Com a ajuda das vacinas de árvores frutíferas, as possibilidades do jardim são bastante ampliadas, mesmo em uma pequena área. Afinal, uma árvore é capaz de "tolerar" várias variedades diferentes. E ainda assim a vacina se torna quase a última oportunidade de salvar uma árvore com raízes saudáveis, mas uma coroa fraca ou doente. No final, é uma grande satisfação moral ver e entender que, com as próprias mãos, isso acaba fazendo um milagre.
Tempo habitual e incomum para vacinar peras
A pêra é vacinada durante toda a estação de crescimento. Se os jardineiros iniciantes tiverem algo que não "cresce juntos" na primavera, tente a sorte no verão. E para corrigir as falhas do verão, há um início de outono. Existem até vacinas de inverno com certas especificidades.
Quando iniciar a vacinação com peras na primavera
A vacinação da primavera deve ser realizada de março a abril, mas se ocorrerá no início de março, na virada do mês ou mais tarde, depende do clima da região. Para um jardineiro atencioso, a própria natureza dá uma resposta à questão de quando iniciar a vacinação. Olhe mais de perto se o solo derreteu duas baionetas de pá ou se os rins estão inchados, é hora de começar a trabalhar. Se congelar repentinamente, as vacinas podem suportar uma diminuição não crítica a curto prazo da temperatura. Mas chegar atrasado é muito pior, especialmente em áreas com um verão curto, porque as camadas cambiais não fundidas do descendente e do estoque são vulneráveis às geadas do outono.
Pêra refere-se a fruteiras que não são propensas a chorar, ou seja, a goma expira quando corta a casca ou brota podada. A goma é um suco pegajoso que sai com gotas de âmbar das feridas.
Como a pera é desprovida dessa característica, ela é inoculada durante o período do fluxo de seiva. Assim que uma temperatura estável for estabelecida + 10 ° C durante o dia e 0 ... + 2 ° C e superior à noite, os rins incharão e ficarão marrom claro, então é hora de preparar as ferramentas e o material de enxerto. É difícil dizer com certeza em que mês exato a árvore estará pronta para a enxertia. Nas regiões do sul, isso acontece no início de março e na Sibéria, no final de abril, e ano após ano não é necessário.
O início dos trabalhos também pode ser determinado pelo estado da casca. Na primavera, a camada cambial (é ele quem é responsável pelo crescimento e adesão do descendente) começa a crescer, adquire uma cor verde saturada, torna-se "suculenta". Devido a isso, o córtex com a camada cambial é facilmente separado do tronco, o que é necessário para brotar ou vacinar o córtex. O teste para a separabilidade da casca é realizado com a ponta de uma faca literalmente alguns milímetros, imergindo-a na casca e apanhando-a levemente. Se ficar para trás com facilidade, chegou a hora da vacinação. Após o teste, a ferida é coberta com var de jardim.
Em nossa área, no Donbass, está prestes a começar a época de enxertia de plantas de pome. Abrindo a geladeira, olho com luxúria as estacas - elas parecem dormir. Colhidos em março, o ramo "gordo" dos vizinhos cortou no lado sul da coroa (o que você pode fazer, a Internet é uma prioridade). E embora as geadas tivessem passado naquele momento, úmido, penetrante até os ossos, reinou na atmosfera. Foram esses fatores ruins que possibilitaram a preparação imediata dos cortes. Desde 8 de abril, o sol nasce na rua, os botões das árvores parecem estalar, de modo que as folhas estão explodindo por dentro. A temperatura diurna varia de 12 a 15 ° C, a noite aumentou para +6, o que significa que em breve vou vacinar. Uma vez eu já tentei passar o verão brotando da macieira, mas não levei em consideração o principal fator negativo - o calor. E torna-se mais agressivo ano após ano, ao sol é superior a 45 ° C. Por isso, decidi ter uma segunda experiência na primavera, nosso mês de abril costuma ser o mês mais "afetuoso".
Início das vacinas de pera por região:
- Midland, região de Moscou - 2-3 décadas de abril;
- Região noroeste - no final de abril;
- Urais, Sibéria - final de abril - segunda década de maio;
- Ucrânia - meados de março - início de abril;
- Sul da Rússia - fevereiro-março.
Minha mãe faz vacinação nos subúrbios mesmo na neve. No ano passado, também recebi vacinas na neve em 9 de março. Todos se enraizaram. O principal é que as estacas são bonitas e a combinação certa.
shisvet Svetlana
//7dach.ru/MaxNokia/podskazhite-sroki-samyh-rannih-privivok-plodovyh-derevev-14966.html
Características das vacinas nas regiões norte
Devido às condições climáticas peculiares, os jardineiros dos Urais têm um “horário” específico de vacinação. Olhos maduros começam a aparecer aqui no início de junho, no final do mês eles já estão 3-4 nas filmagens, em agosto - de 10 a 15 peças. Em um clima difícil, não é necessário aguardar o amadurecimento da sessão anual e, portanto, o amadurecimento de todos os olhos. A isto se acrescenta o fato de que o fluxo de seiva aqui quase não para e não possui uma primeira e segunda onda pronunciada. Portanto, a brotação nos Urais flui suavemente da primavera ao verão. Assim, é possível plantar uma pêra do final de abril a 5 e 20 de agosto. As últimas vacinações são realizadas 15 a 20 dias antes da temperatura média cair para + 15 ° C.
Vantagens e desvantagens da vacinação na primavera
O lado claro refere-se ao fato de que a árvore após a hibernação começa a crescer ativamente, suas habilidades regenerativas são altas e o câmbio cresce rapidamente. O resultado é visível após 2-3 meses e, se você falhar, no verão, poderá fazer uma segunda tentativa.
Um pouco de condições de trabalho confortáveis ofuscam a imagem - o vento, o frescor tangível. Também não está claro com que sucesso o estoque estocou, e lama e poças dificultam a escalada para o objeto.
Vacinação no verão
Se os prazos da primavera não forem cumpridos ou se algo “não crescer juntos”, por exemplo, a casca não saiu ou as fatias eram desajeitadas, a pera é plantada no verão. Nesse momento, começa a segunda onda de fluxo de seiva, ou seja, os mesmos processos internos ocorrem na primavera. E a prontidão da casca é verificada de maneira semelhante aos testes de primavera. O latido torna-se elástico a partir de meados de julho, e então eles começam a vacinar as peras. Dependendo das condições climáticas, o trabalho pode ser realizado até o início de setembro. As especificidades da vacinação no verão são determinadas pelo calor e chuvas irregulares, portanto, pelo ar seco, por isso é melhor trabalhar de manhã ou à noite. Os rins transplantados são cobertos com celofane e sombreados com papel alumínio.. Se houver necessidade de enxerto com estacas, o que ocorre com pouca frequência, faça-o entre 1 de julho e 10 de agosto.
Duração das vacinações:
- Midland, região de Moscou - final de julho - primeira década de agosto;
- Noroeste - final de julho - início de agosto;
- Terra Não-Negra - segunda metade de julho a 15 de agosto;
- Ural, Sibéria - na primeira semana de agosto;
- Ucrânia - a partir da segunda década de julho e durante todo o mês;
- Regiões do sul - agosto.
Vantagens e desvantagens
As vantagens incluem o fato de você não precisar se preocupar com a compra e o armazenamento de mudas, economizando o tempo perdido na primavera. É possível determinar visualmente se o estoque é saudável e os resultados da vacinação serão conhecidos na temporada atual. O procedimento pode ser realizado várias vezes.
A principal desvantagem é o clima quente, quando é difícil "pegar" um dia cinzento, as vacinas exigem proteção contra superaquecimento e secagem.
Vacinação de outono
As vacinas nesta época do ano não são amplamente praticadas devido à inconstância do clima de outono - mais caprichosa do que na primavera. Pouco tempo é alocado para as vacinas no outono - o início de setembro é uma semana mais ou menos e os resultados são relativamente piores do que no verão ou no outono.
Datas de início da vacinação:
- Midland, região de Moscou - as primeiras 2 semanas de setembro;
- Região noroeste - últimas 3 semanas de setembro;
- Ucrânia, regiões sul - termine antes do início de outubro.
Vantagens e desvantagens das vacinas de outono
O outono é a terceira tentativa de uma campanha de vacinação com falha na primavera e no verão; portanto, você pode economizar um ano; estacas estabelecidas para a próxima temporada serão endurecidas.
Inábil é a longa espera até a primavera, quando os resultados finais da vacinação serão conhecidos. As feridas em um estoque curam mais lentamente porque o fluxo de seiva diminui; no inverno, a junção é propensa a mordidas por congelamento. A porcentagem de sobrevivência é baixa.
Vacinação de inverno
A vacinação no inverno é realizada de dezembro a março, usando estacas endurecidas pela geada e desenterrando estoques anuaise O método de cópia aprimorada é usado. As vantagens das vacinas de inverno são inegáveis:
- Não há necessidade de se apressar, porque o estoque e o descendente estão em repouso;
- Dependendo das nuances do armazenamento, o crescimento já ocorre na loja ou na primavera no local;
- Alta porcentagem de sobrevivência.
Como colher estacas de pêra
À primeira vista, a preparação do futuro descendente é simples: cortei os galhos que gostei e ... Aqui surge a primeira pergunta - existem galhos adequados para vacinação ou devem ser especiais?
Como selecionar um talo para vacinação
As estacas são ramos anuais cortados por tesouras de podar de uma árvore ou, como é chamado em termos científicos, crescimentos anuais. Tais brotos são determinados visualmente: são os topos dos galhos ou galhos laterais que cresceram e aumentaram durante a estação. A casca é lisa e uniforme, com cores saturadas e brilhantes. O ponto da filmagem, onde o crescimento anual começa, é indicado por um nó ou espessamento com anéis transversais - influxo - o anel renal. Aqui está um crescimento e corte anual, deixando um fragmento de um ramo jovem com dois brotos na árvore. Alguns cortam a parte de baixo do rim, a fim de proteger a madeira anual dos jovens.
Quando adquirir material vacinal
O tempo em que você deve estocar material de vacinação - estacas ou rins depende do tempo e do tipo de vacinação.
- No outono - após a queda das folhas, quando uma onda de tempo frio já passou de -10 ° C a 16 ° C, as estacas são cortadas. Eles já estão bastante endurecidos e "desinfetados" pelo gelo. Uma grande vantagem na colheita do outono é que os brotos jovens não congelam se ocorrer uma geada anormal ou no início da primavera, quando ainda estiver frio.
- Se o inverno é ameno e a temperatura não cai abaixo de -20 ° C, não há diferença quando cortar as estacas em dezembro ou fevereiro.
- No cruzamento do inverno e da primavera, também é possível preparar boas estacas. O bônus é que esse material não precisa ser armazenado por um longo tempo.
- As vacinas de verão são realizadas imediatamente, de modo que cortes ou brotos são cortados imediatamente antes da vacinação, para que as fatias não sequem. Nesse caso, a pontuação não é nem por horas, mas por minutos. Digamos apenas que as mudas de verão devem ser lignificadas na parte inferior. Encontrar isso em junho é difícil, mas em julho, e eles estão quase todos prontos para a poda.
Vacinação Lunar
Nem todo jardineiro tem tempo livre suficiente para visitar o jardim com frequência. Uma pessoa que trabalha apenas tem tempo para trabalhar com árvores, que é um fim de semana. Para quem gosta de organizar seu trabalho, concentrando-se em sinais ou dias "bons", não se esqueça de olhar para o calendário lunar. Quem sabe, talvez a lua realmente afete a sobrevivência da vacinação?
Dias auspiciosos | Dias ruins | |
Abril | 17-18, 20, 22, 24-28 | 16 - lua nova 30 - lua cheia |
Maio | 20, 29 | 1 - lua cheia 15 - lua nova |
Junho | 17, 25-27 | 13 - lua nova 28 - lua cheia |
Julho | 22-25 | 1 - lua cheia 13 - lua nova |
Agosto | 18-21 | 11 - lua nova 26 - lua cheia |
Setembro | 15-17, 25 | 9 - lua nova 25 - lua cheia às 05:52 |
Vídeo: colheita de estacas para vacinação
O momento geralmente aceito da vacinação é ajustado dependendo das condições climáticas locais. A qualidade das mudas depende de suas condições oportunas de colheita e armazenamento.