Sobre a origem da panderosa de limão até agora os criadores estão discutindo.
A primeira versão é um híbrido natural criado aleatoriamente e fixado nas gerações subsequentes. Outro ponto de vista é o tipo, obtido propositadamente nos EUA.
Fosse o que fosse, mas esse tipo existe e dá origem a novas variedades de limão. Panderose é o resultado do cruzamento de limão e cidra.
Características
É um típico representante de citros com folhas brilhantes sempre-verdes. De outras variedades de limão é diferente compacidade, floração abundante e precoce.
Frutas grande, em condições naturais ou no jardim com os devidos cuidados atingir um peso de 500 g Em casa, 100 - 200 g A casca é espessa, ligeiramente tuberculada.
O sabor e o cheiro dos limões desta variedade são bastante cítricos, mas quando totalmente amadurecidos é menos ácido.
Fotos
Lemon Panderosa: uma foto desta variedade de plantas e seus frutos.
Cuidado
Vamos falar sobre limão Panderosa: cuidados em casa, reprodução, poda e muito mais.
Adaptação a novas condições
Depois de comprar um limão Panderosa na loja que você precisa inspecione cuidadosamente para pragas. Mesmo na ausência de parasitas, a planta é adaptada em condições de quarentena: em um local iluminado sem acesso à luz solar direta. Pulverize e inspecione diariamente.
Se o recipiente for visivelmente pequeno planta, raízes saem dos buracos inferiores e depois transplantadas. Aos poucos, a planta está acostumada à luz, aproximando-a da janela mais leve. Durante a adaptação, o limão pode escolher um lugar no peitoril da janela, onde ele passará a vida.
Iluminação
Um lugar para uma hora do dia deve diretamente iluminado pelo sol. Janelas viradas a sul são bastante adequadas para esta planta. Especialmente considerando as condições climáticas: de novembro a fevereiro, a luz não é suficiente limão.
Portanto, tudo o que sai da rua através do vidro deve ser brilhante. É muito desejável na luz de fundo de inverno.
Temperatura
No verão, altas temperaturas são bem toleradas.
Precisa de ar fresco, por isso é bom para mantê-lo em uma janela aberta ou tirar uma varanda, loggia ou jardim. Neste caso, não deixe o dia inteiro a céu aberto. É melhor criar uma penumbra ao meio-dia.
Pander - um dos limões mais termofílicos. Bem tolera as condições de quarto no inverno, mas, se possível, eles organizam uma queda de temperatura para +10 g nos meses mais escuros do ano.
Em qualquer época do ano a planta responde bem à diferença de temperatura diurna e noturna com o conteúdo da sala.No verão, isso é obtido naturalmente - com o pôr do sol, a temperatura na sala onde as janelas estão abertas é reduzida.
Humidade do ar
Lemon bem tolera ar seco, mas ama e polvilha. No inverno, em casa, em altas temperaturas, é necessário umedecer o ar ao redor: coloque os recipientes na água ao lado da planta e certifique-se de que eles nunca estejam vazios.
No verão - de acordo com a situação: se o verão é árido, então o ar é umedecido, e se chove, então uma janela aberta é suficiente.
Rega
Limões - plantas que gostam de umidade. Regue-os com umedecimento completo do coma terrestre. A rega seguinte é feita após o solo ter secado na superfície da panela até uma profundidade de cerca de 2 cm.
Não regue mais cedo - a partir do transbordamento da planta vai sofrer mais do que a underfill: se as bordas das folhas estiverem cobertas de manchas marrons, isso significa que as raízes estão sufocando e talvez apodreçam do excesso de umidade.
Corrigir uma situação sem consequências não será possível - folhas e permanecer com máculas, e algumas raízes morrerão. O caroço da terra deve ser seco com urgência, de preferência tirando um pouco da panela.E continue seguindo as regras da rega.
Não exagere no solo. A situação em que as folhas perdem sua elasticidade e caem é o grito da planta sobre a necessidade de regá-la. Depois de umedecer por uma hora, o turgor das folhas é geralmente restaurado, mas esse fenômeno não deve ser habitual.
Floração e frutificação
Limão Panderosa famosa por sua floração abundante. Em um ano em casa há 2 - 3 ondas de dissolução. As flores são brancas com pontas laranja-amarelas de estames, perfumadas, em uma inflorescência frouxa.
As flores abrem-se gradualmente, cada um floresce em condições frescas, vive aproximadamente uma semana, no quente não mais do que 5 dias.
Após a floração no lugar de flores fertilizadas permanecem ovários. Normalmente, a própria planta regula o número de ovários, deixa tanto quanto ele pode "alimentar". Mas em alguns casos, você precisa intervir com o proprietário. Em árvores jovens remova o excesso de ovários, de modo a não enfraquecer toda a planta precoce e abundante de frutos.
Para o desenvolvimento normal de cada fruta no limão é projetado não inferior a 15 - 20 folhas. Com um excesso de ovários, a planta geralmente deixa de dar o crescimento de galhos e folhas, e desperdiçará energia no cultivo de frutos.Isso enfraquecerá significativamente a planta, especialmente porque a maturação dos frutos dura até 10 meses e os frutos são muito grandes.
Este vídeo informa como controlar o número de ovários.
Adubação adicional
Limões exigente de nutrientes no solo. Portanto, os fertilizantes devem ser introduzidos regularmente. O mais equilibrado é um fertilizante com indicação direta "Para cítricos".
Contém todos os nutrientes necessários para o limão, na quantidade ideal e, mais importante, no complexo, acidificando o solo, que em qualquer recipiente acabará por alcalinizar. Se você alimentar a planta com outros fertilizantes, recomenda-se adicionar algumas gotas de suco de limão uma vez por mês à água para irrigação.
Transplante
O transplante é realizado todos os anos o maior tempo possível. Quando, devido ao tamanho da planta, isso torna-se difícil para o proprietário e inseguro para a própria árvore, a camada superior da terra na cuba é alterada, uma vez que é removida sem danificar as raízes.
O mais importante ao transplantar - Não liberte as raízes da terra antiga! Nas raízes há uma fina camada de fungos simbióticos visíveis sob o microscópio, o que garante uma nutrição adequada para a planta. Se você agitar o chão, estes cogumelos secam no ar, a planta vai morrer de fome e ficar mal.
Portanto, os limões são transplantados pelo método de transbordo: em um pote mais volumoso com drenagem de cerâmica no fundo, o limão é rearranjado juntamente com o torrão de terra imediatamente após a escavação do pote anterior. Espaços livres estão cheios de terra fresca e nutritiva. Após o transplante, não é recomendado se alimentar por um mês.
Formação de coroa
Combine a poda de formação com o transplante. Beliscar ou cortar galhos crescendo profundamente na coroa ou longe para o lado. A luz deve receber todas as folhas, de modo que os galhos extras sejam removidos e a árvore seja girada uma vez por semana, substituindo o sol do outro lado. Isso contribui para um aumento uniforme da coroa.
Reprodução
Limão Panderosa, como outros limões, propaga-se por enraizamento de estacas ou sementes.
Estacas de limão raiz na água ou imediatamente no solo em condições de estufa.Raízes germinam por um longo tempo, mesmo no período de primavera-verão.
É muito característico de Panderosa - a liberação de botões antes mesmo da formação de raízes. Esses brotos apertam. Um sinal claro de enraizamento é a aparência de um novo folheto.
Após o transplante em uma panela separada para a primeira semana, a planta é mantida longe da luz solar direta, sob uma tampa transparente, que é removida durante o dia - a árvore jovem é ensinada a viver condições.
Na reprodução de sementes o material é retirado do fruto de Panderosa. Ossos semear a qualquer momento, coloque em um lugar quente, não permitem a secagem do solo, e quando a emergência fornecer uma boa iluminação. De uma semente deixa 1 - 5 brotos.
Um mês após a germinação, as mudas são alimentadas. Em recipientes separados são plantados após o aparecimento de duas folhas reais.
As plantas obtidas a partir de sementes nem sempre transmitem com precisão os sinais da variedade parental. A frutificação vem muito mais tarde do que as cultivadas a partir de estacas, não antes do sétimo ano. Para acelerar a frutificação, uma poda proposital será necessária - a floração ocorre em brotos de 4ª ordem.
A partir desses vídeos, você aprenderá ainda mais informações sobre os cuidados com o limão de Pander.
Doenças e pragas
Limões são vulneráveis a ataques carrapatos. Isso é promovido pelo ar seco e pelo solo. Se a planta for mantida em condições ideais, a infecção não ocorrerá. Ama limões e cochonilha.
Se forem encontrados cotonetes, eles são removidos manualmente, e a própria planta é limpa com uma solução fraca contendo álcool, preferencialmente cerveja viva - ela será combinada com o enfeite superior. Contra pulgões e ácaros, inseticidas são usados.
Uma planta saudável raramente é atacada por insetos e, quando os encontra, ela facilmente lida com as conseqüências do contato. Melhor prevenção - o conteúdo certo e os cuidados necessários.
Se estas condições descomplicadas forem observadas, então o limão de Pander encantará os proprietários por muitos anos. Há informações de que os citros em um ambiente doméstico vivem até 50 anos. A árvore é interessante porque na idade adulta ela constantemente floresce e frutifica, e esses fenômenos não apenas se alternam, mas também ocorrem simultaneamente.
Os frutos estão verdes e amarelos.
Boa sorte!