uma pêra

Os cuidados com o jardim de peras durante a estação são aproximadamente os mesmos em todas as regiões de seu cultivo.

Modelagem e poda de peras

Sem formação, a pêra cresce muito alto, muitos galhos partem do tronco em um ângulo agudo e podem subsequentemente se romper sob o peso de uma colheita abundante.

Uma pêra sem formação cresce muito alto e muitos galhos partem do tronco em um ângulo agudo e perigoso

Para evitar o risco de quebrar galhos, as árvores jovens são formadas dobrando-os para uma posição quase horizontal e prendendo-os com chaves. Tais ramos começam a dar frutos mais cedo.

Com a curvatura oportuna dos galhos das árvores jovens, geralmente não é necessária uma poda adicional. A poda sanitária, que consiste na remoção de galhos secos e quebrados, é necessária para peras de qualquer idade. Passe da primavera até o final do verão e no sul - e no outono. Todas as seções grandes após o corte devem ser tratadas com var.

Vídeo: como cortar uma pêra

Peras de alimentação

As árvores são alimentadas na primavera, distribuindo uniformemente fertilizantes por toda a área dos troncos e plantando no solo durante a escavação. Taxa estimada de fertilizantes por 1 m2:

  • 12-18 kg de húmus;
  • 20-50 g de nitrato de amónio;
  • 40-80 g de superfosfato;
  • 20-40 g de sulfato de potássio.

Como regar uma pêra

A pera é regada apenas na seca, molhando profundamente o solo a uma profundidade de pelo menos 1 m:

  • Depois de plantar árvores muito jovens do primeiro ou do segundo ano, basta molhar de um regador ou mangueira com um divisor à taxa de 2-3 baldes de água por planta, cerca de uma vez por semana.

    Árvores muito jovens podem ser regadas de um regador ou mangueira

  • Os jardins adultos frutíferos em um porta-enxerto anão são regados 2 a 3 vezes por mês, em silosfera - não mais frequentemente 1-2 vezes por mês. Taxa aproximada de rega - cerca de 3 baldes de água por 1 m2 para jardins anões e até 5-6 baldes de água por 1 m2 - para vigoroso.

    A pêra de marmelo é de crescimento rápido e frutífera, mas precisa de rega regular

  • Tradicionalmente, para a irrigação de jardins de adultos, a água do sistema de irrigação é direcionada ao longo dos sulcos para os orifícios ao redor dos troncos das árvores.

    A rega de árvores adultas é realizada nos orifícios e ranhuras

  • É mais correto organizar não furos, mas anéis de rega com esse cálculo, a fim de impedir que a base dos troncos se molhe. A largura dos anéis ou orifícios deve corresponder ao tamanho do sistema radicular, ocupando uma área aproximadamente igual à área da copa da árvore.

    As árvores crescem melhor se a água não chegar à base do tronco durante a irrigação

Em jardins de qualquer idade, a irrigação por gotejamento e a cobertura do solo com materiais orgânicos são muito eficazes para preservar a umidade e impedir o crescimento de ervas daninhas.

A rega e a cobertura morta são eficazes em jardins de qualquer idade

Doenças e Pragas da Pêra

As doenças mais comuns das peras em todas as áreas da horticultura são a sarna, a podridão de frutas e as pragas - a mariposa. Contra doenças, as árvores são pulverizadas com fungicidas contendo cobre no início da brotação e após a floração.Contra a mariposa, eles são pulverizados com inseticidas piretróides ao mesmo tempo.

Para manter a saúde do jardim, é muito importante coletar e destruir os frutos afetados (podres ou vermes) em tempo hábil.

Galeria de fotos: doenças e pragas de peras

Preparações de inverno

As pereiras de variedades de zonas resistentes ao inverno não precisam de abrigos que interfiram no endurecimento normal e criam uma ameaça constante de aquecimento da casca durante o degelo. Para proteger contra lebres, as árvores jovens precisam ser cercadas com uma rede de proteção especial no outono.

A conveniência de caiar é muito duvidosa, mas se você ainda deseja caiar as árvores, faça o que é certo:

  • no outono antes do inverno, e não na primavera nos feriados;
  • apenas árvores jovens com casca relativamente tenra e fina;
  • clarear não apenas o tronco, mas também todas as bases de grandes ramos esqueléticos.

    Se a árvore estiver embranquecida, você precisará capturar o tronco e a base dos galhos esqueléticos

Como cultivar uma pêra em uma garrafa

Crescer uma curiosidade exótica - uma pêra em uma garrafa - não é nada difícil:

  1. Depois de florescer a pêra, você precisa selecionar vários ovários convenientemente localizados.

    Para cultivar uma pêra em uma garrafa, você precisa do ovário

  2. Coloque cuidadosamente cada ovário selecionado junto com o ramo em que cresce dentro da garrafa.

    Coloque cuidadosamente o ovário jovem da pêra junto com o galho na garrafa

  3. Prenda cuidadosamente os frascos com ovários, amarrando-os a galhos grossos ou postes de apoio.

    Garrafas com ovários bem presos, amarrados a galhos grandes

  4. Peras crescerão dentro das garrafas. Quando os frutos da árvore amadurecem, os galhos devem ser podados com cuidado.

    Depois de amadurecer a fruta em garrafas, os galhos precisam ser cortados

  5. Para armazenamento prolongado, as garrafas de pera são servidas com álcool forte.

    Para armazenamento de peras em garrafas despeje álcool forte

Colheita e armazenamento de peras

Diferentes variedades de peras têm suas próprias datas de amadurecimento, coleta e armazenamento:

  • as variedades de verão amadurecem em julho-agosto, armazenadas não mais de 2 semanas;
  • As variedades de outono amadurecem no final de agosto - início de setembro, armazenadas por 1-2 meses;
  • variedades de inverno amadurecem no final de setembro - em outubro, armazenadas 3-5 meses.

As variedades de peras no inverno têm tempo para amadurecer apenas nas regiões sul.

As variedades de verão são colhidas totalmente maduras e usadas imediatamente. As variedades de outono e inverno são colhidas ainda mais quando as sementes se tornam marrom-escuras. Antes de comer, eles devem amadurecer em armazenamento de 2 semanas a 2 meses, dependendo da variedade. Todas as peras são armazenadas na geladeira ou em um porão bem ventilado, com uma temperatura ligeiramente acima de zero graus.

Colete as peras com cuidado, sem danificar os frutos e galhos

Ao colher, é importante colher as frutas corretamente. Para fazer isso, segure o galho em que a fruta cresce com uma mão e, com cuidado, pegue a pêra com a outra e gire-a ao redor do caule para separá-la do galho. Para armazenamento, as frutas são colhidas apenas à mão. Todos os tipos de apanhadores de frutas danificam peras e galhos de frutas, e uma colheita que cai no chão é deformada pelo impacto e não é adequada para armazenamento.

Comentários sobre métodos de criação de peras

Nenhuma das estacas verdes da pêra contidas na água antes do plantio estava enraizada. Hastes tratadas da maneira tradicional - o IMC, adotado como protótipo, começou a se enraizar no 42º dia após o plantio, a taxa de enraizamento para elas era 23. O processamento de estacas com Tropolon na concentração de 6 mg / l acelerou levemente o aparecimento de raízes, mas a taxa de enraizamento foi 10% menor do que ao processar o IMC.

Denys

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=11091&page=11

Se estiver torcendo, pegue um saco de plástico (preto), coloque uma pêra, em uma sessão anual de crescimento vertical (de preferência do lado sul), coloque nele o seu coco favorito com vermiculita, água e amarre-o por baixo e a partir de agora e de cima para cima. E no outono você será feliz. O fundo do saco pode danificar a casca para melhor enraizamento.

vp

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=30&t=5534&sid=c5adb8f338bbf9b2a6bf4c91b4dc5ff6&start=75

Com o plantio e os cuidados adequados, as pereiras crescem bem e dão frutos por muitos anos, deliciando seus proprietários com abundantes colheitas anuais de frutas saborosas e saudáveis.

Pin
Send
Share
Send